Revista GGN

Assine

Nem Lava Jato nem a própria Época lêem Época

Enviado por Romério Rômulo

Do Tijolaço

Mistério do cofre é mistério porque a Lava Jato não lê a Época e nem a Época lê a Época

Por Fernando Brito

Manchete da Época: Exclusivo: PF encontra cofre da família de Lula.

Uau!

E lá, entre outros objetos de arte, destaca-se a foto de uma adaga de ouro, marfim, esmeraldas e brilhantes!

Que furo de reportagem!

É?

Não é.

No dia 18 de dezembro de 2010, o próprio Lula autorizou que fossem mostrada a adaga, presente do Rei Mohammed (VI e não IV, como diz a revista) à repórter  Mariana Sanches, da própria Época, como um dos objetos que integravam o acervo presidencial e que seria levado na saída do presidente!

A foto da esquerda é dos meganhas da Lava Jato. A da direita, da Época, de 2010. Quem quiser ver o original é só olhar a foto 8 do slideshow publicado pela revista, em dezembro daquele ano. E salvei aqui para o caso de um “podemos tirar, se achar melhor”,

E a adaga estava num cofre, que absurdo!

Onde poderia estar guardada, na gaveta de meias e cuecas do “puxado” em Atibaia?

Que a turma da Lava Jato não tenha acessado a internet para ver, está bem, a gente entende que não se interessam pelo que a Época publica, pois publica o que eles mandam publicar.

Mas que a Época não leia a Época e veja que o “furo” é uma furada, que eles publicaram com todos os ares de normalidade em 2010, ah, francamente.

Lembro do meu tempo de foca, quando alguém perguntava sobre algo que tinha saído no jornal, o coro irônico: “leia o jornal em que trabalha…”. Tá bom, eu sei que da revista não se aproveita nada, mas é osso do ofício lê-la, para os que trabalham lá.

O que era “normal” em 2010 virou crime em  2016? Na mesma matéria se diz que FHC levou nove caminhões de documentos e objetos, inclusive uma coroa de jade, e tudo era bacana e legal?

É preciso, no mínimo, ter um pouco de vergonha na cara com o que a própria revista publicou.

Se Lula tivesse “passado nos cobres” a adaga do Mohammed – apesar de tecnicamente ser sua – vá lá. Para vender, ele teria de dar prioridade – prioridade, não obrigatoriedade, fique claro – à União.

Mas ficou guardadinha, intacta, e certamente dava fazer um troco para comprar centenas de pedalinhos.

Para Lula, serve para quê? Será que ele vai cortar um churrasquinho com a adaga de Sua Majestade? E ainda dizer pra Mariza: “ô galega, manda passar isso no esmeril porque não tá cortando nada!”

O ridículo, embora apresentado com ares de “furo de reportagem”, não tem tamanho.

A campanha fascista não tem, porém, qualquer pudor.

Nem o do ridículo.

Média: 4.4 (14 votos)

Recomendamos para você

21 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Zé Ruela
Zé Ruela

Fora de época

O que o PIG sempre faz: apunhalar a democracia!

As notícias são à la carte para atender aos interesses do PIG em cada época.

Seu voto: Nenhum
imagem de era republicana
era republicana

cfiminalizar presenrtes é o

cfiminalizar presenrtes é o fim da picada!!!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de CarloB
CarloB

Gostaria muito que alguém perguntasse

para o Lula e a Dilma se ele nunca tiveram informação de que a PF e o MP eram tão partidarizados.

Se eles não tinham a mínimo noção de que a coisa poderia descambar para o que está ocorrendo hoje.

Esse golpe descarado , com apoio das instituições da justiça.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de PauloBR
PauloBR

Mais perguntas

A Polícia Federal pedirá desculpas pela notícia falsa? Haverá instauração de inquérito administrativo cabível dentro da corporação? A Época vai se retratar - com o mesmo espaço e destaque? O pessoal do Facebook vai apagar as postagens ou publicar os esclarecimentos e pedir desculpas?

 

E, por último, a mais inocente das perguntas: Lula vai processar a Época e exigir a retratação da PF?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Leitura

Claro que eles leem a Época, a Veja e a Isto é. Talvez não leiam a Carta Capital. Mas o problema não é esse. Como procuradores da República e Juiz Federal eles têm a obrigação de conhecerem as leis mais do que nós, leigos. E certamente conhecem. Mas o fato de o acervo trazido por Lula e sua armazenagem serem legais não vem ao caso. Há se se aproveitar esse "esquecimento" para mais um capítulo da novela delenda Lula. Depois, tudo fica esclarecido e o assunto morre. Claro, sem as devidas satisfações à parcela crédula do público nem o desmentido formal das mentiras derivadas, publicadas pela parcela desonesta na mídia e nas redes sociais.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Isso é para os anti-Lula e

Isso é para os anti-Lula e antipetistas alimentarem com mais veneno as redes ditas sociais.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de saulogeo
saulogeo

Depois do Hagel x Engels

Deve ser o enredo para animar as manifestações do domingo.

É hilário se não fosse trágico.

Desespero total....

Já estão no campo da apelação.

Sinal de eles não tem nada em mãos.

Vão querer levar na mão grande.

Nisso a Globo tem experiência de sobra.....

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Ugo
Ugo

peço ajuda

Definitivamente os meus ticos e tecos não precisam ser solicitados tão profundamente, o pig me poupa o trabalho. Tenho apenas uma enorme preocupação depois de terceirizar estes dois neurônios eu sirvo pra que?

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de José CB ( aguardando aprovação )
José CB ( aguardando aprovação )

E o Fernando Brito descobriu...

Que os policiais federais e procuradores não lêem a Época. heheh

Mas ele, Fernando Brito, lê. Por isso é tão bem informado.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Marcos Antônio Dias
Marcos Antônio Dias

Fernando Brito

Meu caro JCB

É dever de ofício, ele tem que ler para criticar. Triste é constatar que a polícia federal não saiba o que ela própria fez ontem.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

penoso fardo...

que é transmitido para leitores e telespectadores na forma de ignorância social, cultural e política

penoso fardo, ter tudo para informar e não informar nada

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Edivaldo Dias Oliveira
Edivaldo Dias Oliveira

As Organizações Globo, da

As Organizações Globo, da qual a Época faz parte, perderam por completo a noção do ridícluo, se é que algum dia a teve.

Ei

Coxinha

Você na me engana

A sua

Bandeira

É norteamericana

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Dúvida

Tais objetos pertencem ao Lula ou à Presidência da República? (é só uma pergunta).

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Denise F
Denise F

Matéria da Época, de 2010, explica o que diz a lei

Segue o link para a matéria que explica como é o procedimento na saída de um presidente do cargo e o que pode ou não ser feito com os presentes: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI196838-15223,00.html

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Obrigado!

A matéria, de fato, é esclarecedora.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Denise F
Denise F

Matéria da Época, de 2010, explica o que diz a lei

Segue o link para a matéria que explica como é o procedimento na saída de um presidente do cargo e o que pode ou não ser feito com os presentes: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI196838-15223,00.html

 

Seu voto: Nenhum
imagem de olivires
olivires

Os presentes dados ao

Os presentes dados ao Presidente da República como Chefe de Estado pertencem a ele privadamente. Lei 8394/1991Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8394.htm Art. 2o Os documentos que constituem o acervo presidencial privado são, na sua origem, de propriedade do Presidente da República, inclusive para fins de herança, doação ou venda. Decreto 4344/2002Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4344.htm Art. 3o  Os acervos documentais privados dos presidentes da República são os conjuntos de documentos, em qualquer suporte, (...), de obras de arte e de objetos tridimensionais.  Alguns presentes possuem a ressalva de que devem ser devolvidos ao governo de origem após a morte do presidente (pessoa física), como no caso da "Insígnia da Ordem do Elefante da Dinamarca" (está no slide 10 do link).Link: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI196838-15223,00.html ~*~ Reportagem sobre o acervo presidencial privado: Revista Época de 17/12/2010, artigo de Mariana Sanches:Link: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,ERT196838-15223-196838-3934,00.html "Uma lei criada pelo ex-presidente José Sarney determina que, embora os acervos de presentes e cartas do presidente sejam privados, eles são de interesse público.(...)A intenção da lei é preservar o patrimônio histórico do Brasil e evitar que se repitam histórias como a de dona Dulce Figueiredo. Viúva do ex-presidente João Baptista Figueiredo, ela leiloou parte dos objetos recebidos pelo marido durante o mandato presidencial, à revelia da União.(...)Claudio Soares Rocha: “Agora fazemos o arquivo durante o mandato e ao final entregamos ao ex-presidente um elefante branco, porque ele tem de cuidar de tudo com seus próprios recursos.”(...)Fernando Henrique Cardoso se deparou com o mesmo problema há nove anos. Ele saiu de Brasília com nove caminhões de mudança e precisou de mais de um ano para fundar seu instituto. (...) Tudo custa cerca de R$ 100 mil por mês. A maior parte dos recursos é obtida por meio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.(...)Já a Fundação Sarney, em São Luís, no Maranhão, diz depender exclusivamente de doações de recursos privados para se sustentar. (...)Embora a lei obrigue os ex-presidentes a conservar e expor seus presentes, ela não diz quando isso deve ser feito. Isso explica por que, 18 anos depois de sua conturbada saída da Presidência, Fernando Collor de Melo ainda não organizou seu acervo." ~*~ A real história do Cristo de LulaLink: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI214549-15223,00-A+REAL+HISTORIA+DO+CRISTO+DE+LULA.html O Cristo foi presenteado pelo amigo de Lula, José Alberto de Camargo, depois de adquiri-lo de Dom Mauro Morelli, bispo de Duque de Caxias. A foto de Itamar Franco é de 2006, quando o ex-presidente Itamar visitou o gabinete o presidente em exercício Renan Calheiros, na época do mandato de Lula. ~*~ A mídia familiar-corporativa está confundindo, propositadamente, presentes a servidores públicos (agentes administrativos) com presentes ao Chefe de Estado, recebidos nesta condição. A legislação que proíbe presentes a servidores públicos visa resguardar a moralidade administrativa: Decreto 1171/1994 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htmCódigo de Conduta - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/codigos/codi_conduta/cod_conduta.htm O Código de Conduta de Altas Autoridades define o limite de 100 reais para brindes (art. 9o., p.ú., II). A legislação que regula presentes ao Presidente da República é outra: Lei 8394/91 e Decreto 4344/02. Não se fala em limitação de valor, por ser incabível. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de paulmoura
paulmoura

leia...no tijalaço tem a resposta

legal sobre o assunto.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Tem?

Acho que não.

Seu voto: Nenhum

Mariana Godoy sobre o "cristo

Mariana Godoy sobre o "cristo roubado" segundo Tuma

 

 10 hHá 10 horas

não. Aqui a matéria de 2011

 

https://twitter.com/tumaoficial/status/708508414507425792

Seu voto: Nenhum (4 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Sérgio Rodrigues
Sérgio Rodrigues

Desmoralizados...

A cada dia os golpistas se desmoralizam perante a maioria do povo brasileiro.

É o bicho ruim mordendo o rabo!....

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

a indignação do brito tb é a

a indignação do brito tb é a minha...

e paro por aqui para não me estressar mais ainda

e depois não me chamarem de maluco ou radical porralouca........

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.