Filme Outro Sertão relata a experiência de Guimarães Rosa na Alemanha nazista

Sugerido por Jair Fonseca

Além de ser figura ímpar da literatura brasileira, Guimarães Rosa tem uma história singular na diplomacia, quando serviu em Hamburgo, durante o nazismo. Pouca gente sabe que ajudou muita gente, principalmente judeus, a fugir da Alemanha para o Brasil, concedendo-lhes vistos. Por sua manifesta aversão ao nazismo, foi espionado pela Gestapo, coisa revelada por um dossiê da famigerada polícia nazista. Estes e muitos outros documentos estão no ótimo filme Outro sertão, de Soraia Vilela e Adriana Jacobsen, que também traz as únicas imagens em movimento do genial escritor, até então inéditas.
 
http://www.youtube.com/watch?v=soz2Ic9aOoQ

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. na verdade.

    na verdade, nessa História de ajuda aos judeus na Alemanha Nazista a figura principal é a mulher dele Dona Aracy que escondia entre os documentos para ele assinar muitos vistos para o Brasil..Grande Dona Aracy!!

    1. Certo, Orrico,

      Mas Rosa sabia, é claro. Concedeu centenas de vistos, “ilegalmente”. No documentário consta o tal dossiê negativo da Gestapo sobre ele, em que há até coisas que ele falava, ou desenhava e escrevia nas margens de jornais, registradas por espiões. Na Alemanha, teve que ficar confinado, com outros diplomatas, por quatro meses em Baden-Baden, antes de ser repatriado. Mas Rosa, mineiramente, nunca sofreu represálias do Estado Novo, embora provavelmente tenha sido advertido.

  2. Viva Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa!

    A paranaense Aracy era funcionária da embaixada brasileira em Hamburgo, e apesar do filonazismo dos setores majoritários do Estado Novo, passou a preparar passaportes para que Guimarães Rosa concedesse vistos de turistas para quem queria fugir da Alemanha nazista. Apaixonaram-se e separaram-se dos respectivos cônjuges para ficarem juntos, até a morte do escritor mineiro.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=MT0N6flCTAQ%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador