MPSP quer investigar trote de Haddad em comentarista da Jovem Pan

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

SAO PAULO - SP - BRASIL, 30-10-2014, 18h20: PREFEITO HADDAD NA FOLHA. O prefeito Fernando Haddad (PT) durante entrevista para a TV Folha. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, COTIDIANO) ***EXCLUSIVO FSP***
 
Jornal GGN – O trote que o prefeito Fernando Haddad fez no comentarista da Jovem Pan, Marco Antonio Villa, gerou reações extremas tanto em editoriais e grandes jornais, quanto no Ministério Público de São Paulo, que decidiu abrir um processo para investigar o caso.
 
Da Folha de S. Paulo 
 
Promotoria vai apurar trote de Haddad em comentarista de rádio
 
O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar o trote que o prefeito Fernando Haddad realizou na segunda-feira (16), ao publicar uma agenda falsa de compromissos para induzir um crítico do governo ao erro.
 
A portaria, emitida pelo promotor Nelson Luís Sampaio de Andrade, cita reportagens da Folha e de “O Estado de S. Paulo” que noticiaram o caso, que teve como alvo o comentarista Marco Antonio Villa, da rádio “Jovem Pan”.
 
O texto diz que a conduta, “além de incompatível com a dignidade e decoro do cargo, afronta diretamente os princípios da publicidade, da transparência, da impessoalidade, da moralidade e do interesse público”. O trote é considerado pelo MP como improbidade administrativa e cobra esclarecimentos de Haddad em até dez dias.
 
O TROTE
 
A agenda oficial da Prefeitura de São Paulo foi divulgada na tarde de domingo. Todos os veículos de imprensa que fazem a cobertura do dia a dia de Haddad, por exemplo, receberam o e-mail. Na relação de compromissos constava apenas a informação: “A partir de 8h30 – Despachos internos”.
 
No início da tarde de segunda, o prefeito revelou, em sua página no Facebook que havia usado a agenda oficial do município para o trote em Villa.
 
Haddad chegou a pedir desculpas a quem se sentisse ofendido, mas justificou o procedimento como uma forma de expor o comentarista. “Imagino que os cidadãos tenham o direito de saber quem desonra o jornalismo”, escreveu.
 
Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirmou que “causa certo espanto” a abertura do inquérito e que prestará as informações solicitadas. Confira abaixo a íntegra do comunicado:
 
Em um momento em que a Prefeitura celebra importante parcerias com o Ministério Publico no combate à corrupção, levando à prisão servidores corruptos, bloqueando bens, reavendo valores desviados em gestões passadas, havendo tantas acusações relevantes de corrupção e desvios atinentes a atrasos em obras e serviços de outras esferas governamentais ainda sem a devida atenção (recentemente Ação Civil em que se questionava o uso dos recursos das multas de trânsito pelo Estado foi extinta por erro grosseiro da inicial assinada por promotor, não corrigida no prazo fixado pelo juiz!), causa certo espanto a abertura de inquérito para investigar a divulgação da agenda do Prefeito.
 
De qualquer forma, a Prefeitura prestará as devidas informações sobre sua agenda ao promotor oficiante, no momento adequado, muito embora os fatos já tenham sido amplamente divulgados e esclarecidos pelas mídias tradicionais e digitais.
 
PROCESSO
 
A Secretaria de Comunicação da prefeitura anunciou nesta quinta que Haddad vai processar o comentarista por calúnia, injúria e difamação. “As provas estão sendo catalogadas e dizem respeito a um ataque frontal a pessoa do prefeito. Inclusive com ataques pessoais.” Ainda segundo o órgão, a agenda publicada na segunda não contém inverdade, “apenas foi publicada nos moldes daquela dos políticos tradicionais”.
 
Ao saber do processo, Villa disse que irá se defender e que “não tem medo”. “Já bati de frente com Lula, vou ter medo de Haddad? Ele fez um ato de improbidade administrativa. É um moleque que fica brincando com a agenda. Ele que venha, eu vou me defender, ganhar e depois processá-lo para pagar meu advogado”, afirmou o historiador.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a STF quer proibir Dilma de usar a palavra golpe. Bosta pura.

    E a STF quer proibir Dilma de usar a palavra golpe. Bosta pura.

  2. Genial

    O Haddad utilizou de forma extremamente eficiente o ambiente das mídias eletrônicas. Já era hora de aguém do campo porgressista começar a utilizar bem estas mídias.

    O MPSP é aquilo que até as pedras sabem, como diria o Mino Carta.

      1. Para esta quadrilha golpista

        Precisa ser eficiente ou não? Basta ser PT. Ou você não percebe as artimanhas manjadas da direita em plena campanha para eleição de outubro para prefeitura de SP? Você é ingênuo ou se faz?

      2. A turma golpista vai querer

        A turma golpista vai querer derrubá-lo de qualquer jeito.

        O Hadad é atacado um dia sim e o outro também por esse sujeito. O que voc~e queria que ele fizesse? Aceitsse tudo passivamente?

  3. Penso que deveria ser o

    Penso que deveria ser o contrário, ou seja, o MP SP deveria investigar o suposto historiador e a rádio (concessão pública) do por que dessa perseguição a um grupo político (PT, o qual fez e faz muita besteira). Existem outros grupos políticos (PSDB, PMDB, DEM, PP, PRB, Solidariedade,  empresários, banqueiros, grande IMPRENSA, etc) que fizeram e ainda fazem tanta besteira quanto o PT e nunca são investigados de verdade (exemplo: Gilmar manda arquivar inquérito contra Aécio Neves em 24 horas, pois aceita as simples desculpas do mesmo). Qual a razão disso? O MP e o judiciário viraram um partido político? 

    1. Bananal

      Nessa republiqueta de bananas em que se transformou o  Brasil, onde coxinhas se tornam promotores que perseguem  sistematicamente o LULA e seus familiares  e protegem descaradamente tucanos e seus asseclas, incluso aí pseudo jornalista- colonista, de ha muito a JUSTIÇA se transformou em JUSTISSA, com  dois SS de nazistas fascistóides. Nessa republiqueta bananal  é o rabo que abana o cachorro.          

    2. Villa é exagerado e

      Villa é exagerado e histrionico mas ele é professor de historia aposentado da Universidade Federal de São Carlos e tem muitos livros de historia publicado, então não é “suposto” historiador. E ninguem pode ser “investigado” porque dentro da liberdade de expressão assegurada pela Constituição cririca todo dia um politico ou grupo politico e não critica outros.

      É seu direito constitucional, não há o que investigar.

      1. E uma presidente da república

        E uma presidente da república pode ser interpelada pela suprema corte porque, usando da liberdade de expressão asssegurada pela Constituição,  chamou um golpe de estado de golpe?

      2. O fato de ter muitoS livros

        O fato de ter muitoS livros de história publicadoS não significa nada, uma vez que papel aceita tudo. O que importa é a credibilidade do escritor.Quantas pessoas vc conhece que conheça pelo menos uma pessoa que tenha lido um livro dele?Assim acontece com o FHC que tem muitos livros escritos, mas quem os leu? 

        A verdade é que ele, o “historiador” (o que é diferente de ser professor de história) só ganhou espaço na mídia por ser crítico do PT. Acredito que ele deveria maneirar um pouco as críticas pois se o PT acabar, ele acaba junto. Perde a utilidade para a grande mídia.

         

  4. Trote

    O promotor por certo confundiu “passar trote” com ” passear a trote”, e por isso ficou ofendido.  Mas ele pode continuar passeando tranquilamente, que o prefeito não vai interferir. Quanto custa para o contribuinte uma ação dessas?

  5. O MPSP é um dos maiores covis

    O MPSP é um dos maiores covis de tucanos aloprados do país….

    Tem de ladrão de merendas,a outras figuras sinistras em busca de holofotes ou um carguinho como secretário do Desgoverno Alckmin….

    Mais uma jabuticaba brasileira….

     

     

  6. A qualquer custo, impedir Lula em 2018, Haddad em 2016

    Qualquer pedalada, pedalinho, peidalhão, tem que dar pedal para tanto!

    Vivemos uma ditadura politico-judicial- midiática.

    No judiciário não eleito, muitas vezes indicado, prevalece sua parte corrupta e partidária, ainda que minoritaria.

    Na mídia oligárquica de negócios, um primeiro poder que enquadra os demais, incluindo o STF.

    Quanto aos políticos, mais de 80% corruptos em alto grau.

    E não se pense que a culpa é de quem vota, posto que a imprensa e o poder econômico injetam drogas na cabecinha dos seus eleitores. 70% desta corja seraá eternamente reeleita. Ou não estariam aí há décadas.

    E qando o povo “desinformado” vota contra eles, a solução é fácil (e histórica):

    Golpe.

  7. O PERIGOSO TROTE DO HADDAD

    Realmente trata-se de uma investigação de suma importância, visto que a atitude do Prefeito Haddad configurou uma ameaça avassaladora a Segurança Nacional e Interplanetária.

    O MPSP deveria solicitar que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica entrem imediatamente  em estado de prontidão, e encaminhar em seguida, com caráter de urgência , um pedido de socorro  a OTAN.

    Parece que está faltando serviço em alguns órgãos públicos…. mas  como sempre o POVO é quem paga a conta.

  8. Perguntinha bôba: será que o

    Perguntinha bôba: será que o “glorioso” Ministério Público da saudosa locomotiva que puxava o Brasil não tem o que fazer, não? Só pensam no PT o tempo inteiro(e por consequência esquecem os tucanos). 

    Palhaçada igual a essa só a da ministra Rosa “acompanho o relator seja para que diabo for” Weber quando exigiu explicações da presidente Dilma acerca do uso da expressão “golpe”.

    Com o devido respeito e todas as vênias: não mereceriam tais criaturas um cotoquinho nas ventas? 

  9. Acho que alguma autoridade

    Acho que alguma autoridade superior deveria interpelar o MP-SP para que explique esse partidarismo flagrante e o uso político do MP.

    Afinal, não é pra isso que a população sustenta essa gente! Não se pode andar tranquilo pelas ruas sem ser assaltado, os bandidos entram na cadeia e saem no dia seguinte pela porta da frente e, somos obrigados a ver esses promotores tucanos preparando terreno para as eleições municipais!

    Isso é uma afronta à população que paga seus salários!

  10. Eu não pedia desculpas , nem prestava esclarecimentos.

    Pedir desculpas ou prestar esclarecimentos ? Eu pagava pra ver e mandava ir tomar no cu.

    Vão fazer o quê ? Chegar ao ponto de prender ou pedir impeachment de um prefeito por causa disso ? Então que o façam , que se sujem até não poder mais , escancaradamente . 

  11. Esses vagabundos não são

    Esses vagabundos não são pagos com nosso dinheiro para perseguir posições ideológicas.

    Daqui a pouco vão falar que juiz bom é juiz morto!

  12. Complementando ……

    O mesmo vale para Dilma : prestar esclarecimentos ao STF por usar o termo GOLPE. Uma tentaiva escrachada de intimidá-la e cala-la . 

    Eu mandava o autor da ordem ir catar coquinho , e que venha o mandado de prisão . Pagava pra ver  se têm peito pra chegar a esse ponto .

  13. LAMBE BOTAS DO GERALDO MERENDÃO!

    Os roubos que vem acontecendo em SP na CPTM e no Metrô desde o governo do Covas, passando por Serra Office-boy da Chevron e Geraldo Merendão não têm importância nenhuma para o “historiador”.

    Já, a agenda do prefeito Haddad sim, “trata-se de um crime gravíssimo!”

    Esse babaca acha que as pessoas não percebem isso. Ele não se tocou que só fala pra tucanos e enti-petistas. A população em geral não tem mais saco pra ouvir esse panfleteiro tucano.  

  14. O Prefeito errou ao passar

    O Prefeito errou ao passar recibo de criticas que devem ser encaradas como parte da democracia.

    Churchill foi criticado toda sua vida pela maioria da imprensa inglesa, o mais suave era chama-lo de “bebado” e

    adorador de guerras, nunca tomou conhecimento.

    Figuras publicas estão sujeitas a criticas e devem encara-las com naturalidade.

    1. Concordo, ele não deveria dar

      Concordo, ele não deveria dar a importância que deu às críticas… Mas daí a questionar juridicamente o prefeito por isso, aí já é demais! Esse MP-SP deveria ir atrás do que fazer ao invés de se sujeitar a esse papel ridículo de cabo eleitoral do PSDB.

      Afinal, não sáo só os tucanos que pagam os seus salários!

    2. Uma coisa é crítica, um

      Uma coisa é crítica, um prerrogativa que faz da imprensa uma instância insuperável e imprescindível numa democracia. Nesse aspectos, concordo 100% contigo, André Araújo.

      Outra coisa bem diferente é perseguição que, aliás,apesar de já distorcer – e muito – o papel dos orgão de comunicação, ainda não é a pior faceta, a mais danosa. Esta emerge quando da seletividade. Aí já é o fim do mundo. 

      Infelizmente, a imprensa brasileira, salvo algumas exceções, juntou as duas coisas: perseguição e seletividade(livrar a cara de aliados). Daí sua perda de prestígio, qualidade, e principalmente, credibilidade. 

      Isso é uma mera constatação. Prefiro uma imprensa de péssima qualidade que nenhuma. Fica por conta dos abusos numa democracia. 

  15. Marx, Engels eHegel rides again!

     

    Qual o aborto da natureza teve essa ideia de jumento?

    O Ministério Público não acha nada importante para fazer?

    Como justificar o salário exorbitante e as mordomias desses funcionários desocupados?

    Ressuscitaram o 3 patetas Engels, Marx e Hegel?

    Ou todos os funcionários do MP são patetas?

    Lembra ao MP que existem centenas de pilantras travestidos de pastores tomando dinheiro de otários.
    Por que ele não age para coibir a prática nociva?

    Lembra ao MP que centenas de charlatães travestidos de médicos encenam curas milagrosas em igrejinhas de crentes pilantras.
    Por que ele não age para coibir a prática nociva?

    Por que os conselhos de medicina não solicitam a ação do MP para acabar com esses embusteiros e charlatães que enganam otários com óleos ungidos milagrosos e outras farsas?

    Vão arranjar o que fazer de útil para a sociedade, bando de desocupados.

  16. Comentário.

    Marco Antonio Villa? Ah, ele…

    Simplesmente o Ministério Pùblico de São Paulo, que não investiga o que realmente interessa, não mede as coisas pelo princípio da irrelevância.

    O Villa (não o Pancho, mas o outro), comentador de notícia quando o semáforo está vermelho, desqualificou a imprensa internacional que declara abertamente que no Brasil, o que ocorre é um golpe.

    Ele é de uma desonestidade intelectual que me faz desligar o rádio apenas para não ouvi-lo.

    Pesquisador de conteúdo jornalístico dos meios de comunicação deveria ganhar insalubridade. Haja estômago.

  17. Ficou feio pro MPSP essa

    Ficou feio pro MPSP essa perseguicao sem limites ao prefeito, pegou mal ver que o MP se presta a esses papeis ridiculos. E pior ainda pro estoriador que passa recibo de otario, mane, idiota, bobo e babaca …. e sem nenhum senso de humor. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador