O histórico do Boca Juniors contra times brasileiros

De Terra

Tevez já foi carrasco de um brasileiro na Libertadores: ajudou o Boca a vencer o Santos em 2003. Foto: AFP

Tevez já foi carrasco de um brasileiro na Libertadores: ajudou o Boca a vencer o Santos em 2003
Foto: AFP

Se a final da Libertadores não fosse contra o Boca Juniors, certamente os corintianos estariam mais tranquilos nesta quarta-feira. Afinal, não é de hoje que o time argentino costuma ser vilão em decisões, ainda mais contra times brasileiros. Desde 1977, quando venceu o Cruzeiro, até este ano, quando eliminou o Fluminense, o Boca se firmou como algoz dos times nacionais, seja na Libertadores, na Copa Sul-Americana ou na Recopa.

Ao todo, os times do Brasil já enfrentaram o Boca 37 vezes. Foram apenas dez vitórias brasileiras, contra 17 dos argentinos e mais dez empates. Mas os principais traumas aconteceram em jogos de mata-mata ou até em finais – entre os seis títulos da Libertadores que o Boca conquistou, quatro foram com vitórias diante de brasileiros.

O Corinthians tem condições de evitar o sétimo título do Boca. Mas não custa olhar para o passado para saber o que fazer no futuro, que começa no jogo desta quarta, a partir das 21h50 (de Brasília).

Relembre abaixo os principais fiascos brasileiros diante do Boca:

1977 – Boca Juniors x Cruzeiro 
O Boca Juniors nem precisa se esforçar para lembrar do seu primeiro sucesso contra brasileiros. Afinal, a primeira vez nunca é esquecida. E o título da Copa Libertadores de 1997 foi o primeiro conquistado pelo Boca. Ele veio após três jogos de final contra o Cruzeiro, com a última decisão vencida nos pênaltis, em Montevidéu, no Uruguai.

1991 – Boca Juniors x Corinthians 
Há quem não lembre, mas o Corinthians já passou por uma eliminação contra o Boca Juniors na Libertadores. Naquela oportunidade o primeiro jogo também aconteceu em Buenos Aires, com vitória do time argentino por 3 a 1. Depois, em São Paulo, os times empataram por 1 a 1 e o Boca foi para as quartas de final.

1991 – Boca Juniors x Flamengo 
Depois de passar pelo Corinthians, o Boca Juniors ainda enfrentou o Flamengo nas quartas e conseguiu nova classificação. Após vencer por 2 a 1 em casa, o time carioca perdeu por 3 a 0 na Bombonera e foi eliminado. Mas a campanha do Boca acabou na fase seguinte, após duelo contra o Colo Colo, do Chile.

2000 – Boca Juniors x Palmeiras 
Outra final, outra decisão nos pênaltis, outro time brasileiro. E o resultado também foi o mesmo: o Boca comemorou em São Paulo, após empatar duas vezes com o Palmeiras, que tinha sido campeão no ano anterior e defendia o título. Foram confrontos tensos, mas o time argentino contou com Riquelme na linha e Cordoba no gol para ser campeão.

2001 – Boca Juniors x Vasco 
Atual campeão e com um time mais forte, o Boca eliminou o Vasco sem dar chances. Venceu por 1 a 0 no Rio de Janeiro e depois ainda aplicou 3 a 0 na Bombonera. Era só o começo de uma campanha impressionante que culminou no quarto título da Libertadores.

2001 – Boca Juniors x Palmeiras 
A história de 2000 se repetiu, mas dessa vez na semifinal e de forma mais polêmica. Os dois times empataram por 2 a 2 no primeiro jogo e foram para a decisão em São Paulo. Após outro empate, o Boca avançou e depois foi campeão, mais uma vez contando com a boa atuação de Cordoba.

2003 – Boca Juniors x Paysandu 
Uma surpresa incrível se desenhou na Bomboneira: fora de casa, o Paysandu conseguiu vencer por um 1 a 0, com gol de Iarley. Porém, quando o duelo voltou para Belém, o time argentino venceu por 4 a 2 e avançou para as quartas de final, em uma campanha na qual o Boca voltaria a superar um time brasileiro…

2003 – Boca Juniors x Santos 
Quando já contava com Carlos Tevez em seu elenco, o Boca venceu em casa com dois gols de Marcelo Delgado. O jogo de volta aconteceu no Estádio do Morumbi, em São Paulo, mas o Santos teve poucas chances. Tevez marcou dessa vez, logo no começo do jogo, e assim colaborou na vitória por 3 a 1.

2004 – Boca Juniors x São Caetano 
Mais uma vez o Boca ameaçou ser eliminado de forma surpreendente, diante de um time brasileiro de pouca expressão internacional. Porém, após dois empates com o São Caetano de Muricy Ramalho, a equipe argentina voltou a vencer nos pênaltis e se classificou para as quartas de final.

2004 – Boca Juniors x Internacional 
Se não conseguiu a Libertadores de 2004, perdida na final para o Once Caldas, o Boca voltou sua atenção para a Copa Sul-Americana e conseguiu o título daquele ano. E é claro que no caminho tinha um brasileiro: o Internacional perdeu por 4 a 2 na Bombonera e não conseguiu se recuperar em casa – empatou por 0 a 0 e foi eliminado.

2005 – Boca Juniors x Internacional 
Era a chance de revanche do Inter e a história até mudou no primeiro jogo, disputado em Porto Alegre, já que o Boca foi derrotado por 1 a 0. Porém, o fator Bombonera voltou a decidir a favor dos argentinos, que venceram por 4 a 1 e seguirem firmes na campanha que terminou com outro título da Copa Sul-Americana.

2006 – Boca Juniors x São Paulo 
Campeão da Libertadores de 2005 e após o título mundial, o São Paulo enfrentou o vencedor da Copa Sul-Americana como favorito. Porém, o time argentino ganhou em casa por 2 a 1 e comemorou o título no Morumbi, após empate por 2 a 2.

2007 – Boca Juniors x Grêmio 
Depois de duas vitórias contra o Inter, outro time gaúcho cruzou o caminho do Boca. Dessa vez foi o Grêmio, que, sob o comando de Mano Menezes, conseguiu superar as próprias limitações para alcançar a final da Copa Libertadores. Porém, a superioridade dos argentinos, que contavam com Riquelme em alta, ficou clara nas finais, vencidas por 3 a 0 e 2 a 0.

2008 – Boca Juniors x Cruzeiro 
Com um time que tinha Riquelme e Palermo, o Boca conseguiu vencer os dois jogos que disputou contra o Cruzeiro, pelas quartas de final. Foram dois resultados de 2 a 1 que levaram o time para a semifinal, mas o Fluminense conseguiu vingar a equipe mineira, vencendo na semi.

2012 – Boca Juniors x Fluminense 
Por poucos minutos esse duelo entrou para a história como mais um fiasco brasileiro contra o Boca. Após perder por 1 a 0 na Bombonera, o Fluminense vencia o time argentino em casa pelo mesmo placar. Mas Santiago Silva marcou aos 45min do 2º tempo e conseguiu fazer o Boca avançar para a semifinal. Após eliminar a Universidad de Chile, o time se classificou para a decisão e restará ao Corinthians entrar ou não na lista de fiascos brasileiros.

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. BOCA JUNIORS PAPÁ DE TODO O TIMES BRASILEIROS!
    Corinthiano aun sos un bebe!!! te falta ganar muchas copas para compararte con Boca juniors solo tenes 1 libertadores 1!!!! jajajjja mas respeto!!! Boca Juniors 3 INTERCONTINENTALES 6 LIBERTADORES 18 TITULOS INTERNACIONALES…DIEGO MARADONA,RIQUELME,BATISTUTA,TEVEZ ETC ETC..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador