Os 150 anos de Max Weber

Sugerido por Henriqueffc

Da Deutsche Welle

Obra de Max Weber mantém atualidade, nos 150 anos do sociólogo
 
Em 21 de abril de 1864, nasceu o conceituado autor de “A ética protestante e o espírito do capitalismo”. Suas ideias encontram interesse em emergentes como o Brasil e são aplicadas em certas regiões, diz especialista.

A obra de Max Weber é atualmente reconhecida por representantes de diferentes facções e tendências na ciência e política. O sociólogo nascido em 21 de abril de 1864 em Erfurt, Turíngia, ocupou-se de conceitos como objetividade e liberdade de valores, burocracia e carisma. Até hoje, suas teorias têm grande influência na área das ciências sociais.

Entre os escritos weberianos, um dos mais importantes é A ética protestante e o espírito do capitalismo, que descreve a relação íntima entre o protestantismo e os primórdios da industrialização e do capitalismo moderno a Europa Ocidental. Seu Economia e sociedade é um dos clássicos mais significativos da sociologia.

Por ocasião dos 150 anos do nascimento do autor, a DW entrevistou Edith Hanke, editora científica e responsável pelas obras completas de Max Weber publicadas pela Academia Bávara de Ciências. Entre outros focos de pesquisa, Hanke se dedica à recepção dos escritos do sociólogo alemão morto em 1920, em Munique.

DW: Max Weber nasceu há 150 anos. Quão intensa é a pesquisa sobre ele hoje em dia?

Edith Hanke: Nós vivemos um momento de grande interesse nele, também na Alemanha – naturalmente, devido ao jubileu –, por exemplo, em artigos na mídia. No entanto, quando estou no exterior, noto um interesse mais forte, em parte. Na semana passada, estive em Paris com pesquisadores franceses de Max Weber. Lá, ele faz parte do currículo do ensino médio. Quer dizer, eles também têm um conhecimento weberiano muito mais amplo – coisa que, na Alemanha, continua restrita a pequenos círculos acadêmicos.

Por que ocorre isso na Alemanha?

Eu acho que nós não estamos bem conscientes da grandeza de Max Weber. Ele é realmente um “best-seller de exportação” para o exterior, no que concerne o mundo intelectual e acadêmico. A maioria dos alemães não sabe disso.

Em que países o interesse por Max Weber é especialmente grande?

É interessante: nos últimos tempos a recepção de Max Weber é especialmente intensa nos assim chamados países emergentes, sobretudo no Brasil, México, China e na Turquia.

Por que especificamente nesses países?

Minha explicação é que sociedades que se encontram num processo radical de transformação econômica, política ou social, recorrem a Weber para poder explicar essa mudança. Muitas vezes é uma classe intelectual que conhece e cultiva essa fonte, procurando analisar a transformação segundo as categorias weberianas.

Geralmente se trata da transição de sociedades agrárias, pré-industriais, para sociedades industrializadas. Trata-se, justamente, de muito mais do que apenas a mudança dos processos de produção: há igualmente – e isso também é uma visão de Weber – muita mudança mental envolvida. Isso pode ter efeitos sociais, é claro, mas também políticos: as pessoas passam a ter mais participação política. São processos bem fundamentais, e a minha impressão é que nesse ponto Weber é muito importante.

A obra weberiana não abarca apenas as ciências sociais, mas também a ciência econômica, histórica, cultural e política. Ocorre uma recepção da totalidade dessa obra, ou ela está restrita a uma área principal?

Na maior parte dos casos, fala-se de A ética protestante e o espírito do capitalismo, que Max Weber escreveu em 1904-1905. Nele, ele procura explicar o nascimento do capitalismo a partir de características bem específicas dos protestantes rigorosos, e como a atitude deles fomentou a ascensão do capitalismo. Esse texto tem sempre um papel central na recepção weberiana. Também importante é Economia e sociedade, uma obra muito extensa, considerada escrito central da sociologia.

Fora isso, depende dos países em questão. A Itália ou a Espanha, por exemplo, abordam Weber mais a partir das categorias que ele estabelece. Mas os escritos políticos também despertam periodicamente interesse. É curioso examinar quais países se conectam mais fortemente com quais obras weberianas: é algo que está relacionado às distintas características culturais nacionais.

A recepção da obra de Max Weber também tem aplicação concreta?

Há um exemplo bem interessante, numa região da Anatólia Central, na Turquia: lá se fala, de fato, de um “calvinismo islâmico”. É uma região economicamente muito bem sucedida nos últimos anos, que adotou o conceito weberiano de ética trabalhista protestante. Eles se reportam explicitamente a Weber. Lá há principalmente pequenas e médias empresas. Também o modelo burguês da autogestão – que tem um papel grande em Weber – é lá aplicado aos lucros econômicos. Com eles são financiadas escolas ou concedidas bolsas de estudos, por exemplo. Os cidadãos tomam a vida nas próprias mãos, assim libertando-se um pouco do governo central em Ancara.

Esse é um exemplo em que a obra weberiana serviu de modelo para determinada forma de ação social. Nesse caso, porém, a obra dele também foi combinada com uma cultura totalmente diferente, de uma região totalmente outra

 

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um livro sobre o desencantamento do mundo

    O desencantamento do mundo, ed. 34

     

    Neste livro, Flávio Pierucci analisa o conceito de desencantamento do mundo – fundamental para a compreensão do surgimento de nossa moderna cultura racional.

  2. Um gigante! Deveria ser mais

    Um gigante! Deveria ser mais lido para melhor compreensão das sociedades modernas e suas instituições fundamentais. Também deveria ser lido pelos odiadores de Marx e do marxismo para aumentar o nível das críticas para além dos preconceitos de DCE.

  3. A fascinação weberiana

    O político deve e necessita fazer concessões.
    Mas eu sou por profissão e vocação: erudito.
    O erudito não deve fazer quaisquer concessões.
    Max Weber

  4. Livros sobre Weber

    MAX WEBER E O PROBLEMA DA EVIDÊNCIA E DA VALIDADE NAS CIÊNCIAS EMPÍRICAS DA AÇÃO

    Marcos Cesar Seneda

    Este livro examina a gênese de importantes problemas teóricos contidos na obra de Max Weber. Se esse exame pode ampliar nossa compreensão do seu pensamento ou nos ajudar a concebê-lo sob outra visão, é porque em seu percurso representam papel destacado três autores incomuns na bibliografia weberiana concernente à Teoria da Ciência. São eles: Aristóteles, Eduard Meyer e Karl Jaspers. Ao percorrer estas páginas na companhia desses autores, o leitor poderá então compreender a posição de Max Weber em face do que denominou o problema da irracionalidade. Essa posição é aqui reconstruída a partir da simetria ou assimetria de temas fundamentais da teoria do conhecimento, como, por exemplo, a relação entre descoberta e fundamentação, acaso e liberdade da vontade, vivência e experiência, determinismo nomológico e indeterminação pragmática.

    —————–

     

    FASCINACAO WEBERIANA; A: AS ORIGENS DA OBRA DE MAX WEBER

    SÉRGIO DA MATA

     

    O político deve e necessita fazer concessões.
    Mas eu sou por profissão e vocação: erudito.
    O erudito não deve fazer quaisquer concessões.
    Max Weber

     

    —————–

    PERSPECTIVAS DA RAZÃO: NIETZSCHE, WEBER E O CONHECIMENTO

    RENARDE FREIRE NOBRE

    —————

    Crítica e Resignação

    Gabriel Cohn

    Publicado originalmente há mais de duas décadas, este livro consolidou-se como referência obrigatória nos estudos sobre Max Weber e, mais amplamente, sobre pensamento social e teoria sociológica no Brasil. Esta nova edição inteiramente revista preserva a estrutura e os argumentos da primeira edição, alterando-a tão-somente onde a clareza e a legibilidade da escrita o exigiam. A reedição é oportuna, pois, longe de ser eclipsado pelas importantes análises da obra de Max Weber que se acumularam a partir dos anos 80 (especialmente com Jürgen Habermas e Wolfgang Schluchter, na Alemanha), o livro mantém-se inteiro, e serve de contraponto a elas. 

    ————

    Paradoxos da modernidade
    Cultura e conduta na teoria de Max Weber
    Schluchter, Wolfgang

    Nesta obra, editada pela primeira vez em português, Wolfgang Schluchter, um dos mais renomados estudiosos de Max Weber, analisa de forma abrangente a visão sobre a modernidade do pensador alemão. O livro se compõe de quatro ensaios crítico analíticos dos principais textos de Weber e de estudos esparsos que ele fez sobre economia das religiões, além de um panorama, que busca esmiuçar o programa de investigação weberiano.

     

  5. Livre pensar

    1. O bom do capitalismo é ser capitalista.

    2. Hoje às 5 da manhã passei pela Rangel Pestana, esquina com a Rua Monsenhor Anacleto, lá uma multidão, perto de 500 pessoas, vários automóveis praticavam o capitalismo em sua essência. 

    Negocia-se, à luz da noite, cigarros contrabandeados do Paraguay, que são pagos em máquinas de cartão e servem de moeda dentro dos presídios.

    É a sutil beleza do Capitalismo, se têm quem compra, têm quem vende. Espírito protestante (mercadoria de origem incerta) e o mercado imparável das trocas de bens de consumo.

    Não é a toa que o Paraguay é o País que mais se desenvolve, de longe, na América Latina.

    1. Contrabando de cigarros – nos Estados Unidos

      High Cigarette Taxes Turn Smokers Into Smugglers

      |GOV0071.JPG|GOV|Adults|Americans|Blue|Cigarettes|Color|Government and Social Issues|Holding|Males|Man|Men|North Americans|PortrGetty ImagesThe conclusion from a recently released report on cigarette taxes and cigarette smuggling from the Tax Foundation may sound obvious. The Washington, D.C.-based think tank found that when states impose high excise taxes on cigarettes, smokers tend to avoid buying cigarettes there. Instead, they buy them in low-tax states — smuggling their smoky contraband across state lines.

      No shocker there, right? However, what may surprise you is the foundation’s revelation of the size of the phenomenon.

      The States That Bum the Most Out-of-State Smokes 

      At $4.35 a pack, New York levies the highest excise tax on cigarettes in the land. It has nearly tripled the size of its excise since 2006 and now boasts an excise tax almost precisely three times the national average ($1.46 a pack).

      The result: the majority of cigarettes smoked in New York are contraband. According to the study’s data (which goes through 2012, the most recent year for which complete data are available), 56.9 percent of New York’s cigarettes were smuggled into the state, dodging New York excise taxes.

      A majority of smokes are smuggled in Arizona as well (51.5 percent), and New Mexico and Washington state (which tax smokes at $1.66 and $3.025 a pack, respectively) are not far behind. And they may not be alone.

      The study shows that smuggled smokes make up 25 percent or more of cigarettes consumed in 12 states. And with the foundation reporting that 30 states, plus the District of Columbia, increased cigarette taxes between 2006 and 2012, the trend is moving toward higher cigarette taxes — and more cigarette smuggling into states doing more of the taxing.

      Smuggled From Where?

      So where are all these contraband smokes coming from? In the United States, roughly 15 billion packs of cigarettes are sold each year. Some come from international globetrotters arriving in-state via duty free. As for the rest, the six biggest supplier states for cigarettes (the places where smugglers buy their contraband smokes before taking them back home) appear to be:New Hampshire — 24.2 percentWyoming — 22.3 percentIdaho — 21.3 percentVirginia — 21.1 percentDelaware — 20.9 percentWest Virginia — 20.6 percentIn these six states, at least 1 in 5 cigarettes sold in the state isn’t consumed there — so these places are where the cigarettes are coming from. (Note that Altria’s (MO) headquarters lie in Virginia. North Carolina, which is home to twin tobacco heavyweights Lorillard (LO) and Reynolds American (RAI), may also be a prime source for smokes — but the foundation didn’t provide full data on the state in its study, so it’s hard to say for sure. Other jurisdictions with incomplete data are Alaska, Hawaii and the District of Columbia.)

      Curiously, while cigarette excise taxes are pretty low in four of these six states, in two of them — Delaware and New Hampshire — the respective per pack excise taxes of $1.60 and $1.78 are a bit higher than the national average of $1.46.

      The attraction of smuggling cigarettes bought in these states can be explained by geography. Delaware is surrounded by tax-crazy states Maryland, Pennsylvania and New Jersey. New Hampshire abuts even higher-above-average taxers Vermont, Maine and Massachusetts.

      Motley Fool contributor Rich Smith has no position in any stocks mentioned. The Motley Fool has no position in any of the stocks mentioned.​

       

  6. Até Max Weber …….

    “Trata-se, justamente, de muito mais do que apenas a mudança dos processos de produção: há igualmente – e isso também é uma visão de Weber – “Eu acho que nós não estamos bem conscientes da grandeza de Max Weber”.:

    ” … as pessoas passam a ter mais participação política. São processos bem fundamentais, e a minha impressão é que nesse ponto Weber é muito importante”.(Edith Hanke)

    Bom, não conheço nada de Edith Hanke, sua origem, sua religião, enfim nada mesmo.

    Mas, mesmo assim, vamos às perguntas:

    Não seria um “acaso” as obras de Max Weber terem, por parte dos alemães, conforme disse – ” “Eu acho que nós não estamos bem conscientes da grandeza de Max Weber”.

    É também muito estranho que os alemães, ao lerem o autor citado, tivessem conforme disse –  ” … muita mudança mental envolvida. Isso pode ter efeitos sociais, é claro, mas também políticos: as pessoas passam a ter mais participação política”.

    Como bem sabemos, hoje os alemães, apesar de serem uma potência econômica, são quase que manipulados sobre a história recente do país, e a culpa dos eventos passados, são diariamente inculcados naquele povo, e toda e qualquer possibilidade de mudança, seja ela mental, politica ou cultural, deve e é brutalmente e dissimuladamente impedida!

    Até a leitura das obras do grande Max Weber, não é convenientemente estimulada!!!  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador