Os anúncios publicitários machistas

Por Jorge Nogueira Rebolla

À medida que o papel da mulher se equipara ao do homem em diversas sociedades, as tendencias em publicidade se adaptam ao que mais atrai as audiências. Por isso, não é casual que na atualidade elas tenham um papel protagonista em muitas categorias de anúncios, como eletrônica e perfumaria, e em outros compartilhem a liderança com homens.

Traduzido pelo Blog Nebulosa de Órion – Do Blog La Mancha Obrera

No entanto, apesar de que a publicidade ainda considere que as mulheres são as únicas que utilizam artigos de asseio ou sanitários, empresas como Kellogg’s e Kenwood levaram o termo ‘machismo’ níveis insuspeitados entre os anos ’50’ e ’80’. Você imagina como era a percepção do homem e da mulher nos cartazes publicitários do passado? Conheça-os na seguinte coletânea de Owni.eu.1.- ‘Chase & Sanborn’: Se não fizesse um bom café em casa… poderia receber ‘palmadas’ de seu marido. Assim pensou a empresa cafeeira ‘Chase & Sanborn’ ao criar o anúncio.

chase sanborn

2.- Me Leggs: “É muito bom ter uma garota em casa”.

Me Leggs
Me Leggs 

3.- Cereal ‘Pep’ de Kellogg’s: “Quanto mais trabalha uma esposa, mais linda é aos nossos olhos.”, mas de onde obtém as vitaminas? de seu cereal ‘Pep’.

Cereal 'Pep' de Kellogg's
Cereal ‘Pep’ de Kellogg’s  

4.- Corbatas Van Heusen: “Mostre para ele que é um mundo de homens”.

Corbatas Van Heusen
Gravatas Van Heusen 

5.- Pitney-Bowes: equipes para o tratamento de correspondência. “É sempre ilegal matar uma mulher?”.

Pitney-Bowes
Pitney-Bowes  

6.- Cigarros Tipalet: “Sopre em seu rosto e ela lhe seguirá para qualquer lugar”.

Cigarros Tipalet
Cigarros Tipalet  

7.- Cerveza Schlitz: “Não se preocupe, querida… Você não queimou a cerveja!”.

Cerveza Schlitz
Cerveza Schlitz   

8.- “Mantenha ela no seu devido lugar.”

Autor Desconocido
Autor Desconhecido  

9.- Camisas Van Heusen: “É atrevida. É audaciosa. É o look mais ousado em camisas.”

Camisas Van Heusen
Camisas Van Heusen  

10.- Kenwood: “O chef faz tudo, mas cozinhar… Para isso existem as esposas!”.

Kenwood
Kenwood  

11.- Juego de envases Flowers Vacola: “Oh, querido! que encantador… Há anos sonho com um jogo de embalagens Flowers Vacola!”.

Juego de envases Flowers Vacola
Jogo de embalagens Flowers Vacola  

12.- Campanha preventiva de doenças venéreas: “Ela parece como se estivesse limpa…mas”, assinala a publicidade indicando que as garotas com as quais passa-se um ‘bom tempo’ e as prostitutas propagam sífilis e gonorréia. Por isso, faz-se um chamado aos jovens para combater as doenças venéreas.

Campaña preventiva de enfermedades venéreas
Campanha preventiva de doenças venéreas. 

13.- Cereal ‘Total’: “Mantenha a casa limpa enquanto você perde peso (…) Cereal ‘Total’ vigia suas vitaminas enquanto você vigia seu peso.”

Cereal 'Total'
Cereal ‘Total’  

14.- Empresa de Alumínio dos Estados Unidos: “Você quer dizer que uma mulher pode abri-la?”.

Compañía de Aluminio de Estados Unidos
Empresa de Alumínio dos Estados Unidos  

15.- Volkswagen: “Mais tarde ou mais cedo, sua esposa dirigirá na volta para casa… Uma das melhores razões para possuir um Volkswagen.”

Volkswagen
Volkswagen  

16.- Dormeyer (Empresa de eletrodomésticos): “ESPOSAS… vejam cuidadosamente este anúncio. Façam um círculo nos itens que querem para o Natal. Mostre-os a seus maridos. Ou então vá imediatamente à loja. Chore um pouco. Não muito. Ele irá, ele irá.”

Dormeyer (Empresa de electrodomésticos)
Dormeyer (Empresa de eletrodomésticos)  

17.- Mornidine, remédio para evitar os enjôos matinais: “Agora, ela pode preparar o café-da-manhã novamente”, referindo-se à prescrição do remédio.

Mornidine
Mornidine  

18.- Sweaters Drummond: “Os homens são melhores que as mulheres!. Nos lares, as mulheres são úteis -inclusive, agradáveis-. Nas montanhas são uma espécie de ‘carga’”.

Sweaters Drummond
Sweaters Drummond  

19.- Aspiradores Hoover: “Na manhã de Natal, ela estará mais feliz com uma Hoover”.

Aspiradoras Hoover
Aspiradoras Hoover  

20.- Buchas Mágicas S.O.S.: “Como você limpa as teimosas manchas do  piso?”.

Estropajos Mágicos S.O.S.
Estropajos Mágicos S.O.S.  

Apesar de que a maioria dos cartazes machistas tenham sido feitos há décadas, nos últimos anos são vistos na publicidade que menospreza o gênero feminino.Um destes foi uma recente propaganda do PlayStation Vita, na qual ressaltava as qualidades táteis na parte frontal e traseira do console. No texto distinguia-se a frase “Dois lados táteis. O dobro de sensações”,  acompanhado pelo corpo de escultural de uma mulher de quatro seios, o que gerou polêmica na França.Conheça este e outros anúncios na seguinte coletânea de BioBioChile:

PS Vita | Sony
PS Vita | Sony 

Virutex
Virutex 

Media Markt
Media Markt  

Publicidad de Panex en 2008

 Visto em LA MANCHA OBRERA

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Indignacao

    Simplismente reprovavel fazer das mulheres “coisas”, isso sim é preconceito. E tudo dependa da educacao que recebeu de seus pais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador