O encontro de João Roberto Marinho com senadores do PT, por Paulo Nogueira

Enviado por Gilberto Cruvinel

Do Diário do Centro do Mundo

A coisa mais intrigante do encontro do dono da Globo com senadores do PT.  Por Paulo Nogueira

Realidade paralela?

Uma coisa me intrigou nas palavras de João Roberto Marinho aos senadores do PT num encontro confidencial noticiado pelo DCM.

É quando ele manifesta surpresa quando ouve que a cobertura das Organizações Globo é brutalmente desequilibrada contra o governo.

João, como é conhecido na Globo, é um sujeito afável, um bom ouvidor, como pude testemunhar nos anos em que trabalhei na casa.

Sabe reconhecer seus limites, o que é uma virtude. “Comecei no jornalismo, mas logo me dei conta de que não tinha talento”, me disse ele uma vez. “Fui para a área administrativa.”

É uma coisa rara este tipo de admissão.

Roberto Civita, perto de quem trabalhei anos, jamais reconheceu sua limitação como editor, com efeitos catastróficos para a Veja e para a Abril.

João comanda a área editorial da Globo, e é quem faz a ponte com políticos e empresários.

Ele passa a opinião da casa em reuniões semanais no prédio da Globo no Jardim Botânico, no Rio.

Dela participam os chefes das diversas mídias da casa. Numa ata, distribuída posteriormente aos participantes, ficam registradas as diretrizes sobre os assuntos discutidos, em geral os mais complexos da cena política.

Merval e Kamel, cada qual dum lado da mesa em que os editores se reúnem, falam muito, mas quem decide e define tudo, com sua voz baixa e mansa, é João.

Tudo isso posto, e considerado que é um homem inteligente, como João pode alegar surpresa diante da visão de uma Globo sem isenção nenhuma na cobertura política?

Palmério Dória, jornalista que produz máximas sagazes sobre a política e a mídia, arriscou uma resposta nas redes sociais.

João mostrou, segundo ele, que não vê, não lê e não ouve nada em sua empresa.

É uma boa tirada, mas não reflete a realidade.

A primeira coisa que ele lê, pela manhã, é o Globo. E depois segue na Globo, da CBN aos jornais televisivos. Certamente incorporou o G1 à sua rotina de leituras.

Isso quer dizer que ele está a par do conteúdo da Globo.

Como jamais me pareceu um cínico ou mentiroso, a hipótese que me ocorre é a de um descolamento da realidade.

Vi isso acontecer na Abril.

Em certas conversas sobre a Veja, Roberto Civita se defendia de minhas críticas falando de uma revista isenta que só existia na sua imaginação.

Em corporações como a Globo e a Abril, os donos correm o risco de se cercar de pessoas que dizem apenas o que eles querem ouvir.

Não consigo imaginar ninguém, nas reuniões de terças feiras, que fosse capaz de dizer: “João, acho que temos que equilibrar a nossa cobertura. Tamos batendo demais.”

Como, fora das empresas, os donos convivem com bajuladores, eles tendem a ouvir apenas louvações que os levam a ter uma ideia edulcorada do jornalismo praticado por seus editores.

Acredito que João de fato se surpreendeu com o diagnóstico negativo, pesadamente negativo, que ouviu dos senadores do PT.

Ele disse que iria transmitir as impressões imediatamente a seus comandados.

Pelo que soube, os resultados logo apareceram. Numa única edição do JN, me contam, foi dado espaço a Lula e Dilma.

Os editores da Globo não são bobos.

Aquela é uma empresa papista. O papa falou, acabou a discussão. Ou então você é simplesmente descartado. Perenes, ali, apenas os Marinhos.

Por isso, você deve esperar, daqui por diante, uma Globo que pelo menos fingirá alguma isenção.

Dado o descalabro dos últimos meses, será um avanço.

Redação

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marco Aurélio Melo (Record), pelo Facebook

    1. Marco Aurélio Mello

    13 min · 

    G1 transmite ao vivo Dilma entregando casas no Maranhão.
    Alguém explica?

    2. Agora que a Globo mudou de lado, o que fazer com os esqueletos:

    1. Ali Kamel;
    2. Merval Pereira;
    3. Arnaldo Jabor;
    4. Carlos Alberto Sardemberg;
    5. Willian Waack;
    6. Eliane Cantanhêde;
    7. Cristiana Lobo;
    8. (aceito sugestões de mais nomes)

     

     

    1. O Silvio Santos já deixou claro que sim.

      Há algum tempo Silvo Santos declarou que assistia mais mídias alternativas do que TV, não me lembro bem como foi, mas foi daqueles comentários descompromissados e que vem a cabeça e que ele fala sem pensar muito.

  2. Bobos, não mesmo!

    “Os editores da Globo não são bobos.”

    Não são bobos porque sabem a diferença entre liberdade de imprensa, que existe para poucos, como os Marinho, e liberdade de jornalismo, que não existe para ninguém, como eles.

  3. Se a Fiesp, a Firjan e o

    Se a Fiesp, a Firjan e o Bradesco não querem mais essa bagunça institucional, porque a Globo iria insistir? Os Marinhos são golpistas mas não rasgam dinheiro.

    Agora tem que se ver o que fazer com a egotrip messiânica (anti-petista) do Moro, e a cambada de pitbulls revoltados on e off line. Além do Cunha que se cair vai sair atirando para tudo quanto é lado.

    Os sabujos funcionários, tipo Merval, fazem o que patrão manda. Agora esses aí de cima não recebem salário dos Marinho e tem agenda própria. O Fernando Brito no Tijolaço coloca a coisa muito bem, vale a pena ler

  4. Difícil acreditar que alguém

    Difícil acreditar que alguém chegou onde o João (vou tratá-lo pelo primeiro nome também) chegou, ou ao menos lá se manteve depois de ter sido colocado pelo finado Roberto, se “surpreendendo” assim. Ele faz o que todo mundo faz, senadores petistas inclusos: cálculo político.

  5. Sapato apertou

    Dívida em dólar, fuga de anunciantes (também por causa da crise) e um negócio de custos altos…se ele for mesmo da área admintrativa, manda embora esses esqueletos tudim.

    Um processo de impíti que ninguém sabe aonde vai parar é tudo o que e Globo num quer. Aliás, nas atuais circunstâncias, a Globo num aguenta nem a marolinha do Lula.

     

  6. Sapato apertou

    Dívida em dólar, fuga de anunciantes (também por causa da crise) e um negócio de custos altos…se ele for mesmo da área admintrativa, manda embora esses esqueletos tudim.

    Um processo de impíti que ninguém sabe aonde vai parar é tudo o que e Globo num quer. Aliás, nas atuais circunstâncias, a Globo num aguenta nem a marolinha do Lula.

     

  7. Fernando, a rede golpe NAO

    Fernando, a rede golpe NAO mudou de lado.  Ta  com problema economico do qual nao sabemos ainda e vao passar o chapeu pro governo em pouco tempo.

    Canalha em serie eh assim mesmo:  ate pra jogar limpo eles jogam sujo.

  8. Não faz sentido… Obviamente

    Não faz sentido… Obviamente ele estava ciente de tudo.

    Não entendi porque ‘ele’ chamou os senadores. Não seria o inverso?

  9. Ele prescisa mais do que

    Ele prescisa mais do que Dilma, Mercadante e Zé cuidando do Brasil? Para que mudar agora? Em pouco tempo, destruirão a esquerda, basta deixarem os 03  “limpinhos” com suas família. O resto podem arrebentar. Ninguém é honesto, só os 03 guardiòes da moral da direita e suas Instituições “Repúblicanas”, que não deixarão pedra sobre pedra como dirira nossa “honrada” Presidenta e seu Ministro “predileto”.

  10. Bela análise, Nassif foi muto bem

    Achei brilhante a conclusão de Luis Nassif de que o dono da Globo pode estar tendo um descolamento da realidade. Também acho que ele pode estar vendo outra realidade face a visão deturpada que lhe passam puxa sacos de toda ordem. valeu texto muito bom.

     

  11. Hipócrita !!!

    Hipócrita, simples assim.

    Ele sabe muito bem o que quer. Por isso, mantem o governo acuado com a sua máquina de fazer idiota chamada Rede Globo.

    A verdade é que o dinheiro fala mais alto…deve ter chegado aos ouvidos dele que os anunciantes estão desgostosos com a turbulencia economica e COM AS MANIFESTAÇÕES CONVOCADAS PELA REDE GLOBO DE TELEVISÃO.

    Afinal, pensa assim, o grande empresário: De que adianta eu gastar tubos de dinheiro anunciando nos veículos globo (rádio, jornal e revistas) se os meus clientes não tem segurança para adquirir e usufruir os nossos produtos ?

    Achar que ele não sabe o que faz, ou que esteja deslocado da realidade é bobagem.

    Ele sabe exatamente o quanto de dinheiro entra no seu bolso, via governo e via setor privado, e sabe muito bem que enquanto a grana do setor privado tem minguado, a do governo só tem engordado.

    Se o PT tivesse senadores um deles deveria ter dito: Filho do Roberto Marinho, eu estarei solicitando que o Senado não renove a concessão da Globo. Motivo: a sua empres não cumpre a sua função social e o interesse público. Ademais, quando é que o senhor vai quitar a divida da sua empresa com a Receita Federal ?

    Claro, isso se o PT tivesse Senadores….

     

  12. Levando em conta que as

    Levando em conta que as Organizações Globo obteve empréstimos do BNDES na gestão do PT, no fundo manter o PT vivo e no poder é garantir que a devassa da Lava Jato que abriu a caixa preta do Petrobrás, já bate na porta da Eletrobrás e e já marcou um “x” no BNDES não vá adiante.

    Dizem que quando investigarem o BNDES, o mensalão, o petrolão e o eletrolão parecerão troco de pinga…

     

  13. Vira-latas.

        É o reconhecimento e aceitação da Globo como poder Soberano . Os outros ,como o Judiciário, o Executivo já haviam se colocado de quatro . Só faltava o petezinho. E ai ,abanaram o rabinho? Fizeram piruetas? 

    1. Concordo plenamente com o

      Concordo plenamente com o comentário. Esse encontro foi a admissão da impotência em enfrentar esse câncer que é a Rede Globo. Acredito que não só abanaram o rabinho, mas sentaram, fingiram de morto etc.

  14. Globo quer dinheiro?

    Não será o primeiro caso de executivo que bota o nariz para fora do aquário. Resta saber se engambeladores profissionais, funcionários da Globo, cobras-criadas em matéria de explorar a fissura humana da vaidade (pouca gente sabe manipular tão bem egos gigantescos como quem trabalha em TV), vão conseguir dobrar alguma eventual boa vontade de Marinho. Além da importância do “o que” vai ser veiculado como notícia, há o tom que será dado ao “o que”, o “como”, a interpretação, muitas vezes mais importante que o “o que”. E nem precisa ser puxa-saco do PT, bastaria divulgar algumas conquistas reais… Mas jornalista também tem opinião própria. É difícil crer que um Merval ou uma Cristiana Lobo não pensem e sintam como elite (contra o PT, portanto)…

    Mesmo assim sempre há uma chance. Dizem que Buda era príncipe fechado em redoma antes de virar sábio… Aliás só teria atingido a iluminação por ter abdicado do “aquário” em que vivia.

    Mas acho que tá mais fácil que a força das instituições tenham, afinal, ganho a luta contra os golpistas. A conferir…

  15.  Caro Nassif, o plano é

     Caro Nassif, o plano é desgastar o governo para, em 18, eleger alguém mais maleável e, enquanto isso,  prender Lula (objetivo principal) através do astro paranaense, nova aquisição da casa.

    obs.: notou que no fim de semana passado ninguém foi preso ou proliferaram notícias bombásticas? é o efeito marinho.

  16. Encontro confidencial

    Encontro confidencial noticiado pelo DCM ? Alguém quebrou a confidência, ou o DCM também tem aquelas escutas telepáticas ?

  17. É mais do que óbvio

    Não há nada de enigmático na postura do Sr. João Marinho. Ao surpreender-se com a informação de que as Organizações Globo fazem uma cobertura desequilibrada ele apenas está sendo cínico e ocultando sua verdadeira intenção. Como todo homem de negócio bem sucedido ele não presta mais informações além do minimamente necessário. Simples assim.

  18. Manchete do “Valor

    Manchete do “Valor Econômico”:

    Dólar tem maior queda desde 14 de abril com trégua na política

    http://www.valor.com.br/financas/4173924/dolar-tem-maior-queda-desde-14-de-abril-com-tregua-na-politica

    Trégua? Como assim? A do João Roberto Marinho?

    O chefe do Globo (emprego a palavra chefe da mesma maneira que o Globo a empregou para se referir ao Presidente do Instituto Lula) então já tem esse poder todo de fazer o dólar cair?

    O encontro, supostamente confidencial, já foi oficializado e dele resultou uma “trégua”?

    Em que termos essa “trégua” foi negociada?

    Qual o resgate pedido ao governo para que a ‘trégua” ocorrese?

    O governo pagou (pagará?) o resgate? Quanto?

     

     

     

  19. *

    Você que inventou o Pecado (Mensalão e Lava Jato só do PT). Só dá para acreditar se desfizerem o mal feito.

    Ou seja reconhecer que todos erraram, e somente alguns pagaram.

    Façam o psdb e coligados devolverem o que roubaram, soltem alguns ou prenda todos (Aécio, Cunha, Anástasia, FHC, PIG, etc, etc,etc…)

     

  20. Tiro no pé

    Nada além de reconhecer que o “quanto pior,melhor” como um boomerang está atingindo o bastião do pig, A ilusão de reditar 64 ou se valer de um “golpe áraguaio” em nada vai melhorar sua situação. A nau dos incensatos começa afundar sob o desvairado comando de moroe atuação pusilâmine do CNJ

  21. Nesse angu tem caroço

    Sei não, mas acho que além do grito de alguns caciques do empresariado, que finalmente acordaram preocupados com a possibilidade de acontecer um novo e longo período de convulsão nacional, que poderia aniquilar a economia, os negócios e a forte estrutura de reservas, que, por sua vez,  criou uma resistente estabilidade econômica como há muito não se via, apesar do momentâneo abalo, imagino que ainda tem mais um pouco por trás desse comportamento. E, talvez, esse pouco mais, esteja ligado a possibilidade de inclusão do nome da organização Globo nos escândalos do HSBC, no escândalo da FIFA e talvez até na escancaração nacional do processo de sonegação bilionária de imposto, que a Globo sofre por parte da Receita Federal. A história da Globo não mostra restrospecto de bondade com governos, ao contrário, só mostra intervenções que lhes rendam favorecimentos e mais poder.

  22. Aécio já está sob efeito

    Paulo Nogueira pergunta: Estaria Aécio já sob efeito das novas diretrizes da Globo ao recuar sobre o protesto de domingo?
    http://bit.ly/1IG1q6G

    Resposta: Sim, Aécio já está sob forte efeito das novas diretrizes da Globo. Nem tão devagar que pareça provocação, nem tão depressa que pareça covardia.

    Estaria Aécio já sob efeito das novas diretrizes da Globo?

    É possível. Ou melhor: provável.

    Depois de bater tambor para promover a manifestação de domingo pelo impeachment de Dilma, ele armou um recuo estratégico.

    Depois de um evento no Recife em homenagem a Eduardo Campos, ele disse a jornalistas que “pessoalmente” tem vontade de participar dos protestos, mas que deve levar em conta sua “responsabilidade institucional” como presidente do PSDB. “Estou consultando os demais dirigentes do partido para tomar uma posição essa semana”, afirmou.

     

     

     

  23. “Em corporações como a Globo

    “Em corporações como a Globo e a Abril, os donos correm o risco de se cercar de pessoas que dizem apenas o que eles querem ouvir”

    Mais ou menos o que acontece com o LULA e o PT!!!

  24. Só precisa cuidado. Que

    Só precisa cuidado. Que ninguém pense que a Globo ficou “boazinha” de uma hora prá outra. Talvez o preço pela moderação no anti-petismo seja alto… Quando foi que essa empresa se aproximou de alguma força política sem tentar, de todas as formas, cooptá-la? Os exemplos são muitos e vão de José Dirceu (aqui a Globo não conseguiu e deu no que deu) a Joaquim Barbosa (êxito absoluto da emissora), sem esquecer do apoio ao golpe militar de ’64… Contando com mestres da manipulação de egos, o método Globo de cooptar é através da exploração das vaidades pessoais.

    Será, essa aproximação, um arrego da Globo ou do PT? Bom negócio é quando é bom para os dois mas, quem pautará quem? De que forma e quanto a Globo cobrará do governo? Promete ser um embate interessante.

  25. A chamada inicial do ‘link”
    A chamada inicial do ‘link” pareceu-me ser referente a Gilberto Marinho, gaucho de Pelotas e ex-Senador da República. Ao fazer na sequência outro “link”, deparei-me com o nome de João Roberto Marinho, carióca, filho de Roberto Marinho, e do conglomerado da Rede Globo de notícias.

    Será que me engano ou há mesmo erro no “link”?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador