Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
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Os neoliberais e o golpe do diesel, por André Motta Araújo

A PETROBRAS não foi criada e não existe para dar alegrias aos acionistas minoritários, ela existe para abastecer de combustíveis a preços acessíveis a população brasileira

Os neoliberais e o golpe do diesel

por André Motta Araújo

Os neoliberais que tomaram de assalto a PETROBRAS para desmanchá-la e a venderem em pedaços em xepa de feira e seus aliados na mídia continuam enganando a população brasileira sobre o preço do diesel e dos demais combustíveis, pregando um fundamentalismo neoliberal fora de tempo e lugar.

A primeira preocupação dos comentaristas (alo, alo, Miriam, Borges, Sardenberg) é com o acionista minoritário, ficam desesperados com a queda do valor de mercado da Petrobras em números estratosféricos, “32 bilhões de Reais”, isso é uma loucura. A União tem 64% das ações e não está vendendo, então a queda não lhe afeta, já não são 32 bilhões da manchete, são pouco mais de 10 bilhões, mas vale mais o interesse de minoritários ou de 200 milhões de brasileiros?

O preço do diesel não afeta apenas os caminhoneiros, pesa no preço dos alimentos e de tudo que o povo compra, mas o que importa é o acionista que quando comprou as ações sabia que a Petrobras é estatal e portanto controlada por um governo que tem que defender o interesse da população. Não tem acionista da Petrobras inocente enganado apesar da incrível ferocidade com que são defendidos pelas Miriam & Cia., é comovente a paixão desses comentaristas pelos acionistas minoritários da Petrobras e seu sublime desprezo pela população brasileira.

TODAS AS COMMODITIES VARIAM DE PREÇO DIARIAMENTE NAS BOLSAS

Mas a variação do preço no mercado internacional não significa a alteração IMEDIATA na ponta final de consumo. O TRIGO consumido no Brasil é cotado diariamente na Bolsa Mercantil de Chicago, o Brasil importa a maior parte do seu trigo do exterior, o trigo importado é pago em dólar, MAS O PREÇO DO PÃO NÃO MUDA TODO DIA por causa da cotação internacional. Assim como o trigo muitas commodities tem cotação diária em bolsa, mas a variação no mercado de commodities não significa alteração a curtíssimo prazo na ponta do consumidor. Por quê?

OS CONTRATOS DE LONGO PRAZO

Todos grandes compradores de commodities, como petróleo, trigo, alumínio, aço, cobre, milho, soja, OPERAM COM CONTRATOS A LONGO PRAZO COM PREÇOS CONTRATADO e só adquirem no mercado spot (pronta entrega) uma pequena parte de suas necessidades. Portanto na sua composição de preço não se pode referenciar todo o preço final ao consumidor pelo preço do mercado spot, que é de natureza especulativa e é usado para lastrear derivativos sem transferência física de mercadoria.  Todos os dias se negociam mais barris de petróleo do que toda a produção física mundial, assim em todas as commodities.

As grandes empresas mundiais de refino, distribuição e transporte que operam com a ponta final do comprador de combustível, gasolina, gás ou diesel, não compram petróleo todo dia no mercado spot, isso está sendo vendido pelos neoliberais como campanha de desinformação, não é assim que funciona.

A PETROBRAS detém um dos maiores mercados mundiais de combustível e é inconcebível que com esse mercado ela se abasteça comprando todo dia óleo cru a preços especulativos, ainda mais produzindo e refinando grande parte de suas necessidades em casa, ela é uma “major” com produção própria, refino próprio, tancagem própria, navios próprios. A PETROBRAS não é uma “trading” tipo Glencore, Vitol ou Trafigura que só compra e vende óleo todo dia.

O ÓLEO CRU É MENOS DE 20% DO CUSTO NA BOMBA

O preço do diesel (ou da gasolina) na bomba é composto por muitos fatores, o óleo cru não chega a um quinto do preço final. O custo do REFINO não oscila com a variação do óleo cru no mercado spot, da mesma forma que não oscila dia a dia o custo do transporte, da tancagem, da distribuição, os custos administrativos e financeiros da Petrobras e o lucro de todas as fases do processo. Os vários impostos deveriam ser fixos por litro e não “ad valoem”.

Assim, se o óleo Brent no spot sobe 10%, o efeito na composição dos custos deveria ser de 2%, se todo o petróleo fosse comprado no spot, MAS o Brasil produz 80% de seu óleo cru que teoricamente não deveria, para efeito de venda interna, ter que refletir o preço internacional  no spot. O custo do refino, tancagem, custos administrativos da Petrobras, lucro do distribuidor, do posto, NÃO VARIA COM O DÓLAR e esses custos são 80% do custo final.

QUARENTA ANOS DE PREÇOS CONTROLADOS PELO GOVERNO FIZERAM A PETROBRAS CRESCER E PROSPERAR

Desde sua fundação, em 1953, até o Governo FHC a PETROBRAS operou com preços determinados pelo Governo, tabelados em todo o País por decreto.

Nesse período, para horror dos neoliberais, a PETROBRAS construiu 11 refinarias, implantou rede nacional de oleodutos e gasodutos, montou frota de 160 navios, se expandiu pelo mundo, explorou gás na Bolívia, tudo COM PREÇOS CONTROLADOS POLITICAMENTE. Cresceu com grandes lucros e preços tabelados, foi SEMPRE COMANDADA PELO GOVERNO E NÃO PELO MERCADO porque é uma empresa de interesse nacional antes de ser de mercado.

O GOLPE DO DIESEL PARA JUSTIFICAR A VENDA DE REFINARIAS

A crise artificial do diesel tem como objetivo uma parte essencial da LIQUIDAÇÃO DA PETROBRAS, a venda de refinarias para “aumentar a concorrência”.

Faz parte do mesmo tipo de lendas que, ao longo do Plano Real, dizia que deveria se abrir o mercado bancário porque com a vinda de bancos estrangeiros os juros cairiam pela concorrência, ISSO foi feito e os juros NUNCA CAIRAM, essa concorrência é uma dama que nunca aparece.

A PETROBRAS é dona de um mercado que é o 3º do mundo em combustíveis e o maior do mundo em diesel. Controlar esse mercado vale mais que os ativos físicos da PETROBRAS, um mercado QUE JÁ É da Petrobras vai ser cedido de GRAÇA para multinacionais PARA AUMENTAR A CONCORRÊNCIA.

Não vai se refletir em preços menores para o diesel porque os custos são mais ou menos iguais para todos os participantes do mercado, a PETROBRAS vai apenas ceder mercado de GRAÇA para a Shell, Chevron, Exxon que NÃO vão vender diesel mais barato porque já serão donas do mercado se comprarem as refinarias. Muitas dessas empresas já estiveram no Brasil e nunca venderam nada barato, não é do estilo delas entrar em guerra de preços.

As refinarias da PETROBRAS foram obra de várias gerações de engenheiros e militares. A refinaria de Cubatão foi construída em 4 anos sob o comando do general Stenio Caio de Albuquerque Lima, que ao fim da obra não trocou nem o sofá da sua casa. As refinarias são um patrimônio não só da PETROBRAS mas também do País, garantia de seu abastecimento de combustíveis vitais para a população. A VENDA DAS REFINARIAS é um tema político, de interesse nacional e JAMAIS deveria ser decidida pelo transitório atual presidente da PETROBRAS, um fanático neoliberal que se pudesse venderia a Amazônia.

A PETROBRAS é controlada pela União, que representa toda a população brasileira, a PETROBRAS não é do Dr. Castello Branco e seus amigos no Conselho. O Congresso TEM QUE SE MANIFESTAR sobre a venda das refinarias. Isso é uma privatização indireta de uma empresa criada por Lei aprovada no Congresso, é um assunto estratégico de interesse nacional, não é só um assunto “de mercado” como querem apresentar com o apoio da mídia oficialista.

O PAPEL DO ESTADO NO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

A ideia de que o Governo não deve intervir no preço do combustível é absurda. A política energética dos EUA é de governo, pelo Departamento de Energia o governo americano participa de toda a cadeia produtiva de petróleo e xisto com subsídios e política externa para controlar reservas. Na formação de preços de combustíveis na bomba há nos EUA três diferentes subsídios fiscais para diminuir o preço final por galão. O etanol de milho é completamente inviável sem pesado subsídio do Tesouro americano, de tal magnitude que os agricultores americanos podem exportar etanol de milho ao Brasil, que inventou o etanol mais barato do mundo, o de cana. Os americanos já suprem o Nordeste do Brasil, região de cana, com etanol de milho que viaja 6.000 quilômetros e ainda é competitivo. Se Paulo Guedes fosse Secretário do Tesouro em Washington não existiria etanol de milho nos EUA, subsídios não estão na sua apostila.

No México, produtor de petróleo um pouco menor que o  Brasil, os combustíveis são subsidiados e muito mais baratos que aqui, os preços são controlados pelo Governo, são bem mais acessíveis do que no mercado dos EUA, americanos que moram perto da fronteira se abastecem  no México. Nem por isso a PEMEX está mal, está em processo de duplicação em 4 anos, sempre operou com preços controlados pelo Governo e está sólida e próspera.

POLÍTICAS POSSÍVEIS PARA BAIXAR O PREÇO DO DIESEL

  1. Fiscais – Impostos fixos, por litro e não “ad valorem”. Os governos não têm que beneficiar quando sobre o preço por razões de mercado.
  2. Margem de lucro fixa POR LITRO para o distribuidor no atacado e para o posto no varejo, a distribuição não aumenta seus custos quando aumenta o preço na refinaria, não paga mais para os frentistas quando aumenta o preço , porque a distribuição deve ganhar mais em margem se nada muda em seus custos?
  3. Cotas por caminhão a preço subsidiado até certo volume, controlável por cartão magnético, não vai custar muito e é um gesto de apoio à classe.

POLÍTICA DE PREÇOS DE COMBUSTÍVEL É DE INTERESSE NACIONAL

É uma aberração mental achar que só o acionista minoritário da PETROBRAS deva ser considerado quando se fixa preço de combustíveis.

A PETROBRAS não foi criada e não existe para dar alegrias aos acionistas minoritários, ela existe para abastecer de combustíveis a preços acessíveis a população brasileira que em cinco décadas contribuiu para sua capitalização, não foram os “market boys” de New York que fizeram a Petrobras.

AA

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

19 Comentários

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  1. “…A PETROBRAS não foi criada e não existe para dar alegrias aos acionistas minoritários, ela existe para abastecer de combustíveis a preços acessíveis a população brasileira…”. EXISTEM CÉREBROS NO BRASIL. ALGUNS CONTINUAM VIVOS E FUNCIONANDO. O que dizer desta matéria? AMÉM. AMÉM. AMÉM. AMÉM. AMÉM. AMÉM. AMÉM. AMÉM….

      1. PREÇO NO CHILE

        (https://pt.preciosmundi.com/chile/preco-transportes-servicos)
        Preços de transportes no Chile
        Produto Peso chileno ($) Dólar ($) Euro (€)
        Volkswagen Golf 1.4 de 90 kW (ou um carro novo equivalente) 11554200,00$ 17366,79$ 15461,14€
        Gasolina (1 litro) 810,00$ 1,22$ 1,08€
        ********************************************
        (https://pt.globalpetrolprices.com/Chile/gasoline_prices/
        Chile Preços da gasolina, litro
        Chile – preços da gasolina: Demonstramos os preços de 07-Janeiro-2019 a 15-Abril-2019. O preço médio nesse período é de 4.69 (Brazilian Real), com valor mínimo de 4.58 (Brazilian Real) em 04-Março-2019 e valor máximo de 4.84 (Brazilian Real) em 07-Janeiro-2019. Para comparar, o preço médio da gasolina no mundo nesse período é de 5.78 Brazilian Real.
        *****************************************************
        Do site: http://www.petrobras.com.br/pt/presenca-global/

        “Concluímos, em janeiro de 2017, a venda de 100% da Petrobras Chile Distribuición Ltda (PCD) para a Southern Cross Group. A operação incluiu o licenciamento das marcas Petrobras e Lubrax.

        Companhia de capital privado, a Southern Cross Group tem US$ 2,9 bilhões em ativos sob gestão e foco em investimentos na América Latina, em empresas nos setores industriais, de serviços, logística e de produtos de consumo.

        Para operar os ativos adquiridos da Petrobras no Chile, a Southern Cross criou a Esmax, empresa que atua como licenciada Petrobras nos segmentos de distribuição de combustíveis e de lubrificantes.

        A venda, conduzida por meio de processo competitivo, é parte integrante do plano de parcerias e desinvestimentos da companhia e está alinhada ao nosso Plano Estratégico, que prevê a otimização de nosso portfólio de negócios.

        Para obter mais informações sobre as operações de distribuição no Chile, acesse: http://www.petrobrasdistribucion.cl/.”

        PREÇO NO CHILE

      2. Pagamos caro por causa dos impostos que são colocados ao final do preço que sai das refinarias, se houver uma política de baixar os impostos o preço vai ser compatível com o que você está falando…

  2. Caro André Araújo, gol de placa o seu post, a Petrobras é do povo brasileiro. Acrescento mais, o preço do diesel é instrumento de política econômica, mais do que a taxas de juros da economia! É de suma importância o preço do diesel, como se fosse o óleo fundamental da economia (com o perdão do trocadilho). Quanto menor o preço do diesel, mais a economia funcionará melhor, pois todos os custos diminuirão! O diesel é o preço FUNDAMENTAL da economia, atá mais do que o preço do dólar, é FUNDAMENTAL O SEU CONTROLE, sob pena de sermos condenados a um desenvolvimento econômico pífio, a coisa é muito maior do que apenas “combustível a preços acessíveis”. Se pagamos centenas de bilhões de juros, por que não podemos pagar via aporte à Petrobras quantia semelhante para cobrir a conta diesel? Cabeças de planilha, calem-se!!

  3. Mais uma vez uma brilhante explicação de como funciona uma ESTATAL e como deve ser gerida! Andre Araujo mostra que intervenções governamentais sem politicagem pode sim ajudar na prosperidade do país´.
    É sempre um prazer ler as suas fundamentações em temas tão diversos.
    Em tempo: se participasse do Conselho de Diretores da Cemig ela não estaria hoje sendo alvo da Policia Federal!

  4. Privatiza para gerar concorrência! Só os concorrentes podem baixar custos de produção e assim entregar um produto mais barato. Sem concorrentes não tem como saber se a empresa está fazendo o melhor ou não. E IMPOSTO ÚNICO JÁ!
    Se for mais barato importar, que importe.

  5. E isto mesmo nosso pais e o pais mais rico do mundo temos agua potavel a vontade temos o maior rebanho bovino somos o maior exportador de frango do mundo tudo que se planta aqui se colhe so que so tem bandido politicos sou caminhoneiro de minas sao joao del rei 35 anos de profissao andei por todo este pais maravilhoso que temos tem que acabar com deputado senador stf pois isto nao e profissao greve vamos fazer outra e parar de novo este pais

  6. … grande tacada Caro André . na veia, no cerne da questão. do que li a respeito ninguem abordou por este prisma (os midiaticos). é tenue a linha que divide a incompetencia da má fé.

  7. O problema nao eh uma empresa estatal. O problema eh o loteamento de cargos por apadrinhados politicos para drenar $$. Poucos mencionam e nao ha um debate na proibicao de lotear cargos, maior transparencia de gestao e governanca. Governo deveria indicar apenas o presidente da empresa. O restante todos cargos de carreira. Maior transparencia e governanca deveria ser prioridade. Devido falta disto que empresas publicas tem imagem manchada.

  8. Os acionistas cada vez mais ricos, e os brasileiros trabalhando pra eles ,cada,vez mais, o resto é uma grande mentira pra iludir o povo, toma as rédeas do Brasil Sr, Bolsonaro,

  9. Podem elevar o valor do diesel as auturas esse país se reinventa do fundo do posso.
    Do nada vão passar a perna no resto do mundo e virar elétricos.
    O brasileiro tá acostumando a se levantar do nada.

  10. Na época dos militares o diesel era a metade do preço da gasolina, o gás era bem mais barato…o país crescia e a Petrobrás também. Cargo político em estatais deveria ser só o do presidente, o restante para funcionário de carreira aprovado por seleção interna, pois tem q demostrar competência para os cargos.

  11. Foi a melhor análise que eu já li a respeito da formação de preços. Os exemplos de outros produtos importados em dólares e que não seguem a mesma política de preços atualmente aplicada pela BR são definitivos. Parabéns. Falta levar estas informações aos nossos deputados e senadores.

  12. … acho que entendi a politica de preços definida pela petrobras: a base é o produto em si, ou seja, diesel, gasolina, …
    o que vale dizer .. nao partem do petroleo bruto que sendo refinado gera os produtos. e sabe-se que esse refinamento é elastico – tira-se mais de um produto do que outro conforme a qualidade do petroleo bruto permite ou por necessidade do consumo.
    resumo: todo diesel refinado pela petrobras vai ao mercado interno ao preço de comodit . simples assim . mas isso é o melhor para o nosso país ??
    agora sabe-se que é aceitavel comprar a quantidade de produto que nao destilamos internamente a preços de mercado internacional ..

  13. O foco golpista de 2016 foi o petróleo do pré-sal. Logo após o golpe, o José Serra “passou” uma Lei no Senado, que reformulou a Lei do Petróleo de 2010, que colocava a Petrobrás como principal operadora na produção do pré-sal, indicando qual seria o processo a ser utilizado e adquirindo os equipamentos necessários. O Programa destinava parte da arrecadação do governo para formação do Fundo Soberano, com percentuais de aplicação em educação, saude e desenvolvimento tecnológico. Iria criar mais de 6 milhões de empregos em todo o país. Tudo isso foi reformulado, para possibilitar aos golpistas a entrega de petróleo do pré-sal para empresas abutres multinacionais, a preços de banana podre; modificaram a política de comercialização, elevando os preços de venda, equiparados a preços internacionais; sob desculpa de “pagar dívidas”, iniciaram a entrega de ativos valiosos e altamente rentáveis para grupos estrangeiros; paralisaram unidades produtores de fertilizantes e passamos a importar fertilizantes nitrogenados; paralisaram usinas para obrigar a adquirir óleo diesel e gasolina no mercado internacional. Teve um leilão de poços de petróleo que foi realizado em 3 minutos !!! Tudo adredemente combinado !!! Um roubo praticado na véspera das eleições, com o público desatento !!! E o assalto continua até hoje. Agora, querem entregar diversas usinas por um preço irrisório, sob as mesmas desculpas de “pagar dívidas”. É uma refinada mentira !!! O André Araujo fêz esse artigo (e não falou tudo), mas somente aquilo que aborda dá uma idéia da corrupção que AGORA está sendo promovida. Se antes ocorreu alguma corrupção (e é claro que deve ter ocorrido), ficava tudo com empresas nacionais, o butim ficava aqui no Brasil. Agora, estão enterrando definitivamente o país. O petróleo será entregue aos abutres multinacionais, processado nas refinarias dos abutres multinacionais e todos os lucros ficarão com os abutres multinacionais. Os brasileiros terão fornecido de graça tudo que já possuem.
    Povo otário é prá sofrer mesmo !!!

  14. O país perde com a entrega ds Petrobras. Inicialmente, vamos enumerar algumas “vantagens” com que vendilhões iludem o povo.
    Fala-se que a concorrência abaixaria preços, mas a telefonia parece contrariar esta hipótese. Realmente é mais fácil adquirir o aparelho em relação ao que era no passado, porém, atualmente, pagamos por minuto e com uma taxa cara.
    Fala-se em eliminar apadrinhados. Falso! Nao raro, empresas privadas (nao falo das familiares) tem entre seus funcionários os filhos de diretores(as), filhos das/dos amantes, as/os próprias(os) amantes, namorados(as), primos, e chegados dos chegados. Os salários variam com o grau do parentesco ou performance (no caso de amantes). E quem mexer com esta turma tentando profissionalizar a gestão corre o risco de um pé na bunda.
    Quanto a impostos:
    Sem uma reforma tributária nao haverá queda de preços. Mas como o governo da “nova politica” já está leiloando cargos para aliados visando a deforma da previdência, sobrarão cargos para suprir novas “demandas” apresentadas por aliados?
    E mesmo que se baixem impostos, empresários brasileiros não repassam vantagens aos consumidores.
    Quanto a destinação dos lucros vale destacar que quando se tratam de petroleiras lidamos com empresas corsárias, que levam lucros para seu país.
    Cito exemplo da YPF Argentina. Privatizada em 1999 para a Repsol, reverteu em 2012 com aprovacao de 60% dos argentinos que entendiam que a repsol expatriava os lucros. Desde entao a YPF vem investindo na Argentina e firmando parcerias com multinacionais garantindo retorno para o país e também para o parceiro de negócios.

    E, claro, a Petrobras tem capacidade de investir sim, apesar de toda extorsão que sofreu e vem sofrendo.

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