Procurador tenta, mas não consegue impedir Lula de criticar a Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O ex-presidente Lula foi convocado para depôr em Brasília como testemunha de defesa de Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento, que são acusados de corrupção pela Lava Jato. O vídeo da audiência, realizada na segunda (10), mostra um procurador da República tentando, sem sucesso, impedir que Lula apontasse os erros e abusos do Ministério Público Federal na operação.

Ao responder aos advogados de defesa, Lula apontou que nem Gleisi, nem Paulo Bernardo tinham poder ou influência para interferir nas nomeações da Petrobras. Um dos defensores perguntou ao ex-presidente se ele concordava, portanto, com as denúncias feitas pelos procuradores. Lula disparou: “Eu não concordo com as acusações que são feitas. Elas são feitas baseadas em delações que não merecem nenhuma credibilidade.”

Nesse momento, um membro do MP interrompeu e pediu que Lula não fosse autorizado a fazer “juízo de valor” emitindo opinião sobre os atos dos procuradores.

Na sequência, ao responder questionamentos do Ministério Público, Lula tentou explicar como funcionou a distribuição dos cargos na Petrobras entre os partidos aliados, e aproveitou para dar uma alfinetada na Lava Jato.

“Vou tentar explicitar como é feito isso porque o Ministério Público, em todas as acusações, acha que é criminoso os partidos indicarem pessoas.”

Contrariando, um assistente de acusação entrou numa dividida com Lula: “Eu discordo.”
 
O petista, em tom sereno, rebateu: “Numa outra encarnação a gente vai indicar só gente do Ministério Público.”
 
Exaltado, o procurador saiu em defesa da Lava Jato. “Não, não, a gente não quer isso.” E, mais uma vez, tentou interromper a resposta de Lula. “Eu peço que o senhor não faça juízo de valor.”
 
Assista ao vídeo abaixo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula dando aula de Filosofia,

    Lula dando aula de Filosofia, Sociologia Política para uns engomadinhos alienados ou, na hipótese pior, mal intencionados. 

    Para um semi-analfabeto formal Lula é de uma lucidez fora de série. 

  2. Lula não emitiu juízo de valor mas juízo de realidade

    O juízo que Lula emitiu sobre esse MP fecal não é juízo de valor, mas juízo de realidade.

    Certamente, esse estúpidos não sabem o significado de juízo de realidade.

  3. Simplesmente fantastico. Esse

    Simplesmente fantastico. Esse pessoal do MPF tem que repensar se vale a pena participar de audiências onde o Presidente Lula estiver. Eles não dão uma dentro, é só paulada. Na moral, com cuspe e jeito o Presidente Lula zoa da cara destes boçais!!!

  4. Como diria Brizola, são uns

    Como diria Brizola, são uns “bundinhas”.

    Não passam de moleques concurseiros mimados e embriagados com o poder excessivo que lhes deram de mão beijada.

    Caso o Brasil seja recuperado do estrago golpista, entre muitas reformulações, duas que se fazem necessárias são os critérios de seleção de Procuradores e Agentes/Delegados da PF.

    O Brasil não suporta mais essas âncoras coxinhas.

  5. Lula, cobra pela aula ao MPF

    Lula precisa começar a cobrar do MPF pelas palestras ministradas sobre governo de coalizão.

    Janot, reserva aí uma verba para Lula, ao invès de contratar o suiço.

  6. Lula ontem em BH foi incisivo

    Lula ontem em BH foi explícito: vamos ter que discutir qual o tipo de Democracia que queremos para o Brasil.

    Penso que numa nova ordem, numa República Democrática, o MP tem que sofrer mudanças significativas.

    Lula também responsabilizou a Rede Globo pelo ódio dessiminado na sociedade e afirmou que uma das mudanças que  faria, se eleito, será na mídia. Entendi que Lula trata a Globo como inimiga (até que enfim; salve salve o Brizola).

    1. Antes tarde do que mais tarde ainda

      Se Lula tivesse se espelhado em Chávez, que cassou a concessão da RCTV golpista, nós não estaríamos nessa fossa.

      1. Ousadia

        Sei não. 

        Se tivesse sido  tão ousado quanto o Chavez, será que o Lula ainda estaria vivo?

        É surprendente que ainda tenha forças, apesar de visivelmente envelhecido e, não raro, com expressão de profunda tristeza.

        Que Deus o ilumine!

      2. Teria virado pó, Rui

        E o Brasil não teria vivido os seus melhores doze anos nos quinhentos de sua história miserável de senzala e favela, entre chibatas e meganhas assassinos.

        Prende o Lula, moro.

        moro, prende o Lula.

  7. Caramba, tá difícil do mpf

    Caramba, tá difícil do mpf entender como funciona um presidencialismo de coalisão. Se tivessem preocupação com as indicações, deveriam ver o que acontece nos estados e municípios. A mesmíssima coisa. No Brasil, pelo que sei, funciona exatamente assim, basta ver com quem o fhc se aliou: o pfl, hoje dem, Cruz credo.

  8. Ué, o que esse janot(inha)

    Ué, o que esse janot(inha) quer, se no tal mpf (minúsculo) as coisas também acontecem assim: o pgr é “indicado” e “nomeado” pelo presidente da república, obviamente – exceto nos governos petistas – que por conta das afinidades ideológicas, politiqueiras e outras asneiras da vida (não fosse assim e o temerista-GOLPISTA teria indicado o primeiro colocado na “lista” deles mesmos). Que dizer dos desprocuradores votarem para indicar 3 nomes ao presidente da república: é ou não é governo de coalizão? E os cargos internos: subprocuradores da república, subprocuradores regionais/estaduais (tenham o “apelido” que tiverem), é ou não é governo de coalizão entre as afinidades “negociais”? Agora, quando se trata do Lula e do PT, tem de escrever, musicar e desenhar pr’os pamonhas conseguirem um mínimo de entendimento? Essa tal vaza-jato é ou não é um “cumpadrio da arábias”? E as palestras dos dallanhóis da vida é ou não subproduto das amizades e afinidades? Vão se catar, isto sim! Haja saco.

  9. Lula mostra o quanto é

    Lula mostra o quanto é difícil para algumas pessoas perceber que passar num concurso não pode ser atestado de onisciência. Vivência é fato digno de reconhecimento também. Os meninos mal-intencionados da Vaza Jato – até pegar um tucano que cheira – não se cansam de mostrar sua ignorância e suspeita sobre como funciona o poder no Brasil.

    Assim, vão precisar impedir que se mmostrem as falhas dessa operação que só chegou até aqui – ao contrário de tantas outras abafadas na mídia e no judiciário – porque atacou sem vergonha membros de um partido que incomoda as ‘zelites’. 

    k k k k k k

  10. MPF e Globo foram pro tudo ou nada

    GLOBO DESESPERADA PARA ELEGER RODRIGO MAIA: PRECISA DE GRANA DO BNDES? SERÁ ISSO?

    Por Romulus

    – Conversão da Globo ao “Fora, Temer”: tudo menos civismo.

    – O projeto de longo prazo: a tutela da classe política pela dobradinha mídia/ juristocratas – juízes/ procuradores/ policiais federais.

    – No médio prazo, o medo: o FBI investiga o esquema FIFA. Sem ter feito o próximo PGR, a Globo passa a contar apenas com mecanismos extremos: “perdão presidencial”, “anistia do Congresso” e dissuasão, com a ameaça de ataques midiáticos ou de impeachment da nova PGR pelo Senado.

    – No curto prazo, a corda no pescoço: o endividamento das Organizações Globo junto ao BNDES. Segundo fonte do Blog, os Marinho não estariam conseguindo rolar a dívida desta vez. O problema seria não terem bens para dar em garantia. Nem mesmo as ações na Globo!

    – Uai… qual o problema, irmãos Marinho? As ações da Globo não são mais de vocês?!

     

    Lembram da bailarina do Chico?

    “Procurando bem, todo mundo tem pereba, marca de bexiga ou vacina”

    Pois é…

    Procurando bem, todo mundo tem pereba…

    Santo mesmo, imaculado, só no altar de Igreja.

    A Globo, certamente, está longe dessa condição.

    Fora a bilionária sonegação fiscal descoberta anos atrás, parece que há outros fantasmas do passado rondando as mansões dos irmãos Marinho…

     

    LEIA MAIS »

     

  11. Oh! Estes miúdos. Na verdade,

    Oh! Estes miúdos. Na verdade, o mais apropriado seria tratá-los considerando sua escala reduzida.  Diminutos, chatos, e até desprezíveis. Diria que é lamentável, quando uma boa ideia resulta em algo tão rasteiro. Algo, cujo custo-benefício, quando serenamente for avaliado, por certo irá mostrar o tamanho do desastre contra o País. Claro! Há os que vão lucrar com ganhos monetários diretos. Outros, turbinando suas tabelas de preço/palestra. Todavia, nada como o desmanche realizado, a favorecer grupos internacionais.

    Incrível o poder destrutivo dessa deslumbrada e ignorante meninada, a despeito do lustro enganoso de seus currículos envernizados por banhos químicos de marqueting midiático.

     Basta confrontá-los com um adulto de real valor, como o presidente Lula, para que o brilho fugaz e transitório desses menudos, feneça como o fogo-fátuo, tocado pela mais leve brisa. Coitados.

    Isso parece lançar uma réstia de lume, nas recorrentes ausências do pastor Dalagnoll nos depoimentos do Lula. Uma mariposa como o Dalagnoll perder o luz do Lula? Esquisito né?…

    Orlando

  12. o “juiz” da Farsa é diplomado?

    Nenhum jornalista investigativo ainda se dispôs a esclarecer em que faculdade de Direito o agente da CIA, travestido de “juiz”, se formou, se é que ele tem mesmo diploma de bacharel em Direito. Dizem por aí que ele se formou na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mas a própria Universidade, ao negar-lhe o título de doutor “honoris causa” escreveu em seu parecer final que ele tem uma graduação “desconhecida e não discriminada”. O que a quis dizer com isso?

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-moro-nao-obteve-titulo-honoris-causa-na-universidade-onde-se-formou-por-kiko-nogueira/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador