Obama impõe sanções à Rússia por suposta interferência nas eleições

Jornal GGN – Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, decidiu impôr sanções contra a Rússia em razão de “atividades cibernéticas maliciosas” que teriam interferido nas eleições presidenciais do país.

O Departamento de Estado expulsou 35 diplomatas russos da Embaixada de Moscou em Washington e do consulado em São Francisco. Em comunicado, Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse que não deve expulsar embaixadores americanos e classificou a atitude de Obama como “hostil”, afirmando que ela “contradiz os interesses principais dos povos russo e norte-americano, tendo em conta a responsabilidade particular da Rússia e dos EUA para garantir a segurança global”.

O FBI acusa os serviços de inteligência da Rússia de interferir na eleição deste ano. Na quarta, ao ser questionado sobre o caso, Trump disse que os EUA “deveriam cuidar das sua vidas”.

Leia mais abaixo:

Da Agência Brasil

Obama expulsa 35 diplomatas russos por suposta interferência em eleição

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, impôs hoje (29) sanções contra dirigentes do governo e da inteligência da Rússia por conta da suposta interferência do país na eleição vencida por Donald Trump. As informações são da agência Ansa.

De acordo com a Casa Branca, os cinco indivíduos e seis entidades afetados estão envolvidos em “significativas atividades cibernéticas maliciosas”. O Departamento de Estado também expulsou 35 diplomatas da Embaixada de Moscou em Washington e do consulado em São Francisco, dando a eles e suas famílias 72 horas para deixarem o solo norte-americano.

Além disso, os russos não terão mais acesso a dois complexos estatais em Maryland e Nova York. “Ciberativistas da Rússia tentaram influenciar a eleição, erodir a fé nas instituições democráticas dos EUA e levantar dúvidas sobre a integridade do nosso processo eleitoral”, informou um comunicado da Casa Branca.

As sanções serão impostas pelo Departamento do Tesouro e atingirão o Diretório Principal de Inteligência (GRU) e o Serviço Federal de Segurança (FSB), sucessora da KGB. A lista inclui três companhias que deram apoio a operações do GRU, quatro oficiais da agência e dois civis acusados de “usar meios cibernéticos para causar a apropriação indevida de informações pessoais”.

“Essas ações se seguem a repetidos avisos públicos e privados que nós demos ao governo da Rússia e são uma resposta necessária e apropriada aos esforços para prejudicar os interesses dos EUA”, disse Obama por meio de uma nota.

A notícia de que o presidente estava estudando sanções contra Moscou surgiu na quarta-feira (28), elevando a tensão com o Kremlin na reta final de seu mandato. Recentemente, a CIA afirmou que hackers russos vazaram emails do Partido Democrata para beneficiar Trump, que promete adotar uma postura mais amigável a Putin.

Divulgadas pelo WikiLeaks, as mensagens indicavam um suposto favorecimento da cúpula da legenda à candidata Hillary Clinton, em detrimento de Bernie Sanders. Segundo os serviços de inteligência dos EUA, o ataque cibernético teve o aval do próprio presidente da Rússia, que nega as acusações.

Ao assumir a Casa Branca, Trump colocará no Departamento de Estado o CEO da petrolífera Exxon Mobil, Rex Tillerson, que mantém boas relações com Putin. 

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ontem Clovus Rissii

    Ontem Clovus Rissii  ESCREVEU

    Obama deu pleno sentido à ideia de respeitar dignidade do cargo

    O presidente Barack Obama suspeita que, se estivesse habilitado para disputar de novo a Presidência este ano, “teria mobilizado a maioria dos americanos” a seu favor.

    Acredito que ele está certo, mas há uma importante omissão na frase de Obama: também Hillary Clinton mobilizou a maioria dos norte-americanos, tanto que ficou 3 milhões de votos à frente de Trump.

    Não está claro, no entanto, se Obama, em vez de Hillary, seria capaz de ultrapassar a armadilha do Colégio Eleitoral que foi, afinal, quem elegeu Trump.

    Não importa. O que realmente importa é que Barack Hussein Obama deixará saudades. Nem tanto pela sua gestão, que só os norte-americanos estão em condições de avaliar. E avaliaram bem, a julgar pelo fato de que a candidata a que Obama deu apoio incondicional teve 3 milhões de votos a mais que seu principal adversário.

    Um resultado compatível com a perene percepção de que o eleitorado vota com o bolso: por uma tremenda ironia, o Trump que tratou durante a campanha de dinamitar o legado de Obama assumirá a Casa Branca com a economia mais forte do que qualquer outro presidente encontrou na história recente.

    Mais exatamente, desde os anos 80, quando George Bush pai assumiu em situação mais favorável.

    Obama lembrou, ao longo de seu mandato, que chegou ao governo quando a economia decepava 800 mil empregos por mês. Agora, há praticamente pleno emprego.

    A grande sombra sobre os anos Obama vem da política internacional. Não há espaço aqui para analisá-la ponto a ponto, mas basta dizer que a influência dos Estados Unidos ficou menor.

    Seria até bom que ficasse, se a comparação fosse com o intervencionismo na América Latina, que gerou um punhado de ditaduras nefandas, no Brasil inclusive.

    Mas a comparação, agora, seria com outro tipo de ditaduras, como a de Bashar al-Assad na Síria. Se Obama tivesse adotado uma zona de exclusão aérea sobre a Síria, nos primórdios do conflito, muito provavelmente teria evitado os bombardeios do regime com as chamadas “barrel bombs” que tantas vítimas fizeram. No limite, talvez tivesse contido o genocídio em Aleppo.

    Luzes e sombras à parte, o que mais impressiona em Obama é a dignidade com que se comporta na função. Deu pleno sentido à expressão “majestade do cargo”, que os analistas e jornalistas usamos tantas vezes para cobrar dos governantes que não avacalhem o mandato que lhes foi conferido.

    Nenhuma suspeita de corrupção dele próprio ou de seu entorno imediato ou nem mesmo do conjunto do governo. Vista da América Latina, só por isso sua gestão já mereceria a canonização.

    Nenhum ex-abrupto, nenhuma grosseria —nem mesmo quando adversários usaram e abusaram de acusações ou suspeitas infames.

    O que assusta é que seu sucessor, sem ter tido o voto da maioria dos norte-americanos, é o exato oposto. Da compostura de Obama à vulgaridade de um reality-show como promete ser a presidência Trump, a América dá um triplo carpado de tirar o fôlego.

        SIMONE APARECIDA DONINI.

    1. Assim que a pessoa que

      Assim que a pessoa que escreveu isso limpar o nariz e boca do excesso de bosta de tanto beijar a bunda do “governo Obama” ela ja pode comer uma refeicao, nao eh mesmo?

  2. ….
    Por causa disso que Obama ratificou a resolução da ONU contra os assentamentos de Israel na Palestina.
    Obama já perdeu o controle do governo meses atrás.Todo mundo viu que após o cessar fofo na Síria, o pentágono bombardeou o exército Sírio antes de uma ofensiva do ISIS. Foram usados aviões australianos, Dinamarqueses e dos EUA. Não foi apenas uma bomba, foram duas HORAS de bombardeio seguido por ofensiva da ISIS por terra.

    Isso durante o cessar fogo. Além do bombardeio ao comboio humanitário. Há vídeos na Internet que mostram a explosão muito peculiar que só pode ter sido causada por um míssil HELLFIRE que por acaso e o que os drones dos EUA usam. A explosão deste míssil é única porque são duas explosões.

    Isso após Kerry negociar o cassar fogo. Depois Jerry foi pra Antártida. …Bo meio da guerra, por uma semana. Que mico. ..

    Só quer manter às aparências.
    Rússia já estava em sanções dos EUA. Nada muda!

    Tudo isso é para dificultar o que TRUMP disse que faria que é a reaproximação com a Rússia.

    Dia 20 de janeiro tudo muda!
    Porque a Rússia já venceu. ..

  3. Os states querem guerra.
    Os states querem guerra.

    Inda bem, que a sra. Clinton perdeu, senão a possibilidade seria mais real e imediata ainda.

    Acharam NORMAL bisbilhotar Dilma, Merkel e tantos outros.

    E agora dizem, para os idiotas ouvirem, que Putin é isso e aquilo .

    É tempo de confronto.

    Assim começam as guerras.

    Quando um faz uma coisa e acha certo, e quando o outro faz a mesma coisa, acha errado.

    Chama-se vitimização

    E, quando o arrogante se vítimiza, saia debaixo.

  4. Por aqui os states não
    Por aqui os states não tiveram sucesso na “influencia” no resultado das eleições como pretendiam

    E PAAH

    Derrubaram governos eleitos.

  5. Os aviões dos EUA jogam
    Os aviões dos EUA jogam bombas pelo mundo,

    E PAAH

    Jogaram os aviões nas Torres Gêmeas e no Pentágono.

    ………

    Os EUA tentam infuenciar o mundo,

    E PAAH

    São influenciados dentro de sua própria casa.

  6. Errar é humano. Botar a culpa nos outros, então, nem se fala

    Obama acha que só ele tem o direito de errar ( destruir a Líbia, o Iraque, a Síria, não taxar com mais intensidade os grandes sanguessugas americanos, entre otras cositas mas), negando aos outros o direito de errar. Porque ele culpa a Rússia por seus erros?

    E mesmo que a Rússia, e não os seus erros, fosse a responsável pela derrota da Hillária, ele teria que culpar o eleitorado, não o Putin. Isso é desculpa esfarrapada de derrotado.

    Não cola. Até porque esse rato declarou a destruição da Líbia aqui do Brasil.

    Obama pensa que é Macbeth.

    Who do we think we are? Deepest Purple

  7. Nada ver . . . . Isto é uma

    Nada ver . . . . Isto é uma ação de Obama Bin e da outra belicista a Hilária para antecipar a aproximação de Trump com Putin . . .

  8. Putin já pegou o hábito de mostrar o lado Patético do Obama.

    Mais uma vez Putin simplesmente fez que o fim do governo Obama seja ainda mais patético do que já estava.

    Numa declaração disse que não ia se render a “diplomacia de cozinha” que em russo significa uma coisa de brigões de baixo nível, e no lugar de fechar o local que as crianças filhas de diplomatas se divertem na Rússia ele convidou-as para uma festa de natal no Kremin.

    O que os norte-americanos não notaram que não estão tratando com figuras truculentas e pouco sofisticadas que na época da União Soviética era comum, Putin, independente de juízo de valor de sua política externa e interna é alguém extremamente refinado e um político que dá de dez a zero em Obama.

    Obama, uma sugestão, falta pouco tempo, fica quieto e não faz mais das suas.

      1. De novo:  quem teria

        De novo:  quem teria interesse nisso?

        Lideres globais?

        Ou os merdas da extrema direita dos Estados Unidos?

        Quem diria que o governo Obama, alem de complexado, seria de extrema direita, heim?

        1. Mas..
          Todos acreditam que Obama e Hillary representam a esquerda PORQUE defendem os interesses de minorias.
          A pegadinha do sistema político dos EUA sempre foi está. O partido dos serviços sociais é o da guerra! E foi contra a abolição da escravatura. Como podem se esquecer de tanto?

          A defesa das minorias é onde a verdadeira EXTREMA DIREITA se esconde.
          Também na defesa do meio ambiente. …

          Tudo comprometido. O que não quer dizer que estas bandeiras sejam fraudes.
          E é exatamente aí onde fazem confusão na mente dados pessoas. A confusão é dizer que porque não defendem são ANTI!

          E por isso a maioria acredita que TRUMP e não ELES são a extrema direita.

          Essa confusão é resultado de ciência muito bem aplicada.
          Goebbels foi um gênio absoluto! Do mal, Mas sua natureza não muda sua genialidade.

    1. Ressaltando:
      “Putin,

      Ressaltando:

      “Putin, independente de juízo de valor de sua política externa e interna é alguém extremamente refinado e um político que dá de dez a zero em Obama”

      E da mesmo.

  9. Brasil podia  adotar essas

    Brasil podia  adotar essas sanções e impor aos EUA multa por interferir nas investigações policias, financiar grupos brasileiros, tudo com intuito de interferir nas eleições e financiar impeachment. Além da multa, poderia impedir que as petrolíferas norte americanas de atuarem no pais. Sonhar é tão bom.

    1. Apoiado 100%

      Com tanta noticia ruim da destruição do Brasil isto me fez sorrir.

      Acredito que o Obama usou a bilis para estas ações de final de governo. Pura inveja da habilidade do Putin que literalmente chutou o trazeiro dos USA na geopolítica. A vitória na Síria que copiava os acontecidos no Iraque e Libia, irritou profundamente o presidente norte americano.

      O pior que poderia ter acontecido às pretenções de dominação dos USA aconteceu. Foi a união da China e Rússia que se tornaram um oponente completo na geopolítica. E os analistas estratégicos culpam a inabilidade tanto do Obama como da Hillary.

       

  10. Quem vai hackear nossas urnas 100% seguras?

    Se a Rússia faz isso com as urnas americanas, imaginem o que os EUA – donos completos da tecnologia das nossas urnas “100% seguras” (existe alguma máquina 100% eficiente fora do poder judiciário brasileiro?) – não fez em 2014 e não vai fazer em 2018, sob a batuta de Gilmar Dantas…!

    1. Aha, Jura.  O assunto nao era

      Aha, Jura.  O assunto nao era sabotagem de urnas, o assunto era manipulacao de eleicoes.  A Russia nao teira o menor interesse em “sabotar” eleicoes, e muito menos de um “ganhador de Nobel”.  Quem teria mesmo?  A extrema direita norte americana teria, e muitissimo maior que se imagina.  (Tou com uma vontade de dar um nome aqui que voces nem imaginam…)

      Mas nao faz diferenca:  A TODOS OS MOMENTOS o governo dos Estados Unidos da a impressao que seu unico combustivel eh o complexo de inferioridade -e eles fizeram outra coisa na minha casa?

      A “reacao”…  “de Obama”…  coff coff…  era mais que previsivel.  Nem foi “reacao” e nem foi “de Obama”.  Foi o complexo de inferioridade mesmo.

      Que ele perdeu a eleicao so piora a impressao.

      Voces todos sabem tanto quanto eu que nao houve “interferencia” RUSSA.  O vazamento foi coisa interna dos EUA.

  11. SE ISSO É VERDADE

    OBAMA LEVOU O QUE MERECIA. O BRASIL NÃO DEU O TROCO , MAS RUSSIA DEU, E SE FOR VERDADE É BOM QUE ELES (GOVERNO AMERICANO) APRENDAM QUE NÃO SÃO OS REIS DA COCADA PRETA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador