TCU pode barrar acordo bilionário da Petrobras com Justiça americana

Alguns ministros do Tribunal avaliam que acordo entre advogados da estatal e acionistas americanos foi precipitado e podem inviabilizar pagamento de US$ 2,95 bilhões
 
Presidente da Petrobras Pedro Parente Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – O Tribunal de Contas da União (TCU) pode exigir que os dirigentes da Petrobras não concluam o acordo de US$ 2,95 bilhões feito pelos advogados da estatal com investidores americanos que a estão processando. A informação é da coluna de Lauro Jardim, em O Globo
 
Ministros do TCU estariam considerando a negociação precipitada para a empresa brasileira. “O tribunal não tem o poder de anular o acordo. Mas pode tomar medidas cautelares que impeçam os dirigentes da Petrobras de assinarem o que foi acordado inviabilizando, assim, sua concretização”, explica Jardim. 
 
Segundo o colunista, preocupado com o manifestação do Tribunal, o presidente da Petrobras Pedro Parente chegou a telefonar para os ministros no dia em que a negociação foi anunciada, última quinta-feira (05), justificando que a o acordo permitirá acabar logo com o processo, onde a Petrobras tem poucas chances de vitória nas Cortes superiores dos EUA. 
 
Leia também – Petrobras: para não ser tachada de “criminosa” saída é pagar multa bilionária  
Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O tcu? Aquele das pedaladas

    O tcu? Aquele das pedaladas fiscais? Eles, os tais ministros, deveriam estar aplaudinddo de pé a decisão do parente (do capeta), pois foram pra isto que ajudaram a colocar o seu temer lá. E não me venha com papo de que foram enganados, porque  não cola nem a pau. Fariseus!!

  2. Cadê o MP do TCU e o MPF?

    A pergunta de sempre: cadê o MP especial junto ao TCU, que era tão atuante e barulhento na época das “pedaladas fiscais”, para analisar esse acordo esquisito? Cadê o MP especial junto ao TCU, quando se isentaram multinacionais poderosas de 1 trilhão de CSLL? Ou mesmo agora, com esse acordo? E  que dizer do próprio MPF? Está todo mundo esperando ações espetaculares, pronunciamentos públicos, discursos enfáticos… Cadê? O que aconteceu?

  3. Absolvição lá inocenta aqui

    O acordo com a justiça americana foi antecipado com o objetivo de impedir um julgamento justo no exterior onde a justiça ao examinar as provas poderia isentar a empresa de culpa caracterizando-a como vitima de corrupção e com isso ficaria impossivel atribuir aos ex-presidentes o comando do suposto esquema de corrupção.

  4. A globo manda um recado para

    A globo manda um recado para a quadrilha de que pode usar seus cupinchas no tcu para atrapalhar a maracutaia e portanto que tratem de reservar a sua parte do butim. É a explicação mais lógica para esse post.

  5. Pessoal. Estão roubando a
    Pessoal. Estão roubando a Petrobras novamente.
    Srs. A PETROBRAS figura juridica-nao tem culpa de nada. É a maior vítima. E agora está oficialmente sendo lesada por aqueles que são investidores e que confiaram neste ARQUÉTIPO PETROBRAS e passaram ASSIM a ser ela TAMBÉM (foram vítima tambem). As acoes que estao em disputa tem que ser contra as pessoas fisicas que usaram das condicoes que tinham e tramaram contra a figura juridica (PETROBRAS e investidores). O juiz Americano ou não, não pode condenar a vítima PETROBRAS(figura juridica – instituicao nao pensante e sem livre arbitrio, se não por via pessoa fisica) . Os advogados que estao nesta disputa tem essa responsabilidade de fazer a coisa mais justa. Impetrem acoes contra as figuras físicas(pensantes)que participaram do esquema e ajudem assim que a lava jato prossiga de forma igual responsável com a sociedade brasileira e com coerência com todas as etapas investigativas. Dessa forma todos os investidores não estariam em prejuízo aqui no Brasil ou em outros países….DA FORMA QUE OS INVESTIDORES ATRAVES DESSA ACAO NA CORTE AMERICANA ESTÃO AJUIZANDO A PETROBRAS, estao tambem diretamente penalizando os demais investidores e tambem eles proprios….e ai….OS REAIS RESPONSÁVEIS POR TODO DESVIO DE DINHEIRO DA PETROBRAS FICAM IMPUNE E AINDA……SEM DEVOLVER O DINHEIRO ROUBADO……..ABRAÇO A TODOS

    1. corrupçao disfarçada

      Como sempre acordo corrupto entre politicos e lavagem de dinheiro disfarçada.  Mas afinal de contas a culpa “””é do lula”” como todos gostam de frisar.  Mas garanto se lula estivesse no poder mandava o tio sam tomar  banho  e vergonha na cara,  aonde ja se viu, acoes caem e a empresa tem que pagar mlulta, piada ne, imagina a gente comprar açoes americanas e processar empresa se acoes cairem

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador