Papa Francisco diz que bandeira da pobreza é cristã

Enviado por Cyro

Da Reuters

Papa diz que comunistas são os cristãos não assumidos
 
– O papa Francisco, cujas críticas ao capitalismo desenfreado levaram alguns a rotulá-lo como marxista, disse em uma entrevista publicada neste domingo que comunistas tinham roubado a bandeira do cristianismo.
 
O pontífice, de 77 anos, deu uma entrevista ao Il Messaggero, um jornal de Roma, para marcar a festa de São Pedro e São Paulo, um feriado na cidade.
 
Ele foi questionado sobre um post no blog da revista Economist que dizia que ele soava como um leninista quando criticou o capitalismo e pediu uma reforma econômica radical.
 
“Eu só posso dizer que os comunistas têm roubado a nossa bandeira. A bandeira dos pobres é cristã. A pobreza está no centro de o Evangelho”, disse ele, citando passagens bíblicas sobre a necessidade de ajudar os pobres, os doentes e os necessitados.

 
“Os comunistas dizem que tudo isso é comunismo. Claro, vinte séculos mais tarde. Então, quando eles falam, pode-se dizer: ‘mas então você é cristão'”, disse ele, rindo.
 
Desde sua eleição, em março de 2013, Francisco tem frequentemente atacado o sistema econômico global como sendo insensível aos pobres e não fazer o suficiente para compartilhar a riqueza com aqueles que mais precisam.
 
No início deste mês, ele criticou a riqueza feita a partir de especulação financeira como intolerável e disse que a especulação com commodities era um escândalo que comprometeu o acesso dos pobres aos alimentos.
 
(Por Philip Pullella)
Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O comunismo seria o ideal, mas quase impossível

    Em atos dos apóstolos aparece o comunismo entre eles, algumas partes da passagem:, (e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram
    comuns), (Não havia, pois, entre eles necessitado algum porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.).

    O problema para o comunismo dar certo são dois: 1° Todos tem que aceitar, 2° Todos teriam que contribuir com o seu trabalho. Portanto, não pode ser imposto. Hoje o capitalismo é imposto também, com este modelo de capitalismo selvagem, onde-se da privilégio ao sistema bancário por exemplo, esse sistema que presta um serviço e recebe fortunas para isso, e não contribui tanto para a sociedade, nada que justifique um retorno absurdo desse.

  2. O problema do comunismo são a

    O problema do comunismo são a vaidade e o monopólio do capital pelo Estado, pois é assim que se criam os ditadores e há muita coisa entre o monopólio e as bolhas capitalistas.

  3. A visão do papa, e o discurso

    A visão do papa, e o discurso cristão, bate nessa tecla de ajudar os pobres. E eles confundem isso com os ideais não só comunistas, mas de esquerda. Há pontos de intersecção, como por exemplo questionar o enriquecimento como valor máximo para os esforços de uma vida, e também valorizar a vida coletiva ao invés do individualismo, mas entendo que um aspecto fundamental é que para a esquerda a pobreza não deve ser compensada, e sim eliminada. Então devem ser promovidas formas de produção e organização social que possibilitem todos participarem e se beneficiarem dos frutos do trabalho e da produção na sociedade. Se for isto que o papa quis expressar, então ponto pra ele.

  4. O Papa Francisco que me

    O Papa Francisco que me desculpe, mas esse discurso é hipocrisia pura.

    A luta pelo diuscurso “do pobres” nada mais é do que a luta pela manipulação dos mais pobres.

    É simplesmente absurdo o monarca absolutista da Igreja Católica vir falar de discurso de pobreza. 

    No ano passado fiz uma viagem à Europa. A diferença entre os países de tradição católica e de tradição protestante é gritante. Enquanto os católicos vivem a hipocrisia do “voto de pobreza”, que glorifcam a pobreza, que acham que a pobreza é, em si, uma virtude, os países de tradição protestante vêm virtude na prosperidade e, por isso, nao tem problema algum em ser prósperos e ganharem dinheiro.

    A diferença é gritante. Basta sair de Londres e ir à Paris. Sente-se a diferença no ar. Londres nao tem problemas com dinheiro, enquanto Paris, até hoje, é uma cidade mal resolvida neste quesito.

    A certeza dessa hipocrisia se dá ao visitar o Vaticano. É demagogia do início ao fim. Trata-de se uma cidade estado fisicamente separada de seus fiéis.

    A Catedral de São Pedro é simplesmente magnânima. É tudo rico, gigante, suntuoso.

    E tudo pago com recursos vindos de igrejas de países pobres.

    Sendo assim, como pode o Papa vir dizer que a bandeira dos pobres é cristã? Como pode ele dizer que a pobres está no centro do evangelho se o Vaticano é grosseiramente rico em comparação com os seus fiéis?

    Eu, como quase todo brasileiro, nasci católico. Fiz comunhão, crisma e tudo o mais.

    Mas depois que visitei o Vaticano, tudo ficou claro. É uma grande hipocrisia. O Papa é o chefe de uma instituição que se construiu e se fortaleceu sobre um discurso de pobreza absolutamente hipócrita.

    Diante disso, deixei de ser católico. Não aceito esse discurso de “voto de pobreza para os fiéis, riqueza para a Igreja”.

    Não aceito isso. Prefiro viver numa sociedade que não tem culpa na relação com o dinheiro e que vê virtude em ganhá-lo com honestidade em lugar de uma sociedade que trata o ganho suado com desdém e vê virtude no sofrimento – dos outros, enquanto os líderes vivem em pleno luxo.

    O Papa Francisco que me desculpe, mas essa briga dele com o comunismo em nome dos pobres nada mais é que uma disputa de mercado.

    A Pobreza e o discurso da pobreza (dos outros) sempre enriqueceu muita gente – Igreja, comunistas e populistas em geral.

    Estou fora. Ninguém vai se empoderar em nome do meu sofrimento. 

     

     

    1. O ensino de Jesus sobre dinheiro

      http://www.ricardogondim.com.br/estudos/o-ensino-de-jesus-sobre-dinheiro/

      O ensino de Jesus sobre dinheiro

      6 comentários

      O ensino de Jesus sobre dinheiro
      Ricardo Gondim

      Dinheiro não é força neutra. Ele conspira contra nós, semelhante a uma divindade má. Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e a Mamóm – dinheiro – Mateus 6.24.

      A ansiedade do idólatra – de não saber o humor da divindade – não deve contaminar a oração. Não é necessário rastejar, fazer sacrifício, penitência, corrente de oração ou qualquer outro mecanismo para “conseguir” coisas de Deus. Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo… Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no fogo, não vestirá muito a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não fiquem ansiosos, dizendo, “o que vamos comer?” ou o “que vamos beber?” “ou o que vamos vestir?” Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas… Mateus 6.28-32

      Fé não consiste na disciplina de ficar horas e horas repetindo a mesma prece. Bombardear o céu com inúmeras petições ou amealhar uma multidão de intercessores para “alcançar” um milagre não condiz com a percepção de Deus como pai-mãe amoroso e bondoso. Quando orarem, não fiquem repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem – Mateus 6.7-8.

      Seus discípulos não devem acumular riquezas nesta vida – uma das falsas seguranças do dinheiro consiste em garantir o futuro. Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões roubam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não roubam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração – Mateus 6.19-20

      Os seguidores de Jesus devem buscar não bênçãos, milagres, prosperidade, vantagem pessoal, mas um mundo justo, solidário, inclusivo. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão fartos – Mateus 5.6. Deus não é meio de subir e passar pelas apertadas malhas sociais. Busquem em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas lhe serão acrescentadas – Mateus 6.33

      Riqueza é obstáculo para entender, viver e divulgar os valores do reino de Deus. Como é difícil aos ricos entrar no reino de Deus. De fato, mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. – Lucas 18.24.

      Ostentação de roupas caras, jóias e supérfluos – comportamento dos falsos –  não condizem com seus seguidores. Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, e gostam muito de receber saudações na praças e ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses homens serão punidos com mais rigor – Lucas 20.46-47.

      Seus discípulos não devem ter apego a qualquer bem material. Nenhuma posse é permanente. Cuidado, fiquem de sobreaviso contra todo o tipo de ganância, a vida de um homem não consiste na quantidade de seus bens – Lucas 12.15.

      Desprendimento com bens materiais é testemunho de que seus discípulos entenderam a mensagem do reino de Deus. Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum destrói – Lucas 12.33

      Soli Deo Gloria

       

  5. Vinte séculos de abandono.

    O Papa está certo ao dizer que os comunistas vieram a defender os pobres vinte séculos depois de Cristo.

    Mas o que os cristão fizeram pelos pobres nesses vinte séculos?

    Acho que não se trata dos comunistas terem roubado essa bandeira dos cristãos, mas sim dos cristão terem abandonado essa bandeira nestes vinte séculos.

    Se retomarem a bandeira abandonada, ótimo. Será uma bandeira em comum, o que não invalida nenhum dos dois.

  6. Há diferenças: o alvo do

    Há diferenças: o alvo do comunismo não é a pobreza, mas a riqueza. Até por uma questão lógica: só há pobres, ou injustiça social, face à divisão assimétrica das riquezas do mundo. 

    Já a ICAR busca antes de tudo a salvação da alma no outro mundo através de ações caritativas. Caridade, nesse sentido, é um anti-valor porque  busca atenuar as consequências, não raro de olho na “prenda”(céu), e não combater suas verdadeiras causas. 

    Gosto do Papa como pessoa: simpático, aparentemente honesto em seus propósitos, visão universal etc etc. Mas não me encanto com nada que provém da sua Igreja. 

  7. O papa Francisco tem razão,
    O papa Francisco tem razão, muito antes de Karl Marx lançar “O Capital” e o “Manifesto Comunista” um jovem nazareno (Jesus Cristo) já pregava o desapego das coisas materiais. Enquanto seus seguidores posteriormente viriam a criar comunidades alternativas (movidas pela fé) onde tudo era dividido e repartido fraternalmente entre eles (vide o livro dos Atos dos Apóstolos).Realmente a justiça e o combate a exploração contra os mais fracos é uma coisa do cristianismo e não do comunismo. Os comunistas realmente tomaram as bandeiras humanitárias do cristianismo. Ao passo que muitos cristãos passaram a fazer o oposto: abraçaram-se ao “deus” do dinheiro e a promoção da injustiça e da iniquidade social.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador