Judiciário não pode deixar que a Polícia Federal faça Lula se suicidar, por Djefferson Amadeus

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Judiciário não pode deixar que a Polícia Federal faça Lula se suicidar

por Djefferson Amadeus

Em 07 de Dezembro de 1970, Willy Brandt, então Chanceler Alemão, dirigiu-se ao memorial da resistência judaica, no Gueto da Varsóvia. Ali, com os olhos do mundo voltados para ele, o primeiro chanceler social democrata do pós-guerra, tomado de assalto pelos horrores da guerra, olhou para o chão, dobrou as pernas e… ajoelhou-se.

Inconscientemente, sabia ele que não bastava aos alemães o arrependimento ou culpa; e não bastava porque, parafraseando Calligaris, a culpa permite que se esqueça, isto é: o sujeito prende um inocente, admite o erro, promete que se sentiu culpado e, assim, essa promessa o absolve. Com isso, ele pode prender outro inocente e, depois, novamente absolver-se, bastando para tanto um pedido de desculpas.[1]

Por isso o Chanceler alemão, inconscientemente, sabia que não bastava o sentimento de culpa; era preciso mais do que isso! Daí, então, recorreu àquilo que Jacinto Coutinho, com razão, diz ser o fundamento ético da humanidade: a vergonha!

Porque se a culpa confere ao sujeito uma espécie de cheque pré-datado, que lhe permite “auto absolver-se”…, com a vergonha a coisa é diferente; e é diferente porque a vergonha cria uma cicatriz.

Vale dizer: se a culpa absolve o sujeito culpado, liberando-o para poder voltar a cometer o mesmo erro, a vergonha, por criar uma cicatriz – que não sai – funciona como um regulador inafastável para as condutas futuras.

Foi por vergonha, aliás (embora não desconsiderando a possibilidade de outras interpretações) que Hanna Schmitz – personagem da obra O Leitor, de Bernhard Schlink [2] – suicidou-se.  

E é justamente pela ausência dela – a vergonha – que a polícia federal veio a público dizer que: “entende pouco recomendável a materialização do deslocamento do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tomando-se por base única e principalmente o resguardo da incolumidade física do custodiado e da ordem pública, embora estejamos, como sempre, disponíveis para o atendimento de eventual ordem emanada das esferas administrativajudicial”.

Justo no lapso, como dizem os psicanalistas, naquela frase que não se dá importância ou que se despreza, que o inconsciente aparece com mais força, isto é:

no final da frase, depois de expor todos os motivos pelos quais não poderiam levar o Ex-Presidente Lula ao enterro de seu irmão, a polícia federal comete um ato falho, dizendo que pode levá-lo sim, quando diz que estão “disponíveis para o atendimento de eventual ordem emanada das esferas administrativajudicial.”

Pior do que os cínicos são os ocos, diz Calligaris [3], pois eles são desprovidos de alma.

Ora, ora e ora. Como é possível – indagou Calligaris em sua tese de doutorado – que um homem qualquer, que pode ser você ou eu, caro leitor, torne-se algoz?

Responde Calligaris, em conclusão parecida àquela de Erich Fromm, dizendo que qualquer um de nós pode se esquecer de sua humanidade ao apoiar ou descansar na obediência, porque obedecer é muito menos penoso do que pensar e agir [4]. Não à toa O medo à liberdade é o título do livro de Erich Fromm, escrito em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial.

O medo à liberdade de pensar (por conta própria), que produziu Eichmann(s), possibilitando uma banalidade do mal, é o mesmo que permitiu que Policiais Federais produzissem (e assinem) um relatório contra a lei, dado que a lei assegura (e eles sabem disso) este direito ao preso.

Não se trata (pelo menos não em sua maioria, embora haja aqueles que o sejam) de uma perversão, situação em que o sujeito goza ao exceder os limites que ele sabe que não pode ultrapassar. Trata-se, na verdade, de sujeitos com o espírito de Eichmann, que abdicaram de sua autonomia, submetendo-se totalmente ao sistema que os comanda [5], em prol de fazerem parte de uma engrenagem que é feita para moer carnes.

Sabem que agem contra a lei; por isso, depois de exporem os motivos que os impediria de levar Lula ao velório de seu irmão, assumem que poderiam levá-lo, quando dizem que estão “disponíveis para o atendimento de eventual ordem emanada das esferas administrativajudicial.” Talvez não tenham culpa, porque sujeitos como Eichmann caracterizam-se pela fraqueza – “o único defeito que não se pode corrigir”, de acordo com LaRouchefoucauld [6].

O problema, porém, é que do outro lado está o Ex-Presidente Lula, um sujeito que de fraco não tem nada, tanto que, podendo fugir, preferiu ficar; e lutar.

O que é preocupante porque gente assim como o Ex-Presidente, tal como era o Reitor Luiz Cancellier, tem disposição para praticar os atos mais corajosos – até um suicídio(!), já que são constituído de uma coisa que o relatório da Polícia Federal não teve: dignidade.

Por isso, o Judiciário não pode deixar que a Polícia Federal faça Lula se suicidar.

Numa palavra final: que o Judiciário haja como Antígona; e não como Creonte (que queria impedir Antígona de enterrar seu irmão…).

Djefferson Amadeus é mestre em Direito e Hermenêutica Filosófica (UNESA-RJ), bolsista Capes, pós-graduado em filosofia (PUC-RJ), Ciências Criminais (Uerj) e Processo Penal (ABDCONST), pesquisador da Coop. Social Fiocruz, Advogado criminalista.

CALLIGARIS, Contardo. Quinta Coluna – 101 crônicas. Publifolha: São Paulo, 2008, p. 183.

2 SCHLINK, Bernhard. O Leitor. Trad. De Pedro Sussekind. Rio de Janeiro: Record, 2009.
3 CALLIGARIS, Contardo. Quinta Coluna – 101 crônicas. Publifolha: São Paulo, 2008, p. 131
4 CALLIGARIS, Contardo. Quinta Coluna – 101 crônicas. Publifolha: São Paulo, 2008, p. 367.
5 LEBRUN, Jean-Pierre. Um mundo sem limite: ensaio para uma clínica psicanalítica social. Trad. Sandra Regina Felgueiras. Rio de Janeiro: companhia de Freud, 2004, p. 73.
6 LA ROCHEFOUCAULD. Máximas e Reflexões. Escala: São Paulo, p. 30.
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. morreu.

    Acaba de suicidar qualquer fé que ainda podia-se ter na justiça do Brasil.

    “Morre, hoje, sem foguete
    Sem retrato, sem bilhete
    Sem luar e sem violão”

     

    (A globo é a imagem do cão.)

  2. Tenho impressão que o sr Luís

    Tenho impressão que o sr Luís Inácio Lula da Silva, nessa altura do campeonato, já está é pavimentando o seu projeto maior, depois de ter resgatado o partido, se colocar como um dos maiores brasileiros, daí que o sr Fukuyama se fu…, da história. Candolências pela perda, sr Lula!

  3. Convenhamos…
    Até onde eu

    Convenhamos…

    Até onde eu sei, a legislação penal que serve tanto para o cidadão comum quanto para os que são colocados no altar como semideuses, é a mesma. A ida ao funeral de parente próximo é um direito que assiste a qualquer preso pedir e a justiça conceder se for o caso. A justiça negou, houve recurso e o STF concedeu. Não é um direito fundamental, clausula pétrea ou concessão divina para que seja algo automático. Razão pela qual o enunciado da PF faz sentido, ou seja, ela pode atender a determinação da justiça, porém entende que seria melhor a justiça decidir pelo contrário. 

    Assim esse libelo todo, que se esforça para colocar a instituição da PF e o judiciário brasileiro como se fossem os braços SS e SA do partido nazista está longe de ser correto e serve apenas como propaganda pró-lula.

     

  4. NO BRAZZIILL A LEI NÃO É PARA TODOS…MAS NÃO É MESSSSMO!!!!
    NO BRAZZIIILLL A LEI NÃO É PARA TODOS… MAS DE JEITO NENHUM!
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2019/01/30/no-brazziiilll-a-lei-nao-e-para-todos-mas-de-jeito-nenhum/

    “… …Escrevi, outro dia, aqui, que o comportamento da dita Justiça em relação a Lula era apenas o exercício da maldade.

    A ratificação pela Senhora (não me sinto à vontade em chamá-la de juíza) Carolina Lebbos da perversidade da Polícia Federal de Sérgio Moro e impedir Lula de ir ao enterro do seu irmão mais velho é, até para os cegos por outra razão que não seja o ódio mais estúpido, a confirmação de que estamos diante de gente governada pelo ódio mais insano.

    Não pode ser entrevistado porque influenciaria as eleições, mesmo depois de meses que a eleição ocorreu e levou ao poder um amigo da milícia.

    Mas, desta vez, os limites de qualquer coisa que não provocasse nojo e vômito foram ultrapassados.

    Alegar, como alegou a Senhora Lebbos que a ida de Lula ao cemitério de São Bernardo “poderia prejudicar os trabalhos humanitários realizados na região de Brumadinho” é de uma sordidez que ultrapassa todos as fronteiras do que é vergonha….

    …Lula não pode mais existir, pela simples razão que existe.”

  5. Vargas deu um tiro no peito,
    Vargas deu um tiro no peito, entregou a vida para brecar o golpe que vinha. O adiou por 10 anos.

    Quando pedimos ao Lula para dar um tiro na candidatura do Haddad no início do Segundo Turno para abrir caminho para que o Ciro ganhasse, brecasse o golpe e desse alguma esperança de ele, Lula, sair da cadeia, o Lula disse que isso era maluquice.

    Agora é tarde para de suicidar, Lula. Foste tu um gênio da política, teria dado um tiro na candidatura do Haddad, salvado a si mesmo, ao país e ainda superado Vargas.

    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2018/10/e-maluquice-diz-lula-sobre-apelos-para-haddad-renunciar-para-ciro-concorrer.shtml

  6. O professor deve dar uma razão ética para a seguinte pergunta:

    Os Justiceiros devem ou não ser justiciados?

    Sei que para os tiranos a filosofia se divide, agora para os algozes que se deleitam com a infelicidade dos outros?

  7. Já disse que não imitará Getúlio.

    Num determinado momento, Lula disse que não iria pedir asilo político em nenhuma embaixada, tampouco compactua

    com o exílio. Disse também que não faria como Getúlio, não iria se suicidar. A história vem se repetindo, geopolítica mundial mais forte do que nunca. Tio Sam e suas intromissões, sempre acerca do petróleo, fica a pergunta: Onde eles -EEUU- estão

    nas questões da fome, das ditaduras? Pq não invadem a Arábia Saudida?(ali sim, ditadura) , pq não ajudam a africa subsaariana?  

    Somente com educação, povo politizado e sangue nas calçadas. Senão… subserviência eterna.

     

     

  8. esses burocratas não tem

    esses burocratas não tem nenhum senso de 

    interpretação de textos e da realidade…

    por isso, acham que estão tomando medidas que agradam ao 

    poder da morte 

    existente atualmente no país, ao invés de pensarem em medidas 

    em favor da vida, do humanismo, do respeito o ser humano acima de tudo……

    eichmann exxercia  as funções dele com a normalidade identica a essas trágicas figuras daqui.

    era chefe do setor de tranporte que deslocava os judeus para a morte…

    para eichamnn era tudo legal…

    aqui e agora ocorre o mesmo: o estado de exceção vigora e o que vale é a maldade…

    daí hana arendt ter conceituado aquele periodo do 

    holocausto como a banalidade do mal….

    ficou tão  banal fazer o mal que 

    os caras não sentem mais vergonha na cara….

    e passam a defender ideias completamentw 

    absurdas e infAMES, CONTRA VIDA…

    pois  morte tomou o poder….

  9. esses burocratas não tem

    esses burocratas não tem nenhum senso de 

    interpretação de textos e da realidade…

    por isso, acham que estão tomando medidas que agradam ao 

    poder da morte 

    existente atualmente no país, ao invés de pensarem em medidas 

    em favor da vida, do humanismo, do respeito o ser humano acima de tudo……

    eichmann exxercia  as funções dele com a normalidade identica a essas trágicas figuras daqui.

    era chefe do setor de tranporte que deslocava os judeus para a morte…

    para eichamnn era tudo legal…

    aqui e agora ocorre o mesmo: o estado de exceção vigora e o que vale é a maldade…

    daí hana arendt ter conceituado aquele periodo do 

    holocausto como a banalidade do mal….

    ficou tÃO banal fazer o mal que 

    os caras não sentem mais vergonha na cara….

    e passam a defender ideias completamentw 

    absurdas e infAMES, CONTRA VIDA…

    pois  morte tomou o poder….

  10. Cara depois de tudo isso vc

    Cara depois de tudo isso vc espera dignidade por parte dos caras do Judiciário? Vc acredita em papai noel, mula sem cabeça e lobisomem?

  11. São maus por serem pequenos

    E com que banalidade se pratica o mal em nossas instituições… Porque são pueris, superficiais; agem pelo odio que os cegou e não os deixam ver que Lula é antes de tudo um ser humano. 

  12. Amigos
    Hipocritamente vivem a

    Amigos

    Hipocritamente vivem a rogar por Deus, enquanto esfaqueiam o Lula e outros!

    Não passam de demônios!

    Vão padecer no inferno, tenho certeza!

    Que seus familiares e amigos se deem conta disto e escapem!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador