O parente distante e operador próximo de Beto Richa

Nesses tempos de manipulação de notícias, não há nada de mais ridículo do que a caracterização permanente de Luiz Abi como “parente distante” do governador paranaense Beto Richa.

Qual a relevância de ser parente próximo ou distante? O fato que interessa é que Luiz Abi era operador de Richa, o sujeito que valendo-se da influência conferida pelo governador aparelhou o Estado com quadrilhas de toda espécie. Esse é o ponto central, independentemente do parentesco.

Observação

É interessante ler os comentários. Há uma sequências de comentários em defesa de Richa, todos com conteúdo semelhante, mostrando há uma boa estrutura de internautas nas redes do partido.

Do Jornal de Londrina

Luiz Abi interferia nas fiscalizações da Receita, diz auditor

Mesmo sem ter cargo na Receita Estadual, o parente distante do governador Beto Richa (PSDB) teria voz de comando no órgão, denunciou Luiz Antônio de Souza

Fábio Silveira

O empresário Luiz Abi Antoun, parente distante do governador Beto Richa (PSDB), interferia nas fiscalizações da Receita Estadual em Londrina, inclusive encerrando fiscalizações. Um dos casos em que a atividade teria sido finalizada por ordem de Luiz Abi foi o da GV Alumínios, que pertence a um sócio dos filhos do primo de Richa em outra empresa, a Alumpar. A GV Alumínios contribuiu com R$ 5 mil para a campanha de Gustavo Richa (PHS) a deputado estadual no ano passado – ele não foi eleito e cumpre mandato como vereador em Londrina. Já a Alumpar contribuiu com R$ 100 mil para a campanha de Beto Richa à reeleição, também no ano passado, como mostra prestação de contas da campanha do tucano junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Esse é um dos casos de interferência de Luiz Abi nas ações da Receita Estadual denunciados pelo auditor fiscal Luiz Antônio de Souza ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Souza colabora com as investigações a partir de um acordo de delação premiada. Segundo o auditor, a fiscalização foi aberta em 2011 pelo então inspetor regional de Fiscalização, Milton Digiácomo.

Segundo Souza, o auditor destacado para essa fiscalização foi Amado Batista Luiz, que também foi preso preventivamente na semana passada, na segunda fase da Operação Publicano. “O fiscal efetivamente iniciou a fiscalização na GV Alumínios, contudo, logo em seguida, veio a ordem de Luiz Abi para encerrar a investigação sem autuação”, disse Souza em depoimento prestado ao Gaeco em 4 de maio. Ainda conforme o delator, “Luiz Abi passou essa ordem para Márcio de Albuquerque Lima”. Lima era o delegado da Receita em Londrina na época. A nomeação dele é atribuída por Souza a Luiz Abi, que embora não tivesse cargo no governo, era considerado “eminência parda” na gestão de Beto Richa.

A fiscalização foi encerrada sem que a GV Alumínios tivesse entregado a documentação pedida pela Receita Estadual. Conforme Souza, o relatório feito pelo auditor diz que a fiscalização foi realizada e que “a empresa estava regular, apesar de sequer ter realizado efetivamente a fiscalização”.

A reportagem não conseguiu fazer contato com a GV Alumínios ontem à tarde. O advogado de Luiz Abi, Antônio Carlos Coelho Mendes, disse que não daria entrevista ao repórter.

Investigações

O Gaeco começa a ouvir nesta semana as 50 pessoas que foram presas na semana passada, na deflagração da segunda fase da Operação Publicano. Um dos depoimentos mais esperados é o de Luiz Abi, considerado pelos investigadores como responsável pela indicação dos cargos de chefia na Delegacia da Receita Estadual em Londrina e um dos “cabeças” do suposto esquema sob investigação. A Operação Publicano investiga a denúncia de que auditores fiscais, contadores e empresários teriam formado uma “organização criminosa” para favorecer a sonegação de impostos mediante o pagamento de propina.

 

Luis Nassif

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deixa eu ve se entendi: como

    Deixa eu ve se entendi: como é parente distante o JN nào diz que ê operador proximo.,..tasca la cabeça do povào que se trata de um parente distante..,..pau no Vaccari pq o povo precisa gozar

  2. Parente distante envolvido

    Parente distante envolvido até a alma nos crimes da receita estadual de londrina. Ontem a operação ferrari, prendeu um comandante da Policia Militar do Parana tambem de Londrina, envolvido com trafico internacional de drogas. Ontem tambem foi preso o diretor do IAP Instituto Ambiental do Parana, com dinheiro em casa, muitas verdinhas.Meu Estado virou um mar de lama. Dignissimo Juiz Sergio Moro, tem alguma coisa a dizer aos Paranaenses.

  3. Já houve uma certa

    Já houve uma certa evolução.

    O tal elemento era “suposto primo”, agora já foi promovido a “parente distante” pela impoluta imprensa brasilieira. So o Lula ganha sobrinhos que nem existem, vcs não vão querer que os tucanos tenham o mesmo tratamento de nossos perspicazes jornalistas né? …

    O que é ruim a gente esconde, separa, isola…..

  4. Mais próximo que primo, só fosse irmão

    Veja bem: a mídia usa “distante” no sentido de “distância”.

    Ou seja, Luiz Abi é aquele primo de Richa que mora longe.

  5.  
    Então o primo que se

     

    Então o primo que se encontra a perder de vista do governador Relincha mais não cai, a despeito de se encontrar há léguas de distância de sua excrescência que relincha. Deixa ver se entendi. Então, o primo que se encontra a léguas de  lonjura, é o mesmo gajo que cuidava de todas as dependências da cavalariça?        

    O moço, mesmo distante, é capaz de esticar seu longo braço, alcançar a botija do Estado, surrupiar tudo que encontra. Enquanto o Beto, ruminante, digo, primo distante, fica a relinchar na TV alegando ser incapaz de enxergar o primo situado a tão grande distância. Ah! Agora… Uh!  É…. Entendi?

    Orlando

  6. Imprensa vermelha

    Essa imprensa vermelha… Não tem jeito, petista alé de corrupto ainda quer apontar o dedo podre para os adversários. O nome disso é cortina de fumaça. Tudo vai mão la por Brasilia, e pq não desviar o foco para o governo do Paraná que é Tucano, não é mesmo petezada?

  7. Segundo a promotoria o

    Segundo a promotoria o esquema existe a décadas já, mas isso vocês não colocam. Está cada dia mais claro que jornais sérios estão se deixando levar por esse partido de mentiras, e se tornando uma mídia vermelha para inventar mentiras sobre o governador. 

  8.  Esse negócio de tentar ligar

     Esse negócio de tentar ligar o governador em todos os escândalos já passou dos limites. O próprio Beto Richa já deixou bem claro estar apoiando e fazendo com que as investigações aconteça da melhor forma possível, e se encontrada irregularidades que todos os envolvidos sejam punidos, seja quem for.

  9. Esse jogo sujo da turma do PT

    Esse jogo sujo da turma do PT já está passando dos limites, cada dia mais eles usam da imprensa vermelha para pulicarem essas mentiras escancaradas. A realidade é que eles estão inventando essas mentiras para enfraquecer o governador, mas Richa acaba colocando a verdade a tona e se tornando mais forte. 

  10. Uma coisa que foi deixada bem

    Uma coisa que foi deixada bem claro pelo governador Beto Richa foi as investigações, ele apoiou GAECO nas investigações e além do mais falou que se houver irregularidades quer todos os envolvidos sendo punidos, esse joguinho sujo dessa turminha do PT já passou de todos os limites, mas o realidade é que a cada picuinha inventada Richa fica mais forte…

  11. A cada dia que passa está

    A cada dia que passa está ficando mais nítido que jornais sérios estão passando a ser uma mídia criando pela turma de vermelho, que ficam criando picuinhas para desqualificar a imagem do governador Beto Richa, mas isso tudo já passou de todos os limites!!!

  12. Richa sempre coloca a verdade

    Richa sempre coloca a verdade a tona o que faz ele ficar forte e acaba com a tentativa da oposição de enfraquecer o governador… Diversas coisas vocês não colocam, pois tem a história dos esquemas, que já existe durante 30 anos, como disse a promotoria!!

  13. Prente distante de Richa

    Escândalos no governo Richa:

    1) Operação Publicano – desvios fiscais da receita para campnhanha e outras cositas mas (exploração de menores). Um dos principais envolvidos é (era??) copiloto de richa nas corridas de carro….

    2) operação Voldemort – fraude em licitação de serviços de transporte ao Estado – Abi Antoum encolvido nas duas operações

    3) Uso, pelo governador, de avião sem licitação. Richa  já condenado na primeira instãncia a indenizar Estado em 2 milhôes.

    4) Fernada Richa, esposa e secretária do trabalho e desenvolvimento social, envolvida no escandalo da receita (reuniões com os fiscais determinando cotas de arrecadação X definição da agenda do sindicato dos fiscais, promoções, etc , segundo as delações. Também já sendo processada por fazer campanha eleitoral na distribuição dos cobertores da provopar, qdo ainda Richa era prefeito de Curitiba, campanha para a primeira eleição a governador.

    4) operação Superagui: busca e apreensão no IAP (instituto ambiental pr). Escritórios e residencias, inclusive do Presidente. Em uma das residências foi apreendido 649 mil reais em dinheiro. Relacionados a licensas ambientais.

    5) Eloisa Abi Antoun (esposa de Luis A. Antoun), reconduzida a diretoria da Sercontel (é funcionária de carreira). Destituída e reconduzida. Eloisa e Fernanda foram sócias fundadoras de universidade particular em Londrina (União Metropolitanaem de Ensino).

    6) Richa contrata o maior criminalista do Paraná – René Ariel Dotti. Para sua defesa e da esposa)

    7) Operação Ferrari da PF: Indiciado comandante da PM Coronel Mauro Rolim. Chefe Estado Maior do segundo comando Regional (Londrina). 

    8) Amigo de Richa preso, Luis de Carvalho, secretário municipal da copa em Curitiba. Operação da PF.

     

    obs: Na Publicano, vários amigos de Richa presos. O copiloto. Aqui em Bandeirante, PR, o Midauar. Sempre que Richa vinha a Bandeirantes, hospedava-se na casa do Midauar. A cidade inteira sabe. Amigos de infância.

  14. PSDB e a Corrupção

    No Paraná (que ainda faz parte do Brasil), “tá tudo dominado” pela quadrilha (quadrilha nada, é uma gangue mesmo!) dos “tucanalhas” do PSDB. Todas as instituições do Estado foram ocupadas pela meritiocracia política corrupta do PSDB, que tanto critica o PT! Porém o PT trabalha pelo desenvolvimento social dos brasileiros e do país, enquanto a “tucanalha” achaca o estado para benefício próprio e de seus apoiadores! É preciso escrever em letras garrafais e de bom tamanho que o PSDB É CORRUPTO, GOLPISTA, DIREITISTA, ENTREGUISTA! Privatizador, especulador que enquanto no governo, faz tudo para a sua camarilha “tucanalha” tomar posse de dinheiro que seria para a saúde, educação e desenvolvimento social do povo paranaense. No entanto, chefiado por uma gangue de bandidos achacadores, encontram cobertura também numa mídia tão corrupta e safada como eles! E ainda ousam posar de “bons mocinhos”, favoráveis a ética pública e a moralidade (!). Que artifício é este gangue “tucanalha”? Agora querem acabar com o direito do Brasil de possuir jazidas de petróleo para privatizar , proibindo a Petrobrás de seu direito estatal e inalienável exploratório do petróleo nacional, que com seus recursos, apoia a educação e a saúde nacional! O que estes miseráveis, hipócritas pretendem ao Brasil? Lutam contra o desenvolvimento e a independência do Brasil, querem que voltemos a ser quintal do “Tio Sam” e tirar os sapatos para as políticas intervencionistas americanas! Querem acabar com o poder que esta Nação adquiriu no mundo, sendo uma poderosa Nação que faz parte dos 5 países mais poderosos e compõem o BRIC! Isto é política de Estado que estes entreguistas a exemplo do Paraná querem fazer – destroçar a Nação, dividir seu povo, transformar a luta política em luta xiita, retrógrada, religiosa e social! São os demônios modernos que não aceitam a democracia, pois são “democratas” travestidos, falsos, enganadores, golpistas! Abaixo a “tucanalha” do PSDB do Paraná e do Brasil em favor de seu povo!

  15. Família unida

    Sete “parentes distantes” do Richa vieram defendê-lo neste post. Todos em sequência, escrevendo a mesma coisa.

    Sempre que se fala no impoluto governador tucano, lá vem a turma com os nicks engraçados dar uma força. Eita, família unida!!!

    1. é verdade

      e um até revelou a finalidade do golpe, assinando como migué!

      grandeza do Nassif que publica esses comentários. noutros sites seriam censurados, e nem saberiamos que alguém ainda acredita no beto relincha.

  16. Luiz Abi de logo mas não tanto …
    Só resta um comentário. ..Fora Beto Richa e leva seu primo bem distante do Paraná, corja de sem vergonhas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador