PM retira estudantes do Centro Paula Souza

Jornal GGN – Na manhã de hoje (6), a Tropa de Choque da Polícia Militar invadiu o Centro Paula Souza para cumprir reintegração de posse e retirar os alunos que ocupam o local desde a semana passada, em protesto contra os desvios da merenda na Estado de São Paulo. 

Nesta semana, a PM havia entrado no Centro Paula Souza sem o mandado de reintegração tem ser expedido. Depois, um juiz estabeleceu regras para a ação, como a proibição do uso de armas, letais ou não. Uma liminar do Tribunal de Justiça permitiu a utilização de armas como sprays de pimenta.

Os policiais retiraram os estudantes pelo braço e alguns deles foram arrastados. Cerca de cem policiais participaram da ação. Após a desocupação, os estudantes saíram em caminhada, e tentaram entrar na Fatec da Avenida Tiradentes.

Além de derrubar a proibição do uso de armas, a liminar concedida pelo desembargador Rubens Rihl, da 1ª Câmara de Direito Público do TJ-SP, tirou a exigência da presença do secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, na operação. 

De acordo com o G1, o governo Geraldo Alckmin enviou à Assembleia Legislativa seu plano de diretrizes orçamentárias para 2017, com a previsão de reduzir de quase 4 mil vagas nos processos seletivos das Etecs e das Fatecs, administradas pelo Centro Paula Souza.

Do G1

Tropa de Choque invade Centro Paula Souza e retira estudantes

 

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) invadiram o Centro Paula Souza às 6h40 desta sexta-feira (6) para acompanhar reintegração de posse. O complexo foi ocupado por estudantes, como protesto contra o escândalo das merendas em São Paulo. Liminar do Tribunal de Justiça permitiu o uso de armas durante a ação.

Os policiais retiraram os estudantes pelo braço e alguns foram arrastados. O prédio foi esvaziado por volta das 6h50. Cerca de cem policiais armados com metralhadoras e sprays de pimenta participaram da ação. Ninguém foi preso.

Segundo a Polícia Militar, houve apenas uso moderado da força e nenhum armamento não letal, como bombas e sprays, foi utilizado. Depois da desocupação, oficial de Justiça fezvistoria e levantamento dos objetos do Centro Paula Souza.

Após serem retirados do prédio, os estudantes saíram em caminhada com uma faixa vermelha “pela educação”. Eles fecharam duas pistas do Corredor Norte Sul. Na sequência, os alunos tentaram entrar na Fatec da Avenida Tiradentes e policiais impediram. Houve um princípio de tumulto.

Uma liminar expedida pelo desembargador Rubens Rihl, da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo(TJ-SP), na tarde de quinta (5) derrubou as exigências feitas à Polícia Militar (PM) e à Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) e determinou a reintegração imediata de posse do Centro Paula Souza.

Pelo despacho, está dispensada a presença do secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, assim como a exigência de que não fosse usada armas letais ou não letais pelos policiais.

O desembargador afirmou que caberá ao comandante analisar a conveniência ou não do uso da força e dos recursos necessários, “na proporção adequada para o cumprimento da liminar, tendo-se em vista, sempre, a preservação do patrimônio e a integridade física dos envolvidos, tais como policiais militares, alunos, transeuntes, dentre outros”.

O Centro Paula Souza é responsável pelas Etecs e Fatecs do estado de São Paulo. No prédio ocupado, na região central de São Paulo, funciona a área administrativa do Centro Paula Souza e também a Etec Santa Ifigênia.

Uma liminar expedida pelo desembargador Rubens Rihl, da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo(TJ-SP), na tarde de quinta (5) derrubou as exigências feitas à Polícia Militar (PM) e à Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) e determinou a reintegração imediata de posse do Centro Paula Souza.

Conforme o G1 informou nesta quinta-feira (4), a gestão Geraldo Alckmin enviou à Assembleia Legislativa seu plano de diretrizes orçamentárias para 2017 prevendo redução de quase 4 mil vagas nos processos seletivos das Etecs e das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) em comparação com o que foi previsto no Orçamento de 2016.

Tanto as Etecs, que oferecem cursos técnicos, como as Fatecs, que oferecem cursos tecnológicos de nível superior, são administradas pelo Centro Paula Souza, cuja sede está ocupada desde o dia 28 de abril. Os estudantes protestam, entre outros motivos, pela falta de merenda em unidades das Etecs.

A Secretaria de Planejamento do governo do estado disse ao G1 que o Centro Paula Souza iria responder sobre a redução de vagas. O Centro Paula Souza afirmou que as variações nas matrículas dos ensinos técnico e tecnológico são “normais” e que “alguns cursos deixam de ser ofertados temporariamente por falta de demanda”.

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns à PM de São Paulo!

    Parabéns à PM de São Paulo! Não houve a pancadaria desejada pelos estudantes. Um dia o ensino de São Paulo chegará ao nível de excelência da Bahia e do Acre, governado tanto tempo pelo icorruptível e tão perseguido Partido dos Trabalhadores.

  2. Liberdade abra as asas sobre nós
    Essa é a liberdade pregada pela direita. Só podemos dizer , sim senhor . Agora creio que as pessoas entendem que não estamos numa democracia. Quem tem o poder não se sente parte do povo,e sim, acredita estar acima dele.

  3. A gente quer saber até onde

    A gente quer saber até onde irá essa truculência de Alckimin. Nesse imbróglio se misturam muitos atos criminosos, mas tem um que salta aos ohos: truculência e arbitrariedades cometidas contra pré-adolescentes e adolescentes. Esses casos já foram parar em foro internacional, mas parece que nada existe na cabeça desses trogloditas que possam reverter a situação.

    É o Brasil pegando fogo.

  4. O Cacetete Da PM Como Diploma


     Para aqueles que anceiam por livros para saciar a fome de conhecimento, o projeto educacional do PSDB oferta-lhes um intensivão de PANCADAS e o CACETETE da PM como diploma!

  5. Fico pensando

    nas pessoas de boa índole que acreditaram, algumas ainda acreditam, nas letras S e D da sigla dos tucanos.

    Her Opus Dei está mostrando para os brasileiros e para o resto do mundo (sim Geraldo, não adianta a Globo esconder) como funciona o seu aparato repressor: valentes e destemidos com trabalhadores e estudantes, flores de seda quando se trata do crime organizado.

    Alckmin é apenas isso: um fascista canalha.

    1. ando descrente

      Não acho que existam pessoas que acreditam nisso: social democracia no PSDB.

      Os exemplos que eu (infelizmente) conheço adooooram a repressão.

       

      Comentário duma tucana hoje ao chegar ao traballho: “que ódio dessa meia dúzia de baderneiro, fecharam avenida, caos no transito (…) e meu filho ainda quer fazer fatec, não vou diexar! prefiro pagar do que deixar ele estudar naquela bosta, onde meia dúzia de baderneiros e professores vagabundos fazem greve e atrapalham todos os alunos”

       

  6. Vejam o que essa “matilha” é
    Vejam o que essa “matilha” é capaz de fazer. A ditadura indonésia, apoiada pelos EUA(sempre eles), nos sessenta, criaram milícias, esquadrões da morte formados por uma malta que foi doutrinada(e ainda é!) a perseguir, entregar “comunistas” q não tinham religião e “faziam sexo com mulheres do vizinho”. Isso justificava decapita-los, colher o sangue em copo e bebe-lo para não ficar louco. Em “The Look of Silence”, Joshua Openheimer, Dinamarca, Netflix.
    Qualquer semelhança com o q se vê por ai não será coincidência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador