O risco de transformar a Lava Jato em Mãos Limpas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de BRAGA-BH

do Brasil Econômico

Governador eleito vê risco de berlusconização

Por Gilberto Nascimento*

Ex-juiz federal, o governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), acredita que o cenário do segundo governo Dilma será de grande turbulência política em razão da Operação Lava Jato, que investiga irregularidades na gestão da Petrobras. Ele lembra que as apurações já arrolaram, em diferentes níveis de envolvimento, entre 40 e 50 parlamentares e compara o caso com a Operação Mãos Limpas, que revelou a corrupção na política italiana nos anos 90 e provocou uma reestruturação no sistema político daquele país. Só espera que a conclusão aqui seja melhor do que lá, onde provocou a ascensão do magnata Silvio Berlusconi, também envolvido em diversos escândalos. “Ele repetiu de outro modo e escala todos os problemas do sistema anterior”, comenta.

 Alan Sampaio / iG Brasília
O ex-presidente da Embratur Flávio Dino, eleito governador do Maranhão nas Eleições deste ano

Para o governador eleito, as investigações e também a decisão do STF que deve impedir a doação para campanhas políticas por pessoas jurídicas (a votação está paralisada por um pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes) criam condições para uma reforma política. “A operação revela corrupção e enriquecimento ilícito junto com o financiamento eleitoral. É o momento de discutir com a sociedade quem paga o custo da democracia e quem deve pagar por ele”, afirma. Dino defende o financiamento público de campanha e a realização de uma constituinte exclusiva para tratar das reformas política e tributária, cuja eleição de integrantes seria em 2016, junto com as disputas municipais. Outra alternativa para impedir a berlusconização do Brasil, na opinião dele, é a retomada do diálogo entre o PT e o PSDB, que comandam a política nacional.

Crença na punição aos corruptores
Antes de iniciar a carreira política, Dino presidiu a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele afirma que tem certeza que a Operação Lava-Jato vai terminar com a prisão de corruptos e corruptores. “Na época dos anões do Orçamento (no início dos anos 1990), os senadores José Paulo Bisol e Pedro Simon levantaram a questão da punição também aos agentes econômicos, mas não havia um ator externo à política tão forte quanto o Judiciário é hoje”, opina. Antigo colega do juiz Sergio Moro e de Teori Zavascki, do STF, Dino acredita na independência de ambos para concluir as investigações.

STF independente
Para Dino, as nomeações dos presidentes Lula e Dilma para o STF deram uma independência ao tribunal inédita na República. Para ele, a situação só se compara a dois breves momentos: o confronto com Floriano Peixoto e no início da ditadura militar, antes das cassações de três ministros.

Delgado será candidato, garante PSB
O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), vice de Marina Silva na última disputa presidencial, garantiu que o colega Julio Delgado (MG) será o candidato do partido à Presidência da Câmara para concorrer com Eduardo Cunha (RJ), líder do PMDB. O PT ainda discute o nome de seu representante. Na semana passada, Delgado disse que ainda estava “pajeando a boiada”. Ou seja: aguardando o desenrolar das negociações.

João Paulo tentará de novo
O PT de Recife gostaria de lançar um nome novo para concorrer à prefeitura em 2016. Mas não tem muitas opções. O candidato deve ser, novamente, o deputado João Paulo Lima, derrotado na disputa ao Senado pelo ex-ministro da Integração Fernando Bezerra Coelho (PSB). Antes um campeão de votos – foi eleito prefeito de Recife em 2000 e, por duas vezes, o deputado mais votado de Pernambuco -, este ano João Paulo não conseguiu vencer nem na capital.

“Antigamente o picareta achava a sombra. Agora não, quer ser presidente da Câmara. Se o PT e a Dilma aceitarem, rompo e vou para a oposição”
Ciro Gomes, sobre a tentativa do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de comandar a Casa

*Com Leonardo Fuhrmann e Patrycia Monteiro Rizzotto

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Para o governador eleito, as

    “Para o governador eleito, as investigações e também a decisão do STF que deve impedir a doação para campanhas políticas por pessoas jurídicas (a votação está paralisada por um pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes) criam condições para uma reforma política”:

    Tem OUTRA reforma que vai vir bem a calhar e que vai ser inevitavel se gilmar mentes e Toffoli derem seguimento aa tentativa de golpe institucional…

    ABAIXO OS JUIZES.  Abaixo todos eles.  Acendam todos eles.

  2. Vi e gostei

    Egresso da magistratura, Flávio Dino respondeu muito bem às perguntas, gostei da defesa que ele fez da honestidade da presidente Dilma ao ser perguntado sobre o famoso “Eles Sabiam” da Veja. Dino não vai ter vida fácil, afinal de contas Sarney domina muitos setores do MA, tipo Judiciário, meios de comunicação,..não nos esqueçamos que Jackson Lago foi derrubado com base numa denúncia inventada de compra de votos…

    http://gilbertolimajornalista.blogspot.com.br/2014/11/flavio-dino-no-roda-viva-e-possivel-ser.html

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=_OC3aVig_9w%5D

  3. MAIS UM CAPÍTULO DA VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

     

    OAS, Odebrechet, Andrade Gutierrez, Camargo Correa, Mendes Junior e outras crescerão graças à politicagem que aconteceu principalmente no tal “milagre econômico” do período militar, onde se contraiu uma dívida externa quase impagável e que nos deixou durante décadas reféns dos EUA. Mais recentemente, a farra também comeu solta nos governos Sarney e FHC, com a cumplicidade dos diversos interessados, naquele “espírito fraterno” que conhecemos de todos “se ajudarem”. Nesse tempo, com a omissão da imprensa e de órgãos fiscalizadores, tudo era feito de forma escancarada e sem o menor pudor. Falava-se nas listas de deputados do Congresso que recebiam mensalmente suborno para aprovação de projetos, orgias em mansões em Brasília patrocinadas por construtoras, aviões e malas cheias de dinheiro e todo tipo de falcatrua, sem que seus autores fossem incomodados. Nos tempos de hoje, a atual oposição, que aparelhou o Estado e continua na situação, como politiqueiros e picaretas que são e por saberem muito bem onde estão os maiores esquemas, usam de sua vasta experiência para apontarem, quando lhes convêm, os problemas certos de que não irão ser atingidos. Fazem uma parceria com a mídia e órgãos públicos para atacarem o governo. Ao instaurar a CPI da Petrobras, tremeram. Agora, vendo os rumos e a conotação política e nada isenta que as “investigações” tomaram, aproveitam oportunistamente para posarem de éticos.

    Bando de hipócritas! CANSAMOS DE SER ENGANADOS! Tem que se apurar TUDO, TUDO mesmo, doa a quem doer.

    P.S.: Por que as construtoras mais ligadas ao Aécio, como Andrade Gutierrez, estão tendo tratamento privilegiado?

    Alguns outros fatos:

    –  Quando a linha verde de “Belo Horizonte” foi construída, os melhores trechos já estavam separados para empresas “amigas” de Aécio.

    – Fornecedores que tentaram entrar em licitações da Cidade Administrativa, a “Disneylândia” de Aécio e sua turma, relataram que foi impossível furar o bloqueio feito pelo governo com intuito de privilegiar empresas “parceiras”.

    – Sendo Youssef tão íntimo de Álvaro Dias e tendo Paulo Costa e outros envolvidos na operação “lava-jato” começado com cargos de chefia no governo tucano FHC, qual o interesse em blindar mais uma vez essa turma? E ainda: Por que insistem em continuar as investigações na nada isenta PF do Paraná e com uma equipe filiada e que fez campanha para tucanos?

  4. Grandes semelhanças

    Bem apontado pelo Flávio Dino. A situação atual lembra muito a da Itália dos anos 90. Até em separatismo, tal como lá, aqui já se começa a falar… E candidatos a salvadores da pátria já temos vários: Bolsonaro, Joaquim Barbosa.. mas o mais parecido mesmo com o Berlusconi, até na vida pessoal, é o Aécio.

  5. Dino não foi apoiado por PT/Lula

    Gostei muito. Mas a reportagem se esqueceu de dizer que Dino não foi apoiado por PT/Lula, mas as bases e militâncias lutaram bravamente. No  youtube provavelmente se encontra video de LUla apoiando afilhado de Sarney.

    Destaco o caso de Recife: “João Paulo tentará de novo. O PT de Recife gostaria de lançar um nome novo para concorrer à prefeitura em 2016. Mas não tem muitas opções”. A Direção Nacional piorou a disputa, mais do que disputa, briga feia que não deu pra ficar internamente, chegou ao público, e a mídia local PIG, claro, contribuiu menos até mesmo do que o próprio PT local !!… Não à toa, não elegeu nenhum deputado pra Câmara Feederal, temo que os respingos ainda permanecerão.

  6. Discursos estranhos diante da corrupção da Operação Lava Jato

    Nos últimos dias, eu li vários discursos estranhos sobre a corrupção investigada pela Operação Lava Jato, que me causaram certa repugnância. Muitas das opiniões que eu vi serem dadas veiculavam um certo cuidado com os corruptos e corruptores. Como se os criminosos tivessem que ser, em certa medida, protegidos. Esse discurso não pode ter vez, espaço, nada. Quem cometeu crimes que responda por eles. Se o Brasil tiver que descartar as construtoras que pagaram propinas, que isso seja feito. É mentira que o Brasil não pode ficar sem elas. Pura mentira. Construtoras se formam com o dinheiro dos contratantes. Qualquer construtora hoje de médio porte pode se tornar uma de grande porte mais eficiente e honesta do que muitas das construtoras propineiras que envergonham hoje o país.

    Aliás, a expressão “país da corrupção”, ao se referir ao Brasil, nunca foi tão pertinente como nos dias atuais. Dizem que existem países mais corruptos do que o Brasil. Se isso for verdade, uma coisa é certa: os roubos no Brasil são mais vergonhosos e constrangedores. Tem muito ladrão neste país. A operação Lava Jato é uma coisa vergonhosa. E está tudo provado. Todos os envolvidos que delataram contaram detalhes e exibiram provas, o que mostra que eles não estão inventando ou criando nada. Quem cometeu crimes, que responda por eles. Tudo detalhado, contas, valores, para onde foi o dinheiro, quem pagou, quem recebeu e com quais intenções etc. Quero ver agora quem vai dizer que “não tem prova”. Serão aqueles que gostam de passar vergonha em público.

    1. Eu somente gostaria de saber

      Eu somente gostaria de saber o pq de ter o inquérito s/ o METROLÃ0  desaparecido das manchetes, ou foi , mais uma vez, colocado na gaveta, assim como o foi as investigações s/ a DROGA em MG. O Sr. Alexandre que sempre acusa o PT por tudo, talvez possa me dar alguma “orientação”, já que parece ser advogado. Por favor, minha ingenuidade e falta de conhecimentos , não me permite e eu “Só queria entender”.

      1. É a mania de defender ladrão? Só pode

        Nem citei o PT em meu post. Citei as construtoras propineiras. Você já saiu na frente para defender ladrão, na base do “os nossos ladrões são mais toleráveis do que os dos outros”? Nossa, que mania feia essa.

        Com esse cacoete de defender ladrão, quando Dilma está dizendo que eles têm mais é que se foder, nêgo vai ajudar na campanha do impeachment, pois vai ajudar a associar o PT com a corrupção, mais uma vez, como já fizeram com o mensalão.

        Petistas da Internet são alguns dos maiores representantes do que gerou o ódio que criou o cerco atual ao partido. O partido está cercado e age pisando em ovos. Sair do enquadramento vai ser muito difícil. Muito difícil mesmo. A dimensão da corrupção era tão grande, são tantos os lances, que a chance de em algum momento alguém da cúpula em Brasília ser atingido é simplesmente muito real, muito grande.

        Se o negócio engrossar, e tudo indica que vai, não vai ser acusando os outros de também serem ladrões e querendo justificar a roubalheira na Petrobras que o PT vai se manter no poder. Esse discurso vai ser identificado como legitimador do roubo. E ninguém vai aceitar isso mais uma vez, como tentaram fazer no mensalão.

        O roubo na Petrobras é indefensável, como já era o mensalão. Agora é defender que os culpados sejam condenados. E torcer para que nada vincule a presidência da república ao esquema. Hoje, isso é uma questão de sorte, mesmo que eu acredite que não tenha havido má-fé de Dilma. Mas o problema não é o que eu penso. O problema é o que a oposição sedenta pelo poder pode fazer com o menor indício. Vai ser um arraso se algo der espaço para que isso aconteça.

        1. E o sr. pode apontar em que

          E o sr. pode apontar em que momento defendi algum ladrão? Eu aplaudirei a presidente Dilma se ela conseguir fazer com que a justiça funcione no caso da Petrobrás, e não sobre pedra sobre pedra”. Mas como brasileira e votante exijo tb que tudo seja averiguado, seja de que partido for. E essa tática de atacar, para se  defender, é típica de advogados que não sabem a resposta, ou não a podem revelar.

    2. Exato. Hj uma colega de

      Exato. Hj uma colega de trabalho, advogada, relatava angustiada o caso de uma mulher que foi CONDENADA A PENA DE RECLUSÃO por um pequeno furto numa loja de departamentos. Perguntei a ela, como sempre faço nesses casos, qual a sua opinião sobre um sistema de justiça onde quem é cidadão comum vai direto mofar na cadeia enquanto um corrupto contumaz de proporções astronômicas como esse Costa é tratado com toda a gentileza, quase com deferência por todo o aparato legal pelo qual PAGAMOS TODOS. Sendo uma pessoa honesta, como a maioria dos cidadãos comuns, ela ficou sem resposta. Diferentemente deste colunista que, embora pose de progressista, parece crer que a justiça deve permanecer restrita aos pobres mortais, poupando os grandes tubarões da política, os verdadeiros bandidos deste país. Esses seres escrotos, abjetos e asquerosos que falam “bonito” todos os “data vênia” da vida mas são piores que todos os Beira-Mar e Marcolas juntos, posto que são a prova viva de que O ROUBO COMPENSA, SIM, COMPENSA MUITO!!! Brasil, país de ladrões. Grandes e pequenos. Estamos de saco cheio desses picaretas com anel de “dotô”, especialistas em habeas PORCUS.

      Se a presidanta cometeu algum crime (quem duvida?), tem mais é que se ferrar como todo mundo aqui debaixo. O mesmo para todos os escalões, de alto a baixo. Melhor uma caça às bruxas verdadeira do que uma democracia de mentira. País cordial? Não sei do que se trata.

      Chega. Passou da hora de acabar com essa brincadeira. Justiça para poucos é justiça nenhuma! Fora todos os políticos. Vão todos pra bancada da Papuda. Vcs são o lixo deste país.

    3. Escândalo na Petrobrás

      Antes de me acusar de estar defendendo ladrão, sonho em ver todos os corruptores presos, nunca vi um deles condenados, já vi responderem, mas sempre, por falta de provas ou outra formalidade, serem absolvidos.

      Embora sua fala seja de absoluta convicção queria saber o que está provado, as autoirdades suiças já mandaram os documentos dos depósitos em contas bancárias? Para a validade da delação premiada basta a palavra do delator e o que é publicado pela mídia venal, as vezes até mesmo distorcendo o que foi dito pelo próprio delator? O que foi provado? Você tem acesso as provas? Quais são elas? Poderia listá-las e compartilhar-las?

      Acho difícil já existirem provas irrefutáveis e suficientes para condenar os corruptores, mas já que o doutor está a dizer devo, “bovinamente”, acreditar.

      A única prova que parece irrefutável de conhecimento público, até o momento, é a declaração da Graça Foster de que SBM offshore confessou o pagamento de propina.  

      1. Os delatores irão devolver milhões de reais, se comprometeram

        De onde veio essa montanha de dinheiro, senão da corrupção que eles estão denunciando? Isso é tão óbvio que eu não vou nem me alongar. Até as construtoras já estão sinalizando para fazerem acordo. Você está obviamente desinformado ou distorcendo as informações.

  7. Espero que Flavio Dino tenha

    Espero que Flavio Dino tenha competência e forças para reverter a situação revoltante do Maranhão. Meu pai e de lá e veio para SP no final dos anos 70. E os que ficaram lá, da família dele, tiveram pouca mobilidade social quando a comparada a que ele teve em sampa – graças à muito esforço, luta, trabalho. O clã Sarney ( chamar de clã é bondade = essa família é um clancer no maranhão, isso sim). Essa família fdp transformou o Maranhão em uma espécie de Coréia do Norte ao sul do Equador. 

  8. Julio Delgado

    O Pilantra do Julio Delgado não é tão diferente do Eduardo Cunha, é farinha do mesmo saco.

     

    “Antigamente o picareta achava a sombra. Agora não, quer ser presidente da Câmara. Se o PT e a Dilma aceitarem, rompo e vou para a oposição”
    Ciro Gomes, sobre a tentativa do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de comandar a Casa

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador