O trabalho exemplar do Instituto Alana

Nos próximos dias, a consultoria McKinsey divulgará pesquisa junto a 5 mil empresas comprovando que a solidariedade é o melhor instrumento para melhorar o ambiente empresarial e os resultados das empresas.

A pesquisa indicou que políticas de inclusão de pessoas com deficiência – especificamente pessoas com síndrome de Down – melhoraram cinco dos nove itens que medem o ambiente interno de uma empresa, dentre os quais o aprimoramento dos líderes, a cultura empresarial, o controle e a retenção de clientela. A pesquisa comparou  empresas que praticam essa política com aquelas que só aceitam funcionários sem problemas.

Nas próximas semanas haverá nova pesquisa de campo analisando a influência das crianças de Down no ambiente escolar.

Esses trabalhos certamente impulsionarão a adesão espontânea de grandes organizações e escolas a políticas inclusivas.

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Não se trata da primeira investida do Instituto Alana no universo infantil.

O Instituto foi criado em 2002 por um casal de irmãos, herdeiros do Banco Itaú, que ficaram órfãos muito cedo. Houve a desocupação de um terreno da família, no Jardim Pantanal, na Zona Leste. Ao entrar em contato com a situação dos invasores, os irmãos decidiram bancar um projeto assistencialista, visando ampará-los.

O projeto evoluiu e em 2002 foi criado o Alana, com dotação de R$ 350 milhões.

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Aluna de Paulo Freire no curso de pedagogia da PUC (Pontifícia Universidade Católica), Ana Lucia Vilella centrou a atividade do Instituto na defesa das crianças.

As primeiras grandes batalhas do Instituto foRAM contra a publicidade infantil.

A ação foi ousada. Lançou filmes sobre obesidade infantil, citando expressamente empresas anunciantes, dentre as quais a Coca Cola. O lançamento foi no dia 12 de dezembro de 2012. No dia 13 o Instituto foi procurado pelo presidente da Coca Cola para a América Latina. No dia 23 de dezembro convidado para uma reunião com toda a diretoria da Coca Cola para explicar os motivos do filme. Lá, os diretores indagaram o que deveriam fazer para ganhar o respeito do público em relação ao tema.

Sugestão a seco: ir a público anunciar que não farão mais propaganda para crianças.

No dia 7 de maio de 2013 a Coca Cola publicou um anúncio mundial, em jornais de vários países, com seu novo posicionamento publicitário. O quarto ponto indicava o compromisso de não mais fazer publicidade para crianças, por não ser o público adequado.

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Atualmente, a Alana estruturou-se em três frentes: o Instituto, o Alanapar e o Alana Foundation.

A missão do Instituto é “honrar a criança”. Já o Alanapar é o braço de participações do Instituto no mercado de negócios sociais. Identifica iniciativas e ajuda a estruturá-las financeiramente.

Baseada nos Estados Unidos, a Alana Foundation é filantrópica e investe em pesquisa de ponta.

Atualmente banca estudos clínicos para avaliar o impacto de medicamentos na qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Down; e pesquisas sobre mídia e consumo, e novas formas de energia ainda não exploradas comercialmente.

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O Instituto mantém advogados e pedagogos participando dos conselhos de educação. Sabe da importância da convivência política dos diversos grupos para o aprimoramento da democracia. E é defensor da Política de Participação Social – que setores mais trogloditas taxaram de bolivariana.

Luis Nassif

12 Comentários

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  1. O fundo do poço

    Press release como artigo é pior que doce de jiló. Ainda mais de uma aberração como esta, um dos piores exemplos de tiranos politicamente corretos do Brasil. Uma excrescência totalitária, basta ver o que propõem e defendem para a sociedade. Cambada sem vergonha!

     

      1. Ao incomodado

        Monsieur Rupaud

        Tenho impressão que solicitaria os serviços de Madame Guillotine, caso tivesse poder para tanto, para evitar estas incoveniências matutinas.

    1. jà nesse país só pais

      jà nesse país só pais irresponsávei, alguém tem que tomar conta dessas crianças. E por ser capitalista fazendo socialismo como o seu próprio dinhieiro  ninguém tem nada haver com isso..

  2. Texto com erros de ortografia e concordância

    Belíssima iniciativa que requer um texto gramaticalmente mais bem cuidado, entretanto. (Até para ser compartilhado também). Basta corrigi-lo.

    “Esses trabalhos certamente impulsionarão a adesão expontânea de grandes organizações e …”

    “As primeiras grandes batalhas do Instuto foi  contra a publicidade infantil.”

     

    Quero conhecer pessoalmente o Instituto Alana.

  3. gostei do final do post,

    gostei do final do post, alguns trogloboditas rejeitam qualquer ampliação da ideia de democratização da sociedade por motivos meramente ideológicos – direitistas, geralmernte. .

     

    curiosamente, como sempre fazem, culpam os defensores da participação popular sob o argumento de que essa posição seria ideológica, bolivariana.

    os trogloditas são, na verdade, além de evidentemente primitivos,  fundamentalistas defensores do pensamento único, inerente ao comportamento danoso da verlha  grande mídia.

    rejeitam qualquer atuação dos  movimentos socias e das ongs que apóiam esses movimentos e atuam no sentido de abrir oportunidades de as pessoas serem mais solidárias.

    dizem-se democratas, defendem os eua, mas sempre no que este país tem de pior, não de melhor.

    de fachada,  sempre defenderam as ideiais iluministas para demonstrar que dominavamm o pensamento de vanguarda ocidental mas na hora de lidar com a população brasileira, vergastavam seus escravos como vergastam os movimentos populares e os progressistas hoje em dia.

    parafraseando nietzsche, talvez sejam demasiadamente desumanos.

    eu, na minha franciscana insignificancia, prefiro acreditar que ainda há pessoas com verdadeirtos ideais de solidariedade, que depois de um árduo e duro trabalho conseguem   que uma poderosíssima empresa multinacional mude um aspecto fundamental  na publicidade  jogada em cima de nosss crianças.

    claro que na visão marxista as mudanças deveriam ser mais radicais, mas é o que contamos e pode ser uma possibilidade a ser seguida, sim.

    por que não?

    1. Só as Santas Casas já chega

      Só as Santas Casas já chega para deixar você com vergonha da afirmação “ideia de democratização da sociedade por motivos meramente ideológicos – direitistas, geralmernte”.

      A direita faz mais pelos pobres em 1 dia do que a esquerda fará em um século.

      1. Direita ou esquerda

        No Brasil a concentração de renda permite que muita coisa seja feita em um dia por aqueles que conseguem muito mais em um minuto…

  4. Pau em francisco

    ” Política de Participação Social – que setores mais trogloditas taxaram de bolivariana.”

    Ok. Mas e o outro lado, elogiando a iniciativa (a ONG), feita pelos mesmos banqueiros capitalistas que apanham aqui um dia e o outro também?

  5. … sem problemas

    “A pesquisa comparou  empresas que praticam essa política com aquelas que só aceitam funcionários sem problemas.” Isso existe, ppessoas sem problemas?

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