O apagão nas pesquisas Datafolha para candidato ao governo de São Paulo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Depois de 15 dias de apagão nas pesquisas eleitorais para candidato ao governo do Estado de São Paulo, o Instituto Datafolha atrasa a divulgação da última pesquisa, que deve ser publicada a uma semana das eleições gerais 2014.
 
Ao contrário da reincidência das estatísticas para os postulantes ao Palácio do Planalto, na qual Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) tiveram pelo menos um termômetro por semana divulgado nos últimos dois meses, os candidatos a governador tiveram duas pesquisas encomendadas por mês pelo Instituto.
 
Pesquisas Datafolha para candidatos à presidência
Pesquisas Datafolha para candidatos ao governo de SP
 
Registrada no dia 19 de setembro, a última pesquisa eleitoral tinha a previsão de ser publicada nesta quarta-feira (24). Entretanto, o questionário que entrevistará 2132 pessoas teve início hoje e terminará nesta sexta (26). A divulgação do resultado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela emissora Rede Globo, as contratantes da pesquisa, deve ser feita a partir de sábado, quando faltará apenas uma semana para o primeiro turno das votações.
 
No último resultado, em 9 de setembro, o governador de São Paulo e candidato a reeleição Geraldo Alckmin (PSDB) teve uma queda de 4 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, em 3 de setembro. Alckmin ainda permanecia como líder, vencendo no primeiro turno com 49% das intenções de voto, diante de 22% de Skaf (PMDB), que se manteve estável, e 9% de Padilha (PT), que apresentou um crescimento de 2 pontos percentuais. 
 
 
O hiato das pesquisas, tanto do Datafolha, quanto do Ibope – que divulgou sua pesquisa nesta terça-feira, depois de 14 dias de silêncio –, ocorre paralelamente a pesquisas internas do PSDB que teriam indicado um crescimento do petista nas intenções de voto, diminuindo os eleitores de Alckmin e aumentando as chances de um segundo turno.
 
Em contrapartida, a última manchete do Instituto de Pesquisas Datafolha divulgava: “Mesmo em queda, Alckmin seria reeleito em 1º turno em SP“.
 
A entrevista que está sob encomenda seguirá os mesmos padrões das já realizadas, com análise quantitativa, por amostragem, com sorteio dos municípios e bairros. Dos 2.132 questionários, 1.092 serão aplicados na capital paulista, o que equivale a 51% dos entrevistados.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Governador

    Acho que para o cargo de governador teremos surpresas dia 05. Acho quase impossível o Alckmin com toda a sua incompetência ter 49% do eleitorado. Aí teriamos que emitir uns diplomas de burrice aos paulistas….

  2. Absurdo total e DataMerda e cia

    Absurdo total que um pais continental, uma das maiores economias do planeta, fique gravitando em torno de DataMerdade Folhas, Globos, Vejas e Estadões.

  3. pesquisando quem derrubar até

    pesquisando quem derrubar até o dia da eleição… lembram de (martha DIMINUIDA + covas INFLADO) X maluf DERROTADO, no segundo turno pelo covas PESQUISADO aumentado?

  4. Padilha deve ter crescido mas o pig está aguardando

    Padilha deve ter crescido mas o pig está aguardando  alguma bala de prata que possa faze-lo despenca-lo para, somente então, fazerem a pesquisa. Bandidos 

  5. propanda enganosa ?

    A propaganda tucana enfatiza que Padilha é o pior ministro da saúde ,segundo “pesquisas”” nas radios essa é a unica propaganda tucana .

  6. Também acredito ser

    Também acredito ser impossível o Alckmin estar dando esse passeio no Skaf e no Padilha que as pesquisas dizem, com a crise da água e racionamento em centenas de cidades do interior, na região metropolitana da capital e nos grandes e pobres bairros periféricos da cidade de São Paulo ( e os mesmos tucanos há 20 anos no poder !!) , sem falar no aumento da criminalidade, na roubalheira no metrô e CPTM, o caos de sempre na saúde, etc….

     

    Em 2010 com o candidato do PT Mercadante foi a mesma coisa, o candidato do PT não subia nas pesquisas nem com reza brava e o Alckimin sempre disparado na frente.

     

    Na semana anterior ao primeiro turno de 2010 o Mercadante deu um salto para 22% e quando abriram as urnas surpresa:

    Mercadante teve 33,5% dos votos válidos e o picolé de chuchu ganhou no primeiro turno com as calças nas mãos por meros 0,6%.

     

    Nestas eleições a manipulação parece ser ainda mais forte, pois parece que Minas Gerais já está perdida para os tucanos e a mídia aliada no primeiro turno, então  como disse a Eliane Tucanhede da Folha na edição de hoje, resta ao PSDB 0 ” bunker paulista “.

  7. E tem mais, desde ontem tem

    E tem mais, desde ontem tem uma propaganda muito agressiva do PSDB contra o Padilha no rádio, isso é sintoma que o Padilha vem atropelando para o segundo turno, afinal ninguém chuta cachorro morto, não é mesmo ?

     

    Teremos surpresa em São Paulo dia 05 de outubro.

  8. Muita atenção.

    Na Revista  do Tietê News temos nova investida contra Padilha com a divulgação maciça de “nova” investigação quando ele era ministro da saúde. Detalhe é que não tem nada a ver com Padilha. Deverá ter repercussão nos afiliados.

     

      1. É realmente muito estranho

        É realmente muito estranho mesmo, pois em teoria, a pouco mais de uma semana da eleição, um candidato na casa dos 7-9% não oferece perigo algum ao chuchu que lidera isolado. Mesmo o Skaf está muito longe e qualquer arrancada (uns 10% a mais na última hora, por exemplo) pouco afetaria uma provável reeleição do PSDB.

        Mas mesmo assim a campanha do PSDB na TV continua atacando os dois opositores…

  9. A verdade começa a aparecer

    Com a proximidade das eleições os institutos de pesquisa deverão divulgar números mais reais ou simplesmente se omitirão de divulgar qualquer número. 

  10. Desacredito

    Por mais que saibamos que São Paulo está à beira do abismo, ainda tem muito paulista com cabresto e não consegue ter noção disso. Uma pena de um povo que vai padecer à mercê de um partido quis já faliu no resto no país.

  11. Não é possível que no próximo

    Não é possível que no próximo governo tenhamos ainda que suportar tal aberração, o TSE tem que  tomar alguma providencia, uma vergonha para o mundo.

  12. NESSE HIATO TEM GATO

    E COMO GATOS NÃO GOSTAM DE BANHOS!!!

    SÃO ELES QUE SUSTENTARÃO ESSAS PESQUISAS ATÉ O FINAL

    PORQUE ÁGUA???

    NEM A PAU, JUVENAL!!!

  13. Eu acredito em
    Eu acredito em pesquisas:   Em SP as eleições serão decididas pelo DataMerda. Quanto mais merda acumulada nas privadas menos votos para @geraldoalckmin_ . Ha, ha, ha…   Em SP as eleições serão decididas pelo DataTiro. @geraldoalckmin_ conta com a PM/SP para baixar nos cemitérios os eleitores dos adversários.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador