Em meio à crise, Alckmin usará esgoto tratado no abastecimento

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da Agência Brasil

São Paulo passará a usar água de reúso (esgoto tratado) no abastecimento da população, anunciou o governador Geraldo Alckmin. A medida também será adotada por Campinas, cidade localizada a 100 quilômetros da capital. Os municípios paulistas passam pela maior crise de abastecimento de água já enfrentada.

De acordo com o governo estadual, o esgoto, após tratado, será lançado à Represa Guarapiranga e ao Rio Cotia. Misturada ao manancial, essa água é novamente tratada e transformada em água potável. A previsão é que as obras, que incluem duas estações de produção de água de reúso com capacidade de gerar três mil litros por segundo, sejam entregues em dezembro de 2015. Os empreendimentos estão em andamento desde julho de 2013, com investimentos de R$ 76,5 milhões.

Outra medida adotada pelo governo paulista é o aumento da retirada de água no Guarapiranga. O fornecimento neste mês será de mil litros por segundo, quantidade que atende a 300 mil habitantes. Serão construídos 29 reservatórios para ampliar em 10% a produção de água. A meta é que todos fiquem prontos até o fim de 2015. O investimento alcançará R$ 169 milhões.

No município de Campinas, a Sociedade de Abastecimento de Água e Esgoto (Sanasa) anunciou, no final de outubro, que vai modificar a Estação de Tratamento de Esgoto Anhumas para produzir água de reúso. Essa água é lançada no Rio Atibaia com 99% de pureza, assegura o prefeito Jonas Donizette.

Um sistema adutor, executado em parceria com o Aeroporto Internacional de Viracopos, que já adota a tecnologia, vai também levar água da Estação Produtora de Água de Reúso (Epar) para o Rio Capivari. No total, a ampliação no volume de água, que deve estar pronta em dois anos, chega a 290 litros por segundo no Rio Capivari e 600 litros por segundo no Rio Atibaia.

O especialista em Recursos Hídricos da Universidade Estadual de Campinas, Antônio Carlos Zuffo, avalia que o abastecimento com o esgoto tratado é uma boa solução. “Vivemos numa região que não produz água suficiente para o abastecimento e vamos ter que fazer o reúso. Só que esse reúso tem que passar pelo tratamento, jogar num rio ou numa lagoa para aumentar o tratamento natural. Depois capta novamente a água e passa pela estação de tratamento. Então, passa por três tipos de tratamentos.”

Zuffo esclarece que a água de esgoto tratada lançada aos rios chega a ter mais qualidade que a água encontrada nos mananciais. Segundo ele, muitas cidades do mundo já utilizam essa água, como é caso da Califórnia, nos Estados Unidos. Lá, o efluente é injetado no solo, para que passe pelo filtro natural e retorne em nascentes para ser captado.

“O mito nessa história é que efluente de esgoto, a gente não pode consumir. A estação de tratamento de esgoto não trata 100%, não torna potável, mas lança no curso de água já com uma qualidade melhor que alguns lançamentos diretos”, disse. De acordo o especialista, a água presente nos rios, muitas vezes, tem qualidade inferior por conter esgoto diluído, jogado de forma irregular.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já não é sem tempo, uma vez

    Já não é sem tempo, uma vez que todas as 5 unidades de tratamento de esgoto existentes na Grande SP foram inauguradas em 1998.

  2. a próxima vez que fizer conexão em sp

    vou tomar bastante água. quando parar no aeroporto tomar um laxante, e vou no banheiro colaborar com os paulistas!!

    1. Até achei um nome.

      Frederico, até lancei uma campanha de solidariedade ao povo paulista “A Cag@$@ esperança”. Do mesmo tipo da “Criança esperança” da Globo!

      Se alguém gosta deste tal de TUITER poderiam colocar um achoquetege do tipo #Ca….. .

      É correto a postura do Governador, mas vai dar para zoar um bocado!

      1. Eu cogitei que essa mediida

        Eu cogitei que essa mediida visaria resgatar os tão esgarçados laços de solidariedade entre os paulistanos. O nome poderia ser: “sua cag@64 minha vida”; ou vice-versa

  3. Título ridículo!!!

    É tratar água do esgoto.

    Graças a Deus começa. Com 50 anos de atraso, porque hoje em dia a gente bebe água que recebe esgoto não tratado das cidades.

    E a água tratada será lançada em represas, local que já recebe esgoto não tratado.

    Povo burro!

  4. Deve ser duro morar em um

    Deve ser duro morar em um estado administrado por tucanos há mais de onze anos… Aquela massa cheirosa já não deve mais ser tão cheirosa como gostaria….

  5. só piora

    Na minha conta de agua vem cobrado o que consumo e outro valor pelo esgoto agora fico sabendo que e´cobrado somente a coleta de esgoto e os bilhoes de dolares do projeto do tiete nao foram destinados ao tratamnento do esgoto omestico ,que segundo me falaram poluia o rio TIETE 

    E nao há nenhum reporter que o questione sobre essas discrepancias,muito estranho isso !

    1. o PSDB faz muita campanha contra impostos e por outro lado

      o ICMS de SP é alto. Temos estradas com pedágios caros (pedágio é bitributação) e agora esta, sendo que a água tratada no Brasil não dispõe de purificação com relação aos remédios, semens, hormônios e alguns tóxicos industriais. Agora é que a saúde vai ser mais debilitada.

      Água de 15 capitais tem sinal de contaminação, diz estudo

      Pesquisadores analisam a água de cidades nas cinco regiões do país e encontram um poderoso indicador dos chamados poluentes emergentes

      http://veja.abril.com.br/noticia/saude/ameaca-invisivel

  6. INÉDITO!!! APOIO ALCKMIN.

    Por incrível que pareça o XUXU pensou, a solução de São Paulo é o tratamento intensivo do esgoto e despoluição dos rios.

    Agora vai ficar difícil convencer os seus eleitores que tomar água de esgoto tratado ou se banhar é uma coisa natural. Vai ter madame mandando instalar chuveiros com água mineral!

    Apoio, mas que vai dar para zoar com os paulistas, vai.

  7. Falam de Pasadena, mas

    Falam de Pasadena, mas quantos bilhões foram gastos na despoluição dos rios Pinheiros e Tietê? E o resultado está aí: rios com água perfeitamente potável, e com suave odor de rosas.

  8. Se isso fosse com o governo Dilma

    Nem os americanos, apesar de toda comunidade científica ser a favor, tomou essa iniciativa. Desespero e falta de respeito ao consumidores. Mas que vota nele, Alkmim, bem que merece tomar água de esgoto mesmo.

  9. Lí hoje que parte da

    Lí hoje que parte da população paulistana está reclamando do gosto de barro na água. Imaginem o gosto que terá no futuro.

    Mas, falando sério, é um tipo de medida que poderia ter sido tomada a mais tempo se, realmente, os tucanos se preocupassem com o bem estar da população. Os tucanos são os reis dos apagões. Depois do energético imposto ao país inteiro, temos o da água aos paulistas.

    Agora estão ameaçando os brasileiros com um apagão político. Este não conseguirão.

  10. Quer dizer que os paulistas

    Quer dizer que os paulistas vão beber esgoto? Parece até obra da justiça divina! Proponho um brinde com os partidários radicais de um certo partido. Tim tim!

    1. haha
      E você ainda está vendo

      haha

      E você ainda está vendo somente o “meio copo cheio”, heim! Imagina a nova geração de eleitores tratados com essa água desde a tenra idade…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador