“Tememos lideranças oportunistas”, diz CNTA a caminhoneiros

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Foto: Jornal Cidades
 
Jornal GGN – “Tememos que algumas lideranças oportunistas confundam os caminhoneiros”, disse o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, pedindo cuidado. “Temos indícios de que falsos líderes estão tentando se legitimar como representantes dos caminhoneiros autônomos, aproveitando-se do desespero da classe e a insatisfação política e econômica da população, para se promoverem ao invés de apresentar propostas concretas para os problemas”, completou em nota.
 
A Confederação emitiu o comunicado, lembrando que sempre apoiou o movimento, mas buscando soluções, e alertou contra manifestações “sem propostas concretas”, que “nada adiantam”.
 
Os protestos tiveram início há duas semanas e paralisam rodovias federais. Hoje, já são 24 interdições em vias do Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A última quarta-feira (25) foi o auge dos bloqueios registrados pela Polícia Rodoviária Federal, marcando 129 paralisações.
 
A categoria ameaça ocupar a Esplanada dos Ministérios com 5 mil caminhões, e estariam se reunindo em postos próximos ao Distrito Federal. A informação da Polícia é que não há nenhum bloqueio nas rodovias que dão acesso ao DF.
 
A CNTA questiona quem está custeando a movimentação desses caminhoneiros à Brasília. Para percorrer de Porto Alegre até a Esplanada gasta-se em torno de R$ 3,5 mil de combustível para um caminhão, excluindo o custo com pedágio e alimentação. “Com certeza não são os autônomos que irão arcar com este custo, pois já amargam o prejuízo de 11 dias parados”, alertou Bueno.
 
O presidente da Confederação concordou com a importância de chamar a atenção do poder público e da sociedade para os problemas graves que enfrentam, “mas é preciso agir com coerência”, disse. 
 
Dentre as reinvidicações apoiadas pela CNTA estão a tabela mínima de preços de frete para os caminhoneiros autônomos e a diminuição da carga tributária do óleo diesel. “Tabela de frete é uma regulação de mercado, então cabe a nós entrarmos em um acordo quanto a preços mínimos e exigir das transportadoras o cumprimento”, ressaltou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se for real trata-se de uma operação de guerra.

       Não se monta um trabalho de logística desses a toa, se não for blefe é coisa de serviço secreto estrangeiro e deve ser montada uma operação com força suficiente para brecar isso.

    1. Estrangeiro o car…ho. Tudo

      Estrangeiro o car…ho. Tudo empresário brasileiro, por interesse de políticos brasileiros, dos mais safados.

  2. Para barrar isso eu colocaria

    Para barrar isso eu colocaria blindados pesados nas principais vias de acesso ao Distrito Federal e na esplanada dos ministérios.

  3. Greve dos caminhoneiros

                                                                        Greve dos caminhonoeiros golpistas.

           

    É lamentável o papel dos caminhoneiros nesse movimento golpista, hoje o Brasil está passando por um ajuste que poderia 

    ter acontecido em 2008, logo após a crise economica que começou nos EEUU  com a quebra do sistema financeiro, e chegou 

    a toda a Europa com desemprego em massa.

    No Brasil essa greve começou com um caminhoneiro pedindo a renuncia de Dilma. Em Mato Grosso um imbecil caminhoneiro atravessou sua carreta de tres eixos sobre a pista, causou um congestionamento gigantesco, e uma faixa pedindo a renuncia 

    de Dilma, e o pior de tudo isso, as reinvidicações são diminuição do preço do combustível e preço dos pedágios, hora quem controla preços de pedágios e em grande parte os preços dos combustiveis são os governos estaduaisICMS sobre combustivel se aproxima de 25% e em algumas praças de pedágio se cobra mais de 13 reais por eixo, imagine uma treminhão com 7 eixos quanto gasta!

    Em São Paulo o imposto sobre combustíveis chega a um terço do valor sem contar os absurdos que se cobra pelos pedágios!

  4. Eu chamava os militares e

    Eu chamava os militares e botava tanques e soldados para acabar com isso…

    Só precisa ver se as FFAA vão lá fazer isso ou…

    1. A greve dos caminhoneiros é,

      A greve dos caminhoneiros é, na pior das hipóteses, um caso de polícia.

      Chama os militares para fazerem política, e depois quem é que manda eles embora? E quando? 21 anos depois?

  5. E ……………………………

    Lembrem-se de como começou a derrubada do Governo no Chile de Salvador Allende ?

    Por trás daquele movimento, esava a CIA, a financiar os caminhoneiros, e que foi provado depois do leite derramado !!!

    E de que adiantou ? Nada…, pois o golpe já estava feito !!!

    Aquí, com o apoio da maldita midia prostituta, poderá ocorrer o mesmo, pois ela etá moribunda e tudo fará para entregar o País aos abutres estrangeiros que querem voltgar saquear o pais como faziam antes do governo do PT !!!!! 

  6. Taela de frete!!!! meu

    Taela de frete!!!! meu deus!!! querem que o governo interfira até nisso.ICMS é imposto estadual e só o legislativo pode alterar isso com a anuência dos governadores que temem perder receita.

  7. Afinal…

    para que servem mesmo a ABIN e a PF, a inteligência do Governo Federal, será que estão ocupados em seguir os passos dos “subversivos perigosos” do MST, ou das organizações que planejam um ato dia 13 em defesa da Petrobrás… e por tabela do Governo Dilma?

    Esses calhordas da direita e extrema-direita aprontam na cara dura pra cima da Dilma e seus informantes não detectam nadica de nada; ou são lerdos ou estão a serviço dos golpistas.

    Tá rodando no fascisbuque uma postagem do pai de Mainardi dizendo explicitamente que ela e Lula tem quer ser “eliminados”, “neutralizados”, e não vi até agora reação nenhuma da PF ou de ninguém do Governo.

    1. É a velha cegueira …

      É a velha cegueira … “Interesses de fora”, né? Neste caso, são empresários e políticos brasileiros, com todo apoio da mídia corporativa, que não se importam em sabotar e enganar seu próprio povo. Aliás, é nisso que dá os governos do PT cairem nessa armadilha que vem de longe: favorecer em tudo o transporte rodoviário, e os interesses empresariais…

  8. Esse movimento tem sua origem

    Esse movimento tem sua origem e o apoio da CNT do Clésio Andrade. Eles não se conformam por terem PERDIDO AS ELEIÇÕES, a despeito de todas as pesquisas fajutas que produziram, 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador