Software livre calcula número de ciclistas em ciclovias

Por Monier

A Prodam, que é órgão público, está transmitindo nesse momento um stream que testa um algoritmo para calcular a quantidade de ciclistas usando a ciclofaixa na Av. Faria Lima, em São Paulo.

O pessoal que bate bumbo pelo governo vai dizer que é lindo, moderno e o Haddad é demais. O pessoal que bate panela contra, vai dizer que é um absurdo gastar dinheiro para contar ciclista.

Eu, que estou sem bumbo nem panela, e apenas vendo a banda passar, fiquei admirado em saber que a prefeitura de uma cidade brasileira consegue produzir um software livre, baseado em câmeras de baixo custo, e que funciona. Até pouco tempo atrás eles não conseguiam manter um bom site.

Quem tiver curiosidade de ver, para criticar duramente o PT, louvar amplamente o PT – ou até mesmo fazer algo de produtivo com o conhecimento interessante de uma empresa pertencente ao nosso município – segue o link do projeto.

Pessoalmente, gostaria de ver a tecnologia sendo aplicada na contagem de manifestantes dos protestos na Paulista, em contraponto à Velha Imprensa e à PM. Ou mesmo para contar a passagem de ciclistas onde ainda não há faixa, e planejar melhor a implantação (imagino que seja o objetivo do projeto).

Da Página do LabProdam no Facebook

Como funciona o contador de ciclistas?

Com uma câmera instalada no prédio da Faria Lima (foto do post), o LabProdam e a São Paulo Aberta desenvolveram uma ferramenta que conta ciclistas em ciclovias.

A imagem alimenta o software “Contador de ciclistas” detecta e separa o que é fundo da imagem (estático) do que é dinâmico (pessoas, carros, ônibus e afins). A partir de uma delimitação do espaço, no caso a ciclovia, o Contador detecta apenas o que passa naquele trecho.
Com essa delimitação, o software é capaz de isolar um objeto em movimento, dentro do trecho, e acompanhá-lo em sua trajetória dentro da “área de interesse” (contorno preto no canto superior) onde é feita a avaliação do objeto: se é das dimensões de uma bicicleta e se tem uma trajetória e velocidade semelhantes às de um ciclista.

A imagem do contador pode ser disponibilizada em tempo real, via streaming, usando ferramenta livre.

Ainda tem dúvidas?

Acesse o contador >> http://saopauloaberta.prefeitura.sp.gov.br

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Auspicioso

    Sendo software livre, os arquivos fonte estão disponíveis para estudo, modificação e desenvolvimento de novos projetos. Isso é poarticularmente interessante para quem trabalha com programação e indica a pssibilidade de uma série de projetos envolvendo análise de fluxo urbano por computador, de uma forma barata e eficiente.

    Para o cidadão comum é sempre auspicioso ver a prefeitura usando a tecnologia não apenas para produzir multas e com isso gerar receita, mas também para melhorar o planejamento urbano usando os recursos disponíveis de forma inteligente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador