Eduardo Cunha e a campanha do segredo, por Janio de Freitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Folha

A campanha do segredo, por Janio de Freitas

Que argumentos Eduardo Cunha formula para atrair prefeitos e políticos regionais para sua candidatura?

A disputa pela presidência da Câmara introduz uma novidade que só se percebe nas suas preliminares, mas não na finalidade que, no entanto, não pode ser insignificante. E o mais provável é que não traga contribuição para atenuar as calamidades da política. Ao contrário.

Ao oficializar sua candidatura, o deputado Eduardo Cunha disse que iria correr o país, e pareceu que apenas usava de exagero para acentuar sua disposição de enfrentar a esperada oposição do governo e dos governistas menos infiéis. As últimas disputas pela presidência da Câmara tornaram normais as imitações de campanha eleitoral, com folhetos programáticos, cartazes, brindes, e outros usos publicitários. Eduardo Cunha sai da norma para o avião.

Se o corpo eleitoral é composto só pelos deputados, aí está o território a ser trabalhado pelos candidatos. Não para Eduardo Cunha. Ele busca fora da Câmara a presidência da Câmara. Viaja mesmo, como disse, pelo país afora, contatando prefeitos não só do seu PMDB, políticos regionais de diferentes partidos, e até governadores que precisam fazer o encontro em sigilo.

É claro que Eduardo Cunha procura conquistar pressões locais sobre os deputados/eleitores, para lhe darem os votos. Sua atual condição de favorito atesta, em princípio, a eficiência dos argumentos que utiliza na campanha fora da Câmara. Mas que argumentos formula para atrair prefeitos e políticos regionais? Que argumentos são esses que não convenceriam os deputados/eleitores em contatos com os próprios, precisando que sejam submetidos a pressões de suas bases políticas? Eduardo Cunha não diz, e os contatados calam. Por certo, com fortes razões para tanta confidencialidade.

Notícias esparsas mencionam viagens de Eduardo Cunha. Nenhuma pôde expor medidas por ele projetadas, caso eleito. Não é só que o país ignore o que pensa da e para a Câmara quem deseja, com tanta determinação, vir a presidi-la. Deputados/eleitores também desconhecem.

Essas coisas não levam a bons prenúncios. Ainda mais com alguém de histórico discutido e de presente perturbador, até para os seus correligionários mais próximos.

Mas Eduardo Cunha faz escola. Nas andanças, que no demais não seria fácil. Um dos seus dois adversários, Júlio Delgado, do PSB, deu para viajar também. Por isso estava no avião da Gol que teve um tremelique no Rio Grande do Sul. O escolado Arlindo Chinaglia, porém, não dá sinais, com seu ar de tédio, do que faz para salvar o governo e o PT da presidência de um dos outros dois. Sobretudo do ameaçador Eduardo Cunha.

DO BURACO AO CÉU

Com previsível fartura de frases feitas e uma passeata patética de poderosos idem, François Hollande derrubou as análises políticas do pós-atentado ao “Charlie”. Todas previram, como efeito da ação terrorista, o fortalecimento da extrema-direita, de Marine Le Pen, e da pretensão de retorno do ex-presidente Sarkozy. O presidente, que já estava em funda rejeição, desceria mais no buraco.

A vulgaridade de Hollande elevou dos 19% aos 40% a proporção dos franceses que nele confiam. Se não cometer algum ato inteligente até a eleição, já passou de derrotado fácil a reeleito sem risco.

Política e eleitorados são o mesmo aqui, lá e em toda parte. As exceções só ocorrem como fenômenos.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ofertas

    Nos só podemos imaginar o que é oferecido nesses encontros. Tenho uma imagem ruim, ou pelo menos carregada de duvidas sobre o governo que se inicia. Nunca desejei estar tão errado.

  2. Eduardo Cunha

    Depois de assistir à entrevista de Joaquim Levy ontem à tarde, acordar com essa notícia sobre o Eduardo Cunha me leva a acreditar que nosso país – e nós do povo – estamos indo ladeira abaixo aceleradamente! Sabia que 2015 seria um ano difícil, mas não tanto assim. E logo nas primeiras semanas do ano. E cadê nossa “presidenta” (sempre grafei Presidente)?

  3. É disso que falo. O pmdb é o

    É disso que falo. O pmdb é o partido mais prostituto e corrupto do mundo, mas não se houve falar, nem  nas vagabundas passeatas paulistas, sobre esse partido. Na verdade, esses passeateiros nem sabem que existem outros partidos´senão o PT. Levar a sério quem nem conhece a história do país e nem está interessado(deve ser muito cansativo e desnecessário para eles, pois, bem informados, não há a possibilidade de aparecerem na tv),  é pedir demais. O RS foi esfoliado por esse partido várias vezes, mas os gaúchos antipetistas colocaram no poder, novamente, quem sempre faliu o estado. Concluo que eleitor vira-lata sempre votará em quem rouba muito, ou pelo menos não faça nada de bom. O sartori que o diga. Assumiu falando cobras e lagartos, oferecendo bananas, literalmente, aos eleitores gaúchos. Antes, na campanha, só falava nada e o gaúcho optou pelo nada. É mole? Mas, pelo menos por aqui, RS, não seguramos no poder o atraso por vinte anos. Alckimin que o diga.

  4. Foi por essa mesma estratégia

    Foi por essa mesma estratégia que Aécio avançou nos votos que quase o colocaram na presidência. Com a ajuda do PMDB atuando em municípios do interior do Brasil. Por essa razão não deram nem darão força para o projeto de participação popular, muito menos para reformas políticas substanciais ou regulação dos meios de comunicação. É a velha guarda política nitidamente retrógrada,atuando subrepticiamente nos bastidores. Com a ajuda de figuras como Arlindo (para quem ele e seu grupo capricham na simpatia?), já viram será o clima nos próximos anos.

  5. Uma das maiores Democracias

    Uma das maiores Democracias do mundo a depender de um crapula.

    De que adiantou tamanho embate eleitoral em 2014, para em 2015, ficarmos acuados diante de um impostor que pode por abaixo um governo democraticamente elito por 54 milhões de eleitores?

    Nossa frágil democracia!!!

  6. e eu pensei que Bolsonaro..

    tinha levado de roldão a Câmara e o Congresso juntos para o fundo do poço com suas atitudes típicas da barbárie  mas nada que esteja tão ruim que não possa piorar: Eduardo Cunha Presidente da Câmara Federal e Ferracinho , assim mesmo no diminuitivo, para Presidente do Senado Federal é para zerar tudo , botar seus black bloc na rua e começar tudo de novo..

    A Montanha está parindo um rato e os paulistanos querendo saber “quem comeu meu queijo”..

  7. QUE PAÍS É ESTE?

    Quando De Gaule disse que o Brasil não é um país sério,  muita gente caiu de pau no ex-presidente francês. A candidatura de Eduardo Cunha vem confirmar a sentença de De Gaule.  O presidente da Câmara Federal é a terceira pessoa credenciada a ocupar a presidência da República.  Como pode um homem com 17 processos criminais nas costas, respondendo a crimes de falsificação de documentos a peculato pode ocupar tão alto cargo? Nada é mais atual do que as sábias palavras de um certo filósofo inglês: um país só melhora quando as pessoas de bem tivrem a mesma ousadia dos canalhas.  O que o povo brasileiro pode esperar deste homem na presidência da Câmara Federal?

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador