Esparrama reabre as janelas no Minhocão

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Sissy Eiko

Jornal GGN – Após quatro meses de janelas fechadas, o Grupo Esparrama está de volta à cena da cultura paulista com seu espetáculo infantil, “Esparrama pela Janela”. Nos domingos, 22 de janeiro e 12 de fevereiro, a trupe convida o público que passeia pelo Minhocão, Viaduto João Goulart, para conferir a divertida fábula urbana apresentada da janela de um apartamento, a partir das 16h. Neste mês o grupo também dá início ao projeto “Navegar”, contemplado pelo Fomento ao Teatro, que irá promover diversas ações artísticas pela cidade e irá resultar na criação de um novo espetáculo para a janela.

“Esparrama pela Janela”, apresenta a divertida história de um morador do Minhocão que, cansado do caos e barulho da cidade, transforma tudo ao seu redor em música. A partir daí um universo mágico surge com um casal de monstros, um seresteiro gigante, uma princesa, um anão dançarino, duas vizinhas fofoqueiras e outros seres divertidíssimos que dão vida ao espetáculo, que propõe uma reflexão sobre a cidade e a ocupação dos espaços públicos por meio da arte.

Este ano, o Grupo Esparrama ainda apresentará para o público as ações do projeto “Navegar”, contemplado pela 29ª edição do Programa de Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A iniciativa, que dá continuidade ao trabalho de pesquisa da trupe, irá promover cerca de dez atividades entre oficinas, exposições, apresentações dos espetáculos “Esparrama pela Janela” e “Minhocão na Cabeça”, ciclos de conversa, além da criação de um novo espetáculo para a janela. O projeto, que se aprofunda na relação entre arte, cidade e infância, será realizado ao longo de 16 meses.

“Graças a este Fomento nós poderemos estabelecer um trabalho contínuo, verticalizando pesquisas, aprofundando treinamentos e compartilhando com o público não apenas nossos espetáculos, mas também um pouco da nossa trajetória com o trabalho de palhaço e de canto”, disse Iarlei Rangel, diretor do Grupo Esparrama.

Desde 2012, o Grupo Esparrama formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra, chama a atenção do público por animar as tardes de domingo do Minhocão. O divertido teatro na janela já foi contemplado com o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, na categoria revelação, e com o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

Em 2015, na segunda edição do Prêmio Zé Renato, o Esparrama realizou temporadas de seus dois espetáculos feitos especialmente para o Minhocão: “Esparrama pela Janela” e “Minhoca na Cabeça”. E, no ano passado, o grupo lançou seu canal no Youtube, com o videoclipe da música “Bem-te-vi”.

“Pretendemos continuar transformando, trocando experiências e acima de tudo crescendo com essa troca! Ouvir, aprender e quem sabe multiplicar ações que modifiquem a vida dos moradores da região para melhor! ”, completou Iarlei Rangel.

Serviço

Grupo Esparrama apresenta “Esparrama pela Janela”

Local: Minhocão (Viaduto João Goulart, antigo Elevado Costa e Silva), na altura do número 158 da Avenida Amaral Gurgel, entre as alças de acesso do Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação – São Paulo, SP.

Quando: domingos, 22 de janeiro e 12 de fevereiro, às 16h

Classificação: Livre.

Duração: 45 minutos.

Gratuito.

*No caso de chuva, o espetáculo não acontece.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. esparrama….

    O grupo é excelente. A ideia é excelente. São Paulo merece centenas de ideias parecidas por toda a cidade. Agora vamos dar crédito à genialidade para quem é genial. Já passaram mais de 1 dúzia de prefeitos jurando acabar com o Minhocão, o famoso Elevado Costa e Silva.  De Lembo à Marta. De Haddad a Serra. A única coisa que conseguiram foi a imbecilidade de tentar mudar o nome. (o nome já ficou para a história. E o apelido mais ainda). Construam uma alternativa ou deixe-o fechado aos fins de semana e arquitetem uma belo parque suspenso como área de lazer em pleno centro da metropole. São Paulo inteira quer isto.  As pessoas, o lazer, a cidadania,  a cultura já decidiu isto. Parem de querer reescrever a história e homenageem o maior prefeito que São Paulo já teve: Parque Dr. Paulo Salim Maluf. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador