10 decisões que Temer tomou para agradar militares

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Marcos Corrêa/Agência Brasil
 
Jornal GGN – A Folha de S. Paulo divulgou nesta segunda uma reportagem mostrando algumas das ações que Michel Temer tomou, desde que assumiu o lugar de Dilma Rousseff, para agradar os militares. Entre elas está a entrega de vários setores do Executivo que historicamente vinham sendo ocupados por civis. O mais expressivo deles é o Ministério da Defesa, que agora está a cargo de um general.
 
Segundo o jornal, Temer se aproximou dos militares quando, ainda vice-presidente, foi escalado para coordenar o plano nacional de fronteiras.
 
Para ler a reportagem completa da Folha e saber detalhes, clique aqui.
 
Abaixo, uma lista com 10 ações de Temer para estreitar os laços com os militares.
 
1 – Recriou o GSI (Gabinete de Segurança Institucional)
 
2- Tirou o controle da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) das mãos de um civil e passou para o general Sérgio Etchegoyen
 
3 – Autorizou a intervenção na segurança pública do Rio
 
4 – Criou um Ministério Extraordinário da Segurança para Raul Jungmann, que deixou o Ministério da Defesa para o general Joaquim Luna e Silva. Pela primeira vez desde sua criação, a Defesa foi ocupada por um militar. Folha diz que Temer “estaria procurando um diplomata para ocupar a vaga”, mas que os militares tratam a mudança como definitiva
 
5 – Entregou a presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio) para o general da reserva Franklimberg Freitas. Primeira vez que o cargo é ocupado por um militar.
 
6 – Entregou cargos estratégicos de segundo escalão, como a chefia de gabinete da Casa Civil, para o general Roberto Severo Ramos
 
7 – Permitiu operações do tipo “garantia da lei e da ordem” em 4 estados
 
8 – Autorizou varredura em 34 presídios estaduais
 
9 – Usou os militares como segurança da Esplanada quando manifestantes foram a Brasília
 
10 – Mudou a lei para permitir que militares sejam julgados apenas pela Justiça Militar a partir de agosto, por crimes praticados durante operações de rua
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. TEMER MILITARES

    Com todo o fisiologismo próprio do PMDB, suas manobras de manter-se e ampliar-se no poder SEMPRE, com todo o sistema corrupto em todas as dimensões possíveis…, creio que a história mostrará Michel Temer como um ótimo governante.

    Sua postura de recuperar a economia de forma pragmática, atos como a normalização das atribuições das forças armadas na SEGURANÇA NACIONAL (e longe da corrupção endêmica da política, graças à Deus!), mostram ele como um hábil negociador político e líder.

    Infelizmente mostra-se que homens bons, bem preparados e talentosos na política durante suas vidas em Brasília se dobraram e participaram da sujeira da política e do poder.

    Que apesar do bom resultado que ele vem conseguindo, jamais seus crimes enquanto protagonista da política suja sejam relevados e que ele tenha sua punição, bem como TODOS os que participaram da deturpação do PODER no Brasil até agora!

    Abraços!

  2. O mal que esse usurpador faz

    O mal que esse usurpador faz ao país é imensurável. Foi capaz até mesmo de descaracterizar o caráter civilista do governo, um fundamental e expressivo avanço proporcionado pela Constituição de 1988. Aliás, é apenas mais um dos vilipêndios cometidos contra a Carta Magna. 

    Michel Temer é um maquivélico de mão cheia. Para compensar a impopularidade e o descrédito junto a opinião pública, buscou compensação via relacionamento espúrio com parte do Congresso(toma lá, da cá) e uma anacrônica reintrodução do estamento militar nas hostes do governo. 

    Quem perde, e muito, com isso, são os próprios militares. 
     

  3. Mais cinco decisões do vampiro traidor para agradar os milicos :

    11) Reforma trabalhista para acabar com a herança de Getúlio Vargas

    12) Mudança na lei de partilha para a exploração do Pré-Sal para agradar os Yankees

    13) Corte de verbas e suspensão da entrega de terras para a reforma agrária (sonho de João Goulart) 

    14) Corte no programa Ciência Sem Fronteiras (criado por Dilma)

    15) Corte drástico no Programa Bolsa Família (criado por de Lula) 

  4. Isso é um rato de esgoto.

    Isso é um rato de esgoto. Vixi! Não sei o que leva uma senhora, até jeitosa, como essa Dona Cidreira, digo Marcela, cuidar de um pet como esse rato esquisito e, já com o prazo de validade vencido…Eu! hem?

    Só não entendi é que, em vez de chamar o Exercito pra cuidar do rato miShell, não convocaram os Veterinários da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Brasília?

    Orlando

     

  5. A lista de 21 anos de secretários militares no RJ
    Notem que na lista abaixo, resultada de intensa e extensa pesquisa junto aos acervos dos jornais “O Globo”, “Jornal do Brasil” e “Correio da Manhã”, é demonstrado que desde 1960 na Guanabara de Carlos Lacerda e desde o Golpe de 1964 no Estado do RJ foram 21 generais,coronéis, major e irmão de General na chefia da Segurança Pública do atual Estado do Rio de Janeiro.A eles devem ser somados as dezenas de assessores, os comandantes das Polícias Militares e outros ocupantes de outras secretarias e instituições, também oriundos do aparato militar golpista e aterrorizante.Pois bem, essa constatação é para mostrar outra verdade:toda essa repressão e opressão de 21 anos de gestão militar sobre os fluminenses e cariocas resultou numa situação de calamidade social cruamente descrita pela revista Veja nº 644 de 07 de janeiro de 1981.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador