Programa discute o diálogo entre Igreja e sociedade

Colabore com o programa, enviando perguntas que poderão ser selecionadas ao vivo!
 
 
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vive agora um momento pós-eleições, com a escolha de dom Sérgio da Rocha, como novo dirigente da instituição e Arcebispo de Aparecida (SP). A nova diretoria levará adiante a defesa pela reforma política, trabalhando junto com outras 100 entidades, incluindo a OAB Nacional, na plataforma Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições.
 
O objetivo do programa Brasilianas.org que será exibido hoje, a partir das 20h00, ao vivo, na TV Brasil, é discutir as relações, historicamente contraditórias, entre Igreja Católica e sociedade brasileira, destacando os esforços de caráter progressista e o trabalho de grupos de base para estreitar os vínculos entre a Igreja Católica e o mundo da ciência, cultura e sociedade civil organizada. Para tratar do tema o apresentador Luis Nassif recebe a professora de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP e presidente da Ong Católicas pelo Direito de Decidir, Maria José Rosado Nunes (Zeca), o professor livre-docente e titular em Ciência da Religião pela PUC-SP, Jorge Claudio Ribeiro e o secretário-executivo da Comissão de Justiça e Paz da CNBB, Carlos Moura. Não perca!
 
Participe enviando perguntas que poderão ser selecionadas ao vivo. Clique Aqui.
 
Veja aqui como e onde sintonizar o canal da TV Brasil.
Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. existe conciliação possível?

    Como conciliar a religião, que se vale da fé e da crença, mesmo sem provas, com a ciência, que se vale da razão e de provas para criar o conhecimento humano?

     

    Como definiu o frade franciscano Guilherme de Ockham (1285 – 1347), todo conhecimento racional tem base na lógica, de acordo com os dados proporcionados pelos sentidos.

    A religião não segue uma lógica racional e não pode ser comprovada pelos sentidos.

    Como conciliá-las?

    1. Sua premissa está equivocada.

      A lógica racional não se prende ao materialismo e nem ao método científico. Um argumento não precisa ser materialista para ser lógico. Ah, e até mesmo a ciência tem suas limitações no que se refere tudo o que envolve o ser humano e suas formas de relação e organização. Aliás, vc que em qual base filosófica se formou a idéia de uma organização de discussão política mundial como a ONU? (Emmanuel Kant, que fez uma boa análise crítca da religião e também sobre política internacional). Se não há base lógica na participação da religião o que fazer então? Apagar a história e negar sua contribuição para o que você chama de paz? E qual a sua base filosófica para proferir tais abberrações por afirmar que não há possibilidade de religiosos participarem do debate como meros cidadãos num estado laico? 

        1. !

          Vc continua preso no pressuposto do puro minimalismo materialista de que o método cientifico é o único meio de se resolver ou discutir problemas humanos. Não só não é, como também a própria lógica racional está para além do método cientifico. O seu argumento se baseia em sua afirmação de que se não há possibilidade de conciliação da religião ao método cientifico, então esta ultima fica inapta a participar do debate publico. Coloquei a ONU como exemplo para você perceber que a religião tem espaço do debate de idéias. O seu problema é que você ignora que o próprio espaço organizacional histórico da sociedade existe hoje como construção e colaboração das religiões. Na verdade historicamente você está atrasado por mais de 2000 anos, pois Cícero em seu tempo reconhecia o valor de contribuição da religião para o debate público. Aliás, antes que me venham criticar o mundo estóico da época dos Romanos, apenas quero lembrá-lo que Roma é a única cidade no Ocidente que conseguiu se organizar, estruturar e alimentar mais de 1 milhão de pessoas por quase 500 anos. E sem ciência como nós a temos hoje. Por isso volta a afirmar: você errou na substância do seu argumento, pois minimiliza a lógica filosófica do debate público ao meterialismo do método ciêntifico, como errou ao desprezar a série histórica do espaço civil tendo a religião como colaboradora do debate público. E por histórico, tanto em Roma no mundo antigo, como na ONU no mundo moderno.

    2. O ser humano é um ser lógico

      O ser humano é um ser lógico ou emotivo?

      Existiu alguma civilização sem algum culto?

      Não importa a fé  em si mas as regras morais que ela prega, a religião é apenas o meio de civilizar o homem.

       

       

  2. Interferência da religião nas regras do Estado

    Nos últimos anos se tornou mais forte uma tentativa, especialmente por parte das religiões neopentecostais, de se criarem leis baseadas na bíblia, o que contraria a separação  entre igreja e estado, que se iniciou nos países ocidentais em 1789, na França.

     A sociedade deve acatar leis baseadas em uma crença que é seguida por apenas uma parte da sociedade, mesmo que esta esteja  em maioria?

    As minorias serão obrigadas e seguir regras religiosas das maiorias?

    1. Todas as leis são baseadas em

      Todas as leis são baseadas em principios e crenças.

      As minorias, em uma democracia, devem seguir as leis votadas pelas maiorias, desde que, evidentemente, resguardados seus direitos.

      Ninguem é obrigado a seguir regra religiosa de ninguem.

  3. A igreja faz parte da

    A igreja faz parte da sociedade civel organizada e como tal deve atuar como agente politico.

    Mesmo porque deve estar sempre alerta para que a liberdade religiosa não seja reduzida pelos politicos (marxistas, humanistas)..

    Veja, o exemplo que aconteceu no México, a constituição de 1917 impôs restições ao culto religioso que levou a guerra cristera.

    ” Quem é você se não se levanta e se põe de pé para defender o que acredita?”.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=GS6zxHusgz0%5D

  4. mulheres na igreja

    Nassif, por que voce está limitando a participação da Maria Jose interrompendo-a, sistematicamente, sem que ela possa concluir seu pensamento?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador