…Porque a falta da verdade nos desespera…?

…Porque a falta da verdade nos desespera…?
.
Essa reflexão se deve a uma cena que assisti há pouco na Globo News com menos de trinta segundos de duração. Era o final de um programa de entrevista com seis jornalistas e o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia. Um deles agradecia a presença dos outros profissionais que, um a um, acenavam com a cabeça, todos calados, evidenciando uma ordem central para que fosse assim a despedida final. Apenas Rodrigo Maia murmurou um “obrigado a todos!” e pronto, fim de programa.
.
As sete pessoas foram se levantando, todos jornalistas famosos como é natural quando se trabalha na Globo, e se cumprimentavam entre si, sorridentes.
.
A cena me deprimiu enormemente, a mente jogando perguntas no ar como uma metralhadora giratória, sem que eu precisasse respondê-las, eu sabia que ou a razão ou a intuição já traziam dentro de mim as respostas, todas elas.
.
Uma delas, por exemplo: “O que faz um ser humano abrir mão de toda a sua dignidade pessoal e profissional e se vender, por grana e “sucesso”, indo trabalhar numa emissora que de jornalismo não tem absolutamente nada, tudo lá é um teatro de absurdos, perverso teatro, com objetivos claros de manipulação de um povo visando torná-lo uma espécie de gado humano, uma forma de propositalmente desumanizar multidões…?”
.
No fundo não importa aqui nenhuma resposta específica… O fato se basta, por torpe, vazio de sentido digno para a existência, um ser que se vende nesse nível, na minha ética pessoal está muito atrás das prostitutas, a quem consigo respeitar e até compreender a escolha de muitas delas… Vende seu corpo, no fundo, é um problema pessoal apenas dela, não faz mal algum para a sociedade… O jornalista que vende sua consciência, faz – e incomensurável… – sendo, portanto, infinitamente mais condenável sob os aspectos éticos e mesmo existenciais.
.
Mas não foi esse exatamente o ponto que “me pegou”, me prostrou…. Foi a cena final, os créditos já passando na tela, e eu vendo os sorrisos, dois jornalistas com um ar absolutamente bajulador e serviçal aproximando-se do entrevistado. Na hora eu pensei: “Se o programa tivesse durado quatro horas e alguém me pedisse para reproduzi-lo inteiro, todas as perguntas, as respostas, as interrupções com “jeito de pegadinha” (para dar um ar isento ao programa…), o ar sério do Maia fingindo alguma dificuldade com a “pergunta capciosa”, eu montaria todo o programa, sem uma mínima chance de errar. E não seria por ser um gênio adivinhador… Quaisquer dos meus amigos conscientes do que vivemos, do que é a Globo, de quem é esse ser insosso e abjeto chamado Rodrigo Maia faria o mesmo com facilidade. Por quê? Porque não erraríamos – exceto na ordem das perguntas, mas jamais no conteúdo… – e “adivinharíamos” os temas, as perguntas, as respostas, as expressões corporais, ao “falsos apertos no entrevistado”, os sorrisos cúmplices, as máscaras usadas ali pelos jornalistas, fingindo estar no exercício da profissão e a máscara usada por Maia, fingindo levar a entrevista a sério assim como suas falas caricatas e medíocres…? Porque assim é quando assistimos uma peça de teatro pela centésima vez: sabemos as falas, as expressões dos atores, as marcações, as deixas, não há espaço para surpresa alguma na repetição de uma peça teatral. Assim é com a FARSA ABSOLUTA que virou o nosso país. – E foi essa sensação que me invadiu, trazendo essa companhia a que já me habituei: um certo desespero melancólico.
.
A vida é, toda ela, dialética! Esse fato é uma das coisas que a faz mágica e interessante. A mentira, por exemplo: é absurdamente necessária ao ser humano, à sociedade, à vida…. Sucumbiríamos todos sem a presença da mentira, nada se sustentaria, viver seria um caos, uma impossibilidade! Mas a graça da mentira é ser PONTUAL, EVENTUAL, uma espécie de “recuo” ou “parêntesis” necessários, dentro do oceano maior da vida, que tem que ser a verdade. Se a falta da mentira nos desabaria, a ausência da verdade é a própria negação da vida, do existir…. Quando tudo à nossa volta parece nos remeter a uma FARSA ABSOLUTA, é como “se viver não valesse mais a pena…” – e é essa a sensação que acomete todo o ser lúcido, quando o país em que vive, a sociedade na qual está inserido, passa a viver NÃO MAIS DENTRO DA REALIDADE, mas em um “MUNDO-MATRIX” ficcional, re-criado, distorcido, nonsense…. – ou seja, todo ele um TEATRO que sequer revela a realidade como as boas peças, mas a distorce, oculta e traz à luz um “mundo novo” (absolutamente farsesco…) onde as pessoas ao nosso redor “passam a existir”: pensam, sentem, falam, interagem, agem, reagem, comportam-se a partir do “chão” a elas oferecido por esse “novo mundo” – É quando a “MATRIX” ganha o status de realidade….. – O que pode ser, literalmente, mais MALIGNO? Mais desumano, mais perverso, mais insano…? Nada me ocorre!
.
Ver a toda-poderosa Globo se dando ao luxo de gastar milhões e milhões para produzir programas como aquele, de repente, tornou-se um SÍMBOLO do que é esse perverso “MUNDO-MATRIX À BRASILEIRA”…. Uma hora e meia no horário nobre, profissionais certamente competentes, mas optando por mergulhar nesse lixo, nesse esgoto existencial, literalmente “brincando de fazer jornalismo”, tão pueril e fora da realidade como meninos brincando de médico, dissecando bonecos de plástico em casa…. Um imenso nada….. Um jogo de cartas viciadas, marcadas, pré-determinadas, onde não duvidamos sequer que assessores de ambas as partes não tenham combinado tudo o que deveria ser evitado – para o “benefício de todos”….. – a coisa mais canalha e vil a ser feita se um evento se propõe jornalístico – o que implica obrigatoriamente em questionamentos autênticos, incômodos, em busca do tesouro maior: a verdade!
.
Não somos apenas o país da propagação das fake news: TORNAMO-NOS UMA NAÇÃO FAKE NEWS! O chão onde andamos, vivemos, reagimos, falamos, pensamos, sentimos, nos expomos como SER, é todo ele um pântano FAKE NEWS. Nosso presidente é um fake News, nossa mídia, “nosso” ex-juiz herói, os procuradores da Lava jato, os julgamentos de Lula, as audiências pomposas dos interrogatórios dos réus e das testemunhas, NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA A VERDADE, a mentira, tão necessária, não é mais a exceção que dá graça à festa, é a dona da casa, da música, dos convidados, de tudo…… Lembro, em igual desespero, de um dos interrogatórios de Fernando Bittar, dono do sítio de Atibaia, mostrando todas as provas de que o sítio era dele, falando das reformas mequetrefes feitas no mesmo, explicando que a amizade entre sua família e a de Lula remontava quatro décadas, tudo tão cristalino e honesto, e aquela farsa caótica, mesquinha, apodrecida de tão caricata, de que Lula havia recebido obras das empreiteiras como “pagamento por atos indeterminados seus enquanto presidente…..” – A própria origem do processo, uma canalha e patética Fake News…… – e servirá de motivo à segunda condenação de Lula, sem que nenhuma autoridade se digne a gritar o absurdo, a injustiça, a insanidade jurídica, o massacre sobre um cidadão por motivo de ódio e ideologia – a perversão de tudo o que faz uma nação poder se caracterizar como civilizada.
.
Por sermos dotados da razão, a verdade é e sempre será nosso “chão natural”. No Brasil, perdemos esse chão, essa naturalidade, essa serena certeza…. Como foi na Alemanha nazista, onde aos poucos, as verdades foram esmagadas e todo um povo aderiu ao “Terceiro Reich” e suas perversões.
Como se enganam os que não compreendem as premissas geniais nos deixadas como herança por Hannah Arendt…… Não, não eram “pessoas ruins” os alemães daquela época, eram pessoas comuns, comuns, comuns….. que uma vez manipuladas e logo depois forçadas pelo turbilhão, pelos paroxismos doentios, pela histeria coletiva, POR UM MUNDO-MATRIX RECRIADO PARA RE-SIGNIFICAR-LHES A VIDA, só então tornaram-se o gado humano raso, fanático e obscurecido o suficiente para aceitar como “normal” o chão de mentiras oferecido pelo nazismo.
O mesmo se dá no Brasil de hoje. Somos uma nação enferma, adoecida, tornada na mesma espécie de gado humano capaz de viver anos a fio numa BOLHA ARTIFICIAL ONDE A FARSA ASSUME O LUGAR DA REALIDADE. Um mundo onde Lula está preso, Moro é herói e Bolsonaro, “mito”….. – Alguém consegue imaginar quadro mais absurdo e comprovador da existência de patologias psíquicas, éticas e existenciais na sociedade capaz de GERAR um mundo desses…?
.
Penso que mais esse “choque de realidade” – o programa da Globo, visto sob essa ótica do “MUNDO-MATRIX RE-CRIADO PARA MANIPULAR O GADO HUMANO BRASILEIRO”… – que me trouxe essas inquietações, e por melas, esse texto.
Como parece NATURAL esse mundo re-criado…. Como ele se expressa serenamente, nas falas de um Rodrigo Maia, respondendo às perguntas insossas e propositalmente idiotas daqueles falsos jornalistas….. Como me doeu saber que familiares e amigos assistiam àquele horror levando o programa “a sério”, debatendo, concordando, discordando, enfim, REAGINDO A UM TEATRO como se realidade fosse……
.
Foi quando compreendi que não são “apenas” as injustiças, o entreguismo de nossas riquezas, a intolerância desse fascismo tenebroso vigente no país, as causas do desespero de tantos de nós. Há essa causa BÁSICA, na verdade, a causadora de todas as outras: tudo se inicia e se encerra nesse vetor – o fato de termos nos tornado “O PAÍS FAKE NEWS”, o país das farsas absolutas, o país do nonsense em sua essência, um tempo-espaço de viver que na verdade NEGA A REALIDADE, tornamo-nos “UM MUNDO-MATRIX POR EXCELÊNCIA” – Acreditem, nada é mais perverso e desestruturador da saúde mental e emocional de um ser humano.
.
Todos os dias….. todo santo dia! Massacrados por Bozo e seus filhos, Olavo de Carvalho e Mourão, Tabata Amaral e seu rosto bonitinho, FHC e sua mediocridade patética e velhaca, Maias, Moros, Dallagnois, jornalistas da Globo News e sua “seriedade”, e antes disso, o golpe numa presidente honesta, as delações premiadas acompanhadas pelo povo como uma boa novela mexicana, um Supremo covarde e aderindo ao golpe, Parente na Petrobras, Lulinha dono da Friboi, meu Deus!, quantos milhares de eventos eu poderia citar aqui, como marcos diários de nossa desgraça e miséria enquanto nação, enquanto uma sociedade profundamente ENFERMA E SEM COGNIÇÃO MÍNIMA COM A REALIDADE….? – Aquele que não estiver de algum jeito, mal com todo esse horror, esse sim, tem algum problema grave……
.
Termino defendendo a verdade, a lucidez, o que é digno e justo e a busca incansável dessas coisas, como A GLÓRIA DO SER, quando vive um tempo de exceção tão hediondo e repleto de perplexidades como esse.
.
Remeto-me a Darci Ribeiro, ao lembrar da cena na Globo News, os jornalistas bem de vida, famosos, o político poderoso sendo bajulado, Moro e sua turma, Bozo e seus filhos, e toda essa corja fascista e canalha que aderiu ao golpe de Estado….. Eu certamente daria a minha vida por e para não ser um deles, um minuto sequer de minha existência….. Ou um dos queridos familiares e amigos, a quem não quero julgar, não agora, que sejam apenas toscos manipulados, perdidos em seus narcisismos medíocres de classe média, brincando de “agentes políticos” dentro de seus aquários perfumados de classe média blindada, indiferentes à degradação de nossos pobres e miseráveis, vazios, vazios, vazios, tornados num gado humano incapaz de um pensamento realmente independente…… Todos eles, vitoriosos, todos eles celebrando Lula preso e suas ideologias desumanas…… Todos eles escravos de um “mundo-matrix”, a farsa absoluta!
.
Como Darci, fico com meus fracassos, minha melancolia, meu desespero. Nada pode substituir no homem a glória única de viver na verdade!
.
(eduardo ramos)

.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador