Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Folha de São Paulo, a maior decepção jornalística, por Rui Daher

Fascismo e nazismo

Folha de São Paulo, a maior decepção jornalística, por Rui Daher

Por quê? Dos demais nunca tive dúvidas. Durante mais de 40 anos, assinante, fui enganado pelo Dr. Otávio, o “c” de cu ele não merece, como o de seu filho mais velho, de lábios finos e espertos como Sérgio Moro. Dos demais herdeiros, pouco sei para anotar, mas participantes do grupo flores que bem cheiram não podem ser.

Qual o motivo, diante de tantas publicações jornalisticamente abjetas, eu dar destaque à Folha de São Paulo?

O que esperaríamos de O Globo, Estadão, e sucursais regionais concessionadas? E Veja, Isto É, Época – a última agora encartada no Valor, sucursal paulista de O Globo? O mesmo das TVs da família Saad ou de Edir Macedo e Sílvio Santos. O resto quer contar, mas sabe que não.

Resta-nos CartaCapital (mas, por quanto tempo?) e os blogs progressistas, sem expressão à altura ainda das impressas e televisivas, divididas entre mortadelas e coxas. Cada um de nós se informa e lá segue convicções próprias, entre nós mesmos. No fim, mais e mesmo se anulam e o desenvolvimento futuro fica “a Deus dará” (Chico Buarque, em percepção antecipada e honestidade atual).

Explico: até 3 anos atrás e durante mais de 40 anos fui assinante do jornal da Barão Limeira. Ajudava-me a crença de que combatia o governo militar, depos desmentid por Otavinho “Ditabranda” Frias. Lá escrevia Luís Nassif que, mais tarde, acreditou seria primeira a sair do jornalismo de esgoto. Até hoje, espero..

Hoje em dia, sua jogada de neutralidade e equilíbrio, através de seus colunistas, é a maior farsa do jornalismo brasileiro. Quem lê e escreve, sabe como donos jornais e seus lacaios editores são capazes de desequilibrar opiniões em favor de sua linha editorial contra o que escrevem colunistas discordantes.

Qualquer notícia que induz à inocência e à perseguição a Lula vem seguida de um adversativo que anula a notícia original. O que é isso, se não partidarismo contra um presidente, que seu instituto de pesquisa cansou de mostrar índices recordes de aprovação e de fazer sucessores em duas eleições presidenciais, contra o acordo secular de elites?. Não são mesmo os mais calhordas entre as folhas e telas cotidianas do mal?

Saberiam Jânio de Freitas, Vladimir Safatle, Laura Carvalho, Gregório Duvivier, o quanto se prestam a isso? Não percebo neles ninguém pobre o suficiente a coonestar essa vagabundice jornalística.

Não assino ou leio mais o jornal. Apenas tenho acesso, via internet, às suas manchetes e chamadas. É o que basta para sacar a ignomínia de seus mandantes canalhas.

Noto isso diariamente. Com um braço e, agora, um zóio. Paro aqui esta semana. Até que um médico confirme o “olho gordo” que me assiste.

Inté!  

https://www.youtube.com/watch?v=8GGeTmyYFLE

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A folha e a decepção

    Comecei a ler a folha em 81.Seguii ate 2008 e ai desisiti. TV aberta larguei ha mais tempo ainda. Hoje so leio noticia na Internet e nos blogs e paginas independentes e me considero muito melhor informado que a grande maioria e muito mais feliz ja que ller porcaria acaba por contaminar a nossa cabeça de ideias estupídas.

     

    Um dos grande erros dos governos do PT foi não entender como funciona o esquema da midia familiar no Brasil. Quiseram ser amigos e forma derrotados  Comprar a briga da regulamentação provavelmente ia servir de anteparo contra esta avalanche de fake news e de proteção a quem não merece.

     

    A imprensa no Brasil esta morta. O cheiro todos sentimos.  Falta oleitor se conformar e fechar este caixão e colocxar  o jornalismo esgoto de baixo da terra.

  2. olor

    Seu Rui,

    Se tem cheiro de merda, empesteia o ambiente e te faz passar mal

    logo lhe sobrevém a convicção

    é cocô, dos legítimo!

    Folha de São Paulo, um jornal de rabo.

  3. o velho Otavio financiou a

    o velho Otavio financiou a tortura na epoca da ditadura.

     

    o que poderia mais esperar desta gente? 

     

    fomos todos enganados na epoca da redemocratização, quando a FSP, por puro markentig, assumiu uma posição mais “liberal”

     

    cancelei a assinatuta já no primeiro governo Lula quando as mentiras diárias já prenunciavam o que estava por vir. 

     

    essa gente não vê meu suado dinheiro há um bom tempo, um pq consolo

     

    Nojo da elite brasileira.

     

     

  4. Folha
    Lembro do meu pai chegando em casa com a Folha de S. Paulo debaixo do braço. Gostava de ler a Folha aos domingos. Ilustrada, quadrinhos, cinema, artes, política. Aprendi a ler com as tirinhas do Maurício de Souza e comecei a tomar contato com a política através da Folha. Nos idos do começo do GOLPE parei de ler, Folha e UOL. Não me faz falta. Pelo contrário. Hoje vejo o quanto eram tóxicos. Parcialidade, Manipulação, Omissão, Mentira, Hipocrisia, enfim, um jornalismo vagabundíssimo. A folha de SP morreu. Foda-se a folha de SP.

    1. Turk

      muito similar a sua história com a Folha em relação à minha. Só que na sua, devo fazer o papel de seu pai, pois fiz o mesmo com meus filhos e, hoje, eles está decepcionados como você.

      Abraços

  5. É o chamado jornalismo
    É o chamado jornalismo propaganda , paga e faço e público o que quiser. Principalmente para banqueiros, seu cliente preferencial.

  6. Perfeito, caríssimo Rui…

    Há tempos digo que o Grupo Folha é o mais sujo entre os mais sujos Golpistas midiáticos. Pior até do que a Globo que, reconheça-se, trava com os progressistas uma luta de sobrevivência; seus donos estão mais preocupados com suas fortunas do que com qualquer outra coisa. O que mostra o caráter predatório de nossa grande mídia, sem dúvida, mas o caso Folha é diferente… Ela é movida a puro ódio; inspirada obviamente pelo seu dono, o tal Dr. Otavinho, que faz do que foi um jornal sério e respeitado, sua própria imagem e semelhança. A sordidez com que aborda os assuntos, mesmo os mais triviais, mostra o quanto despreza e odeia o povo brasileiro. É incapaz de noticiar o quer que seja que não traga imbutido no seu redutor mínimo, um ataque a Lula e ao PT. Enfim… Uma lástima. E se é verdade o que dizem, que seu dono padece de um câncer super agressivo, é a prova inconteste de que o feitiço sempre acaba voltando contra seu feiticeiro. 

     

    1. H. Menon Jr.,

      é exatamente esse o sentimento que exala do publicado pela Folha. UOL nem abro, nem preciso. É ódio, preconceito, e truques comerciais e financeiros. Ninguém me tida da cabeça que o espírito de Otavinho é tão do mal que, até hoje, guarda rancor do dia em que ofendeu Lula, na sede de jornal, e Lula se retirou da mesa. Os Frias sempre se acharam imperiais.

      Abraços 

  7. Seo Rui, de decepções estamos

    Seo Rui, de decepções estamos calejados. A mais recente, para mim, se chama Aldo Rebelo, a quem dei meu voto algumas vezes. Mas sou meio bobo mesmo, também votei em Marta Suplicy TODAS as vezes que ela se candidatou, menos para prefeita de São Paulo, por não ser minha zona (legal esse nome, zona, não acha?) eleitoral. Tambem se minha zona, olha aí de novo, eleitoral fosse Brasília, teria votado todas as vezes em Cristovam Buarque. Não se deprima, no fim a Justiça será feita. É fácil antever o que acontecerá, politicamente, com os decepcionadores que relatei, Quanto à Folha, não tivesse sido A UOL, os sete velhinhos que ainda a leem já estariam sem jornal para ler, porque ela teria falecido antes deles. E explico o “Seo Rui” : Copiei de outros comentaristas, que me abriram os olhos, por ter visto uma forma de tratamento mais adequada do que qualquer outra. Me pareceu simples, respeitosa e que exprime, sem subserviência nem hipocrisia, a diferente hierarquia entre o escrevinhador e o comentador. Este pode contestar, mas tem que entender que contesta algo que foi colocado por alguém, e nada pode ser melhor para definir esse alguém do que um “Seo”. Grande abraço. Também explico, mais para outros que eventualmente leiam o meu comentário, que a única galhofa que escrevi é aquilo sobre a “zona” eleitoral. Na realidade, em qualquer lugar que ela esteja, é a única porta que nos conduz a uma Democracia. Se fecharem essa porta, como estão querendo, muitos maronis surgirão com novas zonas, e aí, demorará muito mais tempo para que a Justiça ao fim se mostre.

    1. Seo Eduardo,

      O Aldo está fora de minhas cogitações. Serviu-me como galhofa, pois muito o comparei a um daqueles bonecos de Olinda. Sei lá, por quê. As zonas, quero-as sempre, mesmo as eleitorais. Já Maroni, faz salivar minhha AK-47.

      Abração 

  8. A Folha de Urtiga

    Tenho a mesma opinião. De todo esse lixo impresso e virtual, a Folha certamnte é que me causa, ou melhor, causou-me, mais asco. Ler a Folha e o UOL dá um misto de revolta, ódio e indignação. Como escrevi dias antes o seu colunista Josias de Souza pois ser descrito como o jornalista CANALHA DOS CANALHAS uma mistura de Mouro, Merdawall e Ana Ameliante.

    1. JJLopez,

      Agradam-me mais os diretos, que mostram a face direita, horrível, mas autêntica. Até Globo News é melhor que FSP e UOL.

      Abraços

  9. Rui, você é muito paciente, o que é uma qualidade, mas

    paciência de mais é um defeito.

    Abandonei a FSP no final de 1992, como consequência da manipulação para o empeachment do Collor. Aprendi português com ela a partir de 1978.

    Eu trabalhava no Rio desde meados de 1990, e ia e voltava de Sampa de TAM, usando a sala do Diners em Congonhas e Santos Dumont. Como esta era bem pequena não dava para não ouvir as conversas dos “colegas de Ponte Aerea”: ouvia sobre um tal de PC Faria, sobre as manobras do Presidente da Telerj para ajudar o “jornalista” Roberto Marinho a “ganhar” a telefonia celular etc… e nadica disto na FSP. Aí estourou o caso Pedro Collor e apareceram do nada na FSP todos os assuntos dos “colegas de Ponte Aerea”. Como eu era executivo de exportação “business to business’ sem nenhuma relação com estes assuntos, há de supor que “jornalistas” da FSP deveriam saber mais do que eu. Aí cancelei minha assinatura.

    Nunca me fez falta.

    PS o tal  Presidente da Telerj que ajudava o “jornalista” Roberto Marinho se chamava Eduardo Cunha…

    1. Caro Lionel,

      sem dúvida fui enganado muito mais tempo. Creio que a explicação que dei ao Paiva foi um reconhecimento de que entrei na manada sem muita noção. Mas, lembre-se, o Nassif escrevia lá.

      Grande abraço

  10. Demorou, Rui Daher.

    A Folha e seus controladores, da família Frias, aproveitou a janela de oportunidade surgida no final da década de 1980 e na década seguinte para arregimentar pelo menos duas gerações de leitores. As pessoas que, no ocaso da ditadura militar empresarial, já tinham atingido  a idade da razão (12-13 anos) ou que tinham vivido aquele regime que perseguia, torturava e matava opositores careciam de um veículo de informação impressa. A FSP aproveitou a oportunidade sócio-histórico-política e revolução tecnológica e implantou projeto gráfico, diagramação e forma inovadora de redigir as matérias jornalísticas. O enorme sucesso fez da FSP quase que uma “vaca sagrada” para os leitores jovens e mesmo para os que naquela época já eram balzaquianos, maduros ou decanos.

    Com boa edição, textos bem redigidos e poucos erros de digitação, a FSP consegui credibilidade. Até fins ada década de 1990 e mesmo início da seguinte a FSP publicava um caderno sobre vestibular e concursos. O material era bom, as questões bem elaboradas, as resoluções e dicas eram claras, quase não havia erros. Cadernos de cultura e variedades, como Ilustrada, também firmavam novoparadigma, depois copiados por outras publicações. [..]

    Com as técnicas e jogadas citadas – além de muitas outras – a FSP enganou muitos por muito tempo.  Mas do ponto de vista editorial a FSP sempre foi reacionária, conservadora e simpática à ditadura. O jornal dos Frias sempre foi anti-esquerda, anti-PT, anti-causas sociasi e inclusivas. A Folha só noticiou a compra de votos para  reeleiçaõ de FHC em mao de 1997, três meses após EC ter sido aprovada na Câmara e no Senado, ou seja, quando a divulgação dos crimes já não tinha impacto político e não poderia reverter os efeitos deletérios que permitiriam a privataria e o desmonte do Estado Brasileiro.

    Fico surpreso, quando leio artigo de jornalista experiente, como Rui Daher, só agora, em abril de 2018, admitindo que foi enganado por 40 anos pelo jornal da Barão de Limeira. Eu não me deixo enganara pelos veículos do PIG/PPV há pelomenos 10 anos.

    1. Demorei mesmo, João de Paiva

      Penitencio-me. Mas cativavam-me alguns colunistas, uns equilibrados, outros imperdíveis (lembra de Marilene Felinto?), e assim fui indo até ver que a escrotidão indutora era tanta que nem mais os colunistas compensavam.

      Abraços 

  11. Prezado Rui
    Bom dia 
    Deixei

    Prezado Rui

    Bom dia 

    Deixei de ler o pasquim a mais de dez anos!

    PS.: lembre-se, o portal uol também é deles!

    Abração

  12. bom, muito bom!

    Sou outro que deixou de ler a FSP. Lá em casa desde os anos 70 liamos o jornal.

    Hoje, não leio nem de graça.

    O fato de ter alguns colunista de esquerda é só para parecer que é pluralista.

    Eu acho que devem sim, ficar por lá, quem sabe conseguem convencer alguns dos coxinhas a mudar de lado…

    1. José Antônio,

      concordo que os colunistas de esquerda devem lá permanecer, mas não para os coxinhas, pois estes não os leem, mas para nós quando reproduzidos em outras publicaçãoes.

      Abraços

  13. O tal do otavinho quer mesmo


    O tal do otavinho quer mesmo é o bolso cheio de dinheiro, sua “sabedoria” é escolher o lado que lhe paga mais.

    1. Edivan,

      ele é pior que isso, pois conduz centenas de milhares de pessoas a pensarem contra um país mais justo e menos desigual. De forma disfarçada e cínica.

      Abraços

  14. “O RABO DO SEO FRIAS” PERTENCE A OUTRO …

    Legal que (f)rias e sua redação sabem disso. Sabem que nós sabemos que “o rabo deles mudou de dono”. Em tempo: dia desse naquelas festinhas de aniversário de criança, na minha mesa 2 assinantes de Folha e um do Estadão. Comentam: um deles diz, “olha leio pq é hábito, pq acabo renovando po 1 ano… mas já não acredito mais no que está ali”. Uma mãe diz, eu também. As vezes nem tiro o jornal daquele saquinho. O cara que assinava o Estadão: ah é uma questão de saudosismo, pois meus pais eram professores e liam a Folha. Se foram e acho legal continuar, mas confesso que quase não leio. Vai tudo para pilha de reciclado”…  Conclusão: continuem “cagando para a verdade e tentando manipular o leitor”. assim vcs vão ruir mais depressa!

    1. Aleminas,

      Esse dia está perto de chegar, por isso mudam-se para outras plataformas, mas com o mesmo ranço de proteção às elites econômicas. 

      Abraços

  15. PRA PENSAR

    E O QUE ACONTECERIA COM ESSE JORNALISMO DE MERDA PRATICADO POR FOLHA,ESTADAO,GLOBO, VEJA,ISTO É E OUTRAS PORCARIAS SE, DE REPENTE, DONOS DE BANCAS DE JORNAIS SIMPLESMENTE PARASSEM DE REVENDER ESSES LIXOS FACE A AMEAÇAS DE QUE SUAS BANCAS PEGARIAM FOGO SE ELES CONTINUASSEM A VENDER OS TAIS LIXOS ?

  16. Prezado Rui,

    nesse tempo de Internacional o importante era “a terra para produzir”. Hoje, são “likes para se “aparecer”.

    1. Maria Carvalho,

      olha que “terras para produzir” o Brasil tem muitas, nem sempre bem tratadas, mas creio que os “likes” em muito as superaram.

      Abraços

  17. Eduardo Pereira,

    Creio possível apenas pelo esgotamento econômico-financeiro. Fora isso … Uma possibilidade seria mudar a lei em relação ao capital estrangeiro na mídia e deixar entrar grupos como Guardian, Independent, Le Monde, El País, etc., no mundo impresso.

    Abraços 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador