O morde e assopra da Folha com Marina Silva

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A edição da Folha de S. Paulo desta segunda-feira (18) dá um beliscão em Marina Silva, para depois afagá-la (ou confortá-la, digamos assim). O periódico manchetou o desempenho superior de Marina em relação ao de Eduardo Campos (PSB), na primeira pesquisa Datafolha feita após a morte do ex-governador de Pernambuco. Mas, no editoral, o jornal crava Marina como incompetente por não ter conseguido criar a Rede Sustentabilidade e virar presidenciável em função de uma tragédia.

Além de destacar esse obstáculo na trajetória de Marina, o jornal projeta o cenário em que a ex-senadora será inserida, classificando Marina como dona do discurso de terceira via cheio de “contradições” e incertezas. Nesse quadro, para a Folha, Aécio Neves (PSDB) e até mesmo Dilma Rousseff (PT) apresentam discursos mais consistentes.

Para a Folha, com base nos resultados da pesquisa de opinião, Marina aparece como potencial herdeira dos votos da parcela dos brasileiros que se mostrou insatisfeita com a política tradicional. O jornal alerta, entretanto, que apesar de Marina ser a candidata de circunstância, “será preciso mais do que a intervenção do imponderável. O adversário imediato da ex-ministra do Meio Ambiente, senador Aécio Neves, conta com melhor estrutura partidária e está enraizado no coração demográfico e econômico do país, o Sudeste.”

Desde o acidente áereo que vitimou Campos no litoral paulista, Marina é tida como substituta natural na cabeça de chapa do PSB. A grande mídia, à sua maneira, tem insistido para que isso aconteça. O motivo é que, com Marina, o segundo turno com Dilma Rousseff é certo – algo que, com Campos, as pesquisas de opinião não sentenciavam. Mas com Marina, Aécio Neves pode acabar em terceiro lugar.

O retorno de Marina

Editoral da Folha
18/08/2014

O súbito desaparecimento de Eduardo Campos exerce o efeito que se antevia sobre a corrida presidencial. Pesquisa Datafolha publicada nesta edição mostra que Marina Silva, sua vice e agora substituta pelo PSB, faz quase triplicarem as intenções de voto na chapa.

Marina aparece empatada com Aécio Neves, o candidato do PSDB (21% x 20%). Num provável segundo turno da eleição, porém, a candidata ambientalista teria leve vantagem (47% x 43%) sobre a própria presidente Dilma Rousseff (PT), até aqui favorita em todas as sondagens.

Como se a confirmar certo clima de misticismo em redor da ex-senadora, a brutalidade de um desastre aéreo a recolocou no caminho da Presidência da República, do qual fora arredada pela própria incompetência e pela Justiça Eleitoral, quando não reconheceu as assinaturas suficientes para o registro partidário de sua Rede.

Seu nome parece o mais identificável com o desejo de mudança, latente, mas poderoso, que as pesquisas de opinião têm constatado desde as maciças manifestações de protesto em junho do ano passado. Seu respaldo é maior nos setores que multiplicam influência eleitoral: os mais jovens, mais escolarizados e habitantes das grandes cidades brasileiras.

Ainda assim, será preciso mais do que a intervenção do imponderável. O adversário imediato da ex-ministra do Meio Ambiente, senador Aécio Neves, conta com melhor estrutura partidária e está enraizado no coração demográfico e econômico do país, o Sudeste. Conta, ainda, com o dobro do tempo reservado a Marina na TV (enquanto a presidente tem quase o triplo do que dispõe o tucano).

Além disso, Dilma e Aécio parecem formular mensagens mais claras do que as ensaiadas pela “terceira via”, cheia de contradições que o discurso um tanto vago de Marina mal oculta.

Como conciliar o anticapitalismo de muitos ambientalistas com o liberalismo econômico dos conselheiros da candidata? Como combinar sua filiação evangélica com o liberalismo comportamental de tantos de seus simpatizantes? Como manter-se impoluta tendo de manobrar as famigeradas engrenagens da baixa política?

Um líder com as qualidades de Eduardo Campos fará falta, sobretudo, pelo muito que poderia ter feito. Sua ausência torna a competição ainda mais acirrada, e o resultado, mais imprevisível.

Ocasionada pelo pior dos motivos, a recandidatura de Marina Silva é ainda assim reconfortante, por representar uma parcela importante no espectro das opiniões e ampliar o leque de escolhas viáveis à disposição do eleitor. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Da falha de

    Da falha de SP????

    “Ocasionada pelo pior dos motivos, a recandidatura de Marina Silva é ainda assim reconfortante, por representar uma parcela importante no espectro das opiniões e ampliar o leque de escolhas viáveis à disposição do eleitor”:

    Ou a vacaiada da falha de SP sustenta que Marina tem mais votos que Aecio atraiu OU que eh “incompetente e com contradicoes” OU que ela “amplia o leque de escolhas viaveis do eleitor”!!!!!!!!!!!!

    Os 3 simultaneamente?  NAO.

    Tou, como sempre, detestando entrar no assunto “Marina”, mas enviar um sinal contraditorio desses?!  A falha de SP nao vai passar por mim em branco nao.

  2. Ao constranger ao máximo os

    Ao constranger ao máximo os dirigentes do PSB, na verdade uma autêntica chantagem, deixando-os sem opção em relação ao nome que deveria substituir Eduardo Campos, nossa grande Imprensa Familiar pode ter incorrido naquele incômodo ditado Tibetano… “Cuidado com o que andas desejando… Você pode consegui-lo”. 

  3. É este o debate?

    Eu sei que é importante respeitar a morte de uma pessoa tão querida pelo povo pernambucano como o Eduardo Campos era… mas eu estou começando a achar que há um exagero de nós brasileiros no momento a respeito do que isto pode representar para o país. Como estudante de culturas antigas e processo de divinização de políticos no passado, estou fartamente desconfiado de que há uma tentativa de divinização do Eduardo, onde as suas palavras soltas no contexto, são colocadas como que ‘sagradas’ passando por um processo de evangelhização. O maior exemplo disto não vem dos evangelhos do Novo Testamento cristão, mas sim do processo de divinização de Octavius, ou Augutus César, colocado como sendo filho de deus por si mesmo e seus apoiadores. 

    Sair por aí afirmando que ‘não podemos desistir do Brasil’ não é debate, pois qualquer político candidato a presidente que desistiu do Brasil tem de ser candidato a se tornar cidadão de outro país. Sei não, mas tá tudo estranho, e muita mídia em cima de pessoas com narração de velório não tem feito muito bem ao país. Essas eleições tão tomando um ar metafísico demais… daqui a pouco esteremos discutindo se o Brasil que vemos não faz parte de um Brasil em forma perfeita num mundo espiritual, com certos personagens candidatos sendo meio que sacerdotes mediadores do Brasil forma perfeita e o Brasil real… Enquanto isso, não vejo nada que tudo o que este blog tem levantado de debate relevante para o futuro do país na boca de ninguém em lugar nenhum. Tá tudo meio estranho!

  4. Lei de meios, com urgência

    Depois de 12 anos, com um projeto vitorioso em termos de estabilidade, redução de pobreza, aumento do salário, elevado nível de emprego, etc., ainda assim, em cada eleição, apenas defeitos são levantados e, o mais importante, o povo é enganado de forma massacrante pela mídia.

    A origem do problema está comprovada nas estatísticas que tem medido uma enorme % de notícias desfavoráveis sobre Dilma, o PT e o Governo Federal, em geral. Ainda, observa-se a benevolência com que os candidatos anti-PT são tratados, como acontece em Minas Gerais, onde quase 70% dos mineiros nem sabem do assunto do aeroporto do Aécio em Cláudio, assim como foi esquecido o episódio do helicóptero das drogas

  5. “Seu nome parece o mais

    “Seu nome parece o mais identificável com o desejo de mudança, latente, mas poderoso, que as pesquisas de opinião têm constatado desde as maciças manifestações de protesto em junho do ano passado.”

    Ser alguém quer mesmo mudança deve votar na Dilma.

    O resto é o mesmo que governou este país até 2002, ou seja, um bando de incompetentes, que transformaram um país rico em recursos naturais e privilegiado pela natureza num dos mais atrasados, desiguais, violentos, corruptos e desidiosos do mundo.

    Estas coisas não se curam com 12 anos. Talvez com uns 50,60 anos. Mas, pode haver recaída, caso os maledetos do passado consigam retornar.

  6. Marina não será candidata. O

    Marina não será candidata. O PSB não confirmará seu nome, retirará candidatura e apoiará a reeleição de Dilma. A pesquisa é uma espécie de chantagem da direita para forçar o PSB a indicá-la. Não haverá 2º turno, pela primeira vez o PT vencerá ainda no 1º turno.

    1. É uma possibilidade

      Se forem inteligentes, coerentes e sérios, é o melhor a fazer.

      Fico pensando se o Eduardo não teria se arrependido de dar guarida à Marina e isso ficasse evidente para seus companheiros de partido. Essa seria a oportunidade de retroceder da aliança insana. 

      Uma coisa é certa: se eleita (por Tutatis, nãããooo!!!! ), Marina dispensaria o PSB. De trairagem ela entende, e muito!

    2. Depois

      Depois de voce ter escrito isto, por favor diga o numero da megasena, so assim para levar isto a serio,

      Quem quer ser grande não vai se contentar com migalhas de um ou dois ministerios apoiando o PT, ja não tem EC concorrendo, se não indicar alguem para concorrer sera uma humilhação muito grande, por voltar com o rabo entre as pernas ao ninho do PT, então pode acreditar Marina ou outra pessoa sera candidato.

       

    3. Isso é o que o PT queria, mas a realidade é bem outra

      O PT deve estar fazendo de tudo, nos bastidores, para que isso aconteça. Mas a realidade é bem outra. Marina será definitivamente candidata e entrará na corrida presidencial com muito boas chances de vencê-la. Esse é o medo do PT. A candidatura hoje de Marina Silva está em forte e franca ascenção. Daqui para frente, ele só tenderá a crescer.

      1. “A candidatura hoje de Marina

        “A candidatura hoje de Marina Silva está em forte e franca ascenção. Daqui para frente, ele só tenderá a crescer.”

          Ooooooooooolha que depois vou te cobrar essa afirmação, hein??? Hehehe

          Você é um excelente analista, Argolo, mas nesse caso tá se deixando levar pela emoção, por ser ela sua candidata (é o que aparenta).

    4. Levando em consideração…

      que o PSB era aliado do PT- nos governos Lula e Dilma, e que o afastamento deu-se por imposição da candidatura do Eduardo Campos, com a morte dele, acabou o motivo do afastamento do PSB, da aliança natural com PT. Portanto: o que se poderia esperar, por coerência de peessedebistas, é o retorno à coligação com o PT apoiando a candidata Dilma Rousseff. Não existe afinidade entre o programa do PSB com a politica sonhática da Rede. Cabe ao PSB o papel histórico de evitar a catástrofe, que seria um eventual governo Marina ou Aécio.

  7. Pesquisa eleitoral boca de túmulo

    UMA DAS ÚLTIMAS DO BESSINHA NO CONVERSA AFIADA DIZ QUE A FOLHA CRIOU A PRIMEIRA PEQUISA ELEITORAL BOCA DE TÚMULO

    1. e conforme o diario do centro do mundo

      “O Brasil ganhou milhares de fiscais morais de velório, que determinam o que pode e o que não se pode fazer.” – Kiko Nogueira

       

  8. Então tá, então

    Folha não foi eleita para nada, não representa o povo e acha que manda em alguma coisa.

    Pariu um fantasma, agora que o embale. Democracia é outra história.

  9. O candidato in pectoris da

    O candidato in pectoris da grande mídia sempre foi e continuará sendo Aécio Neves. Desde 2010 que essa terceira via é sempre açulada para servir como linha de apoio ao grande, e fundamental, projeto que é desalojar o PT do Poder. 

    Entretanto, iniciada a fase mais importante da campanha, qual seja, a propaganda eleitoral gratuita, se saberá  o real poder de fogo das candidaturas dela e de Aécio. Se este continuar patinando e ela subir é quase certo que aí valerá a máxima do “grande” economista da extrema-direita Rodrigo Constantino, segundo a qual “valerá até se aliar ao capeta se for para derrotar o PT”.

    Interessante é que um tucano de alto coturno, um dos esteios do ideário econômico do partido, o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, vê numa eventual vitória da Marina uma espécie “Cavalo de Tróia” no qual se alojarão, não os “gregos”, mas formuladores de políticas econômicas e sociais com “DNA” tucano. (Deu no 247).

    Para quem se acha a incorporação dos desejos de mudanças de parte da população, caso de Marina e PSB, servir de estufa para chocar o ovo da serpente será uma decepção e tanto. 

     

    1. “O candidato in pectoris da

      “O candidato in pectoris da grande mídia sempre foi e continuará sendo Aécio Neves”:

      Naaaaaooo.  Aecio eh o candidato in bundores do PIG…

    1. Analisando “friasmente” o

      Analisando “friasmente” o momento atual, o cenário está mais parecido com a Eleição de Jânio Quadros para presidente!

      Se lembrarmos: este pessoal da mídia se juntou com a UDN para eleger o desconhecido Jânio Quadros (pouco conhecido) para derrubar a sequência de governos trabalhistas no poder!

      Nassif, por favor, faz uma análise sobre isso.

      Verá que o cenário de hoje se equivale ao pleito que elegerá o Presidente Maçom Jânio Quadros com a ajuda da UDN e velha mídia!

      Após, exatos, 7 meses de governo, o Jânio Quadros renúncia! Depois veio o Jango e, em sequência o golpe.

      Nós subestimamos as teorias de conspiração, no entanto, a maioria dos casos na época classificados como loucuras “esquerdopatas”, hoje se confirmaram em fatos documentados!

      Obs; “friasmente” = ao seu frias da falha

      Cuidado com canditado(a) que nega a política, bem como concorre a uma eleição sem partido consolidado! (Jânio = Marina) é a direita com mídia conspirando!

      A Candidatura de Marina Silva equivale ao cenário da época de Jânio Quadros!

      Eu não discordo da tese ecológica, no entanto, para isso, temos que darmos mais ênfase no tema, isto é: faz-se necessário descontruir a casa grande para buscarmos uma sociedade mais justa, bem como consolidar as instituições democráticas em busca da valorização humana e do meio ambiente!

      Veja um documentário sobre Jânio na época citada. Isso desconstrói o próprio movimento da mídia nesta eleição, isto é: eles estão repetindo!!

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=rJbTNKLfwok%5D

      Obs.: o mesquinho do estadinho blefou, isto é: Lula não é Vargas  e sim  Lula = JK

  10. Ilações, nada mais…..

    É o tilpo de Editorial que faz ilações, nada de concreto!

    Argumenta com os “Sis”, e fica clara a tentativa de manipulação, como é sempre do costume da dita cuja, cuja máxiam foi o ‘DITABRANDA’.

    Fazer o quê se os governos do PT, não conseguiram reunir apoios para quebrar o monopólio da mídia?

    Ou melhor, o lloby dela no Congresso!!!

  11. PHA acertou em cheio!

    O datafraude inovou… fez a primeira pesquisa eleitoral de “boca de túmulo”.

    O uso do morto como trampolim eleitoral já passou dos limites.

  12. O que é isso?

    Vamos lá, “Nesse quadro, para a Folha, Aécio Neves (PSDB) e até mesmo Dilma Rousseff (PT) apresentam discursos mais consistentes”. Aécio com discurso “consistente”? tá de brincadeira, né? Outra coisa, Marina vencendo no segundo turno? Acho que esses caras fazem as pesquisas em marte, impossível.

  13. Avatar, o filme

    Marina Silva é democrata (americana), eco, da turma da bata branca do Leblon. Se vingar a candidatura, certamente terá apoio de James Cameron, Sean Penn e Susan Sarandon e da turminha do Projac.

     

  14. OS CADÁVERES DE NOSSA REPÚBLICA

    É sempre assim: quando o céu começa a ficar azul no cenário político brasileiro, aparece um cadáver para colocar nossa democracia em xeque. Nossa República mais parece  o enredo de um filme de terror e nenhum estrangeiro acreditaria, se a ele contássemos, que essas mortes foram  “obras do acaso”.

    Nenhum deles, tenho certeza, acreditaria que um jato de última geração deixou de registrar o diálogo dos pilotos na cabine de comando no momento mais crucial de um voo, assim como nenhum deles, tampouco, acharia crível que nessa hecatombe não existisse alguma maracutaia para beneficiar alguém nesse cenário conturbado que precede as eleições de 2014, dada a nossa história política. 

    Proposital ou não, o desaparecimento de Campos deu novo fôlego à oposição que não mais via em seu escolhido a segurança necessária para vencer a presidenta, tanto é que o jogaram aos leões quando perceberem o fiasco de sua candidatura.

    Em um céu tempestuoso  para o conservadorismo brasileiro, abriu-se uma clareira nas nuvens cinzentas e um filete de azul refletiu-se nos olhos – já azuis –  de nossa elite, quando Eduardo nos deixou. Quase que beatificada pela Divina Providência, erigida de uma de uma tragédia sem igual,  surgiu a figura de efígie serena, a Gandhi de saias, a terceira via,  o Nirvana que os redimirá de todos os males provocados pelos Desenvolvimentistas.

    Estamos, agora, (eles) todos salvos.

    Oh, meu Deus! quantas e quantas figuras insepultas de nossa República ainda nos atormentam:  Getúlio, Castelo, Costa e Silva, Jango, JK, Tancredo, Lacerda e agora Eduardo Campos.  

    Assusta-nos pensar que tais mortes podem ter sido obra de grupos que queriam a desestabilização política do Brasil e que ao perceberem que caminhávamos para a maturidade democrática e para o desenvolvimento igualitário, melaram nossas esperanças. No entanto, assusta-nos muito mais a ideia de que tais mortes sejam obra do destino, pois, se assim for, é melhor que DESISTAMOS DO BRASIL.

     

  15. Já viram a mentira no site do G1 sobre a fala da Dilma?

    Sobre corrupção, disse que procurador-geral da República durante os dois governos do PT foi chamado de “engavetador-geral da República”.

    Segundo ela, nem todas as pessoas denunciadas nos escândalos foram punidas pelo Judiciário porque nem todas as denúncias apresentadas na mídia foram comprovadas.

    http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/08/dilma-diz-que-brasil-ganhou-meios-de-se-manter-como-pais-de-classe-media.html

     

    PS.: imagem devidamente guardada para a eventualidade de uma correção discreta

    1. ri muito com a entrevista…

      e com o amadorismo e o desespero do Boiner

      em certos pontos ele quase soltou um…

      mas não é essa a resposta que eu quero da Senhora………………………………….realmente hilário

    2. Alguém se tocou por lá que

      Alguém se tocou por lá que pegou mal demais a distorção da fala da Dilma e consertou o texto.

      Deixo a imagem orignal guardada pela impossibilidade de postar aqui.

  16. Marina é uma forte candidata

    Desde o início eu sabia que ela seria a melhor opção, pelo menos em termos eleitorais, para encabeçar a chapa do PSB. Marina era mais conhecida do que Eduardo Campos na época da formação da aliança Rede-PSB e já tinha tido um ótimo desempenho eleitoral em 2010, quando obteve cerca de 20 milhões de votos. Em termos eleitorais, sem dúvida que a melhor opção seria ela encabeçar a chapa.

    Agora, por causa de um fato totalmente inesperado, ela entra na disputa presidencial com ainda mais força, como se o sentimento de perda de Campos fortalecesse ainda mais a sua candidatura. Tem a mística, isso sempre tem a sua força, quer queira, quer não.

    Se a eleição fosse um roteiro de cinema, eu diria que a candidatura de Marina Silva representa hoje, sem qualquer dúvida, o lado do “mocinho” do filme. É a candidatura da rendenção, nascida de uma tragédia. Os elementos, ao menos formais, para um drama de superação estão sobre a mesa.

    Se é o que acontecerá ou não, isso é o que veremos.

        1. Eu acho que ela não queria

          Marina nunca quis fundar um partido, pois ela gosta de se hospedar no partido dos outros, pegando o bônus e deixando o ônus com o partido onde foi hospedada.

          Marina é apenas ela e os seus patrocinadores. Criar um partido dá muito trabalho e cria rejeição, e isso não é com ela, que nem programa de governo tem. 

          O mito se destrói quando a musa entra no jogo do mundo real. Como a bonitona do filme, que acorda sempre penteada e maquiada; não faz cocô nem xixi.

    1. Apesar do apoio do itaú e da

      Apesar do apoio do itaú e da natura, ela não conseguiu convencer 500.000 (estou certo?) pessoas a assinarem a criação do partido dela, vai ter condições de governar 200 milhões? marina é um engodo, não reune condições de ser presidente. Seria uma repetição piorada do Caçador de Marajás. O sucessor teria um trabalhão enorme pra consertar o estrago. Já que o PIG não emplacou o Batman, vai de fadinha da floresta mesmo.

    2. Mocinho, só em filme

      O país precisa é de programa claro, equipe competente e maioria no congresso.

      É um erro votar numa pessoa que parece ser algo e não pelo conjunto das ideias e do grupo (ou partido) que ela representa.

      As suas colocações não fazem jus ao cara inteligente que sabemos você é.

       

  17. bipolar

    Se era pra esculhambar, então pra que a pesquisa de boca de tumulo? Seria melhor esperar alguns dias, esperar pelo menos o PSB fingir que esta deliberando alguma coisa …  

  18. O PIG sabe tudo de

    O PIG sabe tudo de Marketing…
    Vê diariamente os efeitos de propagandas e campanhas
    Sabe dos truques, de prestidigitação
    Não funcionou com LULA e Dilma!
    O POVO não é bobo…
    Sabe onde o calo aperta…

  19. toma vergonha na cara, Folha……….deixa a Dilma fora disso

    como a Folha nunca teve o que falar sobre a importância em vida dos seus preferidos, passou a incluí-los como beneficiários diretos dos efeitos produzidos pela morte dos outros

    que atitude repugnante

  20. ler editorial de jornal

    ler editorial de jornal historicamente foi sempre brochante.

    atualmente, o que seria – quem vê tantas mentiras como simulacros de notícias acreditaria no que o dono do jornal diz?

    a grande mídia já está há muito tempo consorciada com a financeirização da economia e com os tucanos.

    difícil descolar disso.

    mais difícil ainda é decolar consistentmente nas pesquisas.

    um deles parou em claudio.

    a outra ressuscitou de uma tragédia num  aeroporto de santos.

    não decolam nem descolam nada a mais do que o óbvio.

    daí as contradições evidentes de todo o campo da oposição.

    brigarão entre eles  para ver quem chega em segundo.

     

    tá mais pra piloto brasileiro de fórmula 1 nos últimos tempos…

    por mais  que galvão torça, não ganham uma…

     

     

  21. Este é o link do 247. esta

    Este é o link do 247. esta matéria expressa a revolta que estou sentindo contra aqueles vagabundos que ocupam a bancada do telejornal da nave mãe da imprensa golpista. Quem aquela picareta acha que é para apontar dedo em riste para a Presidenta da República? Até quando o governo vai usar NOSSO dinheiro para colocar propaganda naquela emissora de m rda? Bonner e Poeta, dois cafajestes mostraram o tipo de gente que realmente são.

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/150522/Agredida-pelo-Jornal-Nacional-Dilma-se-defende.htm

  22. O Jogo sujo continua

    A Direita raivosa sabe que Marina não terá condições de fazer um bom governo, muito menos com a política econômica que eles querem e só Aécio o fará. Mas precisam dela para destronar a política social que vigora na Federação. O tiro pode sair pela culatra.

  23. ESPONTÂNEA DE HOJE , NO
    ESPONTÂNEA DE HOJE , NO DATAFOLHA , mostra a Presidentea Dilma com enorme vantagem sobre o segundo colocado, Aécio Neves, e venceria com tranquilidade a reeleição em primeiro turno: Dilma Rousseff com 24%, Aécio Neves com 11% e Marina Silva com 5%. Portanto, Dilma tem 13% de vantagem sobre Aécio e 19% de vantagem sobre Marina. PRIMEIRO TURNO.

  24. Façam suas

    Façam suas apostas.

       

    Variáveis

    Política

    Economia

    Social

    Congresso & partidos

    Mídia

    Movimentos sociais

    Mercado financeiro

    Salário e emprego

    Produção e infraestrutura

    Bolsa família, saúde, educação e “agricultura familiar”.

    Aécio

    Ok

    Ok

    Ruim, enfrentamento

    Ok

    Freio

    Redução dos investimentos

    Enxugamento da máquina e das políticas

    Marina

    Crise institucional

    Ok

    Tenso, mas com abertura, diálogo e acordos.

    Ok (será terceirizado)

    Encolhimento gradativo

    Redução dos investimentos

    Ok

    Dilma

    Tenso, mas com diálogos e consensos.

    Tenso, ruim.

    Abertura, diálogo e acordos.

    Tenso, ruim.

    Ok

    Ok

    Ok

     

  25. As agressões da Globo a Dilma no JN

    https://jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/o-cenario-mudou-na-entrevista-de-dilma-ao-jn

    :

    Bonner e a Poeta foram vestidos de preto e mais se pareciam a um casal de toturadores do DOICODI, órgão de repressão da ditadura que a Globo tanto apoiou. Não faltou nem mesmo o dedo em riste da “poeta” contra o rosto da presidente, um gesto que pode ser explicado por um estudioso da semiotica como Wilson Ferreira.  Ficou a impressão de que Bonner demorava por volta de 2 minutos para proferir suas perguntas que na verdade eram discursos contra o governo e aquele partido do “mensalão”, ah, mas isso[o “mensalão”],  farsesco e midiático como foi, o que resultou em sentenças injustas, continua sendo pau prá toda obra nas mãos da Globo, né. Ao final de cada pergunta ele(Bonner), emendava: Sei que vc vai responder isso[como a emissora estivesse vacinando seus telespectadores contra as respostas de Dilma, cá prá  nós, isso é jornalismo ou truque dos mais baixos visando invalidar a resposta da entrevistada]…Tudo bem que o casal de inquisidores tenha se deslocado até o Palácio da Alvorada para entrevistar Dilma no interior de uma biblioteca que mais se parecia com um escritório de advocacia, o certo é que para o telespectador ficou a impressão de que houve mudança no cenário: Se o do tucano foi um ambiente azul monocromático que dava um certo conforto, o da presidente ocorreu num apertado “escritório.”  Mas Dilma foi firme e demonstrou elegância e que está no lugar certo, não haveno qualquer acusação de prática de desvio de dinheiro público contra a sua pessoa, o mau humor do casal de entrevistadores deve ser por não terem do que acusar a pessoa de Dilma, uma governante de mãos limpas….também deu prá ver uma pontinha de inveja na dupla de inquisidores, também pudera, Marina e Aécio, candidatos dos rentistas, da mídia e do mercado financeiro,  nem chegam perto…não podemos deixar o Brasil e o pré-sal cairem nas mãos dos abutres que, como sabemos, tem Aécio como candidato preferencial e Marina como plano B, a equipe econômica dos dois é a mesma,..,segue link para artigo no site Brasil 247 sobre as agressões à presidente

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/150522/Agredida-pelo-Jornal-Nacional-Dilma-se-defende.htm

  26. É, já perceberam que a dose

    É, já perceberam que a dose do remédio para forçar o segundo turno foi forte demais, matando Aécio e o PSDB juntos…kkkkk. Se prepara Marina, que o fogo amigo vem ai!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador