Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita, por Luis Nassif

Vamos colocar alguns balizamentos nesse mar revolto da política nacional.

Peça 1 – a admissibilidade do julgamento de Temer

Artigo 52 da Constituição:

Compete privativamente ao Senado Federal:

I – processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; 

Como é definido o crime de responsabilidade:

Segundo o Senado Federal,

“a rigor, não é crime, e sim a conduta ou comportamento de inteiro conteúdo político, apenas tipificado e nomeado como crime, sem que tenha essa natureza. A sanção nesse caso é substancialmente política: perda do cargo ou, eventualmente, inabilitação para exercício de cargo público e inelegibilidade para cargo político”.

Temer recebeu no Palácio do Jaburu um interlocutor da JBS que entrou disfarçado, de acordo com recomendação sua. Indicou um interlocutor para falar em seu nome com a JBS. O interlocutor negociou um favor à JBS e recebeu, em troca, uma mala com R$ 500 mil. Foi filmado. Depois de preso, o dinheiro foi devolvido.

Não há a menor dúvida de que Temer cometeu um crime de responsabilidade. Para saber se foi crime comum, necessita ser investigado. E a investigação depende da autorização do Congresso.

Espertamente, o advogado der Temer, Antônio Mariz de Oliveira, fez uma defesa baseada em princípios penais: se cometeu ou não o crime comum. O julgamento era de crime de responsabilidade. Indagou: cadê o dinheiro?, sabendo que o dinheiro foi devolvido apenas após o intermediário ter sido preso. Só se saberá se cometeu, também, crime comum, após a autorização para ser processado.

Em suma, torna-se difícil segurar a peteca do governo Temer. Mas há mais coisa em jogo do que a moral do Congresso: centenas de cargos e verbas distribuídas. Portanto, o resultado ainda é incerto.

Peça 2 – o fator Rodrigo Maia

Montou-se num golpe parlamentar tendo como objetivo enfiar goela abaixo do eleitor um conjunto de reformas que não seriam aceitas em processo eleitoral aberto, mantendo alguns ritos para dar a aparência de legalidade.

Essa estratégia foi desmoralizada quando a opinião pública internacional passou conhecer Temer e sua gang. Aí ruiu a tentativa de dar uma aparência legalista ao golpe.

Culminou com a Globo endossando a delação da JBS.

A hipótese aventada pelo Xadrez foi a de que o estardalhaço mal planejado em torno da JBS visava encobrir o indiciamento da Globo pela Ministério Público espanhol e pelo FBI, em função da compra da Copa Brasil da CBF de Ricardo Teixeira.

Esta semana, fonte com contato direto com os Marinho confirmou a suspeita. Apenas três membros do grupo – João Roberto Marinho, Ali Kamel e um executivo – souberam do indiciamento da Globo nas investigações poucos dias antes do vazamento das delações da JBS. E a intenção de bater bumbo visou justamente ocultar as repercussões do escândalo CBF.

A exposição dos feitos do grupo de Temer torna impossível manter a pantomima.  Tenta-se a gambiarra Rodrigo Maia.

A mídia, especialmente a Globo, enche a bola de Maia e passa a sensação de que a queda de Temer é irreversível.

Joga com uma esperteza típica dos acordos de delação. Dá a impressão de que o governo Temer afunda e quem pular por último no governo Maia, ficará sem lugar no barco.

O jogo das deslealdades políticas funciona assim.

Os jornais levantam o nome do possível presidenciável, Rodrigo Maia.

O presidenciável é aliado do presidente, e não quer passar por desleal. Mas é mordido pela mosca azul, como são todos aqueles que vêm passar à sua frente um cavalo selado muito acima dos seus sonhos mais rocambolescos.

Aí ele fica quieto. Não desmente nem confirma os boatos.

Ao ficar quieto, provoca desconforto nas hostes do presidente. E os jornais começam a difundir as fofocas palacianas.

Aí o presidenciável começa a romper com o presidente com o argumento “como é que eles podem desconfiar da minha lealdade”. E a desconfiança em relação à lealdade se transforma no grande álibi para a deslealdade.

Simples assim.

Há três possibilidades em jogo.

Possibilidade 1 – Temer se arrastando até 2018. Com o flagrante da mala de R$ 500 mil, dificilmente se manterá no cargo. Mas não se deve duvidar da capacidade de auto desmoralização do Congresso.

Possibilidade 2 – Rodrigo Maia assumindo dentro de um pacto de fortalecimento do centro.

Possibilidade 3 – Maia assumindo para completar o trabalho incompleto de Temer.

Em qualquer hipótese, há que se invocar a prova do pudim.

Se Maia suspender a tramitação das reformas e negociar a constituição de um conselho para discuti-las, contemplando todos os setores, abrirá caminho para a pacificação e a legitimação de Maia. Caso contrário, não. O tal fortalecimento do centro resolverá apenas a vida de Aldo Rabelo, que saiu do PCdoB esperançoso de ser o vice-presidente de Maia. O centro sou eu, deve pensar Aldo.

O mais provável será a tentativa de continuidade das reformas com Maia.

Peça 3 – fim da Lava Jato

Seja qual for o resultado da permissão de Temer ser investigado, a Lava Jato já entrou em contagem regressiva.

Dois pontos centrais indicam seu fim.

O primeiro, o enquadramento do Ministério Público Federal (MPF) nos limites da lei. A provável nova Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, tem histórico de severidade em relação à corrupção política, convicção em defesa dos direitos sociais e respeito aos limites constitucionais. Sua indicação será um caso típico de se escrever direito por linhas tortas.

O segundo, o fato óbvio de que a Lava Jato passou a avançar sobre alvos não-petistas. As mudanças de posição do Estadão e da Globo são desmoralizantes, ao dividir as propinas entre caixa 2 do bem e do mal.

Não duvide de que, daqui a algum tempo, Deltan Dallagnol e outras figuras da Lava Jato deixarão o MPF e se lançarão na política. Ninguém usa a própria corporação como escada, como eles, se não for para pular para patamares superiores.

Serão novos Pedro Taques, o ex-procurador que se notabilizou pela luta contra a corrupção, foi eleito governador do Mato Grosso, e está envolvido em vários escândalos de financiamento de campanha, porque não há como fugir do modelo político em voga.

A volta à legalidade deverá passar impreterivelmente pelos seguintes fatos.

Fim dos vazamentos

Dodge já anunciou um conjunto de medidas visando coibir vazamentos. E, sem vazamentos, a Lava Jato perde expressão. À medida em que as denúncias vão sendo divulgadas, o que se vê é um episódio canhestro de delações sendo referendadas por novas delações que, por sua vez, só tem como provas novas delações.

Sem o bate-bumbo da mídia, grande parte das denúncias da Lava Jato não para de pé. Ficam exclusivamente com as contas no exterior, levantadas pela cooperação internacional e com parte do conteúdo de algumas delações. São os chamados investigadores de araque e de computador.

Revisão do instituto da delação

Um dos grandes abusos da Lava Jato foi a desmoralização precoce do instituto da delação premiada.

É um absurdo extraordinário o fato dos procuradores buscarem a condenação a todo preço, em lugar de se comportarem como promotores de justiça; terem o poder absoluto de definir a pena a ser negociada com o delator, assim como definir o que pretendem do delator.

Criou-se essa desmoralização do inquérito. O delator aceitava as condições propostas, dizia o que os procuradores desejavam ouvir, as declarações íam alimentar manchetes políticas da mídia. Depois, na hora de apresentar as provas, pernas para o ar que ninguém é de ferro.

O instituto terá que ser recriado em bases sérias e recuperado do mau uso que foi feito pela Lava Jato. O modelo do procurador que investiga ser o juiz da oportunidade da delação mostrou-se fracassado.

Punição das infrações cometidas

Ponto central na volta da legalidade será a punição dos crimes e abusos cometidos no período. Como vazamento de conversas privadas, não associadas à investigação, abuso na condução coercitiva, vazamentos que comprometeram suspeitos, depois inocentados, manifestações de procuradores e delegados fora dos autos, como a partidarização nas redes sociais, grampos ilegais nas celas, perseguições a companheiros, por delegados da PF.

Provavelmente não se irá revolver o passado. Mas não se tenha dúvida de que a nova PGR estará com a bala na agulha esperando a primeira manifestação de descumprimento dos códigos do MPF.

Peça 4 – a crise do partido do mercado

E aí se entra em um nó montado pela conspirata.

O PSDB deixou um vácuo na representação do mercado. Perdeu suas principais lideranças, deixou há tempos de ser um partido programático e João Dória Jr não infunde confiança em nenhum dos grandes grupos paulistas que investem em um liberalismo mais moderno. Disparou como um foguete para um público sequioso do novo. Mas não tem pique de gestor público, nem vontade. A cada dia aparecem as vulnerabilidades de sua gestão em São Paulo e um estilo arrogante que não atrai aliados.

Hoje em dia, sua base de apoio na mídia se reduz ao portal iG, cooptado por seu cabo eleitoral Ivan Zurita, ex-presidente da Nestlé, e possivelmente a IstoÉ – depois que Aécio Neves naufragou. É possível que consiga a adesão do Estadão, se os CEOs da Lide conseguirem driblar as regras de distribuição das campanhas pelas agências. Mas CEO não é dono.

Dória tenta investir tudo no anti-lulismo, mas não é de raça pura. Sua agressividade será tão contraproducente quanto a de José Serra, quando, em 2010, se transmudou em profeta louco, e Aécio Neves quando deixou de lado a imagem de conciliador para enveredar pela agressividade.

É fato que a estrada dos candidatos outsiders será pavimentada pelos discursos anticorrupção, anti-Lula e, ironicamente, anti-mídia.

Esses conspiradores primários conseguiram cavar uma trincheira de desconfiança tão grande em relação à institucionalidade, que nela cabem o PSDB, a mídia, a Justiça, PT e Lula. E, à sua frente, o avanço das verdadeiras tropas bárbaras, comandadas por Bolsonaro.

O que se tem, agora, é um moto contínuo:

1.     Tiraram a besta da jaula para devorar Lula.

2.     A besta ganhou vida própria e passou a avançar sobre os seus aliados.

3.     Se não seguram a besta, em breve até seus criadores, os grupos de mídia, serão devorados.

4.     Toca, então, a trazer a besta de volta para a jaula.

5.     Trazendo, enfraquecem a ofensiva política contra Lula. A cada dia que passa, mais improvável será sua condenação.

6.     Liberando Lula e os tucanos, alimentarão fortemente outra besta, a candidatura que melhor representa não apenas o anti-Lula, mas o anti-mídia: Bolsonaro.

E os hunos de Bolsonaro não dependem um segundo da mídia. Montaram uma horda bárbara nas redes sociais que, a cada dia, é engrossada com seguidores verdadeiramente apaixonados.

São as grandes alavancas da Lava Jato e por ela são alimentados.

Ainda não há condições de saber o preço final que o país pagará pelo golpe do impeachment.

Luis Nassif

85 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As “reformas” só acontecerão com implantação do fascismo.

    Para implantar as tais “reformas” os capitalistas nativos e estrangeiros precisam de um Regime de força.

    Nos anos 30 do século XX, o “fantasma” do socialismo, com a URSS avançando 50 anos em 5 a cada plano qüinqüenal sob a liderança de Stálin foi o mote para o “fechamento” da Itália e da Alemanha.

    Mas, naquele países ainda era necessária a concessão de beneficios ao trabalhador para que este não olhasse com simpatia para o “gigante do leste”. Então, discurso “socialista” e pleno emprego através da indústria bélica foram os artifícios usados para a adesão das massas. Aos que percebiam o truque e protestam estava reservada a violentíssima repressão.

    Já no século XXI, com o socialismo soviético destruído pelos seus próprios erros (muitos dizem que foi por sabotagem deliberada pois mecanismos de mercado foram sendo introduzido na economia soviética após a ascensão de Nikita Kruschev ao Kremlin, em 1956) e pela máquina de propaganda midiática capitalista, o capitalismo pôde mostrar a sua verdadeira face. Desemprego em massa, exclusão social e estagnação econômica devido a prevalência do capital financeiro sobre o capital produtivo.

    Para os descontentes está atuante a violentíssima repressão como os fascistas do século XX sonharam, mas jamais tiveram meios para implementar. Rastreamento de todos os passos dos outrora “cidadãos” por meios eletrônicos, drones e satélites artificiais. Ao invés de rituais execuções públicas, mísseis “Hellfire” disparado por drones explodem casas e eliminam os dissidentes considerados mais perigosos.

    Portanto, não causará espanto algum caso os toscos empresários da FIESP e a Câmara Americana de Comércio venham a apoiar um ser primitivo como Jair Bolsonaro.

    Enquanto a barbárie “haitiana” ocorre nas ruas, os “executivos” terão seus ternos bem cortados elogiados pela revista de celebridades mais lida do momento. Um povo faminto, ignorante e sem rumo verá no “Jornal Nacional” os elogios ao “Generalíssimo” tupiniquim por “analistas de mercado” como “forte garantia da liberdade” e “fator de estabilização do país” contra os “arruaceiros petistas”.

    Portanto, o que poderia ser um jogo de xadrez caso o povo tivesse participação autônoma nele é apenas um daqueles joguinhos de avançar ou retroceder casas, mas já com o final conhecido: ascensão do fascismo e o fim de qualquer possibilidade de um Brasil desenvolvido, soberano e justo.

     

  2. O desastre já está ai.

    “Ainda não há condições de saber o preço final que o país pagará pelo golpe do impeachment.”?

    Há sim Nassif. Já se tem uma clara e certa ideia do desastre que o país está pagando pelo golpe. O desastre é patente e clarissimo em qualquer direção que se queira considerar. Qualquer aspecto, moral, político, legal, institucional, econômico, social, etc, em uma análise simples revela o tamanho do desastre provocado pelo golpe. Desmoralizados, os federais da vida que se acovardaram já sentem a besteira que fizeram e se mostram enrolados. E todos sabemos quem são os golpistas e sua responsabilidade: mídia , judiciário, empresariado, jornalistas, etc. Eles têm nome e sobrenome. Está registrado o que e como fizeram. Eles sabem.

    Em pouco tempo o golpe causou um estrago imenso e desesperador ao país. Já causou. Não precisa esperar para ver. Está aí no nosso dia a dia e na manchetes da própria mídia irresponsável. 

    Vão pagar, têm que pagar, vamos cobrar, mas na verdade é impagável. 

    Já há como dar números ao preço que o país está pagando pelo golpe do impeachment.  É um gigantesco desastre. O desastre econômico, gigante, ainda é o de menor importância.

    1. O desastre

      Um desafio imenso é encontrar uma forma de destravar e desativar o condicionamento pavloviano do pitbul fascista a salivar, rosnar e espumar, cada vez que ouve o gatilho esquerda, PT e Lula.

       

       

  3. Só há uma forma de combater a estrema direita, com um ……

    Só há uma forma de combater a estrema direita, com um discurso de esquerda claro, mostrando os vínculos da estrema direita com o grande capital.

    A única forma de combater a extrema direita que está sendo exitosa na Europa é uma esquerda real baseada em conceitos mais amplos de mobilização popular, o UKIP na Inglaterra foi esmagado pela esquerda do partido trabalhista inglês com um programa claro. Apesar de não ter sido vitoriosa, a France Insumise de Jean-Luc Melénchon na França simplesmente tomou de volta o eleitorado popular do Front Nacional de Marine Le Pen.

  4. Jogo é dirigido de fora e políticos apenas reagem a ele.

    O Golpe de Estado contra a Presidente Dilma Roussef foi arquitetado fora do Brasil. Teve antecedentes dos quais foi “clone”: os Golpes de Estado no Paraguai e em Honduras.

    Seus promotores locais não estavam na política institucional. Foram juízes, promotores, empresas de mídia treinados fora do Brasil.

    Hoje, são mais do que evidentes (e provadas) as ligações do núcleo curitibano da famigerada “Operação Lava-Jato” com o FBI e o Departamento de Estado estadunidense. Os “movimentos sociais” são crias do NED estadunidense, que canalizou recursos vindos de “fundações” ligadas a petroleiras como as pertencentes aos “Koch brothers” que serviram para financiar o treinamento desde “Black Blocs” ao famigerado “MBL” e congêneres. A oposição midiática foi organizada e teve discurso unificado pelo Instituto Millenium, espécie de IBAD contemporâneo.

    Os políticos entraram como reagentes às ações dos grupos controlados de fora do Brasil. Buscaram “surfar na onda”, derrubar Dilma para voltar ao Planalto sem votos. Em alguns casos, o oportunismo serviu para interesses pessoais. Caso específico do então Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Por vingança do PT, que não atendeu seu interesse específico na Comissão de Ética da Câmara Federal levou à frente o tosco pedido de “impeachment” contra Dilma Roussef encaminhado por três juristas decadentes da oposição.

    O que fazem hoje Temer, Maia e mesmo, Bolsonaro? Dizem aos verdadeiros protagonistas do Golpe, o governo dos EUA e seu braço midiático local (Instituto Millenium), além dos seus juízes e promotores-fantoches: eu sou aquele que pode servir melhor aos senhores.

    Todo o mais, incluindo as Organizações Globo (que tenta conciliar interesses com o Millenium e capturar os juízes e promotores-fantoches dos EUA), os rentistas que querem arrancar a pele dos trabalhadores com as tais “reformas” e outros grupos midiáticos é acessório no jogo. O agronegócio achava que comandava alguma coisa, mas foi apunhalado pelas costas na “Operação Carne Fraca”. Esperem os “barões do rentismo” de grandes bancos nacionais serem apunhalados pelas costas quando vier a entrega do setor financeiro para os EUA. Seja pela delação de Antonio Pallocci, seja por qualquer outro motivo.

  5. perda quase que total para todos…

    acredito que só nos restará torcer para que não ocorra uma radicalização dos dois lados

    dos que fazem mal ao coletivo ( políticos bandidos )

    e dos que fazem mal aos indivíduos (nazi fascistas )

    golpe foi tão desastroso que vença quem vencer o país será destruído e nossas vidas colocadas em perigo

  6. Caos

    A maioria do povo tem família, educa filhos, filhos que querem futuro!

    As hordas da direita se gabam de matar!

    Isso será o caos!

    O caos não rima com sistema financeiro, não rima com investimentos, não rima com empresários tendo lucros!

    Basta ver como está o turismo no Rio destruído pelo PMDB!

    E ainda não é o caos…

    Haverá uma hora que eles poderão escapar do controle…

    Quem saberá a hora de contê-los…

    Os donos do golpe avançam sem se preocuparem com trabalhadores e famílias brasileiras!

    As forças armadas disseram!

    No meu não!

    No do povão pode…

    Então isso não é bom…

    O PSDB apoiará o temer até as reformas, depois é chutar cachorro morto!

    Mais canalha que isso…

    Nunca imaginei isso saindo da boca de um santo…

    Isso foi muito canalha…

    Eles são minoria, mas são uns 4 milhões e 4 milhões de qualquer coisa é muita coisa, ainda mais gente!

    O problema é o PIG multiplicando opiniões, destruindo o contraditório, o outro lado!

    Só temos a visão deles majoritariamente…

  7. Suspeito que Maia irá moderar

    Suspeito que Maia irá moderar as coisas até 2018, se assumir a presidência.

    Parte disso, suponho, deve ter sido negociado pelo apoio do PCdoB, PT e outros, à sua candidatura à presidência da Câmara. Isto explicaria o cavalo de pau dado por Aldo Rebelo.

    Como homem com bom transito no mercado financeiro, Maia não deverá desistir das Contra Reformas até as eleições, mas como você diz, Nassif. deverá compor um conselho para discutí-las e ir levando-as em banho maria.

    Sendo assim, a solução é as Esquerdas elegerem Lula e fazerem ampla maioria no Congresso.

    1. Produto da tese do uso do controle remoto: Vazio, vento!

      O preço final que o país pagará pelo golpe do impeachment? Este comentário de “Jus Ad Rem” é um exemplo do produto acabado do que se consegue fazer com o cérebro das pessoas. Descontando os robôs intencionalmente contratados para desinformar e manipular mentes fracas, o alvo é produzir em escala progressiva uma massa sem nenhuma referência e totalmente desprovida de inteligência, aquela que resulta do processo cognitivo e etcs mais..  O Br de hoje é fruto do encarceramento da mente dos brasileiros. Um povo sem acesso plural de informações não consegue chegar lá. A tese do uso do controle remoto foi crucial para que o povo fosse manipulado, neutralizado e, por fim, vítima de si mesmo ou da sua própria ignorância..

  8. O “preço”

        Sem veleidades de esperanças vãs, é certo que o arranjo politico advindo da CF88, o sistema partidário vigente, por mais que tente se manter, ou será atropelado caso resista, ou se arranjará de outra forma, não a desejavel mas a possivel, dentro de um novo sistema, e o qual será ?

         Mais fechado, tendendo a direita não classica, fortemente comandado por uma nova concepção de ditadura, com liberalidade na economia, combinada a repressão seletiva a movimentos sociais de fundo popular, com direcionamento da midia – sem censura direta, só a economica – , um nacionalismo de fachada ( ” recuperação do orgulho nacional” ) assessorado por concepções religiosas de controle.

          Não creio em um Alckmim, sequer em um Bolsonaro, muito menos em um Dória, nem em um retorno messianico de alguem como Lula, afinal o sebastianismo nunca ocorreu de fato, mas 1 outsider , um ” Augusto ” é bastante provavel.

          A definição de nosso futuro não encontra-se nestas ações sobre Temer et caterva, ou no cada vez mais possivel interregno a ser comandado por Maia ou mesmo por Carmem Lucia, mas sim pelo que nos reserva o futuro, o que esta sendo visto não irá definir diretamente o futuro, este esta incontrolavel, move-se nas sombras e a cada dia avança.

    1. Caro aurelio…

      … você refere-se a um ‘Augusto’, hipotécico (chamado Otaviano, de nascença), ou a um Augusto chamado Heleno, também de de nascença?

      Como diz a turma de Marinha, “tá pegando”…

    2. O Brasil é grande demais para que a burguesia emigre para Miami.

      Caro Aurélio, mais uma vez vens com a famosa figura enigmática que sairá das trevas para tomar conta da nação. Porém esquece que mesmo surja esta figura enigmática apoiada por hostes de direitistas ela terá um prazo de vencimento talvez bem maior do que um Iogurte, mais como um litro de leite numa embalagem tetra Pack, porém meu amigo, esta figura enigmática terá que necessariamente seguir os ditames do misterioso “mercado”, e simplesmente será exatamente a última possibilidade da direita, pois quando o leite estragar todo o Iogurte que o apoia já estará estragado.

      Há coisas que são inevitáveis, como a economia, e qualquer proposta baseada nestes princípios liberais regados de posturas moralistas e um nacionalismo de fachada não se sustenta, ou vamos para uma derrocada deste governo ou simplesmente vamos entrar em períodos de tumultos desorganizados populares que não tem como ser reprimidos. O nível de violência da atual repressão das polícias militares já é imenso, e aumentar este nível fará com que estas comecem a se comportar como verdadeiras guardas pretorianas que cada vez terão mais poder e como tal vão corroer todo o sistema.

      Não estamos em 1964, quando 50% da população era rural e o restante urbano de chegada recente, produto da migrações internas. A violência urbana não é algo marginal na nossa sociedade, assim como a truculência das nossa polícias, elas fazem parte da estruturação da sociedade e a tendência é da mesma se expandir assumindo características do domínio de bandos em grandes áreas da cidades, em países pequenos da América Central já ocorre isto, porém nestes países devido a baixa representatividade dos mesmos na economia internacional, as oligarquias se distanciam, deixam seus feitores e vivem de uma produção marginal que é suficiente para mantê-los numa vida tranquila em Miami. Porém o velho Brizola sempre dizia uma coisa, o Brasil é grande demais para que a burguesia se mude para a Flórida. 

  9. Espantoso onde a vaidade e a

    Espantoso onde a vaidade e a ambição podem levar um ser humano,

     

    que o golpista assumisse ilegitimamente um cargo para o qual não foi eleito é compreensível, ele é tosco e sem noção, mas aldo se juntar ao tambem ilegítimo e delatado “botafogo” é de cair o queixo. Sinceramente mais do que uma nova constituição e novos parametros politicos precisamos urgentemente de brasileiros de verdade e com vergonha na cara….

  10. Bolsnazi
    Um pais que afasta presidente por pedalada e não afasta outro por propina, um pais que persegue um ex presidente enquanto endeusa o anterior, um pais onde um juiz de 1o grau tem poder para destruir o PIB, um pais que o STF não guarda a constituição *merece* um Bolsonaro presidente

    Quem sabe debaixo de cassetetes finalmente o pais acorde e evolua, já que os anos Lula não foram suficientes para fazer o povo defende-lo ou a Dilma.

    http://bolsonazi.tumblr.com

  11. Daí a gente tira a Dilma
    E põe o Nhonho, filho do seu Barriga, pra governar a sétima economia do planeta….

    Beleza de Golpe, hein, classe média!

    Não queiram encontrar com pobres no aeroporto e agora tão encontrando com eles na rodoviária. E o Nhonho. E a fome.

  12. A provável condenação do Lula pelo $érgio Moro

    A provável condenação do Lula pelo $érgio Moro será mais uma das contradições mortais da sociedade burguesa.

    Enquanto pessoas morrem à mingua, por não poderem adquirir, por exemplo, uma caixa de antibióticos, as esposas do Eduardo Cunha e do $érgio Cabral gastavam recursos públicos absurdos na compra de objetos de luxo. Existe uma contradição mais absurda do que esta?

    Não, não existe, Mas existe uma contradição tão absurda quanto esta: Enquanto o Aécio Neve$ e o Mi$hel Temer foram flagrados com malas abarrotadas de dinheiro ilícito e ainda assim estão no $enado e na Pre$idência da República, respectivamente, o Lula, contra quem todas as acusações foram negadas, inclusive pelas testemunhas de acusação, pode ser condenado e provavelmente o será, pois o Noblat já deu o ultimato:

    “Já pensou se depois de tudo o $érgio Moro absolvesse o Lula?”

  13. A (des)-lealdade de Maia e os meus 13 vícios

    “Aí o presidenciável começa a romper com o presidente com o argumento “como é que eles podem desconfiar da minha lealdade”. E a desconfiança em relação à lealdade se transforma no grande álibi para a deslealdade”.” Nassif

    Isso tem tudo a ver. Outro dia em cheguei em casa extremamente ébrio, rebocado por uma mãe e uma filha e um rapaz trazendo minha bike. É claro que eu não vi nada disso. Me contaram que foi assim. Eu passei uns dez dias fazendo percursos mais distantes para me livrar dos locais que eu frequento em razão dos prováveis papelões que tenha feito. Mas uma hora você tem que encarar. Eu encaro depois de rezar uma novena.

    Minha Mulher ficou fera e dizem que, enquanto me despiam e me davam um banho, ela ficava mais furiosa ainda pois eu cantava:

    “Ela não gosta de mim, mas é porque eu sou pobre”.

    Após o banho, quando eu me dei conta do mundo à minha volta e como minha Mulher me acusava de estar cheio dos alcalóides quando eu estava somente embriagado, eu fui para uma boca, trouxe os melhores alimentos do espírito e me internei.

    Ao aproveitar as acusações de deslealdade para se tornar desleal, o Rodrigo Maia cara de batata está agindo da mesma forma que eu.

  14. Minha tia…

    Nassif, ontem estava eu no meu quarto acompanhando a leitura do relatório na CCJ. Dou uma ida à cozinha prapegar algo na geladeira e lá estava minha mãe ao telefone com minha madrinha, que é uma senhora beata de quase 70 anos, viúva e sem filhos.

    E as duas conversavam sobre Bolsonaro…!!! Não dei muita moral e voltei pro quarto, mas pelo que eu entendi, a senhora Beata ouviu que o Bolsonaro é quem vai organizar o Brasil. Falei apenas pra minha mãe falar pra ela que ele é nazista. E ela disse.

    Esse Bolsonaro é um perigo!

    1. O Bostonaro vai organizar o Brasil?

      O Temer também ia acabar com a crise e botar o Brasil nos trilhos.

      Ele botou o Brasil nos trilhos da corrupção, do desemprego e da canalhice.

  15. Ops, pequena falha nossa,

    Ops, pequena falha nossa, Nassif, na frase: Mas é mordido pela mosca azul, como são todos aqueles que vêm passar à sua frente um cavalo selado muito acima dos seus sonhos mais rocambolescos. Devemos escrever “veem” e não vêm (eles vêm é do verbo vir). Aqui no meu blog temos um texto sobre nossos quase inevitáveis erros mais comuns ao escrevermos:  https://jornalggn.com.br/fora-pauta/oito-regras-basicas-de-ortografia-para-internautas   Ver a 6ª regra. Não exijo receber nada pelos meus trabalhos de revisor, kkk.

  16. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

    o golpe começa com Dilma Roussef. Dilma assentou a pedra fundamental do golpe, ainda antes de iniciar seu segundo mandato, ao lançar o Plano Levy. em sua campanha suplantara Marina, abertamente defensora da autonomia do BC,  e Aécio, com suas “medidas impopulares”. ainda assim, Dilma imediatamente trai seus eleitores e implementa mais uma versão mitigada do projeto derrotado por quatro vezes nas urnas. então o prazo de validade da estratégia de conciliação permanente do Lulismo já vencera seu prazo de validade. a cleptocracia exigiu uma rendição incondicional do Lulismo. apesar das insistências de Lula, Dilma não concordou, por isto foi deposta pelo golpe do impeachment;

    o Lulismo teme mais o movimento de massas do que teme a Direita. a cada vez que as massas ocuparam as ruas e as redes, o Lulismo operou para esvaziar o movimento. foi assim com Junho de 2013 e o #Não VaiTerCopa, cuja supressão gerou 15-MAR e 12-ABR de 2015. foi assim com o #NãoVaiTerGolpe. e é assim agora, após o Ocupa Brasília e a Greve Geral de 28-ABR, mais uma vez o Lulismo demonstra que quer as massas nas ruas apenas para defender Lula, como em 10-MAI em Curitiba, e nunca para lutar por elas e para elas. nada provoca mais temor ao Lulismo do que a autonomia do movimento de massas;

    a cada vez que a Esquerda se omite a Direita se levanta. não existe vácuo em política. a supressão da Satiagraha gerou a Lava Jato. Dilma gerou Temer. Haddad gerou Dória. a supressão dos movimentos de massa contra as reformas neoliberais vai gerar uma solução autoritária. o golpe não se estabilizará. a sucessão de golpes dentro do golpe destruiu completamente a frágil institucionalidade brasileira. a crise de representação se consumou. em meio a estagnação econômica, o caos social e a instablidade política, BolsoNazi é uma caricatura inofensiva do espectro que nos ronda. e não será nenhum Lulinha Paz e Amor em 2018 quem dele nos afastará.

    .

    1. Leio esse 2º parágrafo e fico

      Leio esse 2º parágrafo e fico pensando que diabo de análise política é essa que ignora que as jornadas de junho foi cooptada e transmutada pela Rede Bobo; que ignora que o naovaitercopa foi um movimento babaca de jovens do PSOL que apenas reforçaram o sequestro das ruas pela Direita e que a greve geral de 28/01 foi protagonizada pela central mais lulista (e por isso foi um sucesso!!!).

      Um novo projeto político alicerçado sobre o cadáver de Lula, não terá nada de novo, será um Dória ou algo pior, que não concilia com ninguém e ignora absolutamente as novas forças políticas representadas pelos movimentos organizados da sociedade civil.

       

      1. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

        -> que ignora que o naovaitercopa foi um movimento babaca de jovens do PSOL

        és um exemplo notável de como Lula e o Lulismo descerebram o debate político no Brasil.

        não se engane pq vc não engana ninguém, a não ser os “companheiros” membros da seita de fanáticos: os adoradores do mito Lula.

        vc jamais esteve em qualquer manifestação do #NãoVaiTerCopa. vc nunca pisa nas ruas. és um caso típico de militante virtual. portanto, vc não tem a menor idéia do que é estar num confronto de rua. levante o bundão mole e saia da frente das telinhas. viva um pouco nas ruas, nas ocupações e nos bloqueios.

        mas fique avisado: vai encontrar poucos companheiros Lulistas nas ruas – Lulista que é Lulista milita pela web, pelo WhatsApp, no FaceBook..

        .

    2. E a MERDA do piçol nos levará

      E a MERDA do piçol nos levará ao paraíso.

      A MERDA do piçol serviu de aríete contra Dilma e a parca democracia que tínhamos.

      Não passam de um bando de trouxas que acham que algum dia ocuparão o lugar do PT.

      Por isto sou favorável a clausula de barreira. Talvez estivéssemos livres de piçol, rede, pstu, etc etc

      1. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

        -> E a MERDA do piçol nos levará ao paraíso.

        faz o seguinte seu MERDA: procure em tudo o que já postei aqui no Blog do Nassif, e não foi pouca coisa, algum elogio ou alguma defesa do PSOL enquanto partido.

        se não encontrar, e não vai encontrar, volte aqui e me peça desculpas.

        .

    3. A quem se diz “esquerda” e
      A quem se diz “esquerda” e enxerga com os olhos da direita,temendo até os mesmos “monstros”,só há que se dizer uma coisa: tadinho dele…

      1. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

        -> Como você consegue ser tão pequeno?

        por fazer-me Musgo. como vc consegue ser tão brilhante e ao mesmo tempo tão apagado?

        em algum momento todo adorador fanático do mito Lula vai ter que se defrontar com a dura realidade do deserto do real:

        JAMAIS ESQUECEREMOS que Lula foi incapaz de respeitar a morte cerebral da própria esposa, e se abraçou com seus algozes suplicando pelo Pacto à La Brasil, enquanto na porta do hospital manifestantes escorraçaram Temer e sua comitiva.

        vídeo: Fazer-se musgo

        [video: https://www.youtube.com/watch?v=7k_5aTtlnvk%5D

        .

        1. Sua capacidade de interpretação da realidade está muito baixa.

          Anda acreditando demais na Globo ou Antagonista para crer em pacto, diante de uma mera visita de condolência.

          E triste alguém como você acreditar que o problema do Brasil é Lula e não Temer, Rodrigo Maia, PSDB, Globo, Itau, NSA, etc.

          1. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

            -> Vocês do PSOL

            vocês quem, cara-pálida? minha tribo é tupi. nosso lema é conhecido: ou se devora ou se é devorado.

            .

          2. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

            -> E triste alguém como você acreditar que o problema do Brasil é Lula e não Temer, Rodrigo Maia, PSDB, Globo, Itau, NSA, etc.

            é triste alguém como vc não ter ainda compreendido que a realidade política é complexa: nosso inimigo tem muitas faces.

            não há mais lugar para o pensamento binário pelo qual o Lulismo interditou o debate político, cuja exemplo mais grotesco é ter transformado a luta de classes numa briga com a Rede Globo.

            mas burro com certeza vc não é. está só perdido no tempo e no espaço.

            vc faz parte do grupo dos órfãos de um tempo em que o mundo se dividia falsamente em partidários e inimigos do bloco capitalista. com o afundamento do logro soviético, todas as grades de interpretação geopolítica simplesmente desapareceram.

            como separar ao longe o amigo do inimigo? impossível. é sempre preciso olhar de perto. examinar as práticas. ir ao encontro. discernir usando o instrumento da estratégia e não através de uma lógica dialética.

            Wall Street não é uma ave de rapina celestial dominando o mundo dos céus. não existe nenhum governo mundial, o que existe são dispositivos locais de governança. uma rede global de contra insurreição, sendo esta o atual princípio de governo. já não se pode falar de uma crise do capitalismo, e sim de um capitalismo de crise, sendo esta a atual forma de governo.

            nosso inimigo tem muitas faces. muitas vezes, uma delas nos encara fixamente nos desafiando no espelho.

            .

    4. Não inventa: Golpe começou em 1o. de maio de 2012

      quando Dilma pronunciou na TV para o povo procurar outro banco se a taxa de juros ao cliente não baixasse. Foi quando o BB e CEF derrubaram o spread. Um dirigente da FEBRABAN disse que era uma declaração de guerra. Depois disso houve intensa campanha anti-Dilma com digitais de grandes bancos já em 2013, nas eleições de 2014 e no impeachment.

      Pare de ser um pistoleiro estrábico na hora de atirar críticas. Não acertou nenhuma.

      1) Levy nunca foi mentor de política econômica para Dilma. Dilma apenas cedeu os aneis momentaneamente para não perder os dedos. A função de Levy era apenas de interlocutor-negociador com o mercado (um poder real de fato, que manda até no Supremo) por um lado, e de parte do mercado com o Congresso para aprovar a CPMF e resolver a crise fiscal (que havia de fato e há até hoje). O problema é que Dilma foi o pior governo em matéria de comunicação e nem soube explicar e dialogar com a base de esquera. A maior parte do mercado resolveu investir no golpe acreditando que seria mais lucrativo, justamente por saber que Levy sob Dilma apenas equilibraria as contas para retormar o crescimento e levaria o segundo mandato de Dilma a ser bem sucedido para a classe trabalhadora e para os mais pobres, mas não haveria nenhuma reforma anti-popular, nem privataria e haveria consolidação do modelo de distribuição de renda vindo desde o governo Lula, além do crescimento do BB e CEF no market share bancário.

      2) O Lulismo só existe enquanto movimento de massas da classe trabalhadora. O lado popular de Junho de 2013 foi insatisfação do povo com classe a política (daí a repulsa a partidos), não com o Lulismo. Tanto é que Dilma não era o principal alvo da maioria dos protestos, e sim Renan Calheiros, o Congresso e governos estaduais. E Dilma até reagiu bem no início propondo plebiscito para reforma política e o mais médicos. Acho que faltou insistir no plebiscito, cedendo à base governista no Congresso de direita. O lado impopular de Junho de 2013 foi a captura do movimento por grupos da direita rica, insuflados pela Globo e por conspiradores internacionais usando redes sociais, de onde surgiram o MBL, Vem pra rua e outros que depois organizaram as manifestações pelo impeachment. Realmente entre 2013 e 2016 a direita soube mobilizar mais do que a esquerda. Ainda que a direita contasse com o suporte da Globo, a esquerda ainda não aprendeu a usar as redes sociais como a direita na hora de mobilizar manifestações como, por exemplo, marcar com 3 meses de antecedência para haver 3 meses de divulgação.

      3) A única coisa certa foi sua frase “a cada vez que a esquerda se omite, a direita se levanta”, porém nem ela se encaixa muito bem à sua argumentação. Você deveria se perguntar o porque do PSOL só eleger 5 deputados em 2014 enquanto o PRB elegeu 21 e o PSC do Marco Feliciano 13, embora o PSOL tivesse mais votos na candidatura presidencial. Note que em 2006 (primeira eleição da existência do partido) o PSOL elegeu 3 deputados e o PRB apenas 1. Porque o PRB cresceu tanto enquanto o PSOL patinou? O PT e PCdoB também tem seus erros e nós não desatados que não sei se foram erros porque não sei se seria possível fazer diferente com a conjuntura de cada momento.

      1. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

        sua argumentação tem vários pontos a considerar. é claro que temos divergências inconciliáveis. ainda assim, creio que alguma ponderação é cabível.

        -> O lado popular de Junho de 2013 foi insatisfação do povo com classe a política (daí a repulsa a partidos), não com o Lulismo.

        -> E Dilma até reagiu bem no início propondo plebiscito para reforma política e o mais médicos.

        -> Dilma apenas cedeu os aneis momentaneamente para não perder os dedos.

        deu certo? evidente que não. mas se não fizesse isto teria sido derrubada antes? frente a esta questão o fundamental a considerar é: antes?! do quê? antes do quê?

        pois são 13 anos de governo. e desde 1989 se preparando para governar. não se iluda mais para não mais iludir as outras pessoas: não se muda uma sociedade pela via parlamentar e apenas ocupando a máquina administrativa.

        só um amplo movimento de massas, profundamente capilarizado no tecido social, é capaz de alterar a correlação de forças. mas isto é tudo o que o Lulismo não quer. isto é tudo o que o Lulismo jamais propôs, jamais encaminhou. ao contrário, sempre rechaçou, sempre boicotou.

        o ponto vital é este: nunca antes neste país o Lulismo adotou uma prática política de organização autônoma de amplas camadas da população pela base, em seus locais de moradia, de trabalho, de convivência social.

        portanto: não cabe ao Lulismo argumentar a respeito de correlação de forças porque jamais trabalhou para que esta correlação de forças fosse de fato alterada.

        e sim é verdade que talvez tenha sido Dilma a única a compreender na cúpula do Lulismo o que ocorreu em Junho de 2013, tanto que teve a ousadia de propor mudanças. de fato, Junho de 2013 nunca foi um movimento contra Dilma. ao contrário! houvesse Dilma e o Lulismo se abraçado com as ruas em Junho de 2013, tudo teria sido muito diferente.

        mas é também verdade que o Brasil ficaria em chamas se Dilma tivesse se aliado com as ruas em 2013. mas e agora não está também em chamas o país! só que as chamas de agora são destruidoras. então, em 2013, seriam as chamas necessárias para queimar tudo o que já está morto no Brasil, mas se recusa a partir, apodrecendo com a vitalidade e o futuro de todos nós.

        Dilma é a grande personagem trágica destes tempos que vivemos, e não Lula. muito em breve todos reconhecerão isto. na mais perigosa encruzilhada de nossa História, Dilma sucumbiu a grande questão colocada para todos neste país:

        – tupi or not tupi? só a Antropofagia nos une.

        p.s.: jamais escrevi uma vírgula sequer defendendo o PSOL enquanto partido, ao contrário até.

        .

        1. PT vem de bases populares. Gov.Lula provocou partic.popular
          Suas colocações também merecem reflexão através de uma linha do tempo. O PT surgiu e cresceu organizando um amplo movimento de massas, profundamente capilarizado no tecido social: sindicatos urbanos, camponeses, associações de moradores, lideranças comunitárias, movimento estudantil, intelectuais, minorias. Daí surgiu a CUT de dimensão nacional, os vínculos com outros movimentos sociais como o MST, e surgiu o próprio PT. O PT conquistou prefeituras e implantou governos com participação popular como o orçamento participativo e muitas políticas públicas empoderando a participação popular. Então está errado você dizer que o Lulismo jamais propôs isso. Lula só chegou à presidência porque tinha um terço do eleitorado já se sentindo representado por sua candidatura, os outros 20% necessários a ganhar veio da insatisfação com FHC e das alianças com empresários nacionais como José Alencar ser escolhido vice, o que trouxe apoio de setores da classe média mais conservadora. Durante o governo Lula houve as conferências nacionais (de saúde, educação, DH, mulheres, integração racial, populações indígenas, meio ambiente, segurança pública, comunicações, etc) onde os movimentos sociais mobilizavam dezenas a centenas de milhares de participantes desde as etapas municipais, estaduais e nacionais, que tinham acesso à maçaneta do Planalto para levar suas resoluções como os lobistas tradicionais tem. Então reconheça que Lula fez por onde para empoderar os movimentos sociais dentro da estrutura de poder. Muitas políticas públicas saíram dali. Outras que dependiam do legislativo aprovar e não eram do agrado do Parlamento de maioria conservadora ficavam engavetadas ou eram pioradas. A primeira crise do governo petista com o povo, ainda invisível na época, vem do conflito entre o que as conferências (movimentos sociais) aprovavam em resoluções e ficavam no papel porque não tinha maioria parlamentar para aprovar. A segunda foi a incapacidade de passar uma reforma política, sobretudo o financiamento exclusivamente público de campanha. Aí pode ter havido um erro de timing na estratégia do PT. Em 2002 Lula ganhou fazendo aliança com empresários nacionalistas (ou nem tanto) insatisfeitos com FHC. Com o mensalão, o PT ficou enfraquecido e passou a fazer alianças na base da troca de ficar com o poder nacional em troca de ceder poder regional (daí vem alianças indigestas como aquelas com Sarney no Maranhão). Foi correto em 2006, pois no Brasil a Presidência da República tem muito mais poder de transformar a vida do maranhense pobre do que se conquistasse só o governo do Estado. Com a crise das conferências nacionais já dando os primeiros sinais de que seria problema, hoje, olhando pelo retrovisor, acho que Lula em vez de repetir a estratégia de troca de poder nacional por regional deveria ter aproveitado sua popularidade recorde e construído uma candidatura mais fácil de vencer para a presidência e investir mais no aumento das bancadas genuinamente de esquerda. Leia-se: em vez de fazer aliança com o PMDB e colocar Dilma inexperiente em campanhas, seria mais transformador eleger algum quadro do PT  já bom de voto e com bom domínio de mídia (como Jacques Wagner ou outro) e centrar fogo na eleição de bancadas, explicando à população que o presidente precisa de apoio para implementar algumas políticas que faltam e os conservadores não deixam fazer. Mas nesse caso haveria o risco do PMDB e seu tempo de TV desequilibrar o jogo a favor de Serra. Por isso é muito difícil criticar estratégias sem estar dentro do problema. É fácil criticar depois do jogo jogado. O fato é que esse possível erro foi farejado por Eduardo Cunha e levou as oligarquias regionais a controlar o parlamento em 2014 e dar o golpe parlamentar em 2016. Governadores regionais elegem prefeitos que elegem deputados federais, e ex-governadores viram senadores. Outro erro, e esse não tenho dúvidas, foi em 13 anos de governo não fazer nenhum plebiscito. Deveria ter feito pelo menos um a cada dois anos, junto com as eleições. Mesmo que começasse com algum tema que não provocasse tanta polêmica na base governista conservadora, tal como o Plano Nacional de Educação, o formato do Bolsa Família, os recursos do pré-sal para a educação. Isso seria didático para a população acostumar a decidir seu destino diretamente, coisa que hoje inviabilizaria o Parlamento fazer reformas impopulares, pois a população exigiria plebiscito. Outro erro foi não ter universalizado o acesso à internet (mais importante do que a própria democratização da TV) e investido na comunicação por mensagem direta ao cidadão sobre serviços públicos existentes e propostos. Deveria até investir em consultas públicas diretas, até desenvolver tecnologia segura para plebiscitos online. A internet já decidiu as 3 últimas eleições nos EUA e aqui a Globo ainda tem força para dar golpes. E se eu fosse Dilma, no dia em que a Câmara votou a admissibilidade do impeachment eu teria chutado o pau da barraca. Iria em rede na TV dia sim dia não e anunciaria que estava enviando ao Congresso todas as medidas que faria até o fim do mandato, com um pacote de bondades sobre salário mínimo, mudança na tabela do imposto de renda ficando mais progressiva (beneficiando inclusive a classe média), criação do imposto negativo para quem ganha menos e das grandes fortunas para os verdadeiramente ricos, imposto sobre lucros extraordinários, lei do teto e piso salarial no serviço público cair para a diferença de 1 para 20 e ir decaindo ao longo dos anos até ficar 1 para 8, marco regulatório da democratização das comunicações, incentivos para uso da internet e por fim enviaria convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte exclusiva para reconstruir o sistema político e construir alguns pactos nacionais. Provavelmente atrairia a iria dos parlamentares e cairia de qualquer maneira, mas teria apoio popular e deixaria um legado de demandas populares complicado de desmontar. Tanto você está errado em sua avaliação sobre Lula que a maioria dos movimentos sociais organizados apoiam sua candidatura em 2018.  A história é escrita por linhas tortas. A conquista do poder executivo, sem conquistar hegemonia no legislativo, sem apoio militar, não dava a Lula o que outros presidentes latino americanos tiveram, como Chavez e Correa de fazer uma Constituinte. Em uma coisa acho que vamos concordar: Hoje no Brasil e em boa parte do mundo ocidental a democracia com base em 3 poderes está falida. Só existem dois poderes de fato: um é o mercado financeiro que eleva a escala mundial a figura do coroné da velha república que era dono do município. Outro é o poder popular capaz de gerar revolução contra os coroneis do mercado financeiro. Mas este ainda está adormecido. Enquanto isso, a eleição de Lula em 2018 já seria uma grande conquista no curto prazo, no mínimo para reduzir danos.

          1. a eleição de Lula em 2018 já seria uma grande conquista no curto

            -> O PT surgiu e cresceu organizando um amplo movimento de massas, profundamente capilarizado no tecido social:

            -> Outro erro, e esse não tenho dúvidas, foi em 13 anos de governo não fazer nenhum plebiscito.

            -> Outro erro foi não ter universalizado o acesso à internet (mais importante do que a própria democratização da TV)

            -> E se eu fosse Dilma, no dia em que a Câmara votou a admissibilidade do impeachment eu teria chutado o pau da barraca.

            -> Em uma coisa acho que vamos concordar: Hoje no Brasil e em boa parte do mundo ocidental a democracia com base em 3 poderes está falida.

            -> Outro é o poder popular capaz de gerar revolução contra os coroneis do mercado financeiro.

            -> a eleição de Lula em 2018 já seria uma grande conquista no curto prazo, no mínimo para reduzir  danos.

            normalmente a esta hora da “madrugada” já estou dormindo. mas não poderia deixá-lo sem resposta. vc escreveu bastante e foi bastante sincero. não agiu como Lulista, apenas defendendo uma posição, acima de qualquer outra coisa.

            evidente que isto não me faz concordar com muito do que vc argumenta. entretanto concordo com  pontos capitais. destaquei alguns deles acima. exceto quanto a eleição de Lula em 2018, que até poderia ser, mas tudo indica que não será [“uma grande conquista no curto prazo”]. o que não me impede de compreender perfeitamente seu ponto de vista. eu até gostaria de concordar com vc quanto a 2018…

            veja bem, o mais importante sob minha perspectiva é que todos devemos resgatar nossa capacidade de dialogar. duramente, se necessário. estamos, pode ter certeza, no momento mais importante de nossa História, tanto do Brasil como de cada um de nós.

            este é um enorme desafio a que a vida nos trouxe. tudo terá que ser reconstruído. tudo terá que ser reinventado. e isto só pode ser feito coletivamente. através de uma miríade de pequenas iniciativas, de lutas concretas localizadas articuladas em níveis mais amplos, inclusive internacionalmente.

            todo este movimento se processará através das hiper conexões da web, da rede e das ruas. das sincronias e das sinergias.

            estamos diante da morte de um mundo. não me refiro apenas a partidos políticos, nem mesmo ao Brasil. é todo um modo de vida que está em colapso.

            este é também um momento de rejuvenescer. de nos reencontramos com nossa juventude, agora com a sabedoria da experiência. de nos juntarmos com a juventude nas ruas, não para guiá-los, e sim para com eles vivermos juntos a construção de um futuro para o Brasil.

            grande abraço

            p.s.: não nos iludamos. acabei de ler sobre a aprovação da Reforma Trabalhista. a situação criada pelo golpe é de extrema gravidade. jamais haverá qualquer estabilização (seja econômica, social ou política) sem a nulidade do impeachment e a consequente nulidade de todos este atos. não há espaço para meias medidas, apaziguamentos, soluções eleitorais. só um amplo movimento de massas será capaz de reestabilizar o país. caso contrário seremos um mix de Grécia, Colômbia e Síria. arruinados pelo mercado financeiro especulativo, dominados pelo narcotráfico e destruídos pela guerra civil.

            .

          2. O coxinha idiota perderá propriedade é para bancos e facções

            Concordo com bastante coisa que você disse, e também acho imprescindível dialogar, desarmar um pouco os ânimos e refletir. Ninguém precisa concordar com tudo muito menos querer ser dono da verdade, mas trocas de opiniões sinceras e com civilidade ajudam até a agirmos como nação e encontrar lutas comuns. Peço até desculpas se fui agressivo no começo, é que o ambiente nas redes sociais anda carregado e contamina a gente.

            Voltando ao assunto só acho que infelizmente o povo ainda não se vê como poder revolucionário no controle de seu destino. Três senadoras ocuparam a mesa do Senado e atrasaram seis horas a votação da revogação da Lei Áurea. Se o povo ocupasse o Congresso maciçamente essa lei não passava.

            Acho que há revolta no inconsciente coletivo, pelo menos na população mais pobre, e até há desobediência civil velada, mas ainda são soluções individualistas. Tirando as ocupações de escolas, de terras e imóveis improdutivos, greves, que são causas coletivas, tem aqueles que individualmente recorrem à contravenções como estratégia de sobrevivência, tem até quem recorra ao tráfico como forma de não se submeter à exclusão social ou à semi-escravidão do trabalho. Tem camelô que se lixa para a origem da mercadoria (se vem de contrabando ou foi carga roubada isso não é problema dele). São desobediências individualistas, mas sinceramente acho que a elite está brincando com fogo. O coxinha idiota que acha estar em Havana de 1958 com medo de comunista tomar sua casa e carro bacana está perdendo suas propriedades aos poucos é para o crime organizado por falta de pertencimento a uma mesma nação. E perdendo também para os bancos, para o plano de saúde privado e vai perder para a previdência privada. A classe média paneleira é quem vai pagar a conta do Henrique Meirelles. Não há mais de onde tirar dinheiro do pobre, então a classe média é a bola da vez para esvaziar seus bolsos e entregar aos banqueiros e investidores do mercado financeiro. A classe média achava que pertenceria ao clube dos 1%, agora já está sentindo que foi expulsa da festa depois do impeachment e não tem mais lugar para ela. Até empresários do setor produtivo estão perdendo com a falta de consumo das famílias. Só o mercado financeiro está ganhando e mesmo assim parece que estão fazendo a morte programada da galinha dos ovos de ouro, pois daqui a pouco não haverá mais como pagar dívida nenhuma.

            Falta um projeto coletivo capaz de levar as pessoas a abraçarem e construírem pactos nacionais. Lula não é solução para tudo, mas ele tem capacidade de catalisar boa parte do sentimento popular e habilidade para fazer a elite recuar um pouco, reverter estas perdas de direitos que estamos sofrendo e restaurar um projeto nacional de distribuição de renda com crescimento e inserção internacional. Na conjuntura atual não é pouca coisa, se olharmos o apetite com que o mercado financeiro está avançando e falta de reação em massa do campo popular.

          3. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

            como sempre, quando existe de fato comunicação a riqueza de troca de ideias, opiniões e experiências é tanta que não cabe no exíguo espaço de alguns comentários. vou destacar apenas alguns pontos mais urgentes.

            -> Três senadoras ocuparam a mesa do Senado e atrasaram seis horas a votação da revogação da Lei Áurea. Se o povo ocupasse o Congresso maciçamente essa lei não passava.

            mas é exatamente como em seu comentário anterior, quando vc afirma que “se eu fosse Dilma, no dia em que a Câmara votou a admissibilidade do impeachment eu teria chutado o pau da barraca.”

            por que não fizeram antes? por que o povo não está ocupando?

            vínhamos de um movimento ascendente: ato em Curitiba, ocupação de Brasília, Greve Geral de 28-ABR. por que parou? por que arrefeceu? por que a cada vez que o movimento de massas se ergue, logo em seguida há uma retrocesso?

            este é o ponto. o povo não se move sozinho. é preciso os agentes sociais catalisarem o movimento.

            por que foram apenas três senadoras, e não toda a bancada? onde estão os governadores?

            não é que o “povo” não se mexa, pois são justamente aqueles que deveriam ser os principais catalisadores do movimento os mais inertes!

            a crise da humanidade é a crise de sua direção revolucionária. a crise brasileira é a crise de suas lideranças. sem um processo de formação de novas lideranças, e principalmente de um novo tipo de liderança, continuaremos sendo repetidamente derrotados.

            -> São desobediências individualistas, mas sinceramente acho que a elite está brincando com fogo. 

            a plutocracia está gerando as condições para uma grande mudança social no Brasil. a crise do regime já é irreversível. ou cairemos numa Ditadura ou na aplicação das “medidas populares”, com a penalização do grande capital pelo estrago que desencadeou.

            -> A classe média paneleira é quem vai pagar a conta do Henrique Meirelles.

            -> Só o mercado financeiro está ganhando e mesmo assim parece que estão fazendo a morte programada da galinha dos ovos de ouro, pois daqui a pouco não haverá mais como pagar dívida nenhuma.

            o empobrecimento dos setores médios é mundial. não haverá nenhuma “nova classe média”, e sim um contingente cada vez maior de pobres, expropriados de cidadania, desvinculados de qualquer relação de emprego e sob o regime do endividamento.

            o neoliberalismo converteu o próspero “operário fordista” (Detroit) num miserável “homem endividado” (homeless catando lixo em Manhatan).

            -> Lula não é solução para tudo, mas ele tem capacidade de catalisar boa parte do sentimento popular e habilidade para fazer a elite recuar um pouco,

            Lula tem muitas qualidades. além do carisma, é inteligentíssimo. poderia fazer muito, como provou ao desmoralizar Moro em Curitiba. ou em seu giro pelo Nordeste, na inauguração da transposição.

            Lula é uma etapa no processo de amadurecimento do Brasil, no qual se cumprirá a profecia de Getúlio Vargas: “um dia será um de vocês que estará aqui no meu lugar”. infelizmente, Lula ainda não é “esse cara”. até porque não será um cara, e sim um coletivo de coletivos.

            este golpe tem um aspecto positivo que não pode ser desprezado: será a nossa educação pela pedra. pela pedagogia do Golpeachment um outro Brasil se erguerá dos escombros, será com estas pedras presentes que coletivamente construiremos nosso futuro.

            .

          4. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

            -> E se eu fosse Dilma, no dia em que a Câmara votou a admissibilidade do impeachment eu teria chutado o pau da barraca. Iria em rede na TV dia sim dia não e anunciaria que estava enviando ao Congresso todas as medidas que faria até o fim do mandato, com um pacote de bondades sobre salário mínimo, mudança na tabela do imposto de renda ficando mais progressiva (beneficiando inclusive a classe média), criação do imposto negativo para quem ganha menos e das grandes fortunas para os verdadeiramente ricos, imposto sobre lucros extraordinários, lei do teto e piso salarial no serviço público cair para a diferença de 1 para 20 e ir decaindo ao longo dos anos até ficar 1 para 8, marco regulatório da democratização das comunicações, incentivos para uso da internet e por fim enviaria convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte exclusiva para reconstruir o sistema político e construir alguns pactos nacionais

            a pedidos, estou retornando com: clap, clap, clap, clap. se é para cair, vamos cair atirando. e vamos entrar para a História, sem precisar sair da vida.

            aliás, e o Palocci? por que não fez, ou faz, como o Joesley? abre a boca ai, Palocci. sua delação tem que ser pela web para o Povo Brasileiro, via Mídia Ninja. entrega os banqueiros e o mercado financeiro. começa por Ribeirão Preto, tá.

            vídeo: Gnarls Barkley Crazy

            [video: https://www.youtube.com/watch?v=S8EX1taYL40%5D

            .

            .

    5. Você acredita que o Presidente da República é algo além

      Arkx, eu estava com saudades d’ocê. Mas a saudade já passou.

      Você acha mesmo que um Presidente da República é algo além de um boneco de ventríloquo?

      Ele determina ou ele é determinado pelos donos dos meios de produção?

      Você acha que a Dilma tinha alternativa?

      Na correlação de força que os Progressistas tinham, se a Dilma não tivesse se submetido aos interesses dos privilegiados, o golpeachment teria ocorrido bem antes de 2016.

      Você não acha?

      1. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

        -> Você acha que a Dilma tinha alternativa?

        tinha. e ainda tem. basta que responda a pergunta que ficou no ar na entrevista à Al Jazeera, quando foi confrontada com a questão de todas as questões do impasse brasileiro:

        “- Se você realmente acredita ter sido um golpe de Estado, por que você não está nas ruas, liderando uma resistência popular não-violenta contra o governo ilegítimo?”, questiona o entrevistador. (2’30’’)

        Dilma e Lula raramente estiveram nas ruas. o Lulismo teme mais as ruas do que teme a Direita. a realidade dos fatos está comprovando isto definitivamente.

        vc utiliza muitos conceitos Marxistas, mas se esquece do principal: Luta de Classes – algo que o Lulismo jamais quis fazer.

        .

        1. Eu reconheço a luta de classes mas de forma aventureirista

          O que você prpõe é que os Petistas tivessem agido como os 18 do Forte.

          Pelamor. Precisa criar as condições objetivas e subjetivas.

          Você esquece da correlação de forças;

          1. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

            > O que você prpõe é que os Petistas tivessem agido como os 18 do Forte.

            vínhamos de um movimento ascendente: ato em Curitiba, ocupação de Brasília, Greve Geral de 28-ABR. por que parou? por que arrefeceu? por que a cada vez que o movimento de massas se ergue, logo em seguida há uma retrocesso?

            a crise brasileira é a crise de suas lideranças. e principalmente a crise de suas lideranças de Esquerda.

            e a maior parte das lideranças de Esquerda teme mais o movimento popular autônomo do que teme a Direita.

            esta será uma das grande lições de golpe. toda a reconstrução da Esquerda no Brasil se erguerá sobre esta constatação. não chegaremos a lugar algum com este tipo de lideranças, apenas seremos derrotado seguidamente.

            .

        2. Arkx “Luta de Classes – algo que o Lulismo jamais quis fazer.”

          Esta tua última afirmação indica a tua verdadeira indigência mental em saber interpretar a teoria.

          Luta de classes não é uma luta da MMA em que um desafiante chama o outro para um combate e os dois se contrapõe um ao outro conforme regras pré-estabelecidas.

          Luta de Classes foi um nome dado a um conflito inerente a permanente luta entre duas classes sociais onde uma é a dominante e outra é a quem é dominada, com a característica que a classe dominada é a que produz.

          Daqui a pouco vais reclamar que “o partido dos escravos” na Roma antiga demorou muito tempo para proclamar a “Luta de classes” entre os patrícios e os escravos.

          Ou seja, não existe algo semelhante na história a tua afirmação, nunca houve e nunca haverá um partido ou qualquer movimento político que vai querer “fazer a Luta de Classes”, pois independente da vontade de qualquer partido ela existe.

          O que causa este teu engano é que determinados partidos negam teoricamente a Luta de Classes como um princípio básico do progresso da civilização, enquanto outros partidos aceitam a existência da mesma e procuram trabalhar com este conceito numa dinâmica na direção de eliminar a presença das classes sociais, como todos os partidos marxistas o fazem, ou tentam através da intermediação do Estado servir de anteparo para a revolta das classes dominadas. Esta última postura, constava do programa dos partidos fascistas apesar de nunca serem implementadas na realidade.

          Podes até dizer que tudo isto já sabias e que estou procurando ensinar alguém que não precisa, porém frases como a tua parecem de alguém que está numa grande confusão mental, e se não for o caso espero que não a repitas, pois como disse no início demonstram uma grande indigência mental.

          1. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

            -> Podes até dizer que tudo isto já sabias e que estou procurando ensinar alguém que não precisa, porém frases como a tua parecem de alguém que está numa grande confusão mental, e se não for o caso espero que não a repitas, pois como disse no início demonstram uma grande indigência mental.

            por que vc não é honesto com vc mesmo e admite que seu problema com “fazer a Luta de Classes” não é conceitual, e sim por causa de minhas críticas ao Lulismo?

            seja como for, agora que Lula foi condenado a prisão, como já era o previsto, vc terá uma boa oportunidade para defendê-lo nas ruas e ir “fazer Luta de Classes”, ao invés ficar inerte na web como um velho rabugento e arrogante se dopando com beladona no chimarrão.

            .

          2. Fantástico, comprovas a tua indigência mental.

            Esta comprovação fica evidente na tua própria resposta, que ao destilar teu ódio contra o PT demonstras claramente que tens uma noção de “Luta de Classes” típica de militante do Bolsonaro, pois afirma claramente :

            …. vc terá uma boa oportunidade para defendê-lo nas ruas e ir “fazer Luta de Classes”,….

            Colocas claramente que a luta de classes é um embate físico entre dominados e dominadores, como coloquei no primeiro comentário, uma séria confusão entre MMA e “Luta de Classes”.

            Acho que antes de ficar criticando alguém por não levar um discurso claro sobre a necessidade do enfrentamento (que necessariamente não precisa ser físico), mas na contestação entre os papeis de mando da burguesia sobre o proletariado,  mostra que fazes uma imagem reducionista de um conceito bem mais amplo do que dar socos, facadas ou tiros,

            O que não entendes é que mesmo sem discurso explicito sobre luta de classes, se toda uma prática é dierecionada em quebrar a hegemonia dos elementos das classes dominantes, está se fazendo uma luta de classes, é um pouco mais complexo, porém se refletires um pouco talvez entendas.

          3. Xadrez do fim da Lava Jato e do avanço da ultra-direita

            se eu sou um “indigente mental” não adianta tentar me explicar o “fazer Luta de Classes”. se não sou, abandone o tom professoral, deixe de ser arrogante e rabugento.

            o foco não se trata da pertinência da expressão “fazer Luta de Classes”. e sim que o Lulismo sempre foi um amortecedor da Luta de Classes, no velho modelo do peleguismo Getulista.

            o que lhe incomoda, assim como a muitos aqui, são justamentes as críticas necessárias e pertinentes a Lula e ao Lulismo. foi justamente por este tipo de postura que chegamos ao ponto em que estamos: Lula condenado por Moro.  por se insistir numa conciliação de classes impossível no Brasil. portanto é mais do que hora de se “fazer Luta de Classes”.

            ..

             

    6.   Vocês do PSOL precisam se

        Vocês do PSOL precisam se decidir: Lula e PT são esquerda ou não são esquerda?

        Se não são, então parem de choramingar e querer uma postura de esquerda deles, afinal seria contraditório de vocês.

        Se são de esquerda, parem de choramingar e digam a que vieram vocês, sem ficar reclamando da “figura paterna” (nesse sentido, Luciana Genro encarna bem certo psolismo).

       

      Por sinal, alguns psolistas fazem oposição inteligente, não sistemática – mas para alguns parece mais confortável reclamar do PT quando as tais “zurradas de junho” foram é desvirtuadas pela direita midiática.

        Ah, se der tempo me conta que fim levou o beija mão do Chico Alencar no Aécio.

       

  17. GLOBO E MORO VÃO ELEGER RODRIGO MAIA PRESIDENTE?

    GLOBO E MORO VÃO ELEGER RODRIGO MAIA PRESIDENTE? E TEMER? RUIM SEMPRE PODE PIORAR! (PARTE 1)

    Por Romulus

    Parte (1)

    – Brasil: sucessão de golpes e contragolpes. “Do mal”, mas também “do bem” (!)

    – Segundo turno (literalmente? rs) dos infernos: “Fora, Temer” vs. “Fica, Temer”

    – Notem: a alternativa (?!) é… Rodrigo Maia!

    – Binarismo “do bem”: Globo a favor? Sou contra!

    – Churchill e Simone Veil: aliança ~tática~ até com o diabo, se Hitler invadisse o inferno

    – Parênteses – Siome Veil faz o feminismo avançar até na morte!

     

    Parte (2)

    Item (A): a “rodada” do “jogo” tomada no “atacado”

    – Marco Aurélio Mello e Delfim Netto

    – Núcleo duro debate: a marcha da História política no Brasil: golpes e contra-golpes

    Item (B): a “rodada” tomada no “varejo”

    – Os Juristocratas se autodefinem: Carlos Fernando, Dallagnol e Moro. Sem pudores

    – O vai ou racha do acordão: o HC de Palocci no STF

    – Armas de dissuasão para alvos distintos: “o fantasma de Lula Presidente” vs. “Parlamentarismo já” vs. “intervenção militar”

    – Nas mãos hábeis de peemedebismo, a combinação desse arsenal nuclear incentiva o acordão.

    – O drama dos blogueiros de esquerda: antes “perdidinhos” (?), agora alguns começam a “se encontrar”

    – Mas os políticos ~profissionais~ da esquerda continuam com o… ~amadorismo~.

    – Natural ou (bem) cultivado?

    – Cassandras continuarão gritando e arrancando seus cabelos, mas…

    – O contra-ataque juristocrático e o “lock-in” jurídico: deixar um fait accompli para os seus sucessores

    – A temeridade política de agir como se “toda a direita e todos os neoliberais fossem iguais”

    – Globo e Dallagnol confirmam, revoltados: Lula ~está~ contemplado no acordão!

    – ~Está~: fotografia do momento…

    – E no filme? Lula ainda restará, no final?

    Item (C): golpes do futuro

    – O “lock-in” via Tratado internacional

    – A farsa ~e~ a tragédia da operação “Macron/ En Marche!” brasileiros

    – A blindagem do STF contra um novo Presidente de esquerda

     

    Valha-nos…

    (ao gosto do freguês)

    – … Deus/ Espíritos de Luz/ “Design inteligente”/ “Energias ‘do bem’ ~não~ antropomórficas”/ “Universo”/ caos aleatório randômico…

    – Tá valendo qualquer apelo!

     

    LEIA MAIS »

    1. “DEMOCRACIA” À IRANIANA (!): O “BENEPLÁCITO” A RODRIGO MAIA

      “DEMOCRACIA” À IRANIANA (!): O “BENEPLÁCITO” DOS PROCURADORES A RODRIGO MAIA

      Por Romulus

      Com uma mensagem aparentemente “contraditória” – (1) “Maia está livre de Cunha e da JBS”, mas (2) “está ~pendurado~ na Odebrecht” – os Procuradores dizem simplesmente que estão dispostos a sair do modo “guerra total”/ “tudo ou nada” em que se encontram.

      “Muito nobres”, resolvem fazer o primeiro gesto e propõem o armistício!

      A sequência lógica é que…

      – Deixam desde já o “convite” – na verdade, ~intimação~… – para… hmmm… “novas conversas”…

      – Já com o ~novo~ governo!

      Tomem nota:

      – Testemunhamos aqui o test drive da “democracia” (aspas!) à Iraniana no Brasil.

      Em que…

      – Cabe a Procuradores, em concurso com o Judiciário – e a Mídia!, dar o beneplácito a candidatos a candidatos à Presidência (!)

      Bem…

      Dar o beneplácito ou…

      – … vetar, né??

       

      LEIA MAIS »

  18. Na boa mano…
    Todo soldado

    Na boa mano…

    Todo soldado aprende que sua especialidade é matar.

    Mas na verdade a única especialidade do soldado é morrer na guerra que ele é levado a acreditar ganha.

    Milhares de Bolsonaros cairão mortos do lado direito de Lula, milhões de Dellagnois serão incinerados do lado direito de Lula.

    Porque Lula é o único senhor da guerra de classes escolhido pelos operários brasileiros.

  19. O fim que pode gerar um novo monstro?

    A possibilidade de Sergio Moro não condenar Lula é muito pequena, malgrado falta substancial de provas contra o ex-presidente Lula, num processo mascarado de rancor de uma classe que se pensa superior e bem informada, quando não, tem a pretensão de achar “intelectualizada”. Risivel. Se for mesmo obrigado a não condenar Lula, provavelmente, Sergio Moro ira à publico “denunciar” em discurso de que por “obstrução da justiça” não pôde, então, condenar Lula, mas que ele e todos os procuradores têm certeza de que Lula é o pai da corrupção brasileira.

    O fim da Lava Jato não se darah sem uma coisa ou outra: ou condenação sem provas ou a tentativa de desmoralizar Lula até o fim, mesmo se absolvido juridicamente. E ai, abre-se alas para tipos como Bolsonaro, que ao contrario do historiador Daniel, não vejo em que possa acrescentar de bom para um Pais de muitos desequilibrios e muita desinformação.

  20. Para ser um político

    Para ser um político não basta apenas se escorar em questões políticas (aint-Lula, Anti-PT, Anti-bolivarianismo) para ser político é preciso propostas aceitas pela maioria da população nas áreas de educação, saúde, habitação, controle inflacionário, e divisão/transferência de riquezas

    Nenhuma dessas pessoas, bolsonaro, moro ou deltan, se candidatos, representam a política em si, mas representam somente a anti-política e, a exemplo de Aécio que apostou todas as suas fichas no anti-petismo, não levou propostas concretas à população, a não ser de acabar com o pouco conquistado no governo Lula e perdeu, perdeu até no seu reduto que era Minas Gerais, nenhum dos proto-candidatos são políticos, são apenas arremedos da desconstruação continuada da política e da demonização dos políticos, como Dória

    Serão políticos com imensas votações, mas não passarão do congresso federal, assim como Tiririca, jamais conseguirão unir um país gigante e contraditório como o nosso em um só objetivo, o único que conseguiu isso em toda a história do Brasil foi o Lula e sabemos o preço que ele pagou pela coalizão conseguida a base de dinheiro

    A carência de bons políticos também leva a esse tipo de pensamento, política hoje virou negócio de família ou de um clube privado aonde não se abre mais espaço para um pensamento divergente, no esforço de unir o país para o crescimento e competitividade no cenário global, algo que não admite amadores como o governo Temer e de um possível Rodrigo Maia, ambos não são e nem serão chefes do executivo, mas executores do Brasil

    Meu palpite é que ano que vem os votos nulos, brancos e abstenções irão bater recorde, o que é uma pena pro Brasil e uma benção para o mercado financeiro, por que quem não cuida da casa não pode reclamar quando despejado

     

    E nassif por falar em política como será que ficará a lava jato nos Estados, vão enterrar a lista da odebrecht por causa das eleições do anos que vem? 

     

    https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/11/11/familias-dominam-politica-brasileira-desde-a-colonizacao.htm#fotoNav=13

    http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/delacao-da-odebrecht-envolve-12-governadores-veja-quem-sao-os-citados.ghtml

     

  21. Sobre a crise do “partido do

    Sobre a crise do “partido do mercado”, talvez valha a pena lembrar que vivemos tempos de radicalização do neoliberalismo. O capital do dólar nunca esteve tão agressivo, concentrador e “corrompedor” de estados nacionais. Se houvesse na história do mundo pelo menos um único exemplo da iniciativa privada desregulada que tenha funcionado como indutora de prosperidade, ainda dava para pensar em adequar-se. Mas a iniciativa privada, mesmo a “boazinha”, nem que quisesse poderia dar-se ao luxo de assumir responsabilidade social. No máximo concede alguma liberalidade mas não há nem como contar com isso e menos ainda como exigir de uma firma privada que cumpra esse papel. Empresas da iniciativa privada não devem satisfação exceto a seus donos e – no caso das que têm ações no mercado – investidores. Entre donos ou investidores e o clamor público a quem as empresas privadas devem seguir?

    Mesmo tentando disfarçar, dourar a pílula, mudar o nome como se isso mudasse a pessoa chamando as privatizações de “desestatizações”, o fato é que a história nos indica sem exceção que o capitalismo só funciona bem quando:

    – É rigorosamente fiscalizado pelo estado (até pelo bem do próprio capitalismo, evitando cartelizações e monopólios, mas muito mais pelo bem do trabalhador e da prosperidade da nação) e

    – Não se lhe é permitido infiltrar-se na administração pública, seja no financiamento de campanha ou em “lobbies” (dar dinheiro a quem tem responsabilidade pública para voltar o estado ao atendimento de demandas privadas).

    O Estado, por sua vez, não pode furtar-se às suas responsabilidades inerentes de cuidar para que todos tenham acesso à educação e saúde (inclusive medicamentos) gratuitos, universais e de alta qualidade. Num país como o nosso – em que as desigualdades vêm sendo praticadas desde sempre – essas responsabilidades se extendem à moradia, transporte e todos os ítens que formam a base da dignidade.

    Ou seja, como no xadrez, o movimentos de cada peça tem que ser feito com respeito às regras. Torre não anda em diagonal, bispo não anda “reto”, cavalo “saltita” e assim por diante. Senão é crise, mesmo.

  22. A direita estará completamente pulverizada em 2018. Provavelment

    A direita estará completamente pulverizada em 2018. Provavelmente terá como candidatos o Alckmin pelo PSB, o Dória pelo PSDB, o Serra pelo PMDB, o Bolsonaro pelo PSC, a Marina pela Rede, o Álvaro Dias pelo Phodemos, Levy Fidelix, Roberto Justus, Luciano Hulck e assim por diante. Eles vão acabar se enforcando nas próprias tripas.

    Com isso, a esquerda e os setores progressistas não podem titubear. Se estiverem unidos em uma plataforma com um programa claro e coerente certamente a direita será derrotada logo no primeiro turno.

  23. Os donos do brasil e seus

    Os donos do brasil e seus associados estrangeiros trocam o “presidente” com a mesma facilidade com que trocam de cuecas sujas. “Presidentes” assumem e são derrubados a qualquer momento, coisa típica de republiquetas de bananas e daqueles países africanos pobres que foram abandonados à própria sorte.

  24. Humildade? Modéstia?

    Neste Xadrez Luís Nassif faz um correto apanhado das razões que levaram ao vexatório, vergonhoso e humilhante fim da Fraude a Jato. Há duas semanas eu comentei que essa Fraude Política implementada pela burocracia do Estado, associada em ORCRIM institucional, estava nos estertores; quando escrevi isso, o GT do núcleo curitibano ainda não havia sido formalmente dissolvido.

    Ontem comentei que, do ponto de vista do alto comando internacional, o golpe transcorreu e transcorre em vôo de cruzeiro, sem surpresas ou atropelos. A briga se dá entre as quadrilhas e oligarquias locais, sempre plutocratas, escravocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas. O PSDB é o PMDB que tomou banho de loja; o tucanato carrega consigo a burocracia do Estado, que o representa e o defende, já que são a mesma casta.

    Michel Temer e sua camarilha são mais mais parecidos com os tucanos do que nos faz crer a vã filosofia; o que diferencia essas quadrilhas é que os tucanos – nascidos de uma costela do PMDB – se gabam de ter certa ‘etiqueta’ e ‘finesse’, lastreadas no falso verniz acadêmico e intelectual de figuras como FHC; mas não se esqueçam de que no PSDB há brucutus como Aloysio Nunes Ferreira e gângsteres como José Serra, este comparável a Eduardo Cunha, aquele a tipos como Carlos Marun e Newton Cardoso.

    Nesta excelente análise Luís Nassif demonstra humildade, até mesmo excessiva modéstia. Por que digo isso? Embora Nassif mostre, na Peça 2, que em análise anterior feita por ele – com a sugestão e colaboração de leitores – a trama da Globo, ao consorciar-se com a PGR, coma JBS e, por extensão, ao DoJ, visava blindar o grupo dos Marinho das investigações que o MP espanhol e o FBI estavam a fazer, desmantelando os escândalos de corrupção em que estão metidos Ricardo Teixeira, José Maria Marin, J. Hawilla e outros, além do grupo Globo, é claro, Nassif não dá o devido destaque aos blogs e portais independentes, para que essas jogadas e trapaças da Globo fossem desmascaradas. Glenn Greenwald, premiado jornalista estadunidense radicado no Brasil, mais de uma vez afirmou: O Brasil tem o melhor jornalismo alternativo do mundo; ele cita o GGN, o 247, o DCM, o Tijolaço, o Marcelo Auler, dentre outros.

    Portanto, o combativo jornalismo entrincheirado em pequenos blogs e portais tem papel central o desmascaramento da estratégia do PIG/PPV ao se associar com a PGR, para se blindarem, já que tanto os veículos de mídia como as instituições que compõe o ‘sistema de justiça’ cometeram – e continuam a cometer – diversas ilegalidades criminosas.

     

  25. Difícil mesmo saber o preço a

    Difícil mesmo saber o preço a ser pago pela sanha desses animais. Mas uma coisa é clara: o quanto nossos homens públicos, nossos endinheirados e nosso povo é medíocre.

    Dia desses o prof Aldo Fronazieri escreveu um artigo duríssimo contra os brasileiros. Muitos acharam ruim. Eu penso diferente. Finalmente surgem pensadores com a coragem de dizer o que somos. Ou admitimos e reconhecemos o que somos,  ou nunca iremos a lugar nenhum.

    Uma coisa é certa o prof. Aldo assustou muita gente porque teve a coragem de mostrar o quanto somos medíocres. Coisa em que eu, a cada dia que passa, acredito mais.

  26. Penso que na atual conjuntura

    Penso que na atual conjuntura política do país Lula é muito favorito para vencer as eleições de 2018… se tiver.

    bolsonaro será o anti-Lula e esquerda mas com seu atual discurso e composição política não terá chances, acho que a direita representada pelo consórcio golpista que aplicou o impeachment fajuto (globo, judiciário, OAB, maçonaria, MPs, FIESP…) tentará enquadrá-lo numa modelito mais moderado com busca pelo centro político e também com um discurso mais atrativo para o mercado.

    Dependerá muito das alianças feitas pela esquerda seu sucesso na eleição, diferente de outros pleitos penso que um discurso forte classista será estratégico para Lula numa conjuntura de perda de direitos trabalhistas e sociais, será um típico embate esquerda x direita. 

  27. A tendência da Eleição é a volta do moralismo serrista radical.

    Penso eu que a tendência da próxima eleição presidencial será a da ampliação do modelo Serra/Aécio de campanha eleitoral, saindo da temática central (economia e social) para descambar para temas acessórios (aborto, descriminalização da maconha, kit Gay, PT terrorista, etc.) – associados ao PT e/ou candidato progressista.

    Estamos em um estágio de derrota da máxima: é só tirar o PT do Poder que a economia volta a crescer e os empregos surgem como água. Falhou o discurso. Temer & Meirelles não trouxeram estes dois motes para o mundo real.

    E o pior, tirando do PT,  na produção de uma Teoria do “partido mais corrupto do mundo” via Lava-Jato em sua dobradinha com a velha mídia.

    A parcela que apoiou o Golpe se viu desnudada, afinal, o PT era no final de tudo, o menos corrupto dos grandes partidos e o único que está sendo acusado sem provas materiais e mantendo, até crescendo, em número de apoiadores. 

    O tema corrupção atinge, em cheio, toda candidatura de dentro do campo política tradicional. E abre caminho para aventureiros moralistas.

    Como o essencial da crise econômica e social precisa ser negligenciado ao máximo na campanha eleitoral, para evitar a memória coletiva dos tempos de Lula e Dilma e PT no Poder o caminho a seguir é o de Serra em 2010 e o Guru indiano, ou seja, sair do campo principal (economia e social) e atrapalhar todo e qualquer raciocínio do eleitor. Lá em 2010 Lula terminava seu mandato com 87% de aprovação popular e sucesso econômico e social, como discutir estes temas centrais, não poderia dar voto pro time da oposição, a situação estava ganhando de goleada, apela-se então para o penálti mal marcado e para anulação de gols do mais forte. Então, o diversionismo, tende a voltar com tudo, agora, para esconder o presente trágico, em 2010 para esconder o presente exitoso. 

    E não se votará no Lula porque ele é abortista, porque defende terroristas do Estado Islâmico, porque quer aprovar Lei que defende drogados, porque é a favor da Ideologia de gêneros, defensor de bandidos ao defender os direitos humanos, a favor do Kit Gay, da doutrinação comunista nas escolas, etc.

    Bolsonaro pode misturar um moralismo cristão, com um viés do antigo malufismo do Rota na rua é a segurança do cidadão de bem e uma imagem do Político que não é corrupto. 

    Certamente, a velha mídia pode se enveredar por uma campanha e candidatura desse naipe por uma necessidade de manutenção do modelo neoliberal radical que Temer & Meirelles se prontificaram a entregar ao Mercado, aos financiadores empresariais do Golpe, à Globo e ao Império. 

    Às esquerdas e aos progressistas/desenvolvimentistas e defensores dos interesses nacionais cabe uma reflexão profunda de não se deixar levar por uma disputa de Poder entre suas candidaturas (para ser a principal porta-voz de uma mudança progressista), o que nesta quadra atual, não é nada saudável, pode enfraquecer candidaturas sérias e comprometidas com o Brasil e o retorno à normalidade institucional, econômica e social. 

    Haverá espaço para uma campanha, se for conduzida de modo inteligente, para a discussão de temas, antes truncados no debate e campanha eleitoral: taxação das grandes fortunas, imposto progressivo, regulação da mídia, importância do papel do Estado para a regulação econômica e social e indutor do desenvolvimento com a superação das desigualdades regionais, etc. 

    Por que haverá espaço? Porque os financiadores de campanha se dissociaram da candidatura de centro-esquerda, rompeu-se por completa a conciliação de classes. Os patrocinadores privados de campanha (megaempresários e banqueiros) estão do outro lado do rubicão e na produção e defesa de um Estado Mínimo e neoliberal radical. Sem os patrocinadores habituais o caminho da Educação Política se abre, porque não precisamos selecionar temas que possam ser discutidos em campanha porque não vão de encontro aos interesses do patrocinador.

    Precisamos neutralizar divergências dentro do campo progressista e unir forças para que o Serra de 2018 não domine o debate e, sim, a discussão do principal, que é a economia estagnada, a volta do fantasma da fome, o desemprego recorde, as reformas trabalhista e da previdência, a terceirização irrestrita e o desmonte do Estado com o congelamento do orçamento por 20 anos, a desendustrialização e privatizações com pilhagem dos recursos naturais e patrimônio tecnológico do Estado por empresas estrangeiras, etc. 

    Será que podemos adentrar em uma campanha civilizada? Se ela for bem organizada pelas candidaturas progressistas podemos minimizar os prejuízos de uma nova campanha serrista (2010/2012) de ódio e divisionismo, hoje, com muito mais adeptos a enveredarem por este caminho pela produção social de pessoas com perfil de extrema-direita no pós-Lava-Jato e a sua campanha insana e diária de Moro, Globo & Cia. de delenda PT. E, pessoas que não têm medo de mostrar sua cara e de radicalizar. 

    Lembrando que em 2010 o Facebook estava em formatação da sua consolidação e o e-mail ainda era um instrumento de circulação efetiva de ideias e mensagens, hoje, temos o Facebook e outras redes sociais consolidados e o radicalismo dos grupos de ZAP ZAP & Cia., que sequer colocam frente a frente ideias divergentes entre amigos. No ZAP o grupo é fechado, a timeline não apresenta divergentes, quanto mais próximo do período eleitoral mais crescem grupos de pensamentos/ eleitores iguais e crentes nas postagens apócrifas do submundo da Internet. As manifestações pró-impeachment e as eleições de 2014 que o digam. 

    Será o moralismo uma forma de impedir de que na eventual vitória de Lula se produza um parlamento mais associado a sua candidatura, se não puderem impedir a vitória dele vão radicalizar para um “cristianismo de fachada” para elegerem um parlamento conservador no campo dos direitos civis e individuais. Desse conservadorismo sabemos que se abre um diálogo menor para com as transformações reais necessárias ao Brasil, a maioria dos conservadores e seu moralismo não tendem a ser mais abertos/sensíveis, ao menos, as questões de caráter social e econômico, é só ver a bancada evangélica eleita e suas votações nas reformas e no congelamento do orçamento por 20 anos. 

    Conseguiremos aliar o voto no Executivo e Legislativo na próxima eleição? Esta é a meta central. Não deixar desgarrar do voto para Presidente um aliado de fato dele no Congresso. 

    Hoje, não creio que devemos mais se pautar pelo cálculo eleitoral, e receber apoio Ideológico para a construção de um Congresso mais antenado com os interesses das classes trabalhadoras, dos aposentados, estudantes e crianças brasileiras. Que tenhamos em primeiro turno 4 minutos no horário eleitoral, porém, com a segurança de apoios de partidos comprometidos com o Brasil progressista. Temos que chegar ao eleitorado de forma variada via sindicatos, movimentos sociais, internet, pastorais de igrejas progressistas, etc., para além do horário eleitoral. Lembrando que há, ainda, o segundo turno que equilibra as forças e debates eleitorais. 

    Os progressistas e as esquerdas precisam aumentar suas representatividades no Legislativo para ultrapassar a barreira do toma lá da cá.  

    Será possível? 

    1. a….

      Nossas elites ideológicas seriam patéticas, seriam ridículas senão fossem trágicas. Quer dizer que Temer da OAB; Maia, filho de perseguido político do Regime Militar; Dória, de psdb, da República da USP, de membros da guerrilha socialista e UNE dos anos 60 é a extrema direita? Alguma palavra sobre eleições livree facultativas, de plebiscitos e referndos obrigatórios e da opnião soberana do povo brasileiro como a palavra final das questões nacionais? Continuaremos nesta farsa de Ditadura fantasiada de Democracia? Lobo em pele de cordeiro? Brasil 2017. Como será que chegamos aqui, não é mesmo?    

      1. “Temer da OAB; Maia, filho de

        “Temer da OAB; Maia, filho de perseguido político do Regime Militar; Dória, de psdb, da República da USP, de membros da guerrilha socialista e UNE dos anos 60 é a extrema direita?”

         

         KKKKKKKKKKKKK!!! Obrigado por vir nos fazer rir com sua doideira! Tem razão: Dória, Maia e Temer estão prestes a implantar o Anarco-Sindicalismo no Brasil, kkkkkkkk!!!

  28. Prato do dia é pato frito ao alho e oleo.

    Os patos amarelos, que antes tinham opinião sobre tudo, especialmente sobre politica e sobre o governo Dilma, agora dizem que não sabem nada de politica, que não vão votar nem em A, nem em B, nem em ninguém nunca mais. Otários. A maioria se cala, consente, se acovarda e alguns, ainda que por inercia, continuam compartilhando os mesmos memes e as mesmas mentiras de 2013, 2014 e 2015. A bestialidade dessa gente não tem limites. O golpe foi pego com as calças na mão, com a bunda exposta, com mala de dinheiro, mensalão, mesada pra Eduardo Cunha, tudo nas barbas da Lava Jato. Todos essses patos golpistas, as marinas e lucianas genros da vida, pilantras e covardes,  não adianta se esconder. Que venha o  Bolsonaro  ou outro barbaro qualquer, que venha essa merda toda … 

  29. Quem sou eu?

    Olá debatedores, bom dia.

    Bom dia Nassif e equipe.

     

    Gostei do xadrez. Espero que renda um bom debate.

    Então, para contribuir, segue o meu comentário:

     

    Preliminarmente, com a  devida venia, gostaria de sugerir a mudança de alguns nomes. Sugestão esta apenas para mudar os conceitos.  Ou melhor ainda, para deixar inda mais claro o OBJETO em debate. Vejamos.

    Substituir: ( ou pelo menos pensar em)

    Sérgio Moro por: ESTADO-JUIZ.

    Temer por:  ESTADO-EXECUTIVO, e  representante do ESTADO entre ESTADOS NACIONAIS.

    Rodrigo Maia por:  ESTADO-LEGISLATIVO,  ( e , Eunício, acho que não foi citado ESSE NOME, mas, mesmo assim, substituí-lo por ESTADO-LEGISLATIVO , atualmente, hoje para ser mais preciso, estado homologador legislativo).

    Mercado por:  monstro sagrado  cujo domicílio/residência só é conhecido pelos “economistas de escol” racionais alienígenas ( aceita-se sugestão. Ex: monstro do lago ness, esfinge, Jesus Cristo, Bíblia, Ufo, inteligência alienígena, demanda versus procura , PIB, controle de contas de padaria, baixa da selic, deflaçao, bancos, reformas, enfim)

    Portanto, não estamos aqui a falar em nome de pessoas naturais tais como: Temer, Sérgio, Eunício, Rodrigo, Mercado etc. Nada disso.

    Isso porque pessoas naturais  têm direitos de personalidades. Afinal,  a dignidade da pessoa humana é pilar  fundamental do ESTADO democrático de direito!

    Dito isso, vamos resumir nosso comentário:

    Prenome: ESTADO.

    Sobrenome: DEMOCRÁTICO DE DIREITO

    Família: Caudilhista

    Atividade econômica: pecuária extensiva latinfundiária de gado da raça povo. 

    ****

    Arrisco-me dizendo que tudo que estamos a debater  “é” parte do “nosso” ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

    Aí, pois,  está uma parte  do  “nosso”   contrato!

    Pelo menos  aqui no Brasil, a gente tá conseguindo  VER o nosso CONTRATO SOCIAL.  Ele não é mais  Abstrato ouviu Rousseau?…

    É real. 

    Logo, a gente tá vendo o nosso ESTADO! ( e , de quebra, a gente, que somos inuteus,  estamo vendo o monstro sagrado do lago ness, que no fundo, é o empregador do ESTADO).

    E você, que eventualmente é  administrado, consumidor sem garantia,  sobretudo celetista,  esse último , o imbecil  de sempre, isto é,  gerador de lucros e tributos para fomentar o ESTADO que leva dinheiro para o MERCADO, não passa de um gerador das riquezas das nações!.

    A propósito, nosso ESTADO é  também empregado  do Monstro sagrado.

    Concluo dizendo que “nosso” ESTADO, diferentemente de você, que  “é” celetista ( explorador meritocrático de sua próprio e única propriedade privada, isto é , o seu próprio corpo) portanto, vendedor de força bruta de trabalho irracional ( taylor) é “Seletista” , cujo empregador é , ao fundo e ao cabo, lá no fundo, o monstro sagrado que vive nas profundezas das águas sagradas. Eventualmente, transita pelas profundezas do pacífico e do atlântico a procura de pretóleo.

     

    Saudaçoes Celetistas e meritocráticas a todos!

     

    Versão musical com ajustes em homenagem ao ESTADO, empregado Seletista do MERCADO:

     

    “Quem sou eu pra ter direitos exclusivos sobre ELE     Se eu não posso sustentar os sonhos DELE      Se nada tenho e cada um vale o que tem?”

     

     

     

     

    1. Faltou um importante:

      O Meireles.

       

      Agora, essa “desperosinificação” apresentada no seu texto mostra o fundamental: é um sistema. Se tirarmos um personagem, por exemplo, Temer, entra outro no lugar para dar continuidade ao projeto, funcionamento do sistema. Então, de que adianta um Fora Temer, se no lugar dele entra outro para continuar o projeto de destruição do país?

       

      Há de se desnudar o projeto. Mas o povão só quer saber de sangue e delação.

  30. A CONVERSA PARA BOI DORMIR E O FALSO VALOR DO VOTO EM TRÊS TEMAS

    O discurso do LULA na base era anticorrupção, o discurso da mídia é anti-LULA como fonte da corrupção e o discurso de LULA hoje é Anti-Mídia. Vamos cair no real não há discurso para o problema nacional e nem de como vencer a crise, a mídia prega um discurso de corte de gastos desde que não corte o seu, o governo paga a mídia para esconder o que roubam em negociatas, o LULA é um sonho impossível, pois a mídia mantém o discurso pró mercado que tem vultuosas verbas publicitárias, e a vai a embromação e empurrando o povo para caos novamente. A saída pode até ser dura, mas o certo era o povo partir para cima em desobediência civil, não existe mais na democracia do judiciário, da PF e do ministério público a palavra povo, o voto é um faz de contas e não vale nada, não é possível que o judiciário aceite um GOLPE e o GOLPEADOR contestar o sufrágio popular e punir a população com reformas instantâneas e não aceitas na eleição e a venda do patrimônio público numa velocidade dessas, e o pior, com todos os atores devendo na justiça sem serem incomodados no que tange governar sem e serem governos ou respeitados ou apoiados pelo povo, o judiciário usa truques estatísticos para deixar que bandidos delatados como o presidente e outros políticos avancem conta os direitos da população com a falsa falácia da necessidade de reformas, más no bolso do judiciário não valeram reformas, dos políticos também não, das polícias muito menos também e o povo paga com suor, sangue e humilhação a inoperância de instituições que são pagas mais que merecem para defender o povo e pelo contrário se elitizaram e encastelaram e palácio dignos dos faraós egípcios e deram e dão uma banana para o povo. Os três tópicos meu irmão Nassif só prenuncia que será uma eleição anestesiada pela embromação e o emburrecer por assim dizer do pensar político do povo, pois os marqueteiros sabem fazer isso muito bem e fazendo parte do tópico da corrupção. Onde se encontra os outros dois também Mídia e políticos e um quarto não citado o judiciário o famoso aceita tudo da camuflada ultra direita, será ela a ultra direita é o judiciário?

  31. Fim de uma Nação e de uma era

     

    Possível fim da Lava Jato era coisa esperada. Afinal, a Lava Jato começou levantar os podres dos próprios golpistas, fugindo aos objetivos do projeto inicial de apossarem de siderais riquezas da noite para o dia. Além do que, já atendeu seu objetivo primordial:

    1)      Viabilizar as necessárias reformas e ações visando entrega do Pré Sal, das bilionárias empresas municipais e estatais a preços de bananas. Inclusive, entrega da Petrobras, tal como sinalizado pelos golpistas na entrega a preços de bananas do riquíssimo campo de petróleo e gás, Carcará, para uma sortuda empresa estatal da Noruega;

    2)      Fazer as necessárias reformas para abaixar os custos com a mão de obra dos operários braçais e intelectuais, atendendo a voracidade de grandes lucros das elites, daqui e de fora. A fantástica e cobiçada Dona Tecnologia já vem fazendo isso com a maior competência, mas não na velocidade que os golpistas precisam;

    3)      No bojo da traição e do entreguismo, sem limites algum, possivelmente, entregaram grande parte de nossas riquezas naturais, quem sabe, partes de nosso território para as mãos dos gringos, como aquíferos, Amazônia e outros mais;

    4)       Nessa provável diabólica configuração final planejada pelos golpistas, por certo que precisaram do apoio de nossas forças armadas operando com as forças armadas dos EUA, objetivando manter a ordem a ferro e a fogo, sempre que necessário. Semelhante ao que ocorre no Iraque, Líbia e Síria;

    Mas, para tanto, os golpistas e traidores da Pátria precisavam:

    1)      Depor a presidente Dilma/PT, mulher honrada, nacionalista e humana;

    2)      Inviabilizar o ex Presidente Lula/PT, também, homem honrado, nacionalista e humano, de possível retorno à presidência da República em 2018.

     

  32. Eu não sei como essas pessoas

    Eu não sei como essas pessoas se consideram inteligentes.

    Um mau caráter se cerca de bandidos iguais a ele, trai a companheira de chapa, que era honesta, e depois acha que os que estão em seu entorno não estão salivando para ocuparem o seu lugar, assim como ele estava salivando para chegar onde chegou? Um bandido traidor que não tem nenhum escrúpulo em trair realmente acha que não será traído pelos seus semelhantes?

    É realmente algo que não consigo entender.

  33. A ultradireita cresce,

    A ultradireita cresce, aparece, mas quero ver se tem competência para gerir alguma coisa sem dinheiro em caixa depois que a Lava Jato quebrou o país. Foi-se o tempo em que prefeitos do DEM e cia. pegavam uma carona confortável no PAC da Dona Dilma e ficavam bem na fita com a população. Agora periga o populacho eleitor de Bolsonaro pegá-lo na unha se ele não melhorar a vida dos miseráveis num estalar de dedos.

  34. Humildade? Modéstia?

    Neste Xadrez Luís Nassif faz um correto apanhado das razões que levaram ao vexatório, vergonhoso e humilhante fim da Fraude a Jato. Há duas semanas eu comentei que essa Fraude Política implementada pela burocracia do Estado, associada em ORCRIM institucional, estava nos estertores; quando escrevi isso, o GT do núcleo curitibano ainda não havia sido formalmente dissolvido.

    Ontem comentei que, do ponto de vista do alto comando internacional, o golpe transcorreu e transcorre em vôo de cruzeiro, sem surpresas ou atropelos. A briga se dá entre as quadrilhas e oligarquias locais, sempre plutocratas, escravocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas. O PSDB é o PMDB que tomou banho de loja; o tucanato carrega consigo a burocracia do Estado, que o representa e o defende, já que são a mesma casta.

    Michel Temer e sua camarilha são mais mais parecidos com os tucanos do que nos faz crer a vã filosofia; o que diferencia essas quadrilhas é que os tucanos – nascidos de uma costela do PMDB – se gabam de ter certa ‘etiqueta’ e ‘finesse’, lastreadas no falso verniz acadêmico e intelectual de figuras como FHC; mas não se esqueçam de que no PSDB há brucutus como Aloysio Nunes Ferreira e gângsteres como José Serra, este comparável a Eduardo Cunha, aquele a tipos como Carlos Marun e Newton Cardoso.

    Nesta excelente análise Luís Nassif demonstra humildade, até mesmo excessiva modéstia. Por que digo isso? Embora Nassif mostre, na Peça 2, que em análise anterior feita por ele – com a sugestão e colaboração de leitores – a trama da Globo, ao consorciar-se com a PGR, coma JBS e, por extensão, ao DoJ, visava blindar o grupo dos Marinho das investigações que o MP espanhol e o FBI estavam a fazer, desmantelando os escândalos de corrupção em que estão metidos Ricardo Teixeira, José Maria Marin, J. Hawilla e outros, além do grupo Globo, é claro, Nassif não dá o devido destaque aos blogs e portais independentes, para que essas jogadas e trapaças da Globo fossem desmascaradas. Glenn Greenwald, premiado jornalista estadunidense radicado no Brasil, mais de uma vez afirmou: O Brasil tem o melhor jornalismo alternativo do mundo; ele cita o GGN, o 247, o DCM, o Tijolaço, o Marcelo Auler, dentre outros.

    Portanto, o combativo jornalismo entrincheirado em pequenos blogs e portais tem papel central o desmascaramento da estratégia do PIG/PPV ao se associar com a PGR, para se blindarem, já que tanto os veículos de mídia como as instituições que compõe o ‘sistema de justiça’ cometeram – e continuam a cometer – diversas ilegalidades criminosas.

     

  35. Aldo Rabelo é sopa no mel (ou a cereja do bolo)

    Maia não é burro, tem por trás SÓ o pai e o tio. Não pode montar uma chapa na eleição indireta que virá com um vice oriundo do PMDB/PSDB/DEM, seria turbulência na certa, precisa de um VERNIZ de esquerda (?) para se segurar minimamente até 2018, e tentar uma navegação de cruzeiro (dificílimo). Não pode incorrer na situação do Temer, sitiado no Planalto, isolado internacionalmente. Para isso, nada melhor do que um “ex-comunista” (oi?), e ex-ministro do Lula e Dilma, com interlocução com as oposições, portanto, leia-se LULA. A mudança da sigla, de PCdoB para o PSB, que é aliado do Alckmin e Dória, é pré-condição para entrar no jogo. 

  36. Rodrigo Maia é mais enrolação

    Rodrigo Maia é mais enrolação para evitar as eleições diretas para presidência que deveria estar tramitando nem que por iniciativa popular.

  37. Esqueçam o Estado Brasileiro!!!

    Um cartel de cartas marcadas desenhado para sugar recursos do trabalho do povo brasileiro. O jeito é o boicote. Não se paga mais nem um centavo de imposto. Pagar imposto para quê? Para sustentar o judiciário mais caro do mundo? Um legislativo que legisla apenas em causa própria ou de quem financia a sua campanha? Um estado que usa sua polícia politicamente, agredindo trabalhadores e aposentados? Mais de 40% da arrecadação para pagar juros da dívida detida principalmente por grandes banqueiros?

     

    Não querem reforma? Então, que tal começarmos por essa? As grandes empresas já deram o calote mesmo, então, pra quê pagar imposto e sustentar essa máquina corrupta de destruição que se tornou o Estado?

  38. GLOBO DESESPERADA PARA ELEGER RODRIGO MAIA: BNDE$$$?

    GLOBO DESESPERADA PARA ELEGER RODRIGO MAIA: PRECISA DE GRANA DO BNDES? SERÁ ISSO?

    Por Romulus

    – Conversão da Globo ao “Fora, Temer”: tudo menos civismo.

    – O projeto de longo prazo: a tutela da classe política pela dobradinha mídia/ juristocratas – juízes/ procuradores/ policiais federais.

    – No médio prazo, o medo: o FBI investiga o esquema FIFA. Sem ter feito o próximo PGR, a Globo passa a contar apenas com mecanismos extremos: “perdão presidencial”, “anistia do Congresso” e dissuasão, com a ameaça de ataques midiáticos ou de impeachment da nova PGR pelo Senado.

    – No curto prazo, a corda no pescoço: o endividamento das Organizações Globo junto ao BNDES. Segundo fonte do Blog, os Marinho não estariam conseguindo rolar a dívida desta vez. O problema seria não terem bens para dar em garantia. Nem mesmo as ações na Globo!

    – Uai… qual o problema, irmãos Marinho? As ações da Globo não são mais de vocês?!

     

    Lembram da bailarina do Chico?

    “Procurando bem, todo mundo tem pereba, marca de bexiga ou vacina”

    Pois é…

    Procurando bem, todo mundo tem pereba…

    Santo mesmo, imaculado, só no altar de Igreja.

    A Globo, certamente, está longe dessa condição.

    Fora a bilionária sonegação fiscal descoberta anos atrás, parece que há outros fantasmas do passado rondando as mansões dos irmãos Marinho…

     

    LEIA MAIS »

     

  39. O Golpe, ontem e hoje

    Ontem – O Golpe (com maiúscula) teve dois momentos distintos, e os pontos de observação foram os laboratórios de sociologia, como assim chamo os botecos brasileiros. O primeiro momento foi a longa agonia que precedeu o golpe, após o golpe e até um pouco antes do dia 17 de maio de 2017. Foram derrotas em cima de derrotas, os panelaços, as manifestações, os parlamentares e ex-ministros do PT sendo escrachados em público, a esquerda foi acuada pela violência, selvageria e ódio da direita. Passamos a nos reunir às escondidas, tal como os cristãos nas catacumbas, feliz ( e trágica) expressão dita pela Hildegard Angel, no Barão de Itararé (SP), dia 03.07.2015 (estava na primeira fila, tive a honra de beijar a Hilde). O reflexo disso nos botecos foi avassalador. Nos botecos em que éramos conhecidos, deixamos de frequentar. Nos demais, conversávamos em tom muito baixo, a fim de não sermos identificados e evitar encrencas (briguei feio no bar do Raí, no Bar do Ceará (fiquei 9 meses sem entrar lá) , no bar do Zé e no ato da PUC, em 16.03.2015).

    A grande praga dos botecos foram os aparelhos de TV, que deslocaram o futebol do sofá da sala para a algazarra dos botecos. Porém, entronizaram no sossego do boteco o Datena e a GloboNews. Cada notícia/imagens de petistas presos ou delações do fim do mundo envolvendo petistas ou o Lula, era recebida por urros de prazer, verdadeira algazarra, catarse pura. A mera aparição da imagem da Dilma despertava a fúria e uma enxurrada de palavrões capazes de ruborizar a Dercy Gonçalves. Manifestar-se como nesse ambiente? A menos que alguém quisesse sair no braço com 15 ao mesmo tempo e quebrar o bar inteiro, além de não adiantar nada. Passamos a evitar esses ambientes, encontrarmo-nos em locais neutros e, sobretudo, conversar sobre política em voz muito baixa quando em locais públicos, nunca se sabe quem é seu vizinho de mesa. 

    Hoje – Um pouco antes do 17 de maio, quando o governo ilegítimo já fazia água por todos os lados, os ânimos nos botecos foram arrefecendo, o assunto foi morrendo, o tema das conversas no balcão se deslocaram para o futebol. Após o 17 de maio, com a colaboração premiada da JBS, o governo ilegítimo foi implodido. A mudança operada no ambiente dos botecos foi acachapante. O noticiário da Lava Jato passou a ser uma tortura quando os nomes que se ouvem são do Aécio, Serra, Andrea Neves, etc. O semblante das pessoas mudou do escárnio para o constrangimento explícito. Acrescente-se a isso que, devido à crise financeira, os clientes sumiram, e os donos de boteco que torceram pelo golpe, hoje estão em dificuldades. No lendário bar do Zé, na Maria Antonia, idem, os clientes viram as costas sintomaticamente quando entra o noticiário. Tornou-se um tormento constrangedor para eles. Acabou a algazarra. 

    Bar do Ceará, ontem – O Ceará está no mesmo endereço há exatos 40 anos, é do tempo em que as meninas do La Licorne iam tomar café antes do trabalho. A expressão no rosto do Ceará e do sobrinho diz tudo, não há clientes, o assunto Lava Jato/PT sumiu da pauta. Ontem, a prova. A GloboNews começou a falar da crise Temer, o Ceará pegou o controle remoto e mudou para o canal de música (sertaneja), não sem antes despejar uma torrente de palavrões (antes era atração). Perto das 22 horas, procedimentos de encerramento do expediente, recolhimento das cadeiras, desinfetante no chão. Antes, era normal fechar após a meia-noite. 

    Ao sair, perguntei ao Rogério, o sobrinho reaça-hidrófobo: E aí, tá bom assim ou tem que piorar mais? Era assim que vocês queriam que ficasse quando foram para a Paulista? Cadê a cartola verde e amarela? Ele riu e desconversou. Antes, recebia dele mais de uma mensagem pelo zap enaltecendo o golpe e esculhambando os petistas. Após o fatídico 17 de maio, ficou mudo. Até para os pouco dotados intelectualmente caiu a ficha do tamanho da besteira que fizeram. Pena que seja tarde. Não há regozijo, todos nós vamos pagar. 

    1. Pode compartilhar?

      O texto é muito bom. Muito realista, pois realmente hoje eu mesmo já não recebo mais mensagens contra o PT. Voltaram as zoações somente sobre futebol.
      Deveria “subir” para postagem, facilitando o compartilhamento.

       

  40. Ao contrário do que o PT dizia, o PSDB não era a besta…

    A besta era o PMDB, alimentado pelo próprio PT, e a direita conservadora de fato (não, coleguinhas, o PSDB não era de direita, mas de centro-esquerda, apesar da pós-verdade petista sempre pregar o contrário). O narcisismo petista em querer sempre ser o único protagonista e demonizar qualquer possível adversário, seja na esquerda, seja na centro-esquerda, acabou fortalecendo a direita de fato, Bolsonarista e ignorante. Da mesma maneira, o populismo anti-mídia foi apropriado por essa direita conservadora, mas não nos esqueçamos que esse tipo de populismo foi criado e alimentado pelo próprio partido. O colossal e atávico sectarismo petista não poderia ter um resultado pior.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador