Torres de energia são derrubadas no Paraná e Rondônia; Eneel fala em “sabotagem”

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Apesar dos ocorridos, nenhuma das ocorrências interferiram no fornecimento de energia

Agência Brasil

Três torres de transmissão de energia elétrica foram derrubadas e outras estruturas danificadas nesta segunda-feira (9), no Paraná e em Rondônia. As informações constam em documentos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a companhia de energia, “há indícios de sabotagem e vandalismo” no que se refere às ações.  

Apesar dos ocorridos, nenhuma das ocorrências interferiram no fornecimento de energia. No entanto, frente aos atuais atos de terrorismo no país, o Ministério de Minas e Energia (MME) instaurou um gabinete de crise para acompanhar a situação. 

O gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro está sob a coordenação da Aneel e trabalha em uma série ações para garantir a segurança energética do país.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

As três ocorrências aconteceram entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira. Segundo o boletim da Eneel, “há indícios de sabotagem e vandalismo” e “não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado a queda de torres” nas regiões.

Às 21h30 do domingo houve a primeira derrubada de uma torre na linha de transmissão entre a Usina de Samuel e a cidade de Ariquemes, em Rondônia.

Na madrugada de segunda, outra torre na linha de transmissão do Complexo do Madeira, também em Rondônia, foi derrubada.

Já a situação mais grave ocorreu às 0h13 de segunda. Uma torre de transmissão parte do sistema responsável por escoar a energia gerada na usina de Itaipu para o país inteiro foi derrubada. Um trator foi usado nesta ação e outras três torres foram danificadas na região, na cidade de Medianeira, no Paraná. 

Segundo o ONS, a ocorrência no Paraná não houve consequência significativa para o sistema nacional e a normalização da operação está prevista para a sexta, 13.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador