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A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vive agora um momento pós-eleições, com a escolha de dom Sérgio da Rocha, como novo dirigente da instituição e Arcebispo de Aparecida (SP). A nova diretoria levará adiante a defesa pela reforma política, trabalhando junto com outras 100 entidades, incluindo a OAB Nacional, na plataforma Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições.
O objetivo do programa Brasilianas.org que será exibido hoje, a partir das 20h00, ao vivo, na TV Brasil, é discutir as relações, historicamente contraditórias, entre Igreja Católica e sociedade brasileira, destacando os esforços de caráter progressista e o trabalho de grupos de base para estreitar os vínculos entre a Igreja Católica e o mundo da ciência, cultura e sociedade civil organizada. Para tratar do tema o apresentador Luis Nassif recebe a professora de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP e presidente da Ong Católicas pelo Direito de Decidir, Maria José Rosado Nunes (Zeca), o professor livre-docente e titular em Ciência da Religião pela PUC-SP, Jorge Claudio Ribeiro e o secretário-executivo da Comissão de Justiça e Paz da CNBB, Carlos Moura. Não perca!
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existe conciliação possível?
Como conciliar a religião, que se vale da fé e da crença, mesmo sem provas, com a ciência, que se vale da razão e de provas para criar o conhecimento humano?
Como definiu o frade franciscano Guilherme de Ockham (1285 – 1347), todo conhecimento racional tem base na lógica, de acordo com os dados proporcionados pelos sentidos.
A religião não segue uma lógica racional e não pode ser comprovada pelos sentidos.
Como conciliá-las?
Sua premissa está equivocada.
A lógica racional não se prende ao materialismo e nem ao método científico. Um argumento não precisa ser materialista para ser lógico. Ah, e até mesmo a ciência tem suas limitações no que se refere tudo o que envolve o ser humano e suas formas de relação e organização. Aliás, vc que em qual base filosófica se formou a idéia de uma organização de discussão política mundial como a ONU? (Emmanuel Kant, que fez uma boa análise crítca da religião e também sobre política internacional). Se não há base lógica na participação da religião o que fazer então? Apagar a história e negar sua contribuição para o que você chama de paz? E qual a sua base filosófica para proferir tais abberrações por afirmar que não há possibilidade de religiosos participarem do debate como meros cidadãos num estado laico?
?
a colocação que fiz foi se era possível conciliar ciência e religião, copiou?
!
Vc continua preso no pressuposto do puro minimalismo materialista de que o método cientifico é o único meio de se resolver ou discutir problemas humanos. Não só não é, como também a própria lógica racional está para além do método cientifico. O seu argumento se baseia em sua afirmação de que se não há possibilidade de conciliação da religião ao método cientifico, então esta ultima fica inapta a participar do debate publico. Coloquei a ONU como exemplo para você perceber que a religião tem espaço do debate de idéias. O seu problema é que você ignora que o próprio espaço organizacional histórico da sociedade existe hoje como construção e colaboração das religiões. Na verdade historicamente você está atrasado por mais de 2000 anos, pois Cícero em seu tempo reconhecia o valor de contribuição da religião para o debate público. Aliás, antes que me venham criticar o mundo estóico da época dos Romanos, apenas quero lembrá-lo que Roma é a única cidade no Ocidente que conseguiu se organizar, estruturar e alimentar mais de 1 milhão de pessoas por quase 500 anos. E sem ciência como nós a temos hoje. Por isso volta a afirmar: você errou na substância do seu argumento, pois minimiliza a lógica filosófica do debate público ao meterialismo do método ciêntifico, como errou ao desprezar a série histórica do espaço civil tendo a religião como colaboradora do debate público. E por histórico, tanto em Roma no mundo antigo, como na ONU no mundo moderno.
O ser humano é um ser lógico
O ser humano é um ser lógico ou emotivo?
Existiu alguma civilização sem algum culto?
Não importa a fé em si mas as regras morais que ela prega, a religião é apenas o meio de civilizar o homem.
é?
vc só consegue agir civilizadamente se tiver medo do castigo de um ser sobrenatural?
coitado de vc.
Interferência da religião nas regras do Estado
Nos últimos anos se tornou mais forte uma tentativa, especialmente por parte das religiões neopentecostais, de se criarem leis baseadas na bíblia, o que contraria a separação entre igreja e estado, que se iniciou nos países ocidentais em 1789, na França.
A sociedade deve acatar leis baseadas em uma crença que é seguida por apenas uma parte da sociedade, mesmo que esta esteja em maioria?
As minorias serão obrigadas e seguir regras religiosas das maiorias?
Todas as leis são baseadas em
Todas as leis são baseadas em principios e crenças.
As minorias, em uma democracia, devem seguir as leis votadas pelas maiorias, desde que, evidentemente, resguardados seus direitos.
Ninguem é obrigado a seguir regra religiosa de ninguem.
“Bem fora da Pauta”
Verifique o cúmulo da hipocrisia, Lobão afirma: “não vou mamar no Governo”.
É mesmo…alguém acreditou, tire sua dúvida no link a seguir:https://luizmullerpt.files.wordpress.com/2015/04/11167575_10204156301816810_1003066316_o.jpg?w=500&h=354
A igreja faz parte da
A igreja faz parte da sociedade civel organizada e como tal deve atuar como agente politico.
Mesmo porque deve estar sempre alerta para que a liberdade religiosa não seja reduzida pelos politicos (marxistas, humanistas)..
Veja, o exemplo que aconteceu no México, a constituição de 1917 impôs restições ao culto religioso que levou a guerra cristera.
” Quem é você se não se levanta e se põe de pé para defender o que acredita?”.
[video:https://www.youtube.com/watch?v=GS6zxHusgz0%5D
mulheres na igreja
Nassif, por que voce está limitando a participação da Maria Jose interrompendo-a, sistematicamente, sem que ela possa concluir seu pensamento?
“Programa discute o diálogo
“Programa discute o diálogo entre Igreja e sociedade“
Igreja desde sempre prega “diálogo” da obediência, da piedade, da justiça divina…
fora desta trindade escolástica não há nenhum sentido dialógico: tudo é diabólico!