Urariano Mota
Escritor, jornalista. Autor de "A mais longa duração da juventude", "O filho renegado de Deus" e "Soledad no Recife". Também publicou o "Dicionário Amoroso do Recife".
[email protected]

Avisos de Joe Biden para Bolsonaro, por Urariano Mota

Comentaristas políticos têm sussurrado que a estas horas, lá no Planalto, o clima é depressivo, de cinza, o que é natural para quem sempre achou que essa história de clima era marxismo de floresta.

Sergio Lima – Poder360

Avisos de Joe Biden para Bolsonaro

por Urariano Mota

No momento em que escrevo, o placar das eleições para a presidência dos Estados Unidos aponta 264 para Biden e 214 para Bolsonaro. Perdão, 214 para Trump. Confundi o comandante gringo com o seu capitão. Agora, esse é o placar. Mas Biden lidera em Nevada e, se ganhar lá, leva os 6 delegados do Colégio Eleitoral que faltam para vencer a eleição. 270 nas próximas horas.

Comentaristas políticos têm sussurrado que a estas horas, lá no Planalto, o clima é depressivo, de cinza, o que é natural para quem sempre achou que essa história de clima era marxismo de floresta. Então, já é tempo de Bolsonaro e ministros começarem a ouvir com muita atenção os avisos que vieram de Joe Biden para o Brasil. Assim, quando o democrata que assumirá a presidência declara que Trump “cobriu os EUA de escuridão por muito tempo, muita raiva, muito medo, muita divisão”, o mais sensato é ouvir nisso uma clara indireta, ou direta já, pois o que se aplica à extrema-direita lá, com mais propriedade se aplica à extrema-direita do lado de cá. Ou seja, para não ter que desenhar para o presidente brasileiro entender:

“Bolsonaro cobriu o Brasil de escuridão por muito tempo, muita raiva, muito medo, muita divisão”.

Perfeito, não?

E Biden continua com os seus avisos nada cifrados, para todos que babam os sapatos de Trump:

“Serei um aliado da luz, não da escuridão. É hora de nós, nós, o povo, ficarmos juntos e não cometermos erros. Juntos, podemos nos recuperar dessa temporada de escuridão nos EUA”. Ou seja: fora, servidores das trevas: fora, Bolsonaro.

E de modo preciso, como só a inteligência da democracia no mundo compreende, Joe Biden avisa:

“Esta é uma eleição de mudança de vida que determinará o futuro da América por muito tempo”.

Traduzindo para o ministro das relações inferiores: esta é uma eleição que determinará o futuro por muito tempo, até no Brasil. Pois não? Se o presidente bate continência para a bandeira dos Estados Unidos, então é natural que se recolha à sua insignificância de servo de Joe Biden, sem dúvida.

E fala mais Joe Biden para Bolsonaro:

“O atual presidente falhou em seu dever mais básico para com esta nação. Ele falhou em protege a população. Ele falhou em proteger o país. E, meus companheiros, isso é imperdoável”, Bravos! É certo que ele se dirigiu ao presidente no poder de lá, mas com Bolsonaro o que se dirige para lá, se atropela com mais acerto para o lado de cá. Portanto, erro nenhum na tradução. Biden é claro e certeiro:

“Essa tragédia não era para ser tão grande”

E finalmente, este nocaute em forma de discurso:

“Injustiça econômica, injustiça racial, injustiça ambiental. Eu ouço suas vozes. Se você ouvir, pode escutá-las comigo também”

Canta Alceu Valença:

*Vermelho https://vermelho.org.br/coluna/avisos-de-joe-biden-para-bolsonaro/

 

Urariano Mota

Escritor, jornalista. Autor de "A mais longa duração da juventude", "O filho renegado de Deus" e "Soledad no Recife". Também publicou o "Dicionário Amoroso do Recife".

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NeoColonialismo Ambiental novamente? O Brasil tem voz e vez no seu Povo Brasileiro. Biden não sabe cuidar nem da Califórnia e suas dezenas de mortos. Quer dar palpite aqui? Nunca mais !!!

  2. Sinceramente, continuo lamentando a cumplicidade do serviço de moderação do GGN por permitir que um asno como esse FILHO DA PUTA intitulado Zé Sergio dê os seus palpites fascistas por aqui. Afinal, esse corno vive provocando pessoas de ideologia esquerdista com sua expressão ESQUERDOPATA (aliás copiada de outro filho da puta, o ex-senador Magno Malta)…quando em verdade esse idiota Zé Sergio deveria ser barrado pela moderação,que pelo jeito não lê o que publicam. Tudo bem, o GGN quer se mostrar plural, democrático, mas nós, leitores, não precisamos ser ofendidos por palavras de um filho da puta qualquer que muito mal e porcamente se explica naquilo que escreve. Se ele quer continuar com sua postura fascista, que pelo menos tenha clareza em seus argumentos…..mas um imbecil desses que não sabe sequer diferenciar esquerdismo de fascismo, não merece espaço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador