Sem diálogo, PMDB dilui força do PT na CPI da Petrobras

 
Jornal GGN – A recém criada CPI da Petrobras na Câmara dos Deputados teve sua segunda sessão marcada pelas tentativas de diluir a força do PT nas investigações. Sem consultar seus pares, o presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), anunciou que criaria quatro sub-relatorias e negou o pedido de se investigar os devios na Petrobras desde o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
 
Motta iniciou o encontro fazendo a leitura do ato de criação das sub-relatorias, que irão descentralizar os trabalhos da comissão e os poderes do PT, que traz o deputado Luiz Sérgio (RJ) no comando da relatoria da CPI. O anúncio gerou tensão e bate-boca na Câmara. O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) chamou o peemedebista de “moleque” e “coronel”. 
 
A CPI tramitará paralelamente às investigações de corrupção da Petrobras no STF (Supremo Tribunal Federal). O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pretende voltar a mira das denúncias para o Palácio do Planalto. Cunha escolheu Motta, deputado de 25 anos, para presidir a CPI. Na sessão desta manhã, o PSOL, PPS e PSB reclamaram que não foram consultados sobre a escolha dos vice-presidentes, também realizada no início desta quinta-feira (05).
 
O poder do relator na CPI é conduzir a investigação e redigir o relatório final, mas o presidente pode estabelecer sub-relatorias, diluindo a força política do relator. Por outro lado, segundo a tradição da Casa, o relator é quem costuma indicar os sub-relatores. 
 
Afonso Florence (PT-BA) e Ivan Valente (PSOL-SP) argumentaram essas informações. Motta rebateu, dizendo que não consta no regimento e que ele mesmo faria as indicações. Valente e Edmilson discutiram, e o último deputado criticou Motta de “moleque”.
 
“Quem manda aqui é o presidente. Não aceito desrespeito. Cabelo branco não é sinônimo de respeito. Não serei fantoche para me submeter a pressão aqui. Não tenho medo de grito. Da terra onde venho, homem não ouve grito”, gritou o peemedebista.
 
“Naquilo que eu achar que é um desrespeito, eu realmente usarei os recursos democráticos, e às vezes o recurso democrático é impedir que uma violência institucional se realize. Me desculpe”, pediu, posteriormente, Rodrigues.
 
O presidente da Câmara apareceu na sessão, depois do tumulto, e defendeu Motta, e disse que a decisão será mantida. “As pessoas estão acostumadas a achar que no Parlamento tem que ter confusão e ganhar no grito”, disse Cunha.
 
Cunha teria ido à sessão para “se colocar à disposição do colegiado”, para prestar esclarecimentos, após a divulgação de que seu nome está na lista de pedidos de inquéritos do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviada ao STF.
 
Apesar de negar o requerimento do deputado Afonso Florence (PT-BA), sobre o pedido de estender as investigações para o governo FHC, afirmando não ter respaldo regimental para isso, Hugo Motta afirmou que não há impedimento para investigar outros fatos que surjam durante a CPI.
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Xadrez da Antologia da ignorância institucional: o sistema judicial, por Luis Nassif

38 comentários

  1. Dilma e o PT vão ficar até

    Dilma e o PT vão ficar até quando fingindo que o PMDB é aliado?

    Não passou da hora do governo chutar essa gente do poder? Melhor hora impossível….

      • de sangrar…

        ou de mostrar que sem a participação civilizada e colaboração de todos nada se resolve?

        se eu estivesse sendo apontado pela mídia como o único culpado de tudo que está acontecendo, também usaria a mesma estratégia, do tipo – deixe que se exponham ou que se mostrem como realmente são

        acredito que a Dilma está contando com a possibilidade da população identificar quem realmente quer que nada mude

        é uma jogada muito perigosa, reconheço

        mas reconheço também que quem nunca jogou assim antes, além de cagão, foi um tremendo enganador

  2. As últimas cpis sobre a

    As últimas cpis sobre a petrobras saíram do nada ao lugar nenhum, seguindo fielmente as tradições em cpis como tanto querem o psol e pt.

    Quem sabe essa, desta forma, não resulte em investigações de verdade ao menos?

     

  3. Agora é hora de ousar

    Se o PMDB foi que teve a iniciativa de tentar botar o governo para escanteio, por interesses próprios de alguns, o resto da boiada segue o líder,  então está na hora de a Dilma botar ministro que quiser e que não seja desse partido de interesses particulares fantasiados de “interesse público”.

  4. Perda de tempo

    O circo está armado, e perde tempo quem se dispõe a acompanhar o andamento. A impressão é que o PMDB faz gênero demonstrando um poder que não tem,  e como é do seu feitio explorará ao máximo essa situação. O país está em segundo plano e o povo, ora o povo! Triste de quem tem essa malta como aliado…

  5. Cadê o Lula?

    Interessante notar que o Lula nunca quis um cargo nesse e no anterior governo Dilma.

    Por que será ?

    Talvez, seja para não “se queimar” juntamente com o governo Dilma, validando a sua candidatura no caso de a vaca ir pro brejo ( sem trocadilho).

    • Lula é Estadista maior que

      Lula é Estadista maior que Dilma, não faz sentido ele ter cargo no Governo dela, pois seria maior que ela.

      E creio que ele se candidata em 2018 somente se a economia estiver pelo menos razoável, coisa que não está no momento.

      Quem está bem na fita, por enquanto, para 2018, é só o Alckmim.

      • Daniel, creio que Alckimim

        Daniel, creio que Alckimim não tem voto para ser eleger Presidente, a exceção de São Paulo e do Sul. Creio, também que a aposição e o PMDB não conseguirão os seus objetivos, ou seja: ter o poder nas mãos. Meu caro, como Cid Gomes falou: estamos em “guerra”. Para vc vencê-la, tem que ter estratégia. Tenho certeza que Lula e Dilma tem. As peças fundamentais são osministros Kassab e o da Justiça … preste atenção nos seus movimentos ..Colega, Muitos criticam o ministro Levy (confesso que critiquei-o em certo momento) mas ele está fazendo o seu trabalho como deve ser; arrumando a casa. Com isso não quero dizer que o ex-ministro da fazendo não foi bom, pelo contrário, no seu momento foi excelente. Entretando, temos que entender que o momento é outro. . Por fim, tenho certeza que Lula jamais retornará a concorrer a presidencia, por opção própria.   

      • Daniel, creio que Alckimim

        Daniel, creio que Alckimim não tem voto para ser eleger Presidente, a exceção de São Paulo e do Sul. Creio, também que a aposição e o PMDB não conseguirão os seus objetivos, ou seja: ter o poder nas mãos. Meu caro, como Cid Gomes falou: estamos em “guerra”. Para vc vencê-la, tem que ter estratégia. Tenho certeza que Lula e Dilma tem. As peças fundamentais são osministros Kassab e o da Justiça … preste atenção nos seus movimentos ..Colega, Muitos criticam o ministro Levy (confesso que critiquei-o em certo momento) mas ele está fazendo o seu trabalho como deve ser; arrumando a casa. Com isso não quero dizer que o ex-ministro da fazendo não foi bom, pelo contrário, no seu momento foi excelente. Entretando, temos que entender que o momento é outro. . Por fim, tenho certeza que Lula jamais retornará a concorrer a presidencia, por opção própria.   

  6. Com o PMDB está bem dificil,

    Com o PMDB está bem dificil, mas sem, o Governo iria Governar minimamente com quem ?

    A questão no País está ficando bem complicada.

    Como que os dois presidentes do congresso vão ser investigados no STF e vai ficar por isso mesmo ?

    Quando for aberto esse pedido, dependendo do conteúdo, os dois, Renan e Cunha, terão que ser afastados imediatamente, pois já estão começando a atrapalhar o País com suas declarações e ações frente às duas casas.

    Só não sei se isso, o afastamento dos dois, será bom ou ruim para o Governo.

    • A estratégia de ambos,

      A estratégia de ambos, Daniel, é a mais infame possível. É simplesmente cooptar o consórcio político-midiático através de um espetacular viés anti-governista e anti-petista que emerge na bacia das almas. 

      Qualquer escroque, qualquer pulha, será “perdoado” e receberá tratamento diferencial se for para lascar o atual esquema de Poder. 

      O mais dramático é que muitos deputados da base o seguirão. 

      O cenário político para Dilma se mostra aterrador. Irmanados com a oposição simplesmente engessarão o governo. 

  7. E pensar que gastamos um

    E pensar que gastamos um dinheirão para fazer o show da democracia na eleição… e eleger um baixo clero como este. Eita dinheiro jogado fora, siô!

  8. Na primeira indicação a sub

    Na primeira indicação a sub relatoria: (não tem como não lembrar). As outraas inda não sei quem são os indicados.

    https://www.youtube.com/watch?v=dq7U5OJfniE

    Texto síntese do video: (copia)Publicado em 7 de mai de 2012

    Dia 24-03-2010 a Deputada Cidinha Campos fala sobre “os que mamam”. Ela fala que todos os deputados são omissos. Critica, bate e xinga de ladrão o Deputado José Nader que se “auto” indicou para uma vaga no Tribunal de Contas. Faz referência também a operação denominada “Roupa Suja”, que contou com 90 policiais, provas documentais e monitoramento telefônico, cumpriu, das 4h às 6 horas, 18 mandados de busca e apreensão e 11 dos doze mandados de prisão expedidos pela 4ª Vara Federal. Entre os presos está o empresário Altineu Pires Coutinho, pai do secretário Estadual da Infância e Juventude, Altineu Côrtes (Candidato a Prefeito de Itaboraí). Coutinho, que é dono de diversas empresas, entre elas a Brasil Sul, é apontado como um dos responsáveis pelos esquemas. Ele já havia sido preso em 92 por corrupção e segundo o procurador da República Carlos Alberto Aguiar, teria ligações com o tesoureiro do ex-presidente Fernando Collor de Mello, Paulo César Farias, o PC – assassinado em Alagoas.

     

     

  9. Marco: Dilma e o PT vão ficar até quando …

    Marco … ó, o PT tá fudido. Tá perdendo todas de goleada. Mesmo disfarçando que ainda tem “algum relacionamento” com o PMDB. Se mandarem Cunha, Temer e Renan e seus micos amestrados para PqP, aí piora. Dilma não governa. Aliás, o circo tá armado para cozinhar Dilma e o PT, em fogo brando, até 2018. Lula pede para a militância ir para rua. Se for, bingo! Dá para reverter. Acho difícil pq os militante (pelo menos os que eu conheço) estão de saco cheio com o nhen nhen nhen da presidenta. Com nhen nhen dos Mercadantes da vida. Com a cara de Dilma fechada, seu mau humor, sua falta de habilidade para se comunicar com os 54 milhões de eleitores. Todo petista sabe que Dilma é um mulherão. Honesta, coração valente, lutadora… Mas essa falta de tesão da presidenta para ir para cima, ferra a cabeça de qq um.  Não tem ânimo pelo menos para tentar espremer essa coisa chamada “cunha”. Responder a altura para esses ‘tucanos inodoros” que zombam, desrespeitam e mentem o tempo inteiro do governo… E também falta culhão (desculpe o termo) para esses parlamentares petistas. Os caras parecem que foram picados pela mosca tsé-tse. Parece que foram proibidos de reagir. Aí, agora, resta à militância ir pro pau. E coragem para apanhar.  Pq Marco, que vai ter briga feia vai! Os caras estão estão se preparando. Com a ajuda da mídia ignorante e partidária (chamada PIG) e que é engordada por quem? Pelo PT … só rindo (ahahah) ou chorando (buááá). abs

  10. E ainda tinha gente que se

    E ainda tinha gente que se jactava da grande coalizão, iniciada com Lula e agigantada com Dilma.

    O PT escolheu o caminho mais fácil, o fisiologismo, e criou um monstro.

    O PMDB é  governista desde desde a Democratização e o PT achou que, fatiando o Estado, iria colocar um guizo nos malandros.

    Isso aí é consequência do Gênio Lula! Achou uma solução simples para um problema complexo e deu no que deu.

    Lula só é gênio na hora de largar a “cumpanheirada” prá se safar, de resto…

     

    • De resto, como sempre, estais

      De resto, como sempre, estais atrasado; de resto, como sempre,  não tens visão nenhuma de nada: só sabe apelar para as palavras de ordem e os juízos sem nenhuma substância. 

      O PT e as esquerdas jamais poderia governar sozinhos, sabichão. A composição política além de se fazer necessária é um recurso válido, portanto utilizado, pela maiores democracias. 

       

       

  11. Quem elegeu esse sujeito aí,

    Quem elegeu esse sujeito aí, que se arvora em ser macho só por ter nascido na Paraiba (sic) foi o povo sem vergonha que cai cxomo pato no canto das sereias políticas.

    De que adianta eleger Dilma e ao mesmo tempo um congrsso de baixíssima qualidade como este?

    “Luis Inácio falou

    Luis Ináci avisou

    São 300 picaretas

    Com anel de doutor”

    by Paralamas do Sucesso…

  12. Não tem jeito: essas CPIs

    Não tem jeito: essas CPIs simplesmente estão desmoralizadas. Ninguém, nem seus próprios integrantes, acreditam que delas saia alguma coisa além de discursos vazios, discussões e arranca rabos próprios de assembléias estudantis.

    Criadas com o único propósito de dificultar a vida de adversários, serve apenas para parlamentares terem seus minutinhos de fama nas telas de TV. 

    Um desperdício do dinheiro dos contribuintes. 

  13. Essa turma do PMDB, PSDB e

    Essa turma do PMDB, PSDB e depois de ontem uma parte do MPF, estão fazendo um mal filho da puta ao país.

    Estão permitindo que se perpetue a roubalheira desses partidos.

    Nesse mar de lama e gatunagem, só encontrarma um “ladrão” até agora, o PT.

    Isso dá uma tristeza do cão !

  14. Olha o Lulismo aí gente!!!

    Ora, mais o Lula não o gênio que construiu uma coligação gigante para o “bem do Brasil”?

    O PT alimentou as cobras, agora tem que se virar, se ceder ou fugir da batalha a desmoralização será maior…

  15. Agora fiquei numa puta

    Agora fiquei numa puta dúvida: o congresso é cercado e coberto. Virou um hospicio ou um circo?

    Mas mudando de pato para ganso: acho uma gracinha os “petistas” virem aqui meter o pau no sapo barbudo, dizendo que ele criou o fisiologismo e outros que tais. Ou são muito inocentes ou estão de má fé. 

  16. Pura chantagem do PMDB contra

    Pura chantagem do PMDB contra o governo federal. Querem desgastar o governo Dilma ao máximo para justificar o golpe. Tenho para mim que o PMDB já foi comprado para o golpe, pois é a única forma de, a um só tempo, assumir a presidência da República e livrar a cara dos caciques do partido, todos envolvidos nos esquemas de corrupção do Lava Jato. É a outra forma de delação premiada.

    Na justiça, os doleiros e delatores bandidos fecharam acordo para livrar a própria pele, apresentando denúncias seletivas contra o governo federal e estamos percebendo o quanto esta operação foi calculadamente montada para fins políticos. Contra a Petrobras, contra o governo federal, e como instrumento para quebrar a frágil aliança do governo com o PMDB.

    É graças a esta operação que a mídia conseguirá arrancar do PMDB o que lhe interessa: a cabeça do governo, em troca da premiação que virá depois, ou seja, a presidência da repúlbica totalmente submetida a um acordão com os tucanos, a mídia e as elites neoliberais – e lógico, o esquecimento das acusações. Quem se lembra do mensalão tucano, dos aeroportos de Aécio ou do trensalão? O STF não vai condenar os caciques do partido que domina o congresso e pode cassar os ministros quando bem entender; a mídia já fechou acordo com Eduardo Cunha e agora força Renan a seguir o mesmo caminho: ataque o governo e seja premiado.

    O governo federal, com toda a costura política que fez, distribuindo ministérios e vantagens, só consegue apoio de 130 a 140 deputados, no máximo. Não dá para segurar o golpe. A única saída para o governo é a mobilização popular. Mas, com  que mídia o governo vai se comunicar com a população? Com que planos de governo? Certamente não será cortando no seguro desemprego e nas pensões. Se o governo não conseguir formar uma base de apoio – e com este congresso de fundamentalistas e fisiológicos e neoliberais está cada vez mais difícil tal apoio – o governo vai ter que mudar de atitudes – se houver tempo, é claro. Nas comunicações e nas propostas políticas. Uma questão de sobrevivência. Até porque as instituições estão cercadas pelo esquema midiático golpista, pela força do capital, por um congresso dominado pela direita e um aparato judicial – boa parte dele, pelo menos – pronto para legitimar mais um golpe paraguaio.

    Falta povo nessa trama diabólica.

  17. Nicho de mais…Brasil ta uma bagunça…

    Namoral… num da pra ficar do lado de nenhum partido…tudo jogo de interesse…Desse jeito que o Brasil anda nem sei onde iremos parar….

    decepção…

  18. Além desse circo todo, li no

    Além desse circo todo, li no portal do Estadão que essa CPI vai contratar a empresa americana Kroll para investigar mais.  Reavivando a memória recorri à Carta Capital que fez amplas matérias sobre espionagem da Kroll em nosso país. Junta Kroll e Daniel Dantas e vejam o resultado.  E essas antas do Congresso vão gastar nosso dinheiro com a Kroll! É, realmente quem está cuidando do galinheiro são as velhas raposas pagas  e treinadas de sempre!

  19. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome