Cientista sugere que vida começou em Marte

Jornal GGN – O químico Steven Benner, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Westheimer (EUA), apresentou esta semana, durante a Conferência de Goldschmidt, na Itália, uma teoria que remonta enredos de filme de ficção científica. Segundo ele, há indícios que sugerem que a vida tenha originalmente surgido em Marte, antes de vir à Terra. Isso porque os elementos básicos de construção das mais variadas formas de vida, como alguns minerais, não teriam condições de se formar no ambiente hostil que foi a Terra há três bilhões de anos.

Dois desses minerais – boro e molibdênio – são fundamentais na formação da vida a partir dos átomos, segundo ele, já que ajudam na criação de aros de carboidrato, gerando químicos que são posteriormente realinhados pelo molibdênio. “É apenas quando o molibdênio se torna altamente oxidado que ele é capaz de influenciar na formação da vida. Esta forma de molibdênio não existira na Terra quando a vida surgiu, porque há três bilhões de anos a Terra tinha muito pouco oxigênio. Mas Marte tinha bastante”, diz.

É essa combinação de fatores que leva ao surgimento do RNA, um dos dois pilares (ao lado do DNA e das proteínas) que sustentam a vida como a conhecemos. Apesar de não serem tão complexas, a origem das moléculas do RNA ainda são alvo de debates entre cientistas. Mas acredita-se que tenha sido o primeiro a surgir na Terra, há mais de três bilhões de anos. Uma possibilidade para sua formação a partir de átomos, como carbono, seria o uso de energia (calor ou luz). No entanto, isso produz apenas alcatrão.

A criação do RNA depende de um alinhamento especial de átomos em superfícies cristalinas de minerais. Mas esses minerais teriam se dissolvido nos oceanos da Terra naquela época. Mas Benner diz que esses mesmos minerais eram abundantes em Marte. Ele sugere que a vida teria surgido primeiro em Marte, seguindo para a Terra em meteoritos. O clima seco do planeta vermelho é outro fator, já que seria mais propício para o surgimento de vida. “As evidências parecem estar indicando que somos todos marcianos, na verdade, e que a vida veio de Marte à Terra em uma rocha”, diz.

“Por sorte, acabamos aqui – já que a Terra certamente é o melhor entre os dois planetas para sustentar vida. Se nossos hipotéticos ancestrais marcianos tivessem ficado no seu planeta, talvez nós não tivéssemos uma história para contar hoje”, afirma Benner.

Com informações da BBC.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador