Naná Vasconcelos e as nações de Maracatu

Do Terra

A chuva não deu trégua na capital pernambucana

Foto: Terra

RICARDO SANTOS
Direto do Recife

Não se pode negar: no Carnaval do Recife, Naná Vasconcelos é mais do que rei. Uma a uma, as nações de Maracatu percorreram as ruas saudando o grande percussionista na abertura da festa. O prefeito João da Costa (PT) entregou ao Rei Momo a chave da cidade e houve a representação de caboclinhos, tribos e afoxés – tudo debaixo de um temporal imperdoável.

Do alto do palco, Naná regia todos os grupos emocionado. “São 11 anos de trabalho, 500 batuqueiros, 17 nações de maracatu, que é um ritmo maravilhoso. Dá muito orgulho, muita felicidade estar aqui”, disse.

O recifense de 67 anos especializou-se no berimbau, mas toca praticamente todos os instrumentos de percussão. Músico de grande projeção internacional, Naná já tocou com B. B. King, Talking Heads, Don Cherry e Colin Walcott. No Brasil, além de lançar os próprios trabalhos, fez participações especiais em álbuns de Milton Nascimento, Marisa Monte e Caetano Veloso.

Além disso, Naná tem muitos projetos, entre os quais o ABC Musical, que ensina a crianças de vários países noções musicais por meio de repertório fundamentado no folclore e nas raízes brasileiras. “É uma música que muitas vezes eles não conhecem”.

Carnaval no Terra
Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos – como a atriz Sharon Stone – entre os mais de 800 convidados por dia.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador