Revista GGN

Assine

Presidente do TJ de São Paulo adota ativismo político e endossa discurso do caos

 
Neopopulismo judicial
 
Publicado em 23 de maio de 2014 | Deixe um comentário
 
O artigo “A arte de enganar os pobres”, de Ferreira Gullar, na FSP de 27.4.14 é um libelo que deveria ser objeto de reflexão de todos os que ainda não perderam a capacidade de se preocupar com o futuro do Brasil.
 
O quadro de desalento é geral. Ninguém consegue enxergar possibilidade de reversão rumo ao caos. O Estado, que deveria ser instrumento de realização das potencialidades individuais e dos grupos menores, eis que uma sociedade de fins gerais, tornou-se onipotente, onisciente e vocacionado a crescer até o infinito.
 
A conta não fecha. O Brasil das contradições adota a livre iniciativa, o valor do trabalho, a Democracia participativa. Mas resta envolvido numa teia burocrática suficiente a sufocar o protagonismo e a alimentar a corrupção. Tudo sob aparente inspiração saudável: reduzir as desigualdades sociais. Ferreira Gullar observa: “Não resta dúvida de que reduzir a miséria, melhorar as condições de vida dos mais necessitados, está correto. O que está errado é valer-se politicamente de suas carências para apoderar-se do governo, da máquina oficial, dos recursos públicos e usá-los em benefício próprio, sem se importar com as consequências que decorreriam disso”. Quem poderia se opor à constatação de que “É fácil assumir o governo e passar a dar comida, casa e dinheiro a milhões de pessoas; dinheiro esse que devia ir para a educação, para o saneamento, para resolver os problemas da infraestrutura, ou seja, para dar melhores condições profissionais ao trabalhador e possibilitar o crescimento econômico”? 
 
O fenômeno é o mesmo em todas as áreas. O discurso dos “direitos” é sedutor. Todos só têm direitos. Ninguém tem obrigação. Profusa a malha dos direitos, ausente a preocupação com deveres. E se houver problema, existe para isso o Judiciário. Por que se preocupar em conversar, dialogar, entender o ponto de vista contrário, se existem Tribunais abertos para resolver todo e qualquer problema?
 
Iludem-se as pessoas com a expectativa de que a Justiça venha a prevalecer, sem alertá-las de que o modelo sofisticado de um processo mais relevante do que a substância, de quatro instâncias intermináveis, de mais de cinquenta oportunidades de reapreciação do mesmo tema tornam o justo concreto uma aventura imprevisível. O neopopulismo também chegou à Justiça.
Onde vamos parar?
Média: 1.8 (24 votos)
107 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Silas Rickli
Silas Rickli

Ferreira Gullar: a arte de se

Ferreira Gullar: a arte de se auto-enganar.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Hansel
Hansel

O presidente do TJ e o

O presidente do TJ e o Ferreira Gullar sofrem do mesmo mal oftalmológico que os impede de enxergar um palmo além das manchetes do PIG.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Leitor da revistinha do esgoto

Imaginem que este senhor é presidente do tj de sp. Seu conhecimento não vai além das paginas amareladas da revistinha do esgoto.

Quando se pensa que o judiciário tem serios problemas, para não dizer que é péssimo, vem algo ainda pior: irreal, ficticio, falso e completamente desligado da realidade. 

Há de se ter pena do judiciário e onde chegou.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Quem não desconfia de si próprio não merece a confiança dos outros (ditado árabe)

Aos animigos a lei. Aos amigos....né mesmo dona Laurita

Ah o PT tem que seguir a lei, o PT tem que fazer isso aquilo, o PT tem que andar na linha,ai vem esse criminoso aparato midiático-penal e decreta que o PT tem que ser derrotado custe o que custar, seus lideres estão presos sem que tenham os cometido crimes os quais lhes atribuem, um forte aparato-midiático-penal instalou um tribunal de exceção, aliás, exceção que continua na execução das penas para o que um ministro foi transformado em carcereiro e não para de se divertir com sevícias contra os "seus preos" (não presos do Estado brasileiro), já estou é de saco cheio disso, o PT não tem que fazer nada, tem sim é que continuar cumprindo aquilo que promete nas eleições  e isso o PT está fazendo, já não basta a perseguição desse criminoso aparato midiático-penal, agora isso...Tô preocupado é com a Dona Laurita que, depois de considerado legal a propaganda eleitoral da oposição censurou as inserções do PT, não vamos nos descabela por causa de questõe secundárias, temos que focar e fazer uma campanha aguerrida, alegre, prá cima, o mar está cheio de piranhas

Seu voto: Nenhum

 

...spin

 

 

imagem de Ozzy
Ozzy

O judiciário não é melhor nem

O judiciário não é melhor nem pior que nenhuma outra instituição no Brasil. Vcs só tem mais raivinha dele pq foram tomadas algumas decisões que desagradaram o Partido Senhor da Razão que vocês defendem cegamente.

Essa mesma raivinha vocês tinham do Congresso até bem pouco tempo. Agora que todo mundo é da "base", a raivinha passou.

Sugiro acabar com todas essas instituições reacionárias e substitui-las pelo PT! Quem apoia?

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Ana Paula Andrade T
Ana Paula Andrade T

Essas instituções reacionárias já foram substituidas pelo PSDB

Sugiro acabar com todas essas instituições reacionárias e substitui-las pelo PT! 

Essas instituções reacionárias já foram substituidas pelo PSDB, a midia tmbm

Seu voto: Nenhum (4 votos)

O TSE não proibiu propaganda antecipada da oposição

O magistrado só não vê caos no seu nariz onde se corre o risco de morrer de sede por falta de investimento por parte do governador que o nomeou. Quanto ao ativismo do TSE: Além do conhecido bordão "Vamos Conversar?" com a indicação de um site para as tais conversas, as demais propagandas do PSDB eram claramente propaganda eleitoral antecipada e não divulgação do progama do partido, numa dessas peças aparece uma passageira dentro de um ônibus, a mesma é perguntada em quem voto e ela responde que foi em Dilma e em seguida a mesma é mostrada como que arrependida de ter votado em Dilma,  se isso não for propaganda eleitoral antecipada nao sei mais o que é isso. O PT recorreu? Sim. Qual  a decisão do TSE, inclusive de Laurita? Arrquivar a representação do PT que, agora, não pode nem mesmo demonstrar suas realizações daquilo que foi prometido no programa do partido,  como também não pode criticar o PSDB quando se sabe que a propaganda de Aécio Neves foi toda dirigida a atacar o PT, aliás, tá ai uma propaganda do DEM atacando Dilma, gente que que isso, não  há como defender essa insaniade, deu no site da  insuspeita CBN:

Representação arquivada


O TSE julgou ainda outra representação do PT contra o PSDB referente à propaganda partidária apresentada em maio do ano passado e, por maioria (cinco votos a um), entendeu que não houve propaganda eleitoral antecipada.

Naquele caso, o PT também questionou a participação de Aécio Neves em propaganda na qual o partido falava sobre inflação.

Em relação à representação de maio do ano passado, a relatora Laurita Vaz considerou que não houve propaganda eleitoral antecipada e nem promoção pessoal.

Para ela, é possível a participação de político filiado na propaganda quando não há menção às eleições ou pedido de voto. "Não vislumbro ilicitude", afirmou. Outros quatro ministros da Corte concordaram.

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, foi o único a discordar e considerou que houve irregularidade. "O desvirtuamento da propaganda partidária é algo escancarado. O PSDB apresentou um pré-candidato e simplesmente sinalizou ao eleitor o que seria o governo do próprio PSDB."

  

Seu voto: Nenhum

 

...spin

 

 

imagem de Fernando Cravo
Fernando Cravo

Está parecendo que a bola da vez agora é o Brasil...

Depois da "revolução laranja" na Ucrânia, da "primavera árabe" - movimentos regados e estimulados de forma coordenada através de ongs e "instiutições opositoras" nacionais, parece que chegou a vez do Brasil. Na impossibilidade de ganhar nas urnas, começa-se a criar o clima de "assim não dá mais: mudanças já!". Isto já está acontecendo e, à semelhabça dos movimentos que citei, também de forma coordenada e com vísiveis inferências do exterior, como se vê no vídeo produzido pela Watch Human Rights, onde o governo brasileiro é acusado de reprimir com violência manifestações contra a copa - o que qualquer pessoa razoavelmente informada sabe que não é verdade.

Li o artigo de Ferreira Gullar ("a arte de enganar os pobres") e só forçando muito para enxergar nele a necessidade de reflexão... Basicamente o que o artigo diz é que os programas de distiribuição de renda do governo federal são uma espécie de "compra de votos".... Ora, por favor...!  Este "argumento" é surradíssimo, utilizado pelo ue há de pior na direita já faz algum tempo.

E o Renato Nalini, então: é rápido na gatilho e classifica, sem mais, os complexos governos de Vargas e Perón de "direita". Mas não foi a direita que derrubou Vargas...? E o antigo PTB (aquele do Goulart, Brizola) que deriva direto de Vargas era de direita? Há que ter cuidado ao se começar a utilizar a máquina de fazer rótulos....

Seu voto: Nenhum
imagem de DUDE
DUDE

Tenho a mesma preocupação!

Fernando, o assunto é mesmo muito sério. Estamos criando um caos onde não existe. Temos um grande caminho pavimentado para construir um país maravilhoso, mas, porém, contudo, todavia e todas as conjunções coordenativas adversativas possíveis, estamos dando condições, criando um cenário, uma situação apropriada para,  ao final, um golpe militar acabar com todos os sonhos dos brasileiros.

Você está enxergando muito.

parabéns.

Seu voto: Nenhum
imagem de jofra
jofra

SENHORES, O QUE SE PODE

SENHORES, O QUE SE PODE ESPERAR DE RACIONAL DO " TUTANCAMON MATUSALEM RAMSÉS II "? ACHO QUE NADA! VIVA O BRASIL, O LULA E A DILMA!!!!!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Monier.,.,.,.
Monier.,.,.,.

Neste trecho da teia

Neste trecho da teia burocrática, lembrei de quando o TJ/SP passou a exigir que as guias de recolhimento para interpor recurso passassem a ter os nomes das partes e do processo, há coisa de 2 ou 3 anos. Se o recolhimento já era difícil, por ser feito apenas no BB, gerando grandes brigas minhas com o Financeiro pelo prazo curto, ainda tive que gastar meu tempo chateando o excelente estagiário que eu tinha, mas que volta e meia esquecia de mais essa mumunha. E para ser sincero, esquecia com alguma razão, porque voltar ao processo depois de calcular custas e fazer todo o procedimento para emissão da guia era trique-trique demais.

A justificativa para a nova burocracia era algo sobre a possibilidade de fraude, talvez a possibilidade de apresentar a mesma guia em vários processos, o que é no mínimo um crime. Com certeza um "inspiração saudável". Mas o estagiário caiu de rendimento, cansou daquelas guias recheadas de burocracia, e a gente, como equipe, passou a produzir menos. Terminou que eu mesmo passei a preencher algumas guias para ajudar, caçando nome de partes e processo. O corregedor à época, o próprio Nalini.

http://www.oabsp.org.br/noticias/2013/10/31/9095/

---

 

"O Estado, que deveria ser instrumento de realização das potencialidades individuais e dos grupos menores, eis que uma sociedade de fins gerais, tornou-se onipotente, onisciente e vocacionado a crescer até o infinito. A conta não fecha. O Brasil das contradições adota a livre iniciativa, o valor do trabalho, a Democracia participativa. Mas resta envolvido numa teia burocrática suficiente a sufocar o protagonismo e a alimentar a corrupção. Tudo sob aparente inspiração saudável: reduzir as desigualdades sociais."

Seu voto: Nenhum
imagem de JOEL PALMA
JOEL PALMA

Não há o que se preocupar.

Não há o que se preocupar. Quando a Casa Grande começa a gritar, é porque já entrou. Vamos à Copa.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Celso Carvalho
Celso Carvalho

Francamente...o presidente do

Francamente...o presidente do Tribunal de Justiça se manifestar dessa forma é um escarro contra as instituições republicanas, sobretuda à propriia justiça. O judiciário é o mais lento e burocratizado poder da república. Seus membros estabelecem os próprios salários; recebem tudo quanto é tipo de regalia, inclusive carros e motoristas para sua locomoção até o trabalho; boa parte são acintosamente tendenciosos, inclusive politicamente; gozam a libertinagem para cometer todo tpo de injustiças e muias vezes agem como reizinhos sentados nas varas.

Me desculpem os bons magistrados que são muitos. Mas a árvore está podre.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Fauzi Achoa
Fauzi Achoa

Esta casta social criada por

Esta casta social criada por D. Joao VI insiste em sobreviver. É o bacharelismoempapando e empanandoo Brasil.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Motta Araujo
Motta Araujo

O Desembargador Jose Renato

O Desembargador Jose Renato Nalini é um intlectual, é da Academia Paulista de Letras, autor de livros, alem de juiz é um pensador, esta fala representa a percepção média de GRANDE parte da população de São Paulo, ricos, classe media e pobres, que está horrorizada com essa ditas ""manifestações"", greves, paralisações que estão causando prejuizos

diarios a uma das cinco maiores metropoles do mundo, onde supostos ""direitos"" de minorias OFENDEM o direito muito maior de milhões.  Mafiosos de onibus, desocupados de todos os generos, tipos construindo carreira politica liderando movimentos, agredindo uma cidade que tem secular CULTURA DE TRABALHO.

Direito de moradias? Contra quem ? Milhões de pobres paulistas entram em filas de Minha Casa, Minha Vida, juntam popança de toda a familia, fazem enorme sacrificio para conseguir a casa propria, estão dentro da logica do sistema de economia de mercado apoiado pelo Poder Publico, os programas de moradias em todo lugar pressupõe apoio financeiro do Estado MAS A CASA NÃO É DE GRAÇA, precisa pagar aqui ou em qualquer lugar, o que pretende o MSTS?

Casa de grança? Invade terreno que tem dono e quer o que? Qual o objetivo? Tomar o terreno na mão grande? Se todos fizerem isso IMPLODE O SISTEMA ECONOMICO, acaba o Pais.

A mesma coisa é o PASSE LIVRE, passagem de graça mas como se paga o aumento de 40% dos motoristas? Quem paga tudo é a Prefeitura e como a Prefeitura faz dinheiro? Cobrando impostos de todos. Os movimentos sociais acabam nas costas dos contriuintes, eu, você, nós todos.

Como é que alguem com algum miolo pode apoiar esses movimentos? O comunismo acabou e não volta mais, as economias de todo o mundo tem uma logica capitalista, não há lugar para utopias e direitos infinitos, ou a reividicação tem alguma logica ou é demagogia para iludir crédulos e alavancar carreiras politicas. ""Movimentos" criaram Serras, Lindenbergs e quantos mais, uma vez que ganhem carro e motorista da Prefeitura,  esquecem os trouxas do movimentos e vão cuidar de sua carreira.

O que Nalini diz é apoiado por consideravel parcela da população paulista que construi toda sua vida trabalhando e sem recorrer a "movimentos", os descendentes de italianos, como Nalini, de libaneses, de alemães, de espanhois, de poloneses, São Paulo é inteiramente produto de trabalho e não de "movimentos".

Se outros pensam de outra forma podem perfeitamente contra argumentar mas não precisam insultar o desembargador ou suas ideias perfeitamente razoaveis.

Seu voto: Nenhum
imagem de fernando vasqs
fernando vasqs

Fala pelo povo? Por parte

Fala pelo povo? Por parte considerável da população? Quem, a Alston, a Siemens, o Robson Marinho? Risos também.

Seu voto: Nenhum
imagem de DUDE
DUDE

DISCORDÂNCIA NÃO É INSULTO!

Já me manifestei sobre o artigo do jurista. Penso que ele representa o pensamento da elite brasileira e não está na defesa dos interesses do povo brasileiro.

O seus pensamentos reproduzem o que pensa a extrema direta. Reflita e não adote o mesmo discurso.

Seu voto: Nenhum
imagem de Cezarlop
Cezarlop

Ah o Nalini...

Conheço bem suas decisões da época da Câmara de Direito Público. Cansou de utilizar o "discurso sedutor"  em suas relatorias. Suprimiu direitos e impediu a subida de recursos, sob o pretexto da função social de suas decisões. Tinha fórmula pronta contra determinados tipos de réus, independente do direito aplicável ao caso.  A magistratura paulista, notadamente por sua representação no STF, me decepcionaram muito. 

Seu voto: Nenhum
imagem de Ana Paula Andrade T
Ana Paula Andrade T

AA, o tal magistrado não está horrorizado o desgoverno tucano

AA, o tal magistrado só não está horrorizado com os descalabros em SP e na omissão de seu patrão Alckmin

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Motta Araujo
Motta Araujo

Não tem nada a ver com o

Não tem nada a ver com o Governador Alckmin, que é um dos responsaveis pelo caos em São Paulo, ninguem está elogiando o Governador.

Seu voto: Nenhum

Intelectual?

Intelectual (?), da Academia Paulista de Letras (risos), que reverbera as patacoadas reacionárias do Ferreira Gullar, que deixou de ser levado a sério há uns bons 20 anos? 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Muitos risos

Intelectual (?), da Academia Paulista de Letras (MUITOS risos)....,

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Motta Araujo
Motta Araujo

Entendi, não sendo cachaceiro

Entendi, não sendo cachaceiro e churrasqueiro não presta, não é mesmo?

Seu voto: Nenhum
imagem de Durvaldisko
Durvaldisko

Posso estar enganado,posso

Posso estar enganado,posso estar cometendo  injustiça, mas o texto é  do professor Ariovaldo.

Seu estilo é inconfundível mesmo   disfarçando-se de saberes jurídicos e introduzindo  um temática mais complexa

do que   a  habitual.

Portanto, professor,tente outro interface,ou  transfira a outro seus pendores  de  gosth  writer

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Durvaldisko
Durvaldisko

Posso estar enganado,posso

Posso estar enganado,posso estar cometendo  injustiça, mas o texto é  do professor Ariovaldo.

Seu estilo é inconfundível mesmo   disfarçando-se de saberes jurídicos e introduzindo  um temática mais complexa

do que   a  habitual.

Portanto, professor,tente outro interface,ou  transfira a outro seus pendores  de  gosth  writer

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Lincoln Lima
Lincoln Lima

Ele deveria se preocupar é

Ele deveria se preocupar é com a corrupção e as falcatruas que ocorrem no Judiciário!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Em tempo...

Por falar em judiciário...

Parece que a ministra Laurita tá despachando de dentro do diretório do PSDB. Francamente!

247 – A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral, atendeu nesta sexta-feira 23 ao terceiro pedido do PSDB, em menos de um mês, contra inserções partidárias do PT. A decisão de agora proíbe o Partido dos Trabalhadores de exibir o comercial que faz referência aos "fantasmas do passado" na inserção nacional que vai ao ar no dia 10 de junho.

Na última quarta-feira, a ministra do TSE já havia suspendido o mesmo filme, com base em outra ação do PSDB. Ela alegou, tanto na quarta como hoje, que a propaganda sinaliza "ainda que de forma dissimulada, necessidade de continuação do governo comandado pela presidente Dilma Rousseff".

No vídeo, o narrador diz que o Brasil não pode deixar que "fantasmas do passado voltem", com imagens de pessoas, hoje com empregos e acesso a estudos e saúde, se vendo no passado, em situações muito piores, como pedindo esmola. O PT informou que já recorreu da decisão de quarta-feira.

Para o PSDB, as circunstâncias em que foram veiculadas as inserções induzem à "promoção pessoal" da presidente e tem "propósitos eleitoreiros para alavancar a popularidade" de Dilma. Na mesma ação, o partido pede para que o TSE casse o direito do PT de veicular o programa partidário no segundo semestre e aplique multa máxima - que pode chegar a R$ 25 mil - ao diretório nacional do partido e à presidente. Esse pedido ainda não foi julgado.

primeira decisão da ministra Laurita Vaz contra programas do PT foi do dia 14 de maio, suspendendo um comercial veiculado no último dia 6 em rádio e televisão. O filme trazia falas da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, com críticas indiretas à oposição.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"Penso, logo existo"

Luis, ela não gostou pq tb é

Luis, ela não gostou pq tb é fantasma do passado.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Pachecão
Pachecão

Besteira. A propaganda

Besteira. A propaganda veículada pelo PT tinha visivelmente cunho eleitoral. A prova disso é que, nos comentários dos governistas do blog, todos comemoraram efusivamente o "contra-ataque" do governo e alguns até ousaram dimensionar o efeito da propaganda nas eleições de outrubro. 

Os eleitores petistas, mesmo depois de 12 anos, ainda não compreenderam que o posicionamente de um partido ora governante jamais poderá ser o mesmo de um partido ora oposicionista.

Ao governante, cabe governar, ele detém o poder e o orçamento e espera-se que o eleitor, a partir dos atos desse governo, decida-se pela continuidade ou não do partido no poder. A oposição, por sua vez, não detém nem o poder e nem o orçamento, e é sua função democrática criticar os atos do governo que julga errados e dizer o que faria de diferente. 

O governo atual não tem que ficar se comparando com governos anteriores. Espera-se que a sociedade faça isso, de maneira isenta. 

Seu voto: Nenhum
imagem de rl
rl

besteira

Qual a propaganda partidária que não tem cunho eleitoral? Para que existe um partido político, além do objetivo de ganhar eleições?  Vamos ter programas eleitorais para vender geladeiras?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Cunho.

A propaganda veículada pelo PT tinha visivelmente cunho eleitoral

Grande descoberta do Mané: a propaganda eleitoral tinha cunho... eleitoral.

Até a qualidade dos trolls está despencando. Que fase!

Seu voto: Nenhum (10 votos)

MAF

Esse é da equipe de oposição,

Esse é da equipe de oposição, descobriu a pólvora, rsrs, muito obrigado por avisar que a propaganda era eleitoral, rsrsrswrrsrsrs

Seu voto: Nenhum

A lei

Esse é o texto.

A lei

Pelo artigo 45 da Lei dos Partidos Políticos (Lei n° 9.096/1995), a propaganda partidária gratuita no rádio e na TV só pode ser feita para difundir os programas partidários; transmitir mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, dos eventos relacionados ao mesmo e das atividades congressuais do partido; divulgar a posição do partido em relação a temas políticos-comunitários. E ainda promover e difundir a participação política feminina, dedicando às mulheres o tempo que será fixado pelo órgão nacional de direção partidária, observado o mínimo de 10%.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"Penso, logo existo"

imagem de Pachecão
Pachecão

Então é isso. Não há mais nem

Então é isso. Não há mais nem o que discutir. Ponto para juíza.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

A reclamação é improcedente

Isso é devido processo legal.

O problema de vocês é que são INCAPAZES de não misturar as coisas.

É difícil. O PT agiu dentro do esperado: recorreu da primeira decisão e provavelmente irá recorrer também dessa. Situação normalíssima.

A propaganda tinha inegável conotação eleitoral e, por isso, é ilegal, não podia ser veiculada. Quem tem razão, tem. Quem não tem, não tem.

Aliás, o comentário contra a ministra é de uma irrazoabilidade assustadora: foi ela a relatora do voto que iniciou a cassação do registro do partido REDE, da Marina Silva, tendo inclusive discutido com o Gilmar Mendes durante o julgamento.

Esse é o problema: de uma situação onde cabe a reclamação, os eleitores do PT e da Dilma confundem tudo. Perdem a razão na discussão e terminam queimando o próprio filme. Não é de se admirar que mesmo o PT tendo boa margem nas pesquisas eleitorais para presidente, a situação no país, às vésperas da Copa do Mundo, esteja tão caótica. Também, com o fogo amigo gerando impopularidade, não é surpresa nenhuma. Tem gente que nasceu para ficar fora do poder.

Triste constatação. Muitos petistas são diretamente responsáveis pelo clima de discórdia que domina o país. Diretamente responsáveis. O comentário acima é um bom exemplo disso. Acusou uma ministra de ser cooptada pelo PSDB de forma totalmente irresponsável e leviana. Depois reclamam quando levam cacete e, pior, ficam dizendo que "ninguém pode com eles" hahahahaha. Que piada. Só têm bocão! Na hora do vamos ver, pipocam!

Seu voto: Nenhum

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

Alessandre vc concorda que o

Alessandre vc concorda que o Judiciário anda pesando a mão contra o PT, não concorda? Eu ainda tenho trauma daquela Sandra Cureau... Entendo que a ministra pode ter razão mas veja a situação dos petistas; a mídia passa 24h/dia durante o ano inteiro atacando o PT ( isso é campanha eleitoral clara ) e o PT tem que andar na linha. Se denuncia a mídia o judiciário sai com a balela da liberdade de imprensa... se dá uma forçada no programa, aí é prpoaganda eleitoral antecipada; se a presidenta fala em cadeia nacional, tb... Qual a saída? Ficar nas cordas? Tem que ir prá cima mesmo... não tem jeito. Pro lado de cá, a coisa só sai com muita luta mesmo.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Se for pra levar ao pé da letra...

...toda capa da veja é propaganda eleitoral. Toda chamada do Jornal nacional é propaganda eleitoral. Toda manchete da folha é propaganda eleitoral e por aí vai.

Comparar números e dados do passado com os do presente é perfeitamente legal, uma vez que esses dados não forem manipulados.  Quando a campanha se iniciar, o PT não só deve como tem obrigação de apresentá-los.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

MAF

Aos animigos a lei. Aos amigos....

As leis só existe para ferrar o PT, estão tendo esta função, pois tucano faz até pior que petista e saem impunes, foi assim no "mensalão"(ao contrário dos petistas, os tucanos usaram e abusaram de recursos públicos), foi assim em todas as inserções de partidos como DEM, PPS, PSDB, atacaram Dilma, como afirmei acima, o Aécio divulgou até um site da sua campanha. Aos animigos a lei. Aos amigos....

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

Ora Argolo

 

Prezado Argolo,

sei que você é advogado. Não sou, então não iria discutir com você numa seara onde sou leigo. Nas questões jurídicas procuro ouví-lo, assim como os demais especialistas que frequentam o Blog e aprender com vossas santidades.

No entanto, sou filho e irmão de advogados e sei que juiz não é robô e tem que fazer uso da inteligência, raciocínio e discernimento para dar o devido andamento à "bagaça"... o resto é embasamento.

Discernimento também é necessário para interpretar a frase " parece que a ministra está despachando de dentro do diretório do PSDB" em sua devida conotação: uma frase de efeito, ao reparar que por 3 vezes (em 1 mês) ela acatou as argumentações da oposição. Não se trata de acusação leviana e irresponsável de a ministra ter sido cooptada pelo PSDB.

A crítica é outra, e não aos procedimentos.

Ora, a propagandao do PT (do partido, e não do governo, embora seja hiprocrisia tentar dissociar ) visa exatamente passar esta ideia de que o povo deve lutar pela continudade do governo. Acho que a juíza deveria examinar o contexto geral.

O partido está mais é se defendendo...

Qual o problema,se o Jabour pode usar uma concessão de Tv e dizer abertamente; "precisamos tirar essses caras do poder".

E que poderiamos dizer dos pré candidatos 24 horas por dia detonando o governo? Legalmente o TSE não poderia fazer nada com relação a isso, né?

ps. Sou um indivíduo, se fiz um comentário errado ou indevido, você pode generalizar e extender aos eleitores da Dilma ?

meio tosco pra um advogado.

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"Penso, logo existo"

Desculpe se eu me excedi, é porque entra o ruído e confunde

Reitero as desculpas. Fui influenciando pelo clima beligerante de uma thread que sempre acontece quando entra um certo Ulisses, cara chato do cacete.

Mas, veja, você cita o Jabor. Cara, por mais que o Jabor seja um tendencioso, e ele claramente é, ele não é oficialmente um partido político. O PT é e se submete às regras.

A decisão é discutível. Pode ser enquadrada na vedação da lei, mas pode não ser. Vai depender dos argumentos de ambas as partes. Direito eleitoral é extremamente complicado. Tem uma carga interpretativa muito grande, os processos são muito céleres, vai muito da realidade circundante, nem tanto pelo que está nos autos.

A discussão aí é o que seria uma propaganda eleitoral e o que não seria.  Quando Dilma, que é do PT, mostra os ganhos do Governo, isso é propaganda eleitoral? Quando o governo faz propaganda dos seus programas, projetos, dos seus resultados, isso é propaganda eleitoral?

Com relação a esse tipo de assunto, tudo pode e deve ser discutido. Esse tipo de discussão não tem nada a ver com golpe. Isso faz parte de uma democracia.

Essa discussão não pode ser confundida com a postura corretamente denunciada pelo post, onde existiu uma clara manifestação política, fora do exercício da função, mas ainda assim valendo-se da importância do cargo, para criticar o governo e responsabilizá-lo pelo clima de caos do país.

 

 

Seu voto: Nenhum

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

Uma thread?

Hahahahahahahahah! Come into English that is more chic. And you're a jokester the law. Assim no inglês é mais bunitnho para você. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Que isso...

Desculpas aceitas, mas eu nem estava esperando que você se desculpasse, estava mais na onda de bate-papo.

Sei que conversas por texto são muito mais complicadas do que ao vivo, onde há inflexão de voz, além das pessoas se conhecerem, etc.

Entendo também que na Internet as colocações frequentes de um grupo acabam influindo quando vamos responder a outros interlocutores individualmente.

Foi ocaso do JB (o do Blog, não o do STF....rs), normalmente educado ao dialogar, que se exaltou um pouco, levado que foi por comenários em outro espaço de "criminosos" se regozijando com a morte de nordestinos num acidente de trânstito no Ceará e fizeram piadas hiper preconceituosas.

De modo geral procuro aprender. E sempre leio suas intervenções neste espaço.

Abraços.

 

Seu voto: Nenhum

"Penso, logo existo"

Na Argentina, chamam de pecho frío

http://forum.wordreference.com/showthread.php?t=2098746

Seu voto: Nenhum

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

Passaria no ENEM?

Honestamente?

Fico imaginando um destes professores que corrige provas de redação no ENEM. Que nota daria para o (pasmem!) presidente do TJ de São Paulo?

Sabem porque o texto é ruim e por vezes atinge o inintendível?

Por causa da VERGONHA. Ele queria simplesmente dizer:

_ É isso aí Ferreira Gullar ! O BF é uma bolsa esmola que só serve para tornar o beneficiado um refém do governo e é usado para o plano do PT de se perpetuar no poder!

Como seria vergonhoso brandir esse mantra da direita, diante de pessoas cultas, com senso crítico e bem informadas, ele vem fazer estes floreios e salamaleques.

Então somo "obrigados" a ler coisas lindas como o trecho que se segue...

Ninguém merece!

Iludem-se as pessoas com a expectativa de que a Justiça venha a prevalecer, sem alertá-las de que o modelo sofisticado de um processo mais relevante do que a substância, de quatro instâncias intermináveis, de mais de cinquenta oportunidades de reapreciação do mesmo tema tornam o justo concreto uma aventura imprevisível. O neopopulismo também chegou à Justiça.Onde vamos parar?   

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"Penso, logo existo"

imagem de Heitor de Assis
Heitor de Assis

Gullar ficou biruta...

Com mais alguns textos da mesma qualidade, tenho certeza que a família Marinho o coloca na Academia Brasileira de Letras... ou seria de Lelés... da cuca.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Nalini e a Globo: quanto pior, melhor
Nalini e a Globo: quanto pior, melhor

Nalini faz de conta que não é com ele

Esse renato nalini faz parte do Instituto Innovare. Ele está no bolso das Organizações Globo, proprietária do Instituto Innovare. 

Desembargador Renato Nalini Tribunal de Justiça de São Paulo

 O Conselho Superior do Innovare aprovou a criação da Comissão Difusora de Práticas, composta por renomados integrantes da Justiça Brasileira e tem, por finalidade precípua, apoiar a multiplicação de práticas identificadas pelo Prêmio Innovare.  

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Caro Nassif e demais “A arte

Caro Nassif e demais

“A arte de enganar os pobres” é muito simples, é só acreditar que a midia e o PSDB irão ajudar o povo.

Saudações

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de DUDE
DUDE

Não é o que pensa a ONU

 

O discurso contrário ao equilíbrio social não pode prosperar.

A ONU estabeleceu oito Objetivos do Milênio (ODM) das Nações Unidas. E o Brasil cumpriu antecipadamente dois objetivos importantes: redução da mortalidade infantil e redução da extrema pobreza.

É o que se pode ver no texto publicado no EBC Agencia Brasil: 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-05/brazil-faz-balanco-positivo-dos-objetivos-do-milenio-da-onu

Penso que dar comida a todos os cidadãos brasileiros que necessitam é, assim, importante, ora, como no caso do Bolsa família, cujo impacto no orçamento federal é pífio, mas tem um alcance social extraordinário, reconhecido no mundo todo.

Agora, o dinheiro da bolsa família,, mesmo diante de afirmações como "devia ir para a educação" é também a ela voltado, e só não tem esta percepção, realmente, quem não conhece, a fundo este maravilhoso programa.

Com ele, as crianças dos lares assistidos têm tido um desempenho até melhor, em muitos municípios, do que aqueles que não tem essa assistência. As crianças para o recebimento do bolsa família são obrigadas a comparecer às aulas e são incluídas,  o que é também muito importante.

E mais: o bolsa família é uma medida também em favor da saúde pública,  pois com ele houve diminuição radical da desnutrição em crianças, nascidas em lares de extrema pobreza.

Agora, não há, pelo menos desconheço,  programa social que dê casa a ninguém aqui no Brasil.

Há um extraordinário programa habitacional, Minha Casa, Minha Vida,  que está proporcionando aos trabalhadores condições de adquirir sua moradia própria, mas se trata de empréstimo, com todas as garantias necessárias. E com este programa, milhares de pessoas, cidadãos brasileiros, que habitam locais de saneamento ruim estão mudando, para as suas casas, agora com saneamento básico completo, realizando seu sonho.

Ora, se outros governantes não pensaram no povo e nos seus problemas, é outra questão.

Penso, concluindo, que a falta de sensibilidade, o desconhecimento dos programas sociais, estes que tem sua inspiração, na compaixão, de solidariedade, porém dentro do  que dispõe e manda a lei em nosso País, é a mola propulsora de artigos como este.

 

Seu voto: Nenhum

Um dos Facebook do Nalini é aberto

Este: https://www.facebook.com/joserenato.nalini.5

Postei lá o seguinte comentário:

O assunto é fundamental e merece um debate sério. Convém lembrar portanto que há obrigações para receber o benefício. A contrapartida de frequência escolar, vacinação e acompanhamento da gestação são um avanço onde o trabalho infantil, as doenças e a morte neo-natal ainda são um fato em várias regiões do país. Um debate verdadeiro deve analisar todas as questões envolvidas. Há portanto, de fato, uma parte do país que não tem acesso a nenhum direito, nem os básicos. Se, através de uma discussão desapaixonada, chegamos a conclusão que o Bolsa Família não cumpre a tarefa prometida, devemos propor claramente um programa que o faça. Os direitos básicos de nossa classe, estão assegurados. Nosso dever em integrar a classe excluída permanece.              http://www.caixa.gov.br/Voce/Social/Transferencia/bolsa_familia/saiba_mais.asp                                                          Condições  Inclusão da família, pela prefeitura, no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.Seleção pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).No caso de existência de gestantes, o comparecimento às consultas de pré-natal, conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).Participação em atividades educativas ofertadas pelo MS sobre aleitamento materno e alimentação saudável, no caso de inclusão de nutrizes.(mãe que amamenta).Manter em dia o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos.Acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 e 44 anos.Garantir frequência mínima de 85% na escola, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.Garantir frequência mínima de 75% na escola, para adolescentes de 16 e 17 anos.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Gilberto .    @Gil17

imagem de Pedro Luiz
Pedro Luiz

Ferreira Gullar

Mundo Vasto Mundo

Nem Raimunda salvaria

Se me chamasse Ferreira Gullar

Não passaria de uma Bunda

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.