Para o Vox Populi, probabilidade maior é dar segundo turno


 

Recebo telefonema de João Francisco Meira, diretor do Vox Populi, para uma correção: o tracking do instituto é inteiramente similar ao da pesquisa. É como se fosse a mesma pesquisa atualizada a cada dois dias. Não se trata de pesquisa telefônica, mas domiciliar, com uma amostragem inteiramente representativa.

Consegue-se a rapidez com o uso de tecnologia. Os pesquisadores partem com tablets com chip telefônico. Completada a entrevista, imediatamente ela é enviada de forma codificada para a central. O resultado sai quase simultaneamente com o fim das entrevistas.

Além disso, um GPS permite localizar o ponto exato que cada entrevista está sendo realizada, permitindo controle total dos pontos de pesquisa.

As últimas pesquisas têm mostrado um crescimento discreto de Aécio Neves e uma queda mais expressiva de Marina Silva. Muito mais pela queda de Marina, há possibilidade ainda de Aécio passar para o segundo turno.

Segundo Meira, a variável mais importante a ser analisada é a avaliação de governo.

Quando um candidato tenta a reeleição, a literatura ensina que o primeiro movimento mental do eleitor é se perguntar se esse governante deve ser premiado ou punido.

Nível de avaliação positivo e regular é decisivo para isso. “Incluo regular porque sabedoria popular diz que é preferível governo mais ou menos do que governo novo”, diz Meira. A troca de governo significa trocar a administração toda, colocar outras pessoas, demorar. Apenas quando está ruim, vale a pena trocar.

Em cima dessas constatações, criou-se uma máxima: se ruim ou péssimo passar de 40%, o governante sai; se ficar numa faixa de 20 a 25, provavelmente fica.

A queda de Marina se deveu ao fim do sonho.

Em determinado momento, Marina encarnou um sonho difuso, no nível emocional, o desejo de algo que fosse diferente, mais legal, mais bacana. Todo mundo quer, diz Meira.

À medida que vai recebendo o escrutínio da mídia, transformada em ser humano, sai da condição do plano do desejo e se transforma em candidata concreta, com pontos negativos e positivos, com coerências ou incoerências. Ninguém é candidato pairando sobre questões concretas.

Agora o eleitor começa a voltar para o plano da racionalidade.

Pelos estudos do Vox Populi há uma probabilidade de 20% da eleição terminar no primeiro turno. Mas Meira não aposta nessa possibilidade. Segundo ele, o quadro pode evoluir, mas há um sistema de variáveis que impede projeções mais objetivas.

São três candidaturas expressivas e outras que ainda são uma incógnita. Luciana Genro já conseguiu um dígito, assim como o pastor Everaldo; em alguns dias, também Eduardo Jorge aparece com um dígito.

Mas a maior incógnita é o nível de comparecimento dos eleitores.

Depende de uma atitude e uma circunstância. A atitude é se dizer de saco cheio da política. Mas pode ser que no dia da eleição esse eleitor julgue mais prático votar, do que ter que justificar a posteriori.

Toda estimativa é realizada sobre o nível de comparecimento. E nesse ponto todos os institutos quebram a cara, diz Meira.

Luis Nassif

70 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Segundo turno entre Dilma e

    Segundo turno entre Dilma e Aécio, após disputa dura com Marina. Sempre tive essa percepção dessas eleições, principalmente sobre o choque de reaildade do que é a candidatura Marina Silva.

  2. A vitória nesta eleição será

    A vitória nesta eleição será do anti petismo, nada é tão importante para o futuro do país como tirar o PT do poder não só da presidencia como nos estados.

    Talvez assim este país deixe de ser um  país subdesenvolvido.

     

     

    1. Seguinte: nas eleições

      Seguinte: nas eleições passadas a oposição sempre vinha com uma “bala de prata” pra alcançar o 2o. turno. 

      Nesta agora acho que a coisa está ficando cada vez mais complicada pra eles.

      Meu chute: 1o. turno.

    2. Números

      Avatar,

      De acordo com a reportagem, a variável mais importante é a avaliação do governo.

      “Nível de avaliação positivo e regular é decisivo para isso. “Incluo regular porque sabedoria popular diz que é preferível governo mais ou menos do que governo novo”,

      E os números,

      37% dos eleitores avaliam como ótimo ou bom. Dos 25% que avaliam o governo como regular, ele acredita que menos de 20% votam na candidata. O total de nanicos, brancos e nulos é superior a 18%, e aí ?

  3. Quer dizer que o

    Quer dizer que o comparecimento de eleitores pode alterar substancialmente os índices ? Ué, então para que interessa fazer pesquisas .

    1. Porque a mídia ganha com isso…

      A mídia ganha porque compram as pesquisas um dos outros.

      E adora colocar pesquisa nas capas dos jornais. Tem muita gente influenciável por pesquisas.

      A afirmação sobre o comparecimento é válida: responder que vai votar em alguém é uma coisa, comparecer na zona eleitoral é outra. Nenhum instituto até agora perguntou se o eleitor pretende realmente ir à zona eleitoral votar no candidato declarado. Essa seria uma boa pergunta para avaliar o índice de comparecimento.

  4. Então hoje, pelo Vox Populi,

    Então hoje, pelo Vox Populi, a Dilma tem 40%, a Marina tem 22% e o Aècio tem 17%. Mas se considerarmos a margem de erro, que deve ser de 2,2%(será essa ?), a Dilma pode ter de 37,8% A 42,2%, a Marina de 19,8% a 24,2% e Aécio entre 14,8% a 19,2%. Então há pobrabilidade de Dilma ser reeletia em primeiro turno. 

     

  5. E só Aécio sobe discretamente

    E só Aécio sobe discretamente e Marina cai expressivamente. E Dilma não está subindo aos pouquinhos, ou devagar ??? Estranho. Isso me parece que é para segurar o tal de “ja ganhou”

  6. Presidente da Sabesp usa licença médica para não ir à CPI
    A água está acabando em São Paulo e tanto Alckmin quanto a presidente da Sabesp estão evitando dar esclarecimentos mais profundos sobre o problema. Será que os paulistas ainda vão reeleger este governador que prometeu em 2003 despoluir o Tietê e torná-lo navegável?

    http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Geral/209331,,De+licenca+medica,+presidente+da+Sabesp+nao+vai+a+CPI.aspx

  7. difícil mesmo ser no

    difícil mesmo ser no primeiro, mas pode acontecer…

    aliás, depois do surgimento dessa marina,

    tudo é possível, inclsuive a sua liquefação repentina.

    pode evaporar-se.

    entrar em ebulição.

    derreter com  o aumento do calor da primavera…

    numa dessa ironicante vira gás do pre-sal….

    a ambientalista engolida pelo gasoduto.

    a vingança da natureza.

     

     

  8. Neste momento é segundo

    Neste momento é segundo turno, Avatar, pois a soma dos  votos dos adversários de Dilma são mais que os votos possíveis de Dilma, mas isso pode mudar (ou não). Ainda faltam onze dias de campanha…

  9. Nesse depoimento do

    Nesse depoimento do pesquisador, duas coisas me parecem mais instigantes.

    A primeira: “A queda de Marina se deveu ao fim do sonho.” É preciso qualificar isso. Há sonhos que são sonhados, ainda que induzidos por inúmeros fatores externos (no momento do sono ou na vigília). E há sonhos que são induzidos fortemente – até com uso de drogas podemos sonhar muito. Há drogas não químicas para “produzir” sonhos coletivos, pelo menos por algum tempo. Miragens. Desconfio que se aplique ao caso. Parte da produção do sonho tem a ver com o acaso (a queda do avião, se foi acaso). Parte da produção foi claramente dirigida. Talvez tenha fugido do controle (não era para Marina ter crescido tanto a ponto de deslocar Aécio).

    Segunda afirmação instigante: “Mas a maior incógnita é o nível de comparecimento dos eleitores.  Depende de uma atitude e uma circunstância. A atitude é se dizer de saco cheio da política. Mas pode ser que no dia da eleição esse eleitor julgue mais prático votar, do que ter que justificar a posteriori. Toda estimativa é realizada sobre o nível de comparecimento. E nesse ponto todos os institutos quebram a cara, diz Meira.”

    Decisivo, sim. Verifiquem. Antes de Marina entrar na disputa, a soma de “indecisos, nulos, brancos, não tenho candidato” era grande (se a memória não me trai, em todas as pesquisas, maior do que 20%). Imediatamente, com a entrada dela, isso caiu pela metade – e se juntou a ela.

    Temos voto obrigatório, voto em alguns outros países não é. Pego exemplo de Espanha e EUA, que têm um bipartidarismo de fato, uma polarização que exclui os partidos pequenos. A abstenção é grande, bem grande, sempre. Mas cresceu com a desilusão de certa parcela do eleitorado. Os democratas americanos, p.ex, perderam muitos votos de negros e pobres. Foi à volta desse  eleitorado à urna que, de certo modo, desequilibrou a eleição em seu favor. Mais claro ainda foi a vitória de Zapatero, em 2004. Eleição equilibrada, pesquisas mostrando ligeira vantagem dos conservadores. Passo em falso do governo conservador, tentando aproveitar o atentado do Metro de Atocha. Mudou o quadro. Quem costumava não votar, resolveu votar para tirar o PP do governo. Resultado: índice de participação recorde e vitória de Zapatero.

    A pergunta é: quantos desses votos hoje declarados em pesquisa são volúveis? Quais deles são mais volúveis (Dilma, Marina, Aécio)? Quantos vão desistir de votar ou de votar em um candidato? Isso pode ser decisivo – até para determinar um segundo turno, se as contagens estiverem tão equilibradas como as pesquisas parecem indicar.

    Diante disso, repito que é muito, mas muito estranho, que a pesquisa da Vox tenha sido engavetada pela Record, depois de anunciar que a publicaria. Impressão reforçada pelo silencio completo da mídia sobre a pesquisa DMA de hoje – ela sequer é noticiada. Ambas, parece, indicam uma certa “escalada de queda” de Marina. Divulgadas, não acentuariam a tendência? É disso que se trata?

  10. abstenções e nulos

    abstencões, nulos e a crescente subida de Dilma  aqui na ruas dá primeiro turno na cabeça.. não mudarei meu Mantra.

    Dilma ganha no primeiro turno..OMMMMMMMMMMMMMM

  11. Meira afiram: ” o tracking do

    Meira afiram: ” o tracking do instituto é inteiramente similar ao da pesquisa. É como se fosse a mesma pesquisa atualizada a cada dois dias. Não se trata de pesquisa telefônica, mas domiciliar, com uma amostragem inteiramente representativa”

    Ou seja, ele vende DUAS vezes a mesma pesquisa… será que foi por isso a Record não divulgou? Resolveu não pagar os R$220.000,00 por uma pesquisa que já seria feita mesmo…

  12. Nassif” Toda estimativa é

    Nassif

    ” Toda estimativa é realizada sobre o nível de comparecimento.E nesse ponto todos os institutos quebram a cara “

    Parabéns, eu sempre quis ver tu escrever isto.

    Saliento que enquanto não houver Reforma Política, faço parte desta estimativa. 

    Abração

     

      1. Prezada Nilva
        Tu sabe que

        Prezada Nilva

        Tu sabe que apoio o atual governo, mas digo o seguinte: o governo banca tanta publicidade no pig e esta,  a do plebiscito que rolou do dia 1 ao dia 7 que seria importantíssima para nossa sociedade…NADA, nem 1% do povo ficou sabendo…….outro dia estava ouvindo uma entrevista do Ciro Gomes que apoia o governo da nossa presidenta,  mas que resolveu se afastar da política….ele disse uma coisa que concordo com ele….NINGUÉM quer mudar nada,  pois são beneficiarios do sistema podre, com empreiteiras, mídias e sistema financeiro mamando nas tetas do governo….mudar pra que, só se for para daqui a 4 ou 5 legislaturas, pois ai nem eles não existirão mais….capiti

        Abração

        1. Então é a benção de Deus

          Se ninguém quer mudar nada, Mário, será que Deus resolver trabalhar por nós?

          Saímos do mapa da fome da ONU. Seré que isto não é mudança?

           

           

          1. Prezado JanduiSei que o

            Prezado Jandui

            Sei que o Brasil melhorou nos ultimos 12 anos, mas tu parou pra se perguntar quanto custou isto?

            O PNPS teve que vir por decreto, o fisiologismo do congresso não permite quase nada de mudança do atual e podre modelo.

            2015 promete muitas batalhas no novo congresso, Dilma terá novamente que ir para o enfrentamento se quiser mudar alguma coisa.

            Não será facil, será uma guerra contra o conservadorismo e a sociedade terá que participar com todo afinco para demove-lo, temo até pela vida dela…….

            Abração….. 

  13. O Avatar dos Novos Tempos

     

    Com Aécio, a economia será submetida a uma política de arrocho fiscal e haverá:

    – refluxo na atuação do BNDES,

    – fim das políticas de incentivo fiscal,

    – redução da ênfase nas políticas sociais,

    – interrupção no processo de reaparelhamento técnico do Estado.

    Se vender novamente o peixe da “lição de casa” e do pote de ouro no fim do arco-íris.

    Os que conviveram com Marina no governo reforçam algumas características:

    – dificuldade em entender economias industriais

    – baixo pique operacional (praticamente não conseguiu colocar de pé nenhuma de suas propostas à frente do Ministério do Meio Ambiente)

    – jogo de cintura nenhum

     

    Por isso, ‘É PREFERÍVEL UM AÉCIO NA MÃO QUE DUAS MARINAS REBOLANDO …’

    ensinou o catedrático El Nassa, no seu arrazoado panfleto publicado no dia 22/08:

    https://jornalggn.com.br/noticia/e-preferivel-um-aecio-na-mao-que-duas-marinas-voando

     

    Da série ‘Requentando & Parafraseando’

  14. Nassif, a pesquisa do Vox

    Nassif, a pesquisa do Vox Populi divulgada no dia 15 último, mostrava Dilma 36%, Marina 27% e Aécio 15%. Comparando com os dados divulgados ontem do tracking do Vox Populi, Dilma subiu 4 pontos e foi para 40%, Marina caiu 5 pontos e foi para 22% e Aécio subiu 2 pontos e foi para 17%. 

    Se continuar nesse ritmo, que é plausível, daqui a uma semana(dia 30) , Dilma poderá estar com 44%, Marina com 17% e Aécio com 19%. Então como é de 80% a possibilidade de ter segundo turno ?

    A Dilma é a que cresce fortemente, Marina despenca, Aécio cresce devagar. A soma dos dois seria de 36%, com diferença a favor de Dilma de mais 8%.

    Será ???

    1. Meu raciocínio também vai

      Meu raciocínio também vai neste sentido. Dima deu um salto, significando que, no mínimo, subirá mais. Marina, a essa altura do campeonato, difilcimente deixará de cair. Talvez fique estagnada mais abaixo. E a subida de Aécio não é tão rápida quanto a de Dilma. Sendo assim, a possibilidade de ser eleita no primeiro turno é bem maior do que a probabilidade mencionada pelo Vox Populi.  

    2. Difícil, mas possível.

      Não conto com vitória no primeiro turno. Acho muito difícil. Acho que Dilma ficará na frente com uma boa vantagem e vence no segundo turno com uma diferença significativa. Tudo pode acontecer, mas tenho enorme confiança na vitória de Dilma.

      Mas bem que eu queria que ela vencesse logo no primeiro turno, só para não ter que ficar escutando as asneiras que os principais adverásrios estão propalando todos os dias com a amplificação dos asnos do PIG.

      Não conto com isso, mas que seria um alívio para meus ouvidos, isso seria.

      De qualquer forma mesmo achando improvável a vitória de Dilma no primeiro turno, é de longe muito mais provável que a vitória de um adversário dela no segundo turno.

    1. HuaWaAuahAahaHaahAhaUahaWaahAhaUha!!!!!

      Desculpe, amigo, mas não pude me conter.

      Vou ali no boteco buscar uma Antartica geladinha. Depois dessa, só bebemorando.

      Já volto. 

  15. Nas minhas análises

    Nas minhas análises (fajutas,  claro) prefiro não arriscar qq palpite. Eleição com interferência da “providência divina” torna tudo muito complicado.

  16. “Mas a maior incógnita é o

    “Mas a maior incógnita é o nível de comparecimento dos eleitores.”

    Também tenho insistido nesse ponto. Uma das consequencias da desmistificação da candidatura de marina é o retorno do desalento de muitos em relação às eleições.

    A soma de não votos (branco, nulo e abstenção) já vem crescendo eleição a eleição e atingindo cerca de 1/3 do eleitorado; 1/3. Lamento muito que os institutos de pesquisa não venham dando a devida atenção a isso. Da imprensa eu não espero nada.

    Não vejo mais motivos para crer que esse número diminuirá. Pelo contrário, a tendencia de alta dos não-votos volta a ser mais provável na razão direta da queda de intenções de voto na candidata marina.

    Enfim, observando a persistência dos percentuais de intenção de voto em dilma pode-se trabalhar com a hipótese de que seu eleitorado está mais decidido, inclusive a ir votar. Se a convicção dos que têm intenção de votar nos demais concorrentes alcança percentuais menores pode significar que um número grande pode vir a optar por uma das modalidades de não-voto. E isso, somado ao fato de o eleitorado disposto a votar em dilma estar em torno dos 40%, pode resolver a eleição presidencial no primeiro turno.

  17. O segundo turno é certo.

    Ninguém pode contar com vitória no primeiro turno se vier é lucro. O importante é que Dilma virou o jogo.

    1. Prezado Franklin Caetano,

      Como já afirmei antes, aqui mesmo, neste espaço:

      A candidata Dilma jamais deixou de ter seus votos para vencer no primeiro turno.

      A “grande” mídia e os institutos de pesquisas influenciaram eleitores “incautos” para a existência de um segundo turno.

      Primeiramente, apostaram no Aécio, o qual tornou-se inviável, pois nunca teve voto “fora das urnas” de MG.

      Com o desparecimento do Eduardo Campos, a possibilidade de tirar votos da candidata Dilma fora apresentada com a idéia do “novo”, da candidata Marina. Explodiu na mídia e os institutos foram juntos. E muita gente foi nessa, sem notar que estavam fazendo parte do “jogo”.

      Com esse “joguinho” de sobe e desce e previsões até de segundo turno, ganham essas empresas e pessoas que investem na bolsa.

      Esperemos uma semana antes das eleições.

      Tudo se “ajeitará”, como sempre ocorreu em eleições anteriores.

       

  18. É o mercado

    Tem gente vendida e comprada, no mercado, com o segundo turno. Se a Dilma levar no primeiro, ficam pendurados na brocha. Institutos de pesquisa incluídos.

  19.  
    Isso existe mesmo?

    Para

     

    Isso existe mesmo?

    Para o Vox Populi, probabilidade maior é dar segundo turno

      Sério mesmo? E nunca se esquecendo da ”probalidade maior”’.

            É inacreditável ler isso.E alguns ainda pagam.

              Por que será,hein que ainda contratam esse instituto que erra desde 1989,25 anos,?

               Depois de tanto tempo e tantos erros,concluo que é ineficaz.

                 Não se trata mais de má fé, é icompetência mesmo.

                   Até porque algo que o capital é credibildade,ninguém erraria tanto de propósito durante tantos anos.

                         Ou erraria, e o inocente sou eu?

  20. Nova pesquisa do globope

    A queda de Osmarina continua

    1º turno

    Dilma 38

    #MarinaCensura 29

    Aócio 19

    BN 7

    NS NR 5

    Outros 2

     

    2º turno

    Dilma 41

    Marina 41

    BN 12

    NS NR 6

  21. Quase

    Rodrigo Vianna quase acertou na mosca, quando, assim que foi confirmada como candidata regra três, afirmou ser Marina a favorita.

    Seria.

    Se o avião tivesse caído em 13 de setembro.

    Não haveria tempo hábil de trazer o chamado “sonho” para a realidade.

  22. Dilma 39% de aprovação. 33% regular e 28% ruim. Pergunta: Deste

    Dilma 39% de aprovação, 33% regular e 28% ruim. Pergunta: Destes 33% quantos porcentos irão para Dilma?? O que podemos fazer, em termos estatístico, com este contigente de eleitores os quais avaliaram o governo como regular, tendo em vista que o percentual de aprovação coincide com o dado da pesquisa eleitoral?? Se somarmos 39 + 33 – 28 =  44%. Será que este raciocínio é uma tremenda ilação dentro do contexto da realidade eleitoral deste momento??

  23. Dilma 39% de aprovação. 33% regular e 28% ruim. Pergunta: Deste

    Dilma 39% de aprovação, 33% regular e 28% ruim. Pergunta: Destes 33% quantos porcentos irão para Dilma?? O que podemos fazer, em termos estatístico, com este contigente de eleitores os quais avaliaram o governo como regular, tendo em vista que o percentual de aprovação coincide com o dado da pesquisa eleitoral?? Se somarmos 39 + 33 – 28 =  44%. Será que este raciocínio é uma tremenda ilação dentro do contexto da realidade eleitoral deste momento??

  24. Vox Populi dà 40% pra Dilma,

    Vox Populi dà 40% pra Dilma, 22% pra Marina e 19% pra Aécio 

    Segundo turno Dilma 46%, Marina 39%

    Dilma 46%,

    Acabei de ouvir no JR

    1. Então, a delação premiada do

      Então, a delação premiada do Youssef, anunciada hoje, deve “vazar”.

      Na semana passada, disseram por aqui que as revelações seriam fulminantes (para Dilma, claro). Haja premonição.

       

       

  25. 247
     
     
    Vox abre

    247

     

     

    Vox abre possibilidade de Dilma em primeiro turno

    :

    Pesquisa Vox Populi, que acaba de ser divulgada pelo jornal da Record, traz duas novidades: uma é a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff, com 40%, vencer em primeiro turno; outra é a situação de quase empate técnico entre Marina Silva, que desabou de 27% a 22%, e Aécio Neves, que foi de 15% a 17%; a simulação de segundo turno foi também bastante negativa para o PSB; uma semana atrás, ela estava em empate técnico com Dilma; hoje, aparece sete pontos atrás; Dilma tem 46% e Marina 39%; onda Marina estaria no ponto de arrebentação?

    23 de Setembro de 2014 às 20:03

     

    247 – A pesquisa Vox Populi, divulgada nesta terça-feira 23, atinge em cheio a candidata Marina Silva, do PSB. Numa semana, ela recuou de 27% a 22%. Enquanto isso, a presidente Dilma Rousseff, do PT, subiu de 36% a 40%, enquanto Aécio Neves, do PSDB, também oscilou positivamente, de 15% a 17%. Isso abre a possibilidade de vitória em primeiro turno, uma vez que Dilma teria 40% contra 39% dos seus principais adversários – com os nanicos, no entanto, a tendência ainda é de segundo turno.

    Na simulação de segundo turno, o resultado também foi muito ruim para Marina. No dia 15 de setembro, ela estava em empate técnico com a presidente Dilma. Hoje, perde por seis pontos de diferença: 45% a 39%.

    Num eventual segundo turno entre Dilma e Aécio, a presidente venceria por 49% a 34%.

    A pesquisa seria divulgada ontem, mas por motivo desconhecido, engavetou a informação até hoje, quando foram divulgadas, antes, as pesquisas CNT/MDA e Ibope.

    Leia, abaixo, reportagem sobre a pesquisa Vox Populi de 15 de setembro:

    VOX POPULI: DILMA TEM 36%, MARINA 27% E AÉCIO 15%

    Vantagem da presidente Dilma Rousseff no primeiro turno é de nove pontos, segundo a pesquisa Vox Populi; ela tem 36%, contra 27% de Marina Silva; na terceira posição, Aécio Neves permaneceu com 15%; no segundo turno, a situação é de empate técnico, com Marina aparecendo com 42% e Dilma com 41%; na pesquisa mais recente, divulgada no último dia 10, Dilma tinha 36%, contra 28% de Marina e 15% de Aécio; ou seja, a alteração foi mínima na última semana

    15 DE SETEMBRO DE 2014 ÀS 20:06

    247 – A presidente Dilma Rousseff ampliou para nove pontos sua vantagem em relação a Marina Silva, no primeiro turno. É o que mostra pesquisa Vox Populi, divulgada nesta segunda-feira. Ela tem 36%, contra 27% de Marina e 15% de Aécio Neves.

    Na simulação de segundo turno, a situação é de empate técnico. Marina Silva tem 42% e Dilma apresenta 41%. Praticamente não houve alteração em relação à pesquisa anterior, quando Dilma tinha 36%, Marina 28% e Aécio 15%. Leia, abaixo, reportagem da Reuters a respeito:

    SÃO PAULO (Reuters) – Nova pesquisa Vox Populi mostrou um quadro eleitoral praticamente estável na disputa pelo Palácio do Planalto, com dianteira da presidente Dilma Rousseff (PT) nas intenções de voto para o primeiro turno e empate técnico entre a petista e a candidata do PSB, Marina Silva, num segundo turno.

    Para o primeiro turno, na sondagem divulgada nesta segunda-feira, Dilma tem 36 por cento, seguida por Marina com 27 por cento e Aécio com 15 por cento. Na semana passada, o Vox Populi apontava a presidente com os mesmos 36 por cento, a candidata do PSB com 28 por cento e o tucano com os mesmos 15 por cento.

    Nas simulações de segundo turno, o novo levantamento mostrou o mesmo placar entre as duas candidatas: 42 por cento para Marina e 41 por cento para Dilma.

    Numa eventual disputa entre Dilma e Aécio, a petista ganharia por 47 a 36 por cento –na semana passada o placar era 44 a 36 por cento.

    O Vox Populi entrevistou 2.000 pessoas entre sábado e domingo em 147 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

     

    1. Manchete deveria ser

      A manchete deveria ser: ”Dilma tem 41 contra 40 dos demais candidatos e tendência é de vitória no primeiro turno”.

      Estou errado?

      1. Troquei as bolas, mas não muda o sentido

        Dilma tem 40% CONTRA 41% dos demais candidatos e tendência é de vitória no primeiro turno.

        Por quê não é essa a manchete do site do JR?

  26. E a justiça eleitoral não faz nada!

    A pesquisa IBOPE mostra Marina empatada no segundo turno com Dilma, 41% e 41%, já a Vox Populi mostra Dilma com 46% e Marina com 39%.

    Mesmo não sendo a mesma amostragem a diferença é ACIMA DE QUALQUER ERRO ESTATÍSTICO.

    A Justiça eleitoral com todo o corpo técnico que tem o judiciário, pago régiamente pelo contribuinte brasileiro deveria fazer alguma coisa, pois um ou outro instituto de pesquisa está MENTINDO (aposto mais na mentira do IBOPE, mas é mera especulação).

    Os juízes medem o tamanho do nome do vice-presidente na campanha eleitoral, e deixam passar uma manipulação estatística imensa.

    7% em 40% significa um erro de 17,5% ou seja próximo de 20%.

    Talvez os juízes não saibam fazer contas e sejam analfabetos funcionais em Estatística, mas um erro tamanho é fazer de boba a corte eleitoral máxima do país.

    1. Nada a ver. As pesquisas são

      Nada a ver. As pesquisas são independentes e não há porque uma seguir a outra,  uma pode ter criterios proprios e diferentes da outra, alem disso há um espaço de tempo entre uma e outra, as opiniões podem mudar nesse espaço, não há nenhuma baliza que obrigue pesquisas a concordar.

      1. Não é bem assim

        As pesquisas teoricamente estão medindo a mesma grandeza, que é a intenção de voto do eleitorado.

        Se medem a mesma grandeza e  obtem resultados diferentes (fora do desvio padrão), então uma ou mais estão erradas.

        Há a possibilidade de todas estarem erradas e o valor real não ter sido medido. Mas não é possível que dois dados divergentes estejam certos já que a realidade é uma só.

        O erro pode ser intencional (fraude) ou não, mas é erro de qualquer forma.

        O desvio padrão desse tipo de medição (a pesquisa é uma forma de medição) é bastante grande por natureza. Porém se for grande demais a medição deixa de ter validade.

        Metodologias diferentes levam a resultados diferentes. O desafio dos institutos de pesquisa é utilizar uma metodologia que leve ao resultado certo (aquele que corresponde à realidade). O fato de que não se pode ter certeza sobre a exatidão da medição não invalida o fato de que há uma grandeza a ser medida e é impossível que dois valores divergentes representem corretamente a mesma grandeza.

        O que pode acontecer é o segunte. Se o valor correto é 50 e o desvio padrão é de 5, um resultado de 45 está tão certo e tão errado quanto um resultado de 55. Ambos estão dentro do desvio padrão, só que em sentido oposto e nenhum dos dois acertou o valor real, tratando-se de aproximações do resultado. Mas se a diferença é maior que o desvio padrão então pelo menos um resultado está errado. Então um resultado de 20 e outro de 80 indica que ou um está errado, ou ambos estão errados. Se eu usar um desvio padrão muito grande para abranger resultados tão diferentes a   medição se torna inútil porque aí o valor pode ser qualquer coisa, não se está medindo nada.

        A baliza que obriga as pesquisas a concordarem uma com a outra é a realidade. Senão para que gastar tanto dinheiro com entrevistas? Cada um inventa seu resultado e tudo bem.

        Eu por exemplo fico com o resultado do DataCaf e o Sr. Araujo fica com o resultado do DataPrado… assim todo mundo fica contente.

        1. Ruy, é pior, pois 7 pontos de

          Ruy, é pior, pois 7 pontos de diferença numa pretensa pesquisa com 2% de erro são 3 desvios padrão e mai um pouco, logo impossível mesmo com sistemáticas diferentes.

    2. Acho a pesquisa IBOPE mais

      Acho a pesquisa IBOPE mais coerente, não acredito em mudança drástica em política em tão pouco tempo, a menos que um candidato se envolva em um escândalo, e depois esta pesquisa do Vox Populi era para ter sido divulgada segunda, o que já mostra alguma dúvida e falta de legitimidade!

       

      1. Aplicando a lógica

        Vou usar a sua premissa e o seu raciocínio:

        “não acredito em mudança drástica em política em tão pouco tempo, a menos que um candidato se envolva em um escândalo”

        Se você não acredita em mudança drástica (e eu concordo com você nesse ponto), então certamente não acredita no drástico crescimento da candidatura da Marina Silva logo após o falecimento de Eduardo Campos.

        Não houve nenhum escândalo que justificasse a pequena queda de Dilma Roussef e muito menos o desmoronamento brutal da candidatura de Aécio Neves.

        Se os números do Vox Populi podem ser irreais, também os números dos institutos de pesquisa umbilicalmente ligados às empresas de comunicação abertamente hostis à candidatura petista podem ser irreais.

        Assim sendo, segundo o seu raciocínio, há uma grande possibilidade de que a candidatura de MArina Silva tenha sido artificialmente inflada nas pesquisas pós falecimento de Eduardo Campos.

        Mas o que acontece se não foram? Se realmente a troca da cabeça de chapa peessebista provocou um movimento de comoção que justifica a mudança drástica  representada pelo rápido crescimento das intenções de votos na candidata substituta de Eduardo Campos?

        Nesse caso o forte afluxo a sua candidatura, que não teria outro evento motivador senão a comoção provocada pela tragédia que vitimou o candidato do PSB, pode ter provocado um forte refluxo que teria sido detectado pela pesquisa do Vox Populi. A justificativa lógica é que as intenções de voto em MArina Silva foram resultado do choque provocado pela ocorrência de uma tragédia inesperada e que o tempo se encarregou de amenizar o sentimento de comoção, levando ao retorno a uma convicção de voto mais racional.

        Ou uma coisa ou outra. Acreditar que o afluxo de votos se justifica e o refluxo não se justifica seria uma posição tão incoerente quanto o próprio discurso de Marina Silva.

         

         

         

    3. Se pesquisarem em casa, eu ganho a eleição!

      Concordo com o Maestri, metodologias diferentes podem dar resultados diferentes, mas nessa pesquisa eleitoral, essas diferenças são mastodônticas. O IBOPE não é confiável a meu ver, principalmente pelo flagra que houve em Brasília, quando um pesquisador com 30 anos de IBOPE foi levado à Justiça Eleitoral por ter apresentado um folha com os candidatos sem o nome que o pesquisado havia citado ESPONTANEAMENTE.(eleição para governador no RN). Acho que estava na hora de o governo botar o IBGE em campo para fazer pesquisas honestas.

  27. O fato é que a maioria,

    O fato é que a maioria, nestas eleições, adoraria ter uma opção concreta a Dilma e ao PT.

     Aquela mesma opção que Lula representou em 2002, uma opção de mudança. 

    Esse desejo fez com que uma parte enxergasse em Marina essa opção num primeiro momento, mas com o tempo essa opção se mostrou pouco confiável. 

    Essa era a grande sacada de Eduardo Campos. Ele conhecia esse desejo de mudança e apostava num crescimento com o início prá valer da campanha no rádio e TV.

    Mas, como diz o analista aí, se o governo tá regular e a opção é o Aécio, vale a velha máxima, se só tem tu, vai tu mesmo. Mas isso significa que será um voto sem entusiasmo e sem grandes esperanças. Ou pior até, com muita desconfiança.

    Se com ótimos número na economia e ótimos índices de aprovação do governo quando assumiu em 2010 Dilma conseguiu fazer todas barbeiragens que fez, na atual situação, resta-nos apenas tentar sobreviver ao segundo mandato dela.

  28. Sabe uma coisa engraçada,

    Agora aMarina e sua Nova Politica vai correr atras de todos os palanques possíveis, se bobear ela vai fazer comício em barraquinha de camelô

  29. O brasioeiro gosta de ser enganado?

    Acho que o brasileiro gosta de ser enganado, então vejamos: Marina diz que tem um projeto de governo, na realidade um projeto igualzinho a constituição brasileira de 1967, feita por três  militares.  O projeto de governo dela tem três autores: ela, o FHC e Neca Setubal (B.Itaú).   O governo Dilma não  é um projeto, mas uma realidade, está aí para todo mundo ver.  O Itamar, governador de Minas (1999-2003) mandou abrir as comportas das barregens das bacias hidrográficas de Minas e Aécio como Deputado Federal nada fez para impedir esta calimidade, hoje as hidroelétricas estão pagando caro por isso.  Aécio diz ainda que cortou em 50% a sua retirada como governador, e como senador, ele está fazendo o mesmo?  Trabalhador não se deixe enganar por propaganda engonosa.  Marina foi deputada, senadora e ministra, pelo menos 20 anos vivendo dos cofres públicos. Aécio está há 30 anos mamando nas tetinhas saborosas de Minas. Alguém viu eles mostrarem alguma coisa  de concreto que fizeram?  A minha tolerância está no limite com estes candidatos. Por isso estou naquela de bateru levou! Dilma já eleita no primeiro turno nos pouparia de tudo isto.

     

  30. Essa pesquisa VOX está muito

    Essa pesquisa VOX está muito estranha:

    1) Era para ter sido divulgada na segunda, mas só o foi na terça.

    2) Está identica ao tracking que teria vazado da campanha do PT na segunda feira durante o dia.

    3) Houve um grande salto de Dima para cima e de Marina, para baixo, em relação à última pesquisa, do mesmo instituto.

    Não sei não, mas creio que o Vox estaja mais fora do que o Ibope, neste caso. E inclusive a campanha da Dilma nada ganha em imaginando o contrário.

  31. A curva das intenções de voto

    A curva das intenções de voto em Dilma em 2010 eram ligeiramente descendentes nos institutos Vox Populi, Data Folha e IBOPE no mês de setembro.

    Dilma fechou em 47%. 

    Desta vez a curva é ascendente e os programas do PT mostrando um Brasil que estava escondido por incopetência do governo e competência da mída partidária. 

    Por isso, acho que não haverá segundo turno. 

    Dilma leva com 54% dos votos válidos. Tá escrito na minha bola de cristal. 

     

     

     

     

     

     

  32. Não esqueçam as eleições parlamentares

    Com certeza estamos elegendo uma Assembleia Nacional Constituinte. Não podemos votar em “qualquer um”. Eu, por exemplo, eleitor no RN, voto em 1355 Adrinao Gadelha/PT pra Deputado Federal e 131 Fátima Bezerra/PT para o seando.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador