Brasilianas.org sobre Cidades Inteligentes

Por Bruno de Pierro, no Brasilianas.org
Da Agência Dinheiro Vivo

O tema do Brasilianas.org da próxima segunda-feira (05), às 22h30, será Cidades Inteligentes. Centros tecnológicos e de prestação de serviços, as cidades do século 21 se configuram, em ritmo crescente, como pólos informacionais, no contexto de uma rede interligada. Essa dinâmica exige novas formas de organização do espaço urbano, com gerenciamento inteligente, capaz de tornar mais eficientes as estruturas de transporte, logística, rede elétrica e banda larga, por exemplo.

Para debater o assunto, Luis Nassif recebe, no estúdio da TV Brasil, Marcos de Carvalho Marques, responsável pela área de Cidades Digitais do CPqD; Tereza Nascimento, da IBM Brasil; e Mário Márcio Campolina, prefeito da cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais.

DadoDados levantados na  IBM mostram que 14,7% do total de energia produzida no Brasil é dissipada no processo de distribuição. No caso específico do setor de energia elétrica, o uso das redes inteligentes, “Smart Grid”, ainda aguardam regulamentação no Brasil. Tecnologias são vistas como uma forma de permitir o controle de gasto pelo consumidor, ampliar a eficiência energética, podendo até mesmo trazer mais competitividade ao setor. Mas ao comparar a realidade e a dificuldade de acesso nos grandes centros, pode ser difícil imaginar a implementação de todas as potencialidades da rede. Seria também uma forma de reduzir as perdas das concessionárias e baratear as contas de energia.

O Brasilianas.org quer discutir as ferramentas tecnológicas utilizadas na gestão urbana; as redes Smart Grids e a sociedade informacional; e como serão as cidades do futuro.

Lembrando que esse programa é gravado; portanto, os telespectadores não poderão enviar perguntas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome