O cenário político do MPSP e o promotor que negou assinar denúncia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

José Reinaldo Carneiro e o sucessor do atual procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, em palestra
 
Jornal GGN – Dentro do grupo de procuradores do Ministério Público de São Paulo que investigava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso referente ao triplex no Condomínio Solaris, no Guarujá, teve um que desistiu de assinar a denúncia, por não concordar com o pedido de prisão preventiva a Lula.
 
É José Reinaldo Guimarães Carneiro, promotor de Justiça de larga experiência criminal, integrando núcleo de combate ao crime organizado do Ministério Público Estadual e também participou de investigações sobre o caso da morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002. Carneiro é mestre em direito processual penal pela PUC-SP e autor do livro “Crime Organizado” (ed. Saraiva).
 
A informação foi apurada pelo jornal Valor Econômico. De acordo com a redação, Carneiro discordou dos três colegas Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo. Por isso, desistiu de assinar a denúncia. 
 
Além de colocar o seu nome junto aos demais promotores, apesar de ter acompanhado o processo de investigação do grupo estadual, também não quis participar da coletiva de imprensa, concedida na tarde desta quinta-feira (10).
 
A reportagem lembrou, ainda, que a publicação da denúncia ocorre em um contexto de disputa política no Ministério Público de São Paulo. Em abril, os promotores irão eleger o novo procurador-geral de Justiça, que comandará a Comarca.
 
Os colegas Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo são aliados à oposição do atual procurador Marcio Elias Rosa, que trabalha para a eleição do seu sucessor, o procurador de Justiça Gianpaolo Smanio, dando sequência aos seu segundo mandato.
 
Ainda que ocorre a votação dos promotores para o MPSP, a decisão final é do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que independentemente da votação final, poderá escolher qualquer um dos candidatos: Gianpaolo Smanio, Eloisa Arruda ou Pedro Jesus Juliotti.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. 25%…

      No caso em epígrafe,  se a  proporção , fora os desvios-padrão estatísticos, se manter, a banda boa  é de 25% !!   ( 1 em 4 ) !!

        1. Você deve ter incluído os

          Você deve ter incluído os membros do MP dos TCEs e TCU para chegar aos 10%… Consiserou o Demóstenes também? A propósito, pq um membro do poder executivo – O MP não é poder e pertence ao poder executivo – pode se candidatar a um cargo do poder legislativo mas não pode ocupar um outro cargo como ministro? De Justiça por ex? Ou ser nomeado até para o STF? E um presidente, com a legitimidade dos votos, não pode nomear um membro do mesmo poder? 

  1. No site jurídico

    No site jurídico “conjur”-Consultor jurídico, tem uma matéria em que o autor do livro em que os promotores aloprados se espelharam para oferecer a denúncia contra Lula, dessautoriza o uso indevido da doutrina como amparo ao tipo penal. Segundo o jurista ““O pedido é completamente infundado. Até apresenta a fumaça da prática de crime, mas não há periculum libertatis [perigo na liberdade do acusado]”.

  2. esse saiu de fininho do

    esse saiu de fininho do ridículo, loucura e bixarria dessa infame decisão de seus colegas…

    salvou-se por sabedoria ou coragem de ser imparcial diante dessa

    grotesca disputa corporativa que coloca em vexame toda a instituição,

    por causa  talvez de disputas internas da categoria.

    insanos, é o que são…

    se não são, logo manicomio a eles…..

  3. ISSO É O QUE CHAMAM DE MP

     

    Que decepção com o Ministério Publico, pensei que fossem mais profissionais,  mais nobres, quer dizer que é normal a prisão sem base legal?

    Já pensou se ocorrer o golpe? na mão de quem  estaremos entregues? MEU DEUS!!!

     

     

    1. canalhice mesmo…

      quem vê assim esconde que FHC mandou levar o seu acervo histórico imediatamente para o seu instituto

      pelo que sei, Lula ainda depende de uma construção adequada numa Universidade Federal, ABC talvez, para que assim possa acontecer realmente uma visitação pública completamente desvinculada da política de interesses particulares

      1. quem vê assim, também…

        pode pensar que a Globo não sabe que na época dos milicos eles separavam as peça$ de valor e mandavam tocar fogo no resto

        só tem canalhices, esconde-esconde e enganações nessas reporcagens

  4. então foram 4 promotores?

    se 3 produziram o que 1 se recusou a assinar, podemos dizer que não houve discussões, análises, comparações, confirmações nem entendimentos prévios entre os 4

    que vergonha para o MP

    sinal de que no MP/SP se de 4 promotores normais tirarmos 1 de qualidade ficamos com zero de qualidade

    vergonhosa até a necessidade de 4 se dedicarem a algo tão simples

    sinal de que único que trabalhou realmente foi o que se recusou a assinar

     

  5. e cara ja  se  sabe que

    e cara ja  se  sabe que  Alckmin nao  escolhe  o  JOSE  CARNEIRO,  ESSE  NAO GOSTA DE  FAZER O  JOGO  DA DIREITA  E  POR  isso  ficar  de  fora,  

  6. E o Procurador-Geral do

    E o Procurador-Geral do Estado (São Paulo), Márcio Elias Rosa, até agora não apareceu, não veio a público pedir desculpas pelo vexame dado pelos seus comandados.

    A propósito dos tres patetas eu passei a noite assistindo uns vídeos que eu tenho sobre os famosos comediantes.

    Meu cerebro, numa arte prodigiosa, assistia os vídeos vendo em cada pateta os rostos de Conserino, Blat e o Fernando Henrique Araújo Cardoso.

    Era cada palhaçada de morrer de rir.

    Vou dormir hoje com o fígado bem ljmpinho.

     

     

     

  7. Alckimim x lista tríplece

    Ai de mim!!! tem dois que nem deviam estar tentando….a vaga ja tem dono. Lula e Dilma sempre respeitaram a o 1o. colocado lista triplice. Açckimim faz na ex-USP fez assim para destruí-la e depois dar o publico do povo para o privado dos correligionários 1%.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador