Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

A implosão sistêmica e o agravamento da crise, por Aldo Fornazieri

A implosão sistêmica e o agravamento da crise

por Aldo Fornazieri

A publicação das delações dos executivos da Odebrecht não foi uma mera revelação de algo que já se sabia. Claro, havia uma suspeita generalizada de que no Brasil existia uma corrupção empresarial e política sistêmica, que vicejava desde sempre. O que as delações revelaram, em termos políticos, é que quase tudo está a venda e quase todos se vendem. Vendem-se medidas provisórias, licitações, leis, tempos de TV, alianças eleitorais, perguntas em debates presidenciais, notícias, fim de greves, impeachments etc. E se vendem o pastor, o sindicalista, o índio, a polícia, o delegado, o prefeito, o deputado, o governador, o senador, o presidente, o juiz. Vende-se a soberania popular e a democracia.

Se a política é vendida e os políticas se vendem é porque há compradores. A Odebrecht deve ser elevada à categoria de símbolo do capitalismo predatório. Outras empreiteiras fizeram o mesmo. O agronegócio, os frigoríficos, os bancos, enfim, da União aos municípios compram-se política e políticos e enriquecem-se empresas com o dinheiro do povo. No vasto balcão da corrupção brasileira, a saúde, a cultura, a educação, as creches, os direitos, a ciência e a tecnologia esvaem-se nos imensos recursos que empresas entesouram pelas valas medonhas da privatização da res publica.

A necessária punição dos políticos corruptos não pode isentar a punição dos empresários. A delação dos executivos das empresas não deve ser uma mera venda de indulgência para salvá-los, pois os seus pecados contra o povo pobre do Brasil são imperdoáveis.

As elites predatórias, ao se apoderarem dos recursos do povo, seja pela corrupção direta, seja por subsídios, isenções tributárias ou sonegação desenvolveram um modus vivendi do capitalismo brasileiro que consiste em enriquecer sem produzir. Esse capitalismo não sobrevive sem a sua amarração tentacular com os partidos e com as estruturas do Estado, secretarias, ministérios, comissões etc. As planilhas da Odebrecht mostram que o dinheiro das propinas e da corrupção promove uma rentabilidade espetacular, exorbitante, talvez só comparável à do narcotráfico. Somas impressionantes simplesmente passam dos cofres públicos para as empresas estruturadas nos principais ramos de atividade do capitalismo bastardo do nosso país.

Este modus vivendi do capitalismo corrupto e predador que está aí é a continuidade do dissídio colonial, do dissídio escravocrata, do dissídio da República sem povo, do dissídio entre o capital e o trabalho, do dissídio entre os ricos e os pobres, do dissídio entre a desigualdade e a justiça, do dissídio entre os corruptos e o trabalhador que precisa pagar suas contas às custas da escassez de comida na mesa.

Não há como compactuar com esse sistema. Não há como ser condescendente com a corrupção. Que ela seja combatida. Observando as leis e a Constituição, mas que ela seja combatida. Que os inocentes sejam identificados, que as delações mentirosas sejam punidas, que as manipulações sejam desmetidas e que os culpados paguem pelos seus erros. É preciso fender as muralhas da indignidade que sugam a seiva e a vida dos trabalhadores e do povo pobre, e que protegem uma elite aventureira, desumana e impiedosa que está aqui desde que este país foi descoberto pelos portugueses.

O tubaronato, para usar uma expressão do Raymundo Faoro, cresce, engorda e se expande pouco se importando se a sua riqueza é vista com os olhos da suspeita de que se constituiu ilicitamente, pois o vasto sistema de proteção política, policial e jurídica criou uma fortaleza indevassável que permite a desfaçatez de todos nos hotéis de luxo, nos prostíbulos e nos gabinetes do poder. A contra face de tudo isso é uma das maiores desigualdades do mundo, uma juventude sem esperanças, uma velhice sem amparo exposta às misérias da vida e um povo sem direitos básicos.

Independentemente do desfecho conjuntural da atual crise, este capitalismo predatório, com seu sistema político e partidário, com suas estruturas de sustentação no Estado e fora dele, precisa ser queimado, salgado e enterrado para que não viceje nunca mais se este país pretende ter algum futuro digno. Não há como pensar em ir adiante sem um contundente ajuste de contas com tudo isto que está aí.

A crise muda de patamar

Com a lista de Fachin, a crise mudou de patamar. Aparentemente, ocorreu um realinhamento de forças no interior do Estado. O centro de gravidade da Lava Jato se deslocou de Curitiba para Brasília. Parece ter havido um alinhamento de estratégias entre o STF, a Procuradoria Geral da República, o Ministério Público, a Polícia Federal, com possível respaldo das Forças Armadas. Ou seja, o Partido do Estado está se unificando e se fortalecendo. Gilmar Mendes sofreu algum tipo de interdição e de enquadramento no STF onde, ao que tudo indica, se constituiu uma maioria em favor das investigações, apurações e julgamento das denúncias. O próprio STF poderá constituir uma força tarefa interna, convocando juízes auxiliares, para acelerar os processos judiciais.

O aguçamento da crise provoca várias e complexas consequências. José Serra, Aécio Neves, Alckmin e Lula correm riscos reais de ficarem de fora do jogo sucessório de 2018. Tudo indica também que foi posto um fim ao sistema de proteção que gozava o PSDB e seus principais líderes. Aécio Neves, o golpista número um, foi apresentado à opinião pública como um dos maiores corruptos do país.

Ficou clara também uma evidência que vinha sendo denunciada: o atual governo é constituído por uma quadrilha, chefiada por Michel Temer. Enquanto Temer e sua quadrilha estiverem à frente do governo, estaremos vivendo num país sem dignidade, com uma sociedade desmoralizada. A imperturbável desfaçatez e falta de caráter de Temer e de sua turma não leva em consideração nenhuma denúncia, nenhuma acusação, nenhuma investigação, nada. É um governo que assumiu o seu cinismo às claras, em plena luz do dia, para que o sol empalideça diante de rostos opacos pela ausência de qualquer traço de moralidade pública. Em vídeo desavergonhado, onde Temer tenta justificar o injustificável, afirma que o que lhe “causa repulsa é a mentira”. Pois bem, o que causa repulsa às pessoas dignas são os  mentirosos. Temer deveria renunciar. E se o STF não quiser cometer mais um atropelo da Constituição, deve abrir uma investigação contra o presidente usurpador.

Reportagens da imprensa vêm especulando que estaria sendo articulado um acordo envolvendo Lula, FHC e Temer para buscar uma saída política para a crise. É certo que o sistema tentará reagir e que saídas políticas podem ser buscadas. Mas existem saídas e saídas. A melhor saída para o PT e para Lula é assumir suas responsabilidades e propor uma ampla reforma política como caminho de superação efetiva da crise. Claro está, existem tempos exíguos, calendários apertados, ameaças de todos os lados. É preciso sopesar a possibilidade de convocação de uma Constituinte.

Neste momento, Lula e o PT precisam ter toda a franqueza e toda a transparência para com a sociedade se quiserem ter um futuro político e um resgate histórico. Nenhuma salvação virá de negociatas com aqueles que agrediram a democracia. Nem a sociedade e nem a militância acompanhariam esses acordos. Nem a anistia ao caixa 2, nem a lista fechada, nada, nestes termos, neste momento, salvará coisa alguma. Somente a franqueza, a honestidade de propósitos e uma sólida, realista e ampla proposta de reforma política podem ensejar alguma salvação.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política. 

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Reação

    Brihante artigo do Professor Fornazieri o qual deveria ser lido por milhões de brasileiros incluindo as autoridades desse país. Concordo com ele e torço, para que uma reação esteja sendo desencadeada por homemns de bem e acho que também muito provável e discretamente das Forças Armadas que como brasilerios não podem ficar o país ser destruído por uma quadrilha abjeta. O STF tem que tomar a frente desse processo de limpeza dessa laia que detrói o país. Não dá mais para esperar.

    1. A MÁFIA SALVA O BRASIL

      stf …Que nada!

      O Brasil está nas mãos de bandidos mafiosos, que roubaram o que quiseram (Trinta anos ?), bilhões de DÓLARES e deram migalhas para encher o papo dos politicos de merda, para continuarem roubando.

      Agora a nação de joelhos assiste suas declarações moralistas.

      Triste país…

  2. E se vendem: o “padre” (essa

    E se vendem: o “padre” (essa maneira genérica de se falar em pastor mascara todo o mal) , o médico, o empresário, todos os componentes de raças da elite, as socialites e outras, falsos jornalistas e seus corruptos meios de comunicação, o “ministro da justiça”, o presidente da câmara dos senadores dos deputados e de todas as câmaras, o governador, o “presidente, o “juiz. …Desculpem todos que não foram citados aqui, mas ainda serão. Vende-se a soberania popular e a democracia.

  3. Em linhas gerais, não há do

    Em linhas gerais, não há do que discordar em relação ao texto. Se a esquerda negociar com golpistas, será o fim dela. Por outro lado, é quase impossível acreditar que o “tubaronato”  mude a sua essência perversa e predatória.  No meu entender, o futuro do Brasil está no destino da família mafiosa dos Marinho, ou são destruídos como poder manipulador ou continuarão destruindo o futuro do Brasil.  

  4. Apatia

    Apaticoa ou iludidos pela Rede Golpe de Televisão de que só a esquerda errou devido a simples manobra de maior tempo de exposição. (Esquerda que diminuiu a desigualdade de renda das familias)

    Todos continuam respirando mesmo vivendo no pais mais corrupto do  planeta – o nosso,e nada fazer. Dia 28/04 programada sem recursos midiaticos será a prova decisiva para o futuro digno do Brasil

  5. UDN de macacão, como diria o

    UDN de macacão, como diria o Brizola. Fico com a analise do Nassif sobre a irresponsabilidade com que esse “combate à corrupção” está sendo feito. 

    Esse tipo de indignação generalizante diante do pacotão do Fachin, que coloca todo mundo no mesmo saco, só serve. aos propósitos do partido dos justiceiros do judiciário, o PdoJUJU, que vem se juntar ao pig para empoderar-se, para usar o termo da moda, diante de uma classe política fragilizada e desacreditada.

    O que as boas cabeças que se preocupam com a democracia deveriam fazer é pedir cautela. Não deixando de exigir punição aos corruptos, mas não compactuando com essa pressa de jogar todo mundo na mesma fogueira num verdadeiro churrasco de políticos de todos tipos. Linguiça, picanha, franguinho e pão de alho.

    Mesmo porque se sabe que esse “estamos pegando todo mundo, viu, não tem parcialidade” é teatro. FHC não tem com se preocupar, só um chamuscado, que logo a mídia esquece. Além do que não tem validade eleitoral, ao contrário do Lula, que continua sendo o alvo principal.

    No fundo o que se vê é uma aliança do capital financeiro e seus porta-vozes com a elite da burocracia estatal contra o capital produtivo e a classe política. Ou seja os sem produção junto com os sem voto tomando o poder. Com isso desenvolvimento e democracia babau

    1. Exatamente isso.

      O Nassif já havia diagnosticado lá no começo da festa da farsa a jato que tratava-se de uma guerra declarada pela burocracia improdutiva do Estado contra aqueles setores que produzem riquezas, know how e alcançam projeção internacional. Vale dizer que essa aliança espúria e a facilidade com que conquistaram corações e mentes (dementes) não seria possível se não fosse a providencial deficiência visual e cognitiva das nossas queridas esquerdas (especialmente a “autentica”), como fica patente na pequena aula ensaiada pelo ilustre professor.

  6. Aldo agora é da esquerda viva

    Aldo agora é da esquerda viva lava-jato.

    Se eu fosse ele parava com isso. Daqui a pouco é ele que tá com o nome na lista, como Lulu Divx lacradorx e a gente vai rir dele depois…

    Quem leva a sério uma delção de um cara que ficou dois anos preso até falar o que queriam que ele falsse acredita em qualquer coisa.

  7. Rede Globo e as delações premiadas

    Nassif: será que não estamos percebendo, juntamente com o artigo acima e das opiniões dos blogueiros, todos muito corretos, que a rede globo – a globo news e muitos outros progrmas levados a cabo por esta rede, estão produzindo ódio e muilta indignação em todos os brasileiros. Esta e as demais imprensa televisiva devem ser boicotadas, pois elas querem destruir o Brasil, a democracia. Elas não podem ser censurada, mas todo o povo pode boicotá-las. BOICOTE  BOICOTE, BOICOTE. Precisamos salvar o brasil e destruir a desgraça produzida pela burguesia ensandecida

      

  8. O prof. Aldo cita que:
    “O

    O prof. Aldo cita que:

    “O próprio STF poderá constituir uma força tarefa interna, convocando juízes auxiliares, para acelerar os processos judiciais”.

    Se tivessemos um STF não estariamos nesta mer….. Provavelmente vão fazer um regime de engorda para aumentar o peso da bunda para que não escape nenhum processo.

    Continuando:

    “Neste momento, Lula e o PT precisam ter toda a franqueza e toda a transparência para com a sociedade se quiserem ter um futuro político e um resgate histórico. Nenhuma salvação virá de negociatas com aqueles que agrediram a democracia”.

    Concordo que nenhuma solução virá de negociatas com os corruptos de sempre, como as quadrilhas do PSDB e PMDB. Por outro lado, o PT vai ficar falando sozinho, e sendo aplaudido pelos sites progressistas enquanto as quadrilhas, com o apoio da mídia e MPF, continuam roubando. O STF continuará impassível com seus gordos vencimentos. O povo? Oras bolas, o povo!

  9. Novamente saudamos o professor.
    Depois de assistir as elaborações clarividentes do Nassif sobre os cenários possíveis da política, novamente a aparentemente ensaiada ira juvenil do professor vem (nós merecemos!!) enriquecer ainda mais a nossa sabedoria. A aula começa com alguns adjetivos qualificativos: “Este modus vivendi do capitalismo corrupto e predador…””…este capitalismo predatório…” Existe alguma forma de capitalismo ecológico ou vegetariano? Outra tomada de posição corajosa e chocante, já entrando na sociologia: “Não há como compactuar com esse sistema.” E o que é que fizemos nós, sociedade hipócrita, nesses últimos 30 anos, muito bem diagnosticado e consignado pelo Emílio Odebrecht? Ou ele é o MAL que criou a corrupção no planeta? Já dizia Hannah Arendt, para quem sabe ler e ouvir, que sem o nazismo não haveria Adolf Eichmann. Note-se que embora o nazismo tenha aparentemente emergido agora, ele já vive latente há décadas entre nós. Ou não? “O centro de gravidade da Lava Jato se deslocou de Curitiba para Brasília.” Quando foi isso? Como disse a Luciana Genro, sobre ser o PT, falando do PSDB, o mesmo que o porco falando do mau lavado, o professor também, discretamente, alinha o Lula junto com os bandidos patológicos compulsivos mais destacados, oportuna e convenientemente, e nos traz mais essa pérola: “Tudo indica também que foi posto um fim ao sistema de proteção que gozava o PSDB e seus principais líderes.” O que é que indica isso professor? Tudo isso nos ajuda a enriquecer o nosso conhecimento e entender porque o capitalismo selvagem nada de braçada em cima do nosso sangue. É porque nós temos a esquerda que merecemos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador