MPF quer anular decreto de Bolsonaro que permite exploração de salinas em áreas de preservação

 

Foto: João Maria Alves

Por Pedro Torres, da agência Saiba Mais

Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação contra o decreto do Governo Bolsonaro que autoriza o funcionamento de salinas em áreas de preservação permanente (APPs), no Rio Grande do Norte. A ação civil pública (ACP) requer, ainda, a retirada de 18 empresas salineiras do Estado que atuam ilegalmente em áreas de preservação permanente (APPs).

A medida, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro para permitir a exploração das empresas,  conforme afirma o MPF, se baseou em motivo falso e desrespeita leis ambientais porque prevê a exploração salineira em áreas que são preservadas ambientalmente.

A ação foi protocolada na 10ª Vara da Justiça Federal no RN e inclui um pedido liminar para suspender o decreto que trará os riscos para o ecossistema, caso a nova regra seja mantida em vigor. 

Salinas ocupam áreas irregularmente

Estudos técnicos apontaram que aproximadamente 3 mil hectares de áreas de preservação permanentes (sobretudo manguezais) são ocupados irregularmente por salineiras no Rio Grande do Norte.

No início deste ano, o MPF ingressou com ações contra 18 empresas do setor, pedindo a remoção da produção de sal das APPs para outras áreas e a recuperação dos espaços degradados.

Leia matéria completa aqui

 

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador