Pinacoteca expõe obra de Guto Lacaz

Público se torna personagem principal ao som de aspiradores de pó 
 
 
Jornal GGN – A obra de Guto Lacaz, Eletro Esfero Espaço, está em exposição na Estação Pinacoteca. Trabalho brinca com objetos comuns do cotidiano, levando o público a se sentir parte de um espetáculo entre aspiradores de pó, tapete vermelho e esferas que flutuam. 
 
Obra de Arte
 
Exposição de Guto Lacaz – Eletro Esfero Espaço por Rosângela Vig
 
“Sentir tudo de todas as maneiras, Viver tudo de todos os lados, Ser a mesma coisa de todos os modos possíveis, ao mesmo tempo, Realizar em si toda a humanidade, de todos os momentos, Num só momento difuso, profuso, completo e longínquo. (CAMPOS, 2011, p.20)”
 
Na passagem do tempo, a Arte avança a passos largos, adianta-se, engloba e estreita as relações com quem insiste em criar. Por ela, falam as sensações e se ampliam os campos perceptivos, provocando mais que um simples olhar. É pelas vias da sensação que o artista leva a pensar e provoca. E não há limites para os desafios que a Arte promove.
 
Para o arquiteto Guto Lacaz, trilhar nesse campo envolve as várias emoções; diz respeito às várias linguagens que passam pelo campo perceptivo e que estimulem, que incitem o olhar, a audição, o tato. Por suas obras, é possível que o espectador passeie; que se sinta como se estivesse em um mundo surreal, que se tornou verdadeiro. Assim é a instalação de Guto Lacaz, de 1986. Tão atual quanto envolvente; tão provocativa quanto fascinante.
 

 
A obra, que foi adquirida pela Pinacoteca em 2016, já foi exposta em Paris, em 1988 e é composta por aspiradores de pó, alinhados em duas fileiras. O tapete vermelho, ao centro do corredor, convida o espectador a caminhar, como o personagem principal da obra, ao som de música clássica. O efeito final se completa, com as esferas que se agitam, que saltitam e que dançam ao sopro do aspirador, nas laterais do corredor, ao sabor da música. Ao personagem principal, cabe se sentir em meio a uma plateia, que assiste atenta, uma apresentação de música erudita.
 
Essa experiência poderá ser compartilhada pelo público, na Estação Pinacoteca, onde ficará a obra de Guto Lacaz até fevereiro de 2017. A Pinacoteca fica no Lago General Osório, 66, Luz, em São Paulo.
 
Leia mais. 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador