Para Lula, oposição não quer deixar Dilma terminar o mandato

Jornal GGN – No evento de comemoração dos 35 anos do PT, o ex-presidente Lula discursou e fez diversas referências aos movimentos golpistas que se insinuam nos últimos tempos. Falou que os tucanos não “querem esperar outra derrota” e estão buscando “atalhos para o poder”. “Não é fácil um partido de esquerda governar um país importante como o Brasil. Eles não querem nem deixar concluir o mandato da Dilma, tentando criar todo e qualquer processo de desconfiança. Querem que o PT seja desacreditado na sociedade brasileira”, afirmou.

Lula vê ação para Dilma ‘não concluir mandato’

Por Ricardo Galhardo, Ricardo Della Coletta e Marcelo Portela

Do Estadão

Em Belo Horizonte, ex-presidente conclama petistas, faz defesa de tesoureiro do partido e afirma que opositores buscam ‘atalhos para o poder’

Uarlen Valério/AFP

Presidente Dilma Rousseff conversa com o ex-presidente Lula durante a cerimônia de comemoração do aniversário do PT

Belo Horizonte – O ex-presidente Luiz Inácio Lula usou boa parte de seu discurso de cerca de 40 minutos no evento de comemoração dos 35 anos do PT para distribuir alfinetadas a adversários e críticas à imprensa. Sem citar nomes, o presidente de honra da legenda entremeou a história da sigla desde sua fundação com diversas indiretas aos tucanos que, segundo o petista, não “querem mais esperar outra derrota” nas urnas e “apostam no caos” buscando “atalhos para o poder”.

“Não é fácil um partido de esquerda governar um país importante como o Brasil. Eles não querem nem deixar concluir o mandato da Dilma, tentando criar todo e qualquer processo de desconfiança. Querem que o PT seja desacreditado na sociedade brasileira”, afirmou Lula, segundo a Agência PT de Notícias.

Apesar de a maior parte das falas terem sido lidas, Lula manteve a tradição e ao menos a abertura de suas declarações foi feita de improviso. E usou este momento para comparar as investigações em torno de desvio de recursos da Petrobrás com o mensalão, criticando a condução do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, para depor nas investigações da Operação Lava Jato mediante ordem judicial.

“Ontem (quinta) fiquei indignado. Tenho que ter cuidado para não passar aqui, nessa festa de 35 anos, a indignação. (Mas) seria mais fácil a Polícia Federal convidar nosso tesoureiro para se apresentar. Seria muito mais simples dizer que estou vendo o mesmo ritual que começou em 2012 no que chamaram de mensalão”, disse. E direcionou críticas também à imprensa, que, de acordo com ele, mantém “um ritual” com renovação semanal de assuntos para atacar o PT.

Mas Lula direcionou mesmo suas baterias contra a forma como o partido tem sido tratado principalmente a partir da última campanha eleitoral, classificada pelo ex-presidente como “a mais difícil” enfrentada pela legenda. “Certamente, a mais suja. Aquela em que nossos adversários utilizaram as piores armas para tentar nos derrotar. Tentaram fraudar a vontade política da maioria, usando todos os seus recursos de comunicação para manipular, distorcer, falsear e até inventar episódios contra nosso partido, nosso governo e nossa candidata”, disparou.

E, de acordo com o presidente, a derrota “despertou os mais baixos instintos” dos adversários. “Tiveram a ousadia de pedir recontagem dos votos, como se o Brasil ainda fosse aquela república das eleições a bico de pena. Tentaram impugnar a prestação de contas da campanha e barrar a diplomação da presidenta. Tentaram criar um ambiente de inconformismo com o resultado que se recusam a aceitar democraticamente”, enumerou. E ressaltou que “a luta não acabou”. “Nossos adversários não podem dizer qual é o seu projeto, porque é antinacional, contrário ao desenvolvimento. Eles só podem atacar o PT e o nosso governo com as armas da irracionalidade e do ódio”, salientou.

E, em meio à leitura de trechos do manifesto de fundação do PT, relacionou as mudanças pelas quais o País passou após o partido chegar ao governo federal. Sem pontuar ações adotadas por Dilma nos primeiros dias do atual mandato criticadas por entidades sindicais e movimentos sociais, Lula fez uma comparação com o tratamento de um câncer pelo qual passou para defender medidas “duras” e “amargas” para “garantir avanços”. Ao citar as sessões de quimioterapia e radioterapia a que teve que se submeter, disse que não houve “nada pior” na vida. “Mas era disciplinado e precisava para estar aqui bonitão”, brincou. 

Lula ainda deu um recado aos companheiros dizendo que “o verdadeiro problema do PT é que ele se tornou um partido igual aos outros”, conclamando os correligionários a manter os ideais de fundação da legenda. E garantiu que o partido jamais vai “trair o compromisso com o povo ignorante, que o príncipe da Sociologia tratou assim”, em clara referência a seu antecessor na Presidência da República, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso.

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O problema do PT foi

    O problema do PT foi acreditar que isto aqui é uma democracia. Não é. Isto aqui é uma ditaduira comandada por pequeno grupo do qual a mídia é porta voz e ferramenta enquanto o psdb é seu principal agente político. Esta gente não está disposta a abrir mão de obter lucros próprios entregando as riquezas do Brasil, mesmo ás custas da miséria de milhões de outros brasileiros. Aliás, como na Venezuela e em tantos outros lugares do mundo. Infelizmente não dá pra ser republicano, não se pode ser ingênuo de acreditar que os autoproclamados “brasileiros melhores que os outros” agirão dentro das regras democráticas e respeitando as instituições. Se isto fosse um país sério, um monte de gente já estaria hospedada nas dependâncias da PF prestando esclarecimentos sobre a verdadeira conspiração para derrubada do governo com vistas a entregatr o pré-sal aos estrangeiros. Que falta faz Brizola nesta hora…

    Fora, Cardoso! (Os dois).

  2. Esse evento petista era tudo

    Esse evento petista era tudo que a imprensa queria, como oposição de mãos dadas aos outros renhidos, para hoje, mais uma vez, deitar e rolar na sua maldade. Se apenas com a Operação Lava a Jato os jornais da Globo, em especial os televisivos, mal e mal tratam de outras notícias, hoje será o dia em que o JN, por exemplo, preencherá todo o seu espaço, misturando a Lava a Jato com a fala de Lula, com as fotos de Vacari sentadinho num canto, e, claro, despejando mais ódios, enquanto destacará o discurso de Lula contra a imprensa. Mais um mote para os parlamentares discursarem e dizerem que Lula e o PT querem amordaçar a imprensa, querem o bolivarianismo,…

     

  3. Comprovado o recebimento de

    Comprovado o recebimento de proprinas (o que a cada dia fica mais evidente) pelo Partido dos Trabalhadores, não só Dilma deve ser cassada, também deve ser cassado o registro do PT junto ao TSE. Cumpra-se a lei sem chororó.

     

    1. Então vamos seguir sua linha

      Então vamos seguir sua linha de raciosímio:

      Centenas de milhões de rais foram desviados em SP através do Cartel do Metrô. Empresas participantes do esquema fizeram pesadas doações para a campanha de Alckmin na última eleição. Logo…

  4. Errado

    “o verdadeiro problema do PT é que ele se tornou um partido igual aos outros”

    O verdadeiro problema do PT é que descobriram que sempre fomos um partido igual aos outros. 

     

  5. Aócio disse que o novo

    Aócio disse que o novo presidente da Petrobras foi um “improviso”. Que isso Baladeiro? Impôs, por esse ato falho, enorme constrangimento público ao seu vice. 

  6. CHEGA DE AMADORISMO!

    A Dilma precisa se sustentar em cima do apoio popular. Ela tem a faca e o queijo nas mãos, e só tem que fazer um governo participativo, nos moldes de seu decreto derrubado pelo Congresso; mas que pode perfeitamente ser impulsionado por iniciativa do próprio governo. Entretanto, a participação popular só acontecerá, se o povo for amplamente convocado nos meios de comunicação. Porque senão, não fica nem sabendo desses debates públicos. A partir do momento em que as pessoas se sentirem respeitadas e incluídas na  política, ai de quem se opuser a esse governo! A Dilma precisa mostrar, que tinha razão com o decreto participativo; e fazer um governo, que desmoralize seus opositores, mostrando ao povo o porquê dessa oposição. 

    Fora isso, basta cumprir o compromisso com a reforma política, sendo dura e intolerante com partidos que quiserem obstruí-la, retirando seus cargos do governo. A receita é garantida, partidos como o Podemos, Cinco Estrelas, e Syriza estão levantando multidões na Europa, ao trazer o povão pra dentro do debate político, e abrindo suas portas com a internet. E não podemos esquecer da satisfação do povo com seus governos nos países mais democráticos do mundo.

    A militância petista também deve ajudar, fazendo grandes manifestações pela aprovação da PEC 73/2005 do Suplicy, que foi engaveta, sem a votação do absurdo relatório da comissão de Constituição e Justiça; dizendo que, ao contrário dos EUA e Europa, aqui o REFERENDO REVOCATÓRIO DE MANDATO, medida mais eficiente contra a corrupção, é inconstitucional. Se o PT não mostrar claramente o que defende, a mídia e o povo acabam jogano-o na vala comum. Na medida em que mostrar o que está defendendo, já que grandes manifestações na frente do Congresso não tem com esconder, o povo se voltará contra quem quer derrubar o governo, fazendo com que o tiro saia pela culatra, e eles sejam massacrados em 2016. Mas corremos contra o tempo…

    Vejam o que a aberração política fez no relatório da PEC 73/2005:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.353408031461532.1073741837.300330306769305/353408038128198/?type=3&theater

  7. “Mas Lula direcionou mesmo

    “Mas Lula direcionou mesmo suas baterias contra a forma como o partido tem sido tratado principalmente a partir da última campanha eleitoral, classificada pelo ex-presidente como “a mais difícil” enfrentada pela legenda. “Certamente, a mais suja. Aquela em que nossos adversários utilizaram as piores armas para tentar nos derrotar. Tentaram fraudar a vontade política da maioria, usando todos os seus recursos de comunicação para manipular, distorcer, falsear e até inventar episódios contra nosso partido, nosso governo e nossa candidata”, disparou.”

    E fizeram tudo isso com o financiamneto do governo Dilma, que despeja milhões e milhões no esgoto jornalístico todos os anos. O ministro Mercadante, qaundo na pasta da “educação”, também concdia, sem licitação, milhões para o grupo Folha, Abril, etc. Tudo pra ficar bem na fita com essa turma.

    Aliás, quando petistas denunciaram a violação de direitos e garantias fundamentais do Genoíno e Dirceu na AP 470, Mercadante correu publicar uma defesa da posição democrática que a Folha de SP(jornaleco que apoiava a ditaruda)sempre teve!

    Será que não teremos um artigo do Mercadnate na Folha, returcando o ex-presidente, e louvando a conduta republicana e democrática desses adversários?

  8. lula, como sempre foi

    lula, como sempre foi brilhante.

    a ver se o pt consegue  montar uma estrutura mínima de

    comunicação com os movimentos sindicais e sociais para

    tentar reequilibrar essa notória hegemonia destrutiva e catatrofista da

    direita rancorosa  ancorada nas falácias e mentiras

    cotidianas da grande mídia dita golpista.

  9. Uma piadinha

    “Não é fácil um partido de esquerda governar um país importante como o Brasil.”

    Realmente, não deve ser fácil um partido de esquerda (?) nomear Joaquim Levy, Kátia Abreu, Armando Monteiro e que tais…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador