Reportagem da IstoÉ é um ataque às mulheres, por Ivana Bentes

Por Ivana Bentes

Via Facebook

Um ataque às Mulheres! É um acinte, um desrespeito e uma violência contra todas as mulheres a capa da Revista IstoÉ com um texto vexaminoso, utilizando todos os estereótipos e adjetivos machistas e misóginos, para desqualificar uma mulher na Presidência do Brasil!

A estratégia da revista é a mesma utilizada no vazamento contra Lula, que expunha sua fala informal em telefonemas privados usados para desclassificá-lo moralmente.

Mas com Dilma Rousseff é ainda pior, mais escandaloso, sexista e intolerável. É um ataque às mulheres. Vendo o impeachment balançar na correlação das forças políticas, com uma reação vigorosa nas ruas do Brasil e na mídia internacional, a revista IstoÉ parte para uma desqualificação psicológica e emocional da Presidenta da República, que teria “perdido o equilíbrio e as condições emocionais para conduzir o país” e é descrita (sem fontes identificadas) como uma desequilibrada, histérica, furiosa e a beira de um ataque de nervos e propensa a atos violentos.

Trata-se de um ataque genérico de um jornalismo covarde (“fontes do Palácio do Planalto”) que usa aspas fantasmas (ninguém é citado!) para demolir sua reputação com base no ódio as mulheres que ocupam espaços de poder e nos clichês que descrevem uma mulher histérica, desequilibrada, destemperada, com “crises nervosas” sendo “medicada” para aplacar seus rompantes e acessos de violência e histeria.

O texto é uma peça de como a mídia passa a usar da pessoalização, de argumentos e análises extra política para demolir a pessoa, o caráter, construindo um personagem de ficção em que a Presidenta é comparada com “Maria, a Louca”, uma autista com uma retórica “cretina” e cuja permanência significa uma ameaça de “volta do terror”(!)

Passam de um estereótipo, “a gerentona masculinizada”, para outro: o da mulher acuada e descontrolada que responde a um ataque político não com articulação, atos, ações e discursos, mas como uma mulher histérica e furiosa quebrando móveis!

Os adjetivos utilizados para desqualificar a Presidenta mulher fazem parte de um extenso vocabulário moral, científico, médico e psicanalítico de destituição do feminino como força política, como sujeito social e como modo de ser e existir: mulheres irascíveis, fora de si, vingativas, destemperadas e moralmente e psicologicamente condenáveis!

O texto é uma peça para ser analisada pelos professores e estudantes de Comunicação, as feministas, os analistas políticos e simbólicos, e qualquer leitor critico como a derrocada de tudo que entendemos como jornalismo!

O “ódiojornalismo” produzindo peças maniqueistas e dualistas, textos de ficção e novelização do real se volta agora contra as mulheres!

Estamos vendo (é um sentimento cada vez maior) uma mulher honesta e digna, com um passado de luta, sofrer um ataque misógino e moral, sofrer uma injustiça política (impeachment sem crime é golpe!) em um ambiente extremamente hostil, machista e predador em que uma figura histriônica e corrupta de um homem como Eduardo Cunha se mantém liderando a Câmara dos Deputados comandando um golpe contra a Democracia no Brasil. ‪#‎VemPraDemocracia ‪#‎NaoVaiTerGolpe ‪#‎misoginia ‪#‎machismo‪#‎odiojornalismo

Redação

76 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bem, será que ao abrir o lixo

    Bem, será que ao abrir o lixo chamado “Isto É” ainda irei encontrar propaganda do Governo Federal???

    Fica essa singela reflexão! 

    A Luta Continua!!!

  2. Eu não vou dizer que a luta

    Eu não vou dizer que a luta pela sobrevivência dessas três revistas de merda (IstoÉ, Veja e Época), para ver qual chega viva até o ano que vem, já atingiu todos os limites possíveis. Na próxima semana eles conseguem surpreender de novo.

  3. isto é veja epoca definitivamente fora de controle

    Já que nada tem a peder, pois nada tem, um artigo sobre segurança nacional pode para com a imprensa fora de controle

  4. .
    Pronto. Quebrou móveis do Planalto, patrimônio público. Já um moralista sem moral entra com mais um pedido de impitimémeuzovo ao achacador Cunha.
    Pqp… tá difícil manter o bom humor.

  5. Democracia

    O que esperar dela, se nas eleições ela se engajou 100% na campanha do Aécio!

    Aprendi desde cedo a valorizar a verdade e desqualificar a mentira. Essa revista, como a Veja, e tudo que é produzido pela Globo, não mais tolero. Basta de quererem nos  fazer de bobos!

  6. Republicando O vale-tudo da notícia

     

    O Vale-Tudo da notícia

    A revista Piauí de janeiro traz matéria de 8 páginas com um trecho do livro Vale-Tudo da Notícia, do jornalista britânico Nick Davies, que será lançado no final do mês pela Intrínseca.

    O trecho selecionado, “Um casamento no campo – As relações perigosas da elite britânica com Rupert Murdoch”, trata da festa de casamento, em 2007, de Rebekah Brooks (*), então editora-chefe dos jornais News of the World e The Sun, e braço direito do barão da mídia, Rupert Murdoch, proprietário do conglomerado News Corp. Segundo o autor, a festa era uma “…reunião da elite do poder, mas o poder ostentado aqui não é o dos convidados”, no caso o primeiro-ministro Gordon Brown, e aquele que viria a sucedê-lo David Cameron.

    A descrição detalhada dos métodos utilizados pela tropa de choque do barão da mídia explicam, com absoluta nitidez, onde foi que a mídia brasileira (Veja, IstoÉ, Época, Folha, Estado e Globo) se espelhou. Não por acaso Mino Carta referiu-se a Roberto Civita como “nosso Murdoch”, os métodos da revista da Abril foram inteiramente copiados dos tabloides britânicos do Grupo News Corp.

    Dois trechos abaixo falam por si só. A impressão que se tem é que o autor fala do Brasil. Para quem se interessar, o livro já está a venda na Saraiva.

    primeiro

    Mas o medo é gerado sobretudo pelas pessoas que Murdoch contrata. “Ele adora uma tropa de choque”, diz um de seus executivos mais graduados. Roger Ailes na Fox TV, Kelvin MacKenzie no Sun, Col Allan no New York Post e Sam Chisholm na Sky TV, por exemplo, perfilam todos no mesmo batalhão de truculência. E quando os homens de Murdoch querem machucar, sabem fazê-lo com maestria. Suas vítimas realmente sofrem. Todos os membros da elite do poder já sabem do que os veículos de Murdoch são capazes, servindo-se de matérias como delinquentes se servem das botas para, aos pontapés, moer a vítima num beco escuro. Chamam a essa prática de “infernizar”: um ataque público selvagem e prolongado, frequentemente dirigido à parte mais sensível e privada da vida do alvo – seu comportamento sexual -, infligindo dor e humilhação extremas.

    Muitas vezes isso nada tem a ver com manobras do próprio Murdoch – trata-se apenas de preencher espaço no noticiário à custa de algum pobre desavisado que teve a infelicidade de atrair a atenção do tabloide. Os jornalistas em geral se recusam a fazer isso, assim como os homens em geral se recusariam a ser torturadores. Mas alguns dos que trazem no bolso a carteirinha de jornalista profissional são como os droogs do livro “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess, que chutam suas vítimas só por prazer. Ajuda a vender jornais, o salário é bom e é divertido.

    Ser infernizado pelos droogs de Murdoch é uma experiência terrível. Se os danos fossem físicos (e visíveis), os tribunais os condenariam a longas penas de prisão. Mas estamos falando de feridas emocionais graves, que algumas vítimas jamais conseguem superar – com efeito, algumas passaram a manifestar pensamentos suicidas. O ataque pode nascer não importa aonde – a partir, por exemplo, de uma declaração impensada ou de um ínfimo detalhe que ninguém percebeu, sobretudo a vítima. De repente a brutalidade começa. A escolha do alvo pode ser totalmente arbitrária. Se o lobo mau pega a criança, os droogs podem atacá-lo por sua covardia, ou então atacar a criança por deixar-se levar por um simples medo de lobo mau.

    Depois de iniciado o processo, a vítima não tem como interrompê-lo. Se o lobo disser que não pretendia raptar a criança, que estava ali a passeio, a notícia será algo como: “Na noite de ontem, um lobo ameaçou espalhar medo e não se desculpou.” Caso se desculpe, também vai se dar mal: “Uma humilhante retratação.” Tampouco a recusa em pedir desculpas funcionaria, resultando numa frase como: “O lobo está cada vez mais isolado.” As abordagens são infinitas. Os droogs vão contatar todo mundo que já privou com o lobo até descobrir alguém que não goste dele.Vão consultar veterinário em busca de declarações alarmistas e clamores por medidas imediatas. Eles podem seguir batendo por dias. Uma pequena distorção aqui, uma invenção acolá. O fato em si é uma distorção: o implacável retorno à mesma vítima, o desejo de destruir que corrompe o discernimento editorial. Não raro, outros jornais e programas de mídia eletrônica vão repercutir, e assim a mera concorrência leva à busca por novos  ângulos para a história. O lobo está sem ação: se falar, põe lenha na fogueira; se ficar quieto, será abatido.

    Um dia a infernização termina, em geral porque surgiu um alvo novo. Ou porque o alvo foi destruído. Às vezes, nem a destruição é o bastante. Alastair Campbell registra em seu diário o feroz ataque imposto ao então ministro dos Transportes Stephens Byers, na primavera de 2002, que continuou mesmo depois de ele renunciar: “É como se eles pegassem um cadáver e se descobrissem desapontados por não haver mais o que machucar e matar. Daí decidem matar o cadáver também.”

    (…) Outro trecho

    Da mesma forma, apenas alguns ataques precisam ser conduzidos pelo próprio Murdoch. Na ponta do lápis, sem dúvida o poder do governo (com seu imenso orçamento, suas Forças Armadas, sua polícia, sua burocracia e todo o aparato do Estado) é muito maior do que um grupo jornalístico. Mas, se a questão é a capacidade de provocar medo, daí a relação se inverte. O governo vive com medo do que o magnata pode fazer com seu planejamento (e talvez com algumas reputações individuais). Mas o magnata pouco teme o governo. Na maior parte das vezes, os políticos abrem caminho para ele passar e, na eventualidade improvável de o governo efetivamente atacar, ele pode recorrer à saída extrema: vender o negócio e deixar o país, evitando o que lhe querem impor e levando consigo seus investimentos e empregos.

    O ponto central do verdadeiro poder é que ele funciona sozinho, em especial entre aqueles que tentam controlá-lo. Qualquer um dessa elite sabe. Todos reconhecem o poder do barão da mídia e, com poucas exceções, fazem de tudo para mantê-lo apaziguado e conquistar-lhe a amizade. O magnata, na maior parte do tempo, não precisa fazer ameaças ou passar instruções. Ele só precisa aparecer. Nem mesmo isso: só tem de existir, uma sombra ao fundo. Todo mundo entende, a existência do poder é suficiente. Se há um touro no pasto, todo mundo anda com cuidado. O medo lhe abre as portas e, uma vez dentro, ele tem influência. O poder verdadeiro é passivo. (…)

    (1) NICK DAVIES

    Nick Davies é repórter investigativo e autor de cinco livros. Já recebeu os prêmios de Reportagem Especial, Repórter do Ano e Jornalista do Ano do British Press Awards, além de ter sido agraciado com outras oito honrarias pela cobertura do escândalo das escutas telefônicas. Atua hoje como correspondente especial do The Guardian.

    RESENHAS

    “Um importante lembrete dos prejuízos que podem vir à tona quando a mídia se torna tão poderosa e corrupta que não presta contas a ninguém – muito menos ao público a quem deveria servir.”

    “Deveria ser leitura obrigatória nas faculdades de jornalismo.”

    The Boston Globe

    (*) Em 2011, Rebekah Brooks renunciou ao cargo após acusações de escuta telefônica ilegal. Em setembro de 2015, retornou ao News Corp como diretora da News UK

  7. Profª Sylvia Moretzsohn, pelo FB
    Sylvia Moretzsohn – 16 min · 

    Ainda a propósito da capa da IstoEra, que não reproduzo para não ajudar a disseminar esse tipo de material: lembremos que, não faz muito tempo, Noblat publicou montagem da cabeça de Dilma como se fosse Salomé ou a Rainha de Copas. 
    Costuma-se dizer que jornalistas são trabalhadores, de modo geral estão subordinados às imposições editoriais das empresas em que trabalham. Que, por sua vez, são ditadas por outros jornalistas. 
    Mas há ressalvas importantes. Primeiro: colunistas como Noblat não estão submetidos a esses ditames. Escrevem o que pensam ou o que acham oportuno. E jornalistas que assinam peças desqualificadas como essa profusão de ofensas à presidente na IstoEra sabem muito bem o que estão fazendo. Não podem alegar inocência. Se discordassem, teriam o dever ético de recusar participar dessa fraude. Se concordam, são responsáveis por ela.

    1. A reporter eh namorada da

      A reporter eh namorada da Branca de Neve do AGU…  nao vai dar processo.

      Engracado eh que o cara era uma desgraca pelada no ministerio da justica e a justica foi de mal a pior a pessima.  Agora, ele eh cabeca da AGU e eh fonte dessa “reportagem”.  E Dilma nao ve.

  8. É o desespero deles

    Eu pensei que já tinha visto de tudo. Mas não pode ficar assim. Será que agora a Dilma não vai reagir ou vai continuar acreditando em milagres?

    A alienação é tão astronômica que o PIG construiu que qualquer coisa que os jornalecos noticiar os coxinhas acreditam.

     

  9. Esta inacreditável matéria

    Esta inacreditável matéria foi escrita por uma bandido de nome Sérgio Pardelas e a amante de Cardozo. Como a presidenta nenhuma medida tomou em relação a Veja, às vésperas do segundo turno com aquela capa “ELES SABIAM”, certamente vai deixar isso passar em brancas nuvens e, assim, o jornalismo em vez de melhorar só decai.

  10. No limiar da descrença total, imprensa brasileira se descontrola

     

     

    A leitura do texto dessa revista, além de ser um claro postulado ao ódio e a misogenia é, também, uma tentativa de tranposição do que o todo da imprensa sente para outra pessoa (no caso a presidente Dilma Roussef).

    No limiar da descrença total, a imprensa brasileira se descontrola, se despera e em sua hidrofobia, sai gritando, ofedendo, criando factóides para ver se, de qualquer forma, controla a sangria desatada de sua perda de credibilidade, fazendo justamente o que tentam transportar para a pessoa da Presidente Dilma Roussef. A psicologia explica a transposição das frustrações e desvios de caráter próprios para outra pessoa, que é o que a grande imprensa vem tentando fazer.

    Claro fica, que a mudança de cenário em favor da Presidente Dilma Roussef, com a união das esquerdas defendendo a democracia, a imena maioria de grandes juristas e intelectuis se posicionando contra o Golpe, apesar de todo esforço diário e contínuo da grande mídia, esta levando a grande midia, essa sim, a beira de um colapso nervoso, lhe restando apenas a baixaria escancarada e o estímulo ao ódio para tentar manter consigo apenas as pessoas que ela já cegou pelo ódio e pela falsa informação, antes que esses “zumbis” que ela própria produziu, também despertem do transe e a abandone também.

    Enfim, sem sombra de dúvidas, a grande mídia está acusando o golpe e tenta transportar para Dilma o que ela mesmo está sentindo, o véu se rasgou e toda a sua podridao, mais do que nunca pulou para suas capas, menos mal, não engana mais ninguém, exceto os já hipnotizados, mas esses começam a sair do transe também. A isto é que foi pega, com essa capa e reportagem rídicula, num ataque de nervos descontrolada, demonstrando que não tem mais condições intelectuais e morais para servir de noticação interna de condomínio, que dirá para se dirigir ao grande público. Melancólico fim da grande midia como veículo de informação e de conscientização da população. Em sua agonia final que se avizinha, a graande mídia partiu para o tudo ou nada dos desesperados.

     

     

  11. Canalhas.
    Agonizantes, e

    Canalhas.

    Agonizantes, e ainda mais canalhas.

    Sou mulher, mas não vou quebrar nada aqui em casa, nem dar chilique, nem gritar com ninguém, vou esperar e assistir o fim, lento e indigno desses panfletos facistas.

    Luciana Mota.

  12. Mesmo que não dê em nada deve

    Mesmo que não dê em nada deve exigir direito de resposta, indenização, Ministro da Justiça reaja uma de suas funções é a defesa da presidente desde a campanha eleitoral a Dilma sofre uma campanha absurda, nojenta, preconceituosa. Faltou e está faltando responder.

     

    1. Não, Maria, antes tem o cafajeste de porta de padaria

      Muito antes disso, tem de demitir o cafajeste de porta de padaria Zé Cardozo e processá-lo por alta traição. TUDO o que está na reportagem da revista não saiu da cabeça da autora, mas da cabeça do então Ministro da Justiça.

      É preciso falar claro, dar nomes aos bois, não poupar ninguém, a reportagem tem uma única fonte, o Advogado Geral da União e cafajeste de porta de padaria full time José Eduardo Cardozo. 

      1. Mas a Dilma não dá ouvidos a ninguém mais…

        Só ao quinta-coluna, ex-ministrasto, atualmente fordendo o governo na AGU.

        Teimosia tem limite. E, a propósito, duvide-o-dó que ela vai processar a istoémentira. Vai fazer igualzinho ao que fez com a inveja. Ficou só na promessa.

  13. Até onde pode chegar a baixeza?

    Quando se imagina que o jornalismo brasileiro já desceu até o último degrau da baixeza e da desonestidade intelectual, eis que ele nos surpreende e consegue a proeza de ser ainda mais desonesto, preconceituoso e misógino. O Golpe contra a Democracia, encampado pela mídia hegemônica, servirá para enterrar de vez qualquer ilusão a respeito dos meios de comunicação no Brasil. Se vivesse no Brasil, Umberto Eco não faria apenas o  “Número Zero”, o romance que é um verdadeiro manual do mau jornalismo; o autor do “Pêndulo de Foucalt”, certamente, teria material para escrever uma série interminável de novelas a respeito do tema. 

  14. Aqui o expediente – da miserável revista e seus responsáveis

    EDITOR E DIRETOR RESPONSÁVEL
    DOMINGO ALZUGARAY
    EDITORA
    Cátia Alzugaray
    PRESIDENTE EXECUTIVO
    Caco Alzugaray ……….

    X

    DIRETOR EDITORIAL
    Carlos José Marques……

    DIRETOR EDITORIAL-ADJUNTO
    Luiz Fernando Sá……..

    DIRETOR DE NÚCLEO
    Mário Simas Filho………

    REDATOR CHEFE: Delmo Moreira – Editor executivo: Antonio Carlos Prado
    Editores: Amauri Segalla, Ana Weiss, Cilene Pereira, Débora Crivellaro e Sérgio Pardellas
    Reportagem: Alan Rodrigues, Camila Brandalise, Elaine Ortiz, Fabíola Perez, Ludmilla Amaral, Mariana Queiroz Barboza, Paula Rocha e Raul Montenegro
    Colunistas e Colaboradores: Gisele Vitória, Leonardo Attuch, Paula Alzugaray, Ricardo Boechat e Ronaldo Herdy

    SUCURSAIS
    BRASÍLIA: Diretora: Débora Bergamasco Repórteres: Fabio Brandt e Izabelle Torres
    Administrativo: Dionys Santos e Suely Melo 
    RIO: Chefe: Eliane Lobato Repórter: Helena Borges Secretária: Sheila Marques 
    Assistente de produção: Fernando C. Fonseca

    ARTE
    Diretor de arte: Marcos Marques 
    Designers: Carolina Gandara, Gerson Nascimento, 
    Nilton Spindola de Souza e Sueli Teruko Yokoyama
    Ilultrador: Ricardo Franca Ramos
    PROJETO GRÁFICO: Ricardo van Steen e Cassio Leitão – TempoDesign

    ISTOÉ ONLINE: Editor executivo: Yan Boechat Editor: Lucas Bessel Reportagem: Ana Carolina Nunes e Carol Argamim Gouvêa Webdesign: Nathalia Guerini

    AGÊNCIA ISTOÉ: Editor executivo: Cesar Itiberê Editor: Frederic Jean
    Repórteres fotográficos: João Castellano 
    Pesquisa: Marili Tiemi Hirota Arquivo: Eduardo A. Conceição Cruz Digitalização: Denis Teixeira

    CTI: Daniel Costa (Chefe)

    APOIO ADMINISTRATIVO 
    Gerente: Maria Amélia Scarcello Secretária: Terezinha Scarparo Assistente: Cláudio Monteiro Auxiliar: Lucio Fasan

    MERCADO LEITOR
    Diretor: Edgardo A Zabala

  15. P U R O M E D O

    A reação de Veja é uma reação de puro MEDO, pois a ação da direita despertou uma força muito mais forte que eles imaginavam, o PROTAGONISMO DAS MULHERES.

    Quando estava na última manifestação vi nada mais nada menos do que uma senhora que deveria ter mais de oitenta e tantos anos anos sendo conduzida por outra senhora que deveria ser um pouco mais jovem, talvez uns setenta, passeando no meio da manifestação com um olhar de esperança e alegria. Elas passeavam no meio de uma manifestação em que as mulheres jovens, maduras e até adolecentes eram PROTAGONISTAS.

    Quando as mulheres saem as ruas pode ficar certo, a maré mudou de direção, pois a força destas e principalmente da mulher brasileira na nossa sociedade é a base de tudo.

  16. Pobreza…

    “perdido o equilíbrio e as condições emocionais para conduzir o país”

    Toda reportagem, todos os argumentos, querem levar o leitor a ao velho “Basta!” de 1964!

    Revistas, jornais, telejornais – SOBREVIVEM ou DEVERIAM sobreviver de NOTÍCIAS…

    E para ter vida longa, as NOTÍCIAS TÊM QUE SER VERDADEIRAS, por que a finalidade é veicular informações DENTRO DO TEMPO…

    Como disse o paulinho da força, na gravação, o que não falta é dinheiro de apoiadores…

    Quem são os anunciantes?

    É preciso ENTENDER O FINANCIAMENTO DO JORNALISMO DO PIG!

    Precisamos reagir até contra os anunciantes privados, não comprando…

     

    1. Opa!
      Falou tudo, é preciso

      Opa!

      Falou tudo, é preciso traçar os anunciantes que estão patrocinando a quebra da democracia e botar os responsáveis na cadeia.

  17. Quem lê esta revista?

    Precisamos levar em conta que ninguem lê esta revista.

    Acrecente-se que a revistinha do esgoto e o estado de minas estão moribundos.

    O veneno é o jn que vai entre as novelas e contamina muita gente.

  18. Estou dando boas gargalhadas

    Estou dando boas gargalhadas c mais esse delirio da nossa imprensa, se é que essa revista ainda possa ser chamada disso. Mas acho que a mulherada do país, até as coitadas que se relacionam com a direita, não vão achar muita graça não.

  19. Midia golpista

    A mídia golpista consegue ultrapassar o que chamaríamos de o cúmulo do absurdo. Acham que todos os brasileiros são midiotas. Esta “matéria” é digna do maior repúdio. A nítida intençáo da revista, e talvez eles nem saibam disso,  é nos remeter a “república das bananas”, como se este país, apesar de todas as dificuldades, não tivesse sociedade civil organizada que luta por um país decente e democrático. E o pior é que, quando acessei o site “terra”, aquele dos espanhois, aqueles que acham que a América ainda é sua colónia, não encontrei espaço para enviar comentário assim  como no site da “revista. Um conjunto de atos desrespeitosos a instituição da presidência, a pessoa que ocupa este cargo e aos leitores. A MINHA LUTA É PELA DEMOCRACIA.

     

  20. Em todas

    Vamos dar a mão à palmatória, haja competência e habilidade encantatórias no Zé. Com uma é pau no governo para alavancar a carreira dela, com outra é pau nos golpistas para se manter indispensável. Joga em todas as posições (sem duplo sentido, por favor)!

  21. GGN Por Que Tanto Tesão em Repercutir Asneiras do PIG?

    Tenham a santa paciência!

    A quem interessa ficar repercutindo factóide da Quanto É?

    IGNOREM.

      1. O que seria relevante então?

        O ex-Ministro da Justiça, o NÚMERO 2 DA REPÚBLICA, e atual Advogado Geral da União, é a fonte da reportagem e isso não é relevante? Não é notícia? 

        1. não é relevante? Não é notícia?

           

          As pessoas não lêem as mensagens, só o título e algumas linhas do post. Poucos se deram conta de que o Zé é o pato da FIESP da Débora e da Isto-É.

           

    1. Ué?

      Em primeiro lugar, o blog não está simplesmente repercutindo uma matéria qualquer do PIG, mas está reproduzindo uma crítica veemente e mais do que merecida à reporcagem da IstoÉ [Golpe], reporcagem esta que não apenas envolve diretamente a presidenta da República, mas ataca e dissemina preconceitos contra metade da população brasiliera.

      Se for seguir esse tipo de raciocínio (“A quem interessa ficar repercutindo…”), não podemos mais citar – nem criticamente – o Cunha, o Temer, o Gilmar Mendes, o PGR, oo PSDB, o PIG, et caterva. Ora, mas se eles é que estão juntos armando, aliemntando e inflando o GOLPE, vamos falar sobre o quê? Da feijoada que comemos sábado no almoço? Bora trocar receitas culinárias ou qualquer coisa que o valha?

    2. O Brasil Não é Para Amadores, Viu Falcão?

      Acordem!

      A cabeça e motor do golpe é a Globo e sabemos todos há muito disso, mas só depois de muito tempo, nas últimas semanas, começou-se a entender que focar o combate na Globo é a melhor forma de derrota-los, pois é o calcanhar de aquiles do golpe paraguaio e da Casa Grande que os abriga.

      Como não são bobos, sentiram o golpe e desesperadamente tentam neutralizar, tanto o forte ataque focado na Globo e que começa a fazer efeito, quanto o “Não Vai Ter Golpe”, que unificou a reação que não esperavam, unificando o discurso. E nada melhor para tirar a Globo do foco golpista e o discurso do golpe da pauta, que disparar a operação “exuma defunto” do moro, agora de nádegas de fora, e de tentar atrair o foco pra Veja, Quanto É, etc., com reportagens ofensivas, como fogo de dispersão e desviar o foco para toda a mídia, para poderem vir com o discurso da liberdade de imprensa.

      Sejamos inteligentes, o golpe envolve muita “gente graúda”, dentro e fora do país, pois é a geopolítica que também está em jogo, urge termos uma central de comando à defesa da Democracia no Brasil, para que não desviemos do foco que está virando o rumo da batalha, que é desmontar a Globo e manter o discurso do Não Vai Ter Golpe, para preocupar-nos com a LixoÉ, com a namorada do zé das couves, que nada significam estratégicamente.

      Continuemos a centrar fogo na Globo e anunciantes, pois sem a Globo “com imagem isenta”, eles desmoronam, antes do que se imagina.  E “Não Vai Ter Golpe”, pois o Rui Falcão, num milagre, vai despertar e convocar o Franklin, não apenas para montar o Portal Central da Defesa da Democracia no Brasil, como para montar o comando de defesa, antes de ontem.  

  22. Caramba, velho! A jornalista é mulher do Zé das Couves…

    Caramba, Velho! A jornalista autora desse lixo é mulher do Zé das Couves… ou estou enganado?

    Aquele não-ministro da (in)justiça durante 5 anos e alguns meses!

    É, se eu estiver certo, do que nos livramos!

    1. “se eu estiver certo, do que nos livramos!”

       

      “se eu estiver certo, do que nos livramos!”

       

      Não sei não se nos livramos… Ele é nada mais nada menos que o Advogado Geral da União, ou seja: advogado de Dilma.

      Se eu fosse ela mandaria esse “pato da FIESP disfarçado de advogado”  pra ser embaixador do Brasil lá na China ou na Conchinchina, sei lá.

      1. Quando esse ser deixou MJ

        Quando esse ser deixou MJ achei que estavamos livres e aí vai para AGU, continua dando entrevista naquele esgoto golpista e agora essa…Não entendo porque não levou um enorme pé na bunda da Dilma, que poder é esse?

        Quando a capa nojenta  concordo com o texto me senti como mulher pessoalmente atingida, o desrespeito desse lixo com a presidenta, com as mulheres passsou dos limites. Processa, exigi indenização de danos morais, quebre essa porcaria.

  23.  
    É o inverso.
     
    Quem está

     

    É o inverso.

     

    Quem está mais descontrolada a cada dia é a grande mídia.

     

    Só cego não vê.

     

     

  24. Quando uma revista como esta

    Quando uma revista como esta se dá ao trabalho de gerar semelhante notícia, é que já perdeu qualquer possibilidade de influir com seriedade no processo político. Este tipo de baixaria existe quando se esgotam todos os meios pseudo civilizados de tentar conduzir a questão. É a hora do “perdido por um, perdido por mil”.  O mesmo tipo de desespero que levou o juiz Moro a suas últimas e desesperadas tentativas extra-legais de influir no processo político, em favor dos interesses da direita, sendo por isso devidamente barrado em seus excessos pelo STF. Embora ainda de modo incipiente, a causa legalista começa a emergir com contornos de vitória.

  25. Em tempos de microcâmeras, já

    Em tempos de microcâmeras, já deveriam ter aparecdios vários vídeos comprovando a tese de que Dilma é uma “descontrolada”.  Até agora, só temos vídeos do Aécio e do Serra perdendo a linha.

  26. Alguém bem que poderia listar

    Alguém bem que poderia listar os anunciantes dessa “coisa”, para que nós, povo, possamos boicotar seus (deles) produtos. Desde já. Não posso fazer o serviço porque me faltam luvas de grosso calibre.

  27. Italia

    Depois do VERDADEIRO plano SECRETO de Lula pedir o asilo na Italia, (Era de fato secreto, nem Lula sabia!) agora Dilma a descontrolada.

    Direito de resposta não interessa. Tem é que processar. Dificil é o Advogado Geral da União fazer.

  28. Não é invasão de privacidade, é questão de Estado

    Não é invasão de privacidade, é questão de Estado

    Dia 3 de março, o DCM publica matéria dando conta do mais novo escândalo sexual de Brasília, envolvendo o Ministro da Justiça Zé Cardozo (deixou o cargo 28.02.2016) e a diretora da IstoÉ, Débora Bergamasco. A informação era relevante, afinal tratava-se do número 2 da República, o Ministro da Justiça e a diretora de uma revista semanal empenhada em desestabilizar o governo. No entanto, o assunto causou espécie, o público aqui do Jornal GGN abespinhou-se, alegando tratar-se de invasão de privacidade, exposição da nova companheira do ex-Ministro, machismo, etc. Em suma, um festival de críticas, sobrou para o Paulo Nogueira, daí desenterraram defuntos, que ele era reincidente em matérias dessa natureza. Mataram o mensageiro.

    Muito que bem, eis que exatamente às 20:00 horas da sexta 01 de abril, entra no ar no site da revista IstoÉ a matéria de capa “Uma presidente fora de si”, a mais sórdida, machista, preconceituosa e misógina matéria que a imprensa brasileira jamais produziu contra uma mulher que ocupa a Presidência do Brasil. Nem os droogs dos tabloides do Murdoch seriam capazes de tamanha baixeza. E quem assina a sordidez? A pessoa com quem o atual Advogado Geral da União divide teto e cama, Débora Bergamasco, em cumplicidade explícita com Sérgio Pardellas.

    No trecho a seguir, a autora da “matéria” entrega a fonte, que só pode ser o Zé Cardozo:”Participaram dessa reunião convocada pela presidente, além de Cardozo, os ministros Aloizio Mercadante, Edinho Silva e o assessor especial Giles Azevedo. Na frente de todos, Dilma cobrou Cardozo por não ter evitado que as revelações de Ricardo Pessoa se tornassem públicas dias antes de sua visita oficial aos Estados Unidos, quando buscava notícias positivas para reagir à crise. “Você não poderia ter pedido ao Teori (Zavascki) para aguardar quatro ou cinco dias para homologar a delação?”, perguntou Dilma referindo-se ao ministro que conduz os processos da Lava Jato no STF. “Cardozo, você fodeu a minha viagem”, bradou a presidente.”

    E agora? Se Dilma demite o Zé Cardozo, passa recibo de autenticidade. Não tem saída. E afinal, quem abasteceu a jornalista de tantas e detalhadas informações? Ou foi tudo fruto da imaginação e criatividade da autora? E a comunicação do Planalto, vai se manifestar, ou vai fazer de conta que não viu?

    Situação difícil e delicada. TUDO que envolve o número 2 da República é relevante. 

     Débora Bergamasco

    A autora da matéria: Débora Bergamasco

     

    1. Leiam o post acima!!!!

       

      Olá Fernando, vi sua mensagem  nesta madrugada no post Fora de Pauta.   Acho que o pesoal ainda não a leu…

      É ASSOMBROSO saber que o Zé Cardoso, muito provavelmente foi quem passou essas “informações” à Débora Bergamasco, DIRETORA DA ISTO-É, sua NAMORADA.

      “Dormindo com a inimiga” ?

      Teve um comentarista que disse, brincando, que ela deve ser a Mata Hari. Ao que respondi: Acho que o Zé é que é o Pato da FIESP. 

       

      1. Recado pro Zé:

        Ô Zé, quando você estiver no aconchego da sua alcova com a Debinha, faça algo interessante ao invés de ficar falando asneiras.

        Se ela disser que prefere conversar, fala de novela, fala de futebol, do clima, se vai chover, se vai fazer sól etc. mas esquece a Presidência da Republica, tá?

         

    2. Ruins de Ofício…

      Ao invés de centrarmos fogo na Globo, que é quem interessa estrategicamente, vamos perder tempo, atacar e principalmente repercutir a matéria que envolve as importantes figuras do zé das couves e sua namorante, conforme os golpistas esperam ao publicarem tal reporcagem arapuca pega trouxas na LixoÉ.

      Ainda bem que a oposição é ruim de ofício, senão… 

      1. Algo deve ser feito!

         

        “Ao invés de centrarmos fogo na Globo, que é quem interessa estrategicamente, vamos perder tempo, atacar e principalmente repercutir a matéria”

         

        Concordo com vc nesse aspecto, mas o grande problema é que isso não pode continuar assim!!

        Não acha que Dilma deve se afastar desse cara? Afinal ele é o seu advogado!

         

  29. Que maravilha!

    Eu era feliz e não sabia! Essa senhora, Débora de Tal, não é minha mãe, não é minha filha, irmã, prima, sobrinha, nada.

    E, passando tudo para o masculino, esse senhor, Sérgio de tal, também não.

  30. Entendam prezados e prezadas:

    Entendam prezados e prezadas: a ISTO É(na gíria: “Quanta custa?”) vendo que a VEJA está numa pindaíba danada, fecha não fecha, quer assumir o lugar da mesma nos corações e mentes dp coxinato pátrio. 

    Enquanto não chega esse dia, é apenas a “VEJA do B”. 

  31. Respeito!

    Nos respeite!
    Machismo + Misoginia + Sexismo = ódiojormalismo
    Quem está descontrolada é a direita e seu jornalismo de quinta!

  32.  
    Dilma jamais se comportou

     

    Dilma jamais se comportou publicamente com qualquer traço de pessoa anormal, insensata, desequilibrada. É tão temperada de bons sentimentos e boa formação moral, que no único momento em que teve que responder àquele infeliz Agripino Maia sobre sua passagem nos porões da ditadura, fê-lo de forma grandiosa, ao ponto de até mesmo os tucanos mais raivosos se calarem, e deixarem que o próprio Agripino se enxergasse depois no vídeo. Foi quando a vi verter alguma lágrima pela primeira vez.

    Dilma tem tanto caráter, e tanta força, que mesmo nesses últimos meses de tanta agressão à sua pessoa, sua participaçaão nos variados eventos dão mostra de uma Dilma Valente, indobrável, incansável. E ela sempre acha um jeito de sorrir, nem que seja de forma irônica, que também a faz maior, em especial quando responde aos jornalistas maldosos. 

    Se Lula ouvisse o GGN Nassif, hoje teria problemas sérios a resolver em relação a um Eduardo. Infelizmente, tem que se haver logo com dois: Cardoso e Cunha. E muito Eduardo pra uma única Dilma Rousseff.

    Essa Isto É tá querendo reproduzir algo como aquela capa com a cara do irmão de Collor, pra surpreendr, causar espanto, e servir para empurrar ainda mais pra baixo a nossa Presidente. Mas, como está no post, é uma matéria para ser lida e interpretada por diversos ângulos.

    Por fim, será que essa amante de E. Cardoso foi a razão para Dilma não dispensar o ministro?

  33. Estou começando a achar que a Dilma não tem salvação!

    A ?jornalista???? é a sra. José Eduardo Cardoso. E a gente se queixa da globo , óia, e quetais. Deus do céu!

  34. a revista
    Ainda não vi esta edição. Semana passada a revistinha (está indo as bancas com poucas páginas, parece encarte de supermercado) me chamou a atenção: pouquíssimas matérias estavam assinadas. Ctrl C + Ctrl V ? Ou algum escrúpulo (SQN!)?

    Poucas mulheres comentando aqui este machismo inominável! Onde estão as feministas para se solidarizar e defender a Sra. Dilma e desancar a machista Débora?

    De minha parte, se o atingido fora um homem – e Lula já foi alvo deste rasteiro, minúsculo manifesto – a mesma indignação sentiria.

    Quando se dará a demissão de Cardoso? Não será sumária como seria o apropriado, mas é indispensável.

    1. O machismo, a falta de

      O machismo, a falta de escrúpulo, a selvageria jornalesca precisa de limites. Triste ver mulheres machistas assim.

  35. Os (ir)responsáveis pela

    Os (ir)responsáveis pela revistinha não estão preocupados se ela será vendida ou lida. Eles já fizeram a parte deles produzindo a capa que será exposta nas bancas e até em cartazes para atingir os transeuntes. Acho que uma hora alguns vão perder a paciência de aguardar que a nossa eficiente justiça (quando se trata de perseguir petistas, claro) tome alguma providência. O que vai acontecer? Ataques a bancas de jornais? Ataques à editora ou aos penas e bocas de aluguel?

  36. Desprezível

    Gozado… não me surpreendo nem me escandalizo com a revista nem com a autora dessa malediscência, Débora Bergamasco. Tem sido esse o padrão dessa turma faz tempo. Desde Aloisyo Ferreira Nunes “Quero ver Dilma sangrar” passando por Revoltados Online e Aécio Neves da Cunha e até Ricardo Soares “Hostilizem Ciro Gomes”. Alguém tem notícia dessa gentalha se portando civilizadamente? Claro que não, “civilizadamente” teria sido acatar as urnas e colaborar, ainda que como oposição, com o vencedor. Mas isso sim seria fora do padrão dessa turma e me surpreenderia.

  37. Perdi alguma coisa?

    Há algo que não fecha nesta equação.

    A jornalista (i)responsável por este texto é efetivamente companheira do ex-Ministro?

    Se for, o que significa isso?

    ———————————————–

    Sábado, 2 de abril de 2016 às 17:21

    AGU pede inquérito sobre ofensa contra Dilma praticada pela IstoÉ

    A Advocacia Geral da União divulgou neste sábado (2) nota em que defende a abertura de inquérito para apurar crimes de ofensa praticados pela revista IstoÉ contra a presidenta Dilma Rousseff. Na edição desta semana, a publicação traz um texto que trata de fantasiosos casos de descontrole emocional da presidenta e a compara a Maria I, a Louca, rainha de Portugal no fim do século 18.

    No comunicado, a AGU afirma que requisitará ao Ministério da Justiça a abertura da investigação e informa que advogados particulares de Dilma também estudam medidas para o ressarcimento dos danos morais causados.

    Leia a íntegra da nota:

    A Advocacia-Geral da União (AGU) acionará o Ministério da Justiça para que determine a abertura de inquérito para apurar crime de ofensa contra a honra da presidenta da República cometido pela revista IstoÉ em reportagens publicadas nas duas últimas edições.

    A AGU também invocará a Lei de Direito de Resposta para garantir, junto ao Poder Judiciário, o mesmo espaço destinado pela revista à difusão de informações inverídicas e acusações levianas. 

    Eventuais ações judiciais de reparação de danos morais também estão sob análise de advogados privados da presidenta Dilma Rousseff.

    http://blog.planalto.gov.br/agu-pede-inquerito-sobre-ofensa-contra-dilma-praticada-pela-istoe/

    —————————————

    Confesso que não estou entendendo.

     

    1.  
      O casalzinho agora vai

       

      O casalzinho agora vai querer “fazer barraco” em âmbito oficial e jurídico em nível nacional? Putz, era 

      só o que faltava.

       

  38. ELUCUBRAÇÕES

    1) Uma guerreira que mesmo torturada, pós-adolescente, enfrentou com altivez seus verdugos, dá chilique?

    2) Os machões que já sentaram na cadeira dela e os que tentaram mas não conseguiram, se sofressem essa pressão diária, criminosa, imotivada, etc., etc., durante tanto tempo como ela vem sofrendo, dariam chilique?

    3) Se um homem estiver no comando de qualquer coisa, uma reunião de condomínio, e ao ser contrariado der um murro na mesa, como é que nós, homens, e mesmo mulheres, encaramos seu ato: descontrolado, ou macho alfa? Mulher jamais daria um murro na mesa, poderia até chorar, mas aí seria só chilique, né?

    4) Alguma coisa já mudou, mulher trabalha fora, pode ser cabeça de casal para declarar imposto de renda, pode pagar pensão alimentícia e pode até recusar o sobrenome do marido, chique no úrtimo, né?

    5) Será que mulher tem competência para ser Presidenta?

    6) Não somos racistas nem preconceituosos.

     

     

  39. As doenças trágicas do machismo…

    Nassif. A cultura machista é a pior de todas as outras doenças sociais, porque é a mais opressora, a mais alienante, a mais depravada e a mais perversa. Talvez seja a ideologia mais antiga, porque tem como objetivo principal e único subjugar o gênero Mulher, justamente este Ser que é predestinado pela nossa Mãe Natureza para Gerar a Vida de todos os humanos, incluindo o gênero homem. Surgida em preiscas eras por quem detinham, a ferro e fogo, os bens do capital, eles, os homens, sentiram a necessidade de criar um mecanismo perverso que tivese o poder de subjugar todas as Mulheres. O principal mecanismo inicial foi a necessidade de criar “as religiões”. Estava assim e de maneira perversa e sustil incutir o doentio conceito de inferioridade do gênero feminino, o da “traição” e o da sua “moral” entre as suas pernas. As Mídias oligopolizadas (escritas,faladas e televisadas) e comprometidas doentiamente com a “misogenia”, funcionam e sempre funcionaram como “Meios de Enganação de Massa”. Acontece que o gênero homem desconhece até hoje que a Mãe Natureza não dá saltos e portanto quando ele A contraria de maneira imbecil a predestinação dada por Ela à Mulher através da reprodução da Vida, ele mesmo passa a sofrer desvios comportamentais inumeráveis, e dentre eles, o do “homossexualismo enrustido e também da pederastia”, sem execessão. Freudo, o criador da psicanálise, explica de maneira didática e irrefutável estes fenômenos desviantes, incluindo os sexuais de tipos diversos e com características próprias em cada um. É como uma ferida escondida no interior de cada machista e que nunca cicatrizará, enquanto ele não perceber que estas terríveis deoenças sociais vêm do fato dele não valorizar a verdadeira importância do gênero Mulher sobre todos os outros Seres, incluindo o gênero homem, que é também, apenas um mero coadjuvante. Muito embora ele não perceba este fenômeno que é óbvio e ululante, tem como castigo carregar todos estes desvios comportamentais, todos eles, enrustidos, até o fim de sua vida. O nosso grande Dramaturgo Nelson Rodrigues sempre diz: “…se todos os homens conhecessem a intimidade sexual de cada qual, niguém se falaria”. E acrescenta ainda: “…se os fatos provam tudo isso, pior para os fatos”.

  40. Caro Nassif
    Os meios de

    Caro Nassif

    Os meios de comunicação criou um exército de Zumbi, fora aqueles que já eram, para continuar a cativar esse exército, é necessário cada vez mais baixarias, pois eles acreditam, repetem e usam como argumento. 

    O ódio tem que continuar a ser regado.

    As baixarias virão em ordem crescente, de acordo com o grau dos zumbis.

    Saudações

     

     

  41. Eu tomei por cinco anos

    Eu tomei por cinco anos Rivotril. Tomo dois antidepressivos, um ansiolítico. Vou tomar daqui a pouco um deles para dormir. Muito machistas, sexistas, sem escrúpulos, desrespeitosos, isso é não pode ficar assim. Estou vendo a hora de acontecer uma tragédia devido a essas caracturas descontroladas…

     

  42. Estou estarrecida . Quando

    Estou estarrecida . Quando penso que não dá para descer mais na lama, na sujeira, no desrespeito, no preconceito eles se superam, espero que tenham cortada toda verba para esse lixo e que sejam processados: direito de resposta, indenização, reparação por danos morais.   Quero todas essas revistas nojentas, quebrem.

     

  43. Bateu o desespero

    Ato de desespero essa matéria. Mostra que a reação ao golpe está dando resultado e incomodando.

     

    NÃO VAI TER GOLPE!!!

  44. BATEU O DESESPERO EM MIM

    Não tem como qualificar o que anda acontecendo no Brasil. Tenho 65 anos, sou uma muher que viveu a ditadura, conheço a Pesidenta Dilma, sei do seu passado, também da sua força.  Atesto o seu bom caracter e também sua docura e humanidade. Energica e perfeccionista quer, sim, que as pessoas com quem ela trabalha se dediquem, vivam o que fazem. Ela gosta de trabalhar. É estudiosa, culta, determinada para o bem. É uma executiva. Uma técnica. E por isso não sabe fazer o jogo sujo dos malandros políticos acostumados a só aceitarem que homens batam na mesa, gritem, “enlouqueçam” ou “percam o controle”.  Também não aceitam que uma mulher esteja onde todos eles gostariam de estar: no maior cargo executivo do Brasil. Se esse “cargo” fosse disputado na iniciativa privada Dilma seria selecionada se seus conhecimentos fossem comparados aos dos senhores deputados, mandantes do golpe e da imoralidade. Mas, como se não bastasse os bolsonariuns,  agora a presidenta do nosso país é ridicularizada, rebaixada e desrespeitada também por um jornalista que se considera profissional da comunicação e que trabalha para um folhetim barato que pensa que faz jornalismo. Tanto um como a outra pratica e comete crime de violência psicológica e danos moraes contra a mulher Dilma. E crime de conspiração contra a pátria ao atacar covardemente a presidenta da República Federativa do Brasil. #ogolpeacabou

     

  45. IstoÉ um ataque às mulheres.

    A HISTERIA feminina foi um diagnóstico usado para conter e dominar mulheres que sofriam em seus fétidos e humilhantes cárceres da história do machismo social global. Hoje desacreditado mundialmente, abutres teimam em mostrar-nos sua carniças mortas-vivas como instrumento de recapitulação e repaginação de um machismo fetichista e fascista. Que tenham consciência de suas próprias mazelas através da justiça e se recolham ao ostracismo daqueles que perderam o amor e se incumbem da tarefa nefasta de impedir seu esplendor. Por uma imprensa digna e um mundo amoroso! DILMA FICA!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador