Polícia prende suspeito de chefiar esquema de venda ilegal de ingressos da Copa

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A Polícia Civil prendeu hoje (6) o empresário Ray Whelan, suspeito da venda irregular de ingressos para a Copa. De acordo com a polícia, ele é diretor da empresa Match, associada à Fifa, responsável pela venda dos ingressos.

A Polícia Civil prendeu o empresário Ray Whelan, suspeito da venda irregular de ingressos para a Copa no Hotel Copacabana Palace

A Polícia Civil prendeu o empresário Ray Whelan, suspeito da venda irregular de ingressos para a Copa. O suspeito foi levado do Hotel Copacabana Palace para a 18ª DPFernando Frazão/Agência Brasil 

Participaram da ação o delegado Fabio Baruck, titular da 18ª Delegacia de Polícia, e o promotor Marcos Kac, da 9ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal do Ministério Público.

Segundo o promotor, Whelan não resisitiu à prisão e estava acompanhado pelo advogado de sua empresa. Kac frisou, porém, que não poderia dar mais informações porque o caso está sob segredo de Justiça.

O suspeito foi levado do hotel Copacabana Palace, onde estava hospedado junto com a cúpula da Fifa, para a 18ª DP, onde vai prestar esclarecimentos.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. OOOOOOHHHHHHH Agencia

    OOOOOOHHHHHHH Agencia Brasil!!!!!! DA PRA ESCREVINHAR MELHOR???  TENTEM PAGAR SEUS ESTAGIARIOS DE VEZ EM QUANDO!

    Apezar de duas vezes uma sentenca estar repetida tres vezes, a unica informacao esta no ultimo paragrafo, deixem me soletrar la de novo direitinho:

    1-O preso era acompanhante da cupula da Fifa.

    2-Eles estao envolvidos em mercado negro de de ingressos.

  2. Falta de prioridade!

    Estranho este caso dos ingressos da Copa do Mundo ser desbaratado, justamente, no Brasil. Sendo um dos países mais corrupto do mundo, o que não falta é corrupção envolvendo dinheiro  de todos os brasileiros, seja no Rio de Janeiro ou no Brasil, para que as Polícias Civil e Federal, investiguem e predam os responsáveis. O que eu estranho é que este esquema de venda de ingressos é feito há muito tempo e em todos os países que sediaram a Copa do Mundo e nunca houve investigação nenhuma. Está me parecendo coisa encomendada para atingir alvos especificos ou por pura vaidade. Se ficar somente nestas prisões feita até agora, quando a Copa terminar, este será mais um caso inconcluso, como tantos outros, por este país afora. Eu não sou a favor de venda de ingressos a preços exorbitantes, porém, paga por este ingresso quem pode e quem quer!

      1. So faltou as penas.  Primeiro

        So faltou as penas.  Primeiro ele acha que eh corrupcao e usa “um dos paises mais corruptos do mundo” como exemplo.  Depois, ele acha que ta legal…

    1. Pobre do homem ! Seus

      Pobre do homem ! Seus comentários nos envergonham tanto quanto a aposentadoria do batman. “calar é ouro”, algumas vezes.

    2. Alberto.
      Crime de sonegação

      Alberto.

      Crime de sonegação fiscal é punido em qualquer país civilizado, até o Al Capone foi pego pelo fisco, por que não a FIFA?

    1. Comentário Padrão Fifa

      Vincent,

      Minha opinião não tem nada de vira lata. Trata-se de mera constatação: No Brasil, a Justiça, a Polícia e o MP são extremamente seletivos. Casos mais escrabosos envolvendo bilhões de reais em dinheiro público, desviados à luz do dia com todas as provas possíveis, mesmo assim, nada acontece. Os corruptos continuam roubando e ocupando os mesmos cargos e as mesmas funções. Existem exemplos em todo país, porém, o que mais salta aos olhos é um Desembargador do Tribunal de Contas de São Paulo, que está até o pescoço envolvido com proprinas recebidas da Siemens, Alston e outras fornecedoras de trens para o governo do Estado. Este Desembargador continua no cargo. Aliás existe até um pocurador de São Paulo que engavetou uma solicitação da Justiça Suiça para investigar o escândalo do metrô e, ele, o procurador, com a maior cara de pau, disse que arquivou o pedido na gaveta errada (por dois anos). Nada aconteceu e, por incrível que pareça, voltou a cuidar do mesmo caso, o Trensalão Tucano!. Como eu disse, existem casos de corrupção muito mais importantes para nós, brasileiros, do que este dos ingressos da Fifa. Reafirmo o que disse: Parece coisa encomendada!

  3. Esta é a Copa das Copas.

    Até na esfera do direito ao consumidor estamos dando uma lição ao mundo.

    Chutamos alguns traseiros de gente graúda da FIFA e colocamos na cadeia uma quadrilha internacional que lesava o direito dos torcedores.

    A FIFA não será a mesma depois da Copa do Mundo no Brasil.

    Brasil, um país competente e honesto… e, espero, campeão.

  4. Que operação ESTRANHA. Quem é

    Que operação ESTRANHA. Quem é a vítima? A FIFA tem como jurisidção a Suiça, pais onde tem sede. Esses bilhetes são verdadeiros? Se são, então qual é o crime de sua venda por qualquer modo? Quem comanda a venda é a FIFA, quem contratou a Match é a FIFA, onde está a ilegalidade? Quem define o modelo de venda é a FIFA, emissora dos ingressos,

    os bilhetes são emitidos e colocados em circulação na Suiça, onde entra a lei brasileira?

    Isso vai colocar em confronto a FIFA e o Governo brsileiro, o que ganha o Brasil com essa operação? O ricaço que paga 2.000 dolares por um bilhete é porque pode pagar, ele é que deu queixa? Provavelmente não, então onde está o crime?

    Ao que tudo indica esses ingressos são distribuidos entre 202 confederações de paises e são os dirigentes destas quem vende no mercado paralelo, não a propria FIFA.

    Não sei não, me parece uma operação estranha e impropria, ultima pergunta, a Policia Civil do Rio, esse lugar onde há raros crimes, especialmente de corrupção, informaram o Governo Federal, que é o contratante com a FIFA para realizr o evento., sobre a realização da operação? È de praxr que policias quando realizam diligencias com estrangeiros informem antes o Ministerio da Justiça, a repercussão é internacional, não é apenas local.

    Operação estranha, cada vez mais, em 200 niveis de prioridade para a Policia Civil do Rio, seria o nº 201.

    1. Tá de saca…

      E as pessoas que se inscreveram para adquirir o ingresso?

      Quem vai ressarcí-las pelo tempo perdido e o papel de otárias?

      Realmente esse é o País dos fariseus.

      1. É porque vc não consegue

        É porque vc não consegue fazer uma analise fria sobre fatos, eu aqui faço o contraponto, o lado contrario das unanimidades, introduzo um pensamento dialético no simplismo das certezas.

    2. Mais uma vez

      Dificil mesmo entender o comentário do Motta Araujo, que ao invés de elogiar a polícia brasileira, quando mais um vigarista da FIFA, faz nosso país de centro de picaretagem, denigre esta ação. A Fraude foi no Brasil e mesmo sendo mais picareta da FIFA, e lá tem muitos, devemos metê-lo na cadeia (nem que seja por pouco tempo) e mostrar que sediamos a Copa do Mundo, mas o Brasil não é vassalo da Fifa ou Cbf. 

      Quanto a opinião do AA, só etendendo que ele não pensa “brasileiro” e sim “americano”.

      1. Eu não elogio e nem deixo de

        Eu não elogio e nem deixo de elogiar, estou analisando os fatos, escrevi aqui matérias contra a FIFA mas o Congresso aprovou uma Lei Geral da Copa que tira a jurisdição das leis brasileiras sobre todos os atos praticados pela FIFA, inclusive a venda de bebidas em estadios. Essa operação vai causar problemas ao Brasil e pode nos custar caro.

        1. Isso não é verdade

          A Lei Geral da Copa não tirou jurisidição coisa nenhuma. Jurisdição é o poder do Estado de aplicar as Leis. O que a Lei Geral da Copa fez foi estabelecer exceções de aplicação da lei brasileira, o caso da bebida é um: excluiu a aplicação do artigo específico do Estatuto do Torcedor durante a Copa, e não tirou o o poder do Estado de aplicar a Lei. A Lei Geral da Copa inclusive é clara ao dizer que se aplicam as Leis Brasileiras ao evento! 

          Acessem todos a Lei Geral da Copa, vejam os artigos 16 (estabelece a vigência do Código Civil Brasileiro para o evento Copa), art. 26, § 10 e 66 a 68, e constatem a mentira do A. A.:

          http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Lei/L12663.htm

           

    3. A lei brasileira não foi revogada pela FIFA.

      LEI No 10.671, DE 15 DE MAIO DE 2003.

      Art. 24. É direito do torcedor partícipe que conste no ingresso o preço pago por ele.

      § 1o Os valores estampados nos ingressos destinados a um mesmo setor do estádio não poderão ser diferentes entre si, nem daqueles divulgados antes da partida pela entidade detentora do mando de jogo.

      Pena – reclusão de 2 (dois) a 6 (seis) anos e multa. (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).

       

      Art. 41-F.  Vender ingressos de evento esportivo, por preço superior ao estampado no bilhete: (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).

      Parágrafo único.  A pena será aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o agente for servidor público, dirigente ou funcionário de entidade de prática desportiva, entidade responsável pela organização da competição, empresa contratada para o processo de emissão, distribuição e venda de ingressos ou torcida organizada e se utilizar desta condição para os fins previstos neste artigo. (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).

      1. Os bilhetes são emitidos no

        Os bilhetes são emitidos no exterior, existe uma Lei Geral da Copa exatamente para tirar a jurisdição brasileira sobre as operações da Copa, até a venda de bebidas nos estadios ficou fora da lei brasileira, é ruim e eu sou contra, mas foi isso que foi aceito e aprovado pelo Congresso e sancionado pela Presidente.

        1. Mentira de novo!

          Inúmeras pessoas solicitaram emitiram e retiraram seus bilhetes aqui no Brasil mesmo. Nada de “são emitidos no exterior”. Inclusive a receita da venda dos ingressos é tributada aqui no Brasil, conforme a lei brasileira.

    4. A. A., pare de dizer mentiras!

      Pare de ficar matraqueando essa estória de “a Lei Geral da Copa tirou a jurisdição brasileira”. Isso é mentira. A Lei Geral da Copa inclusive é expressa ao estabelecer a vigência das Leis Brasileiras, nos seus artigos 66 a 68. A questão das bebidas é uma isenção da aplicação do artigo específico do Estatuto do Torcedor, que não exclui a “jurisdição brasileira”. 

      Jurisdição é o poder que o estado tem de aplicar o Direito, é totalmente diferente de exceção da aplicação da Lei. Foi o próprio estado brasileirto que decidiu não aplicar partes da nossa lei a eventos da Copa, mas isso nãoe xclui a jurisdição brasileira sobre o evento.

      Não mistifique e não tente enganar os outros!

  5. vergonha

    Quem mesmo iria passar vergonha na copa, quem iria mostrar incompetencia ao mundo,estão vendendo ingressos com pagto em cartão tinham certeza da impunidade ,bastou rastrear o beneficiario da compra e grampea-los dificil não ?

     

  6. Só aqui?

    Pois é. O esquema só funcionava na copa ed 2014? Ou foi só aqui com a “incompetente” polícia civil do RJ que foi descoberto? As polícias da França (98), Coréia e Japão (2002), Alemanha (2006) e África do Sul (2010) não sabiam de nada? Que horror! No corrupto Brasil é que foi desarmada a quadrilha? Como pode isso Jabor? Cadê o JB para prender todo mundo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador