A missão francesa

O namoro com a União Européia  é antigo. À medida que o bloco foi se consolidando aumentaram os gestos em direção ao Brasil. Daqui para frente, o novo modelo do capitalismo global emergirá do padrão europeu – sólido, menos aventureiro que o americano, mais regulado.

Daí a importância da visita de Nicolas Sarkozy ao Brasil.

O correspondente do Valor em Genebra, Assis Moreira, traz um bom quadro dos pontos que serão tratados:

Acordos setoriais

Negociação de cinco acordos setoriais para troca de preferências de produtos industriais específicos por meio da parceria estratégica lançada no ano passado e que será detalhada hoje, na cúpula do Rio. Haverá setoriais-piloto começando pelas áreas de têxteis e confecções, produtos florestais, siderúrgicos, metais não ferrosos e minerais. Por esse tipo de iniciativa, os setores envolvidos trocam preferências, como baixa substancial de tarifas para a entrada de produtos dos parceiros, que precisarão ser consolidadas num acordo UE-Mercosul.

Livre comércio bi-regional

Brasil e UE vão se engajar na luta contra o protecionismo, mas sabem que a prudência é fundamental em tentativas de liberalização, mesmo setorial, no contexto atual de crise financeira e recessão global.
Na semana passada, os setores têxteis do Brasil e da UE levaram adiante uma discussão de longa data para tentar baixar alíquotas, eliminar problemas burocráticos nas alfândegas e estimular joint-ventures, tentando pavimentar o terreno para um acordo UE-Mercosul.

As barreiras não-tarifárias

A parceria estratégica vai estabelecer um mecanismo de consultas sobre questões sanitárias e fitossanitárias (conhecida pela sigla inglesa SPS), para ” compreensão mútua das respectivas condições de SPS que podem afetar o comércio ” .

Migração

Na área de migração, um acordo que acaba com visto de entrada para estadias de três meses só deixará de fora o Reino Unido e a Irlanda, que têm outros acordos com o Brasil. Esses dois países têm sido rápidos em mandar de volta turistas brasileiros.

Área climática

O Banco Europeu de Investimentos tem planos de financiar programas nesse setor, em cooperação com o BNDES. O banco europeu já acenou com interesse inclusive em financiar produção sustentável de etanol, antes da dura campanha contra o produto na Europa.

A importância do Brasil

Em comunicado, o presidente da Comissão Européia, José Durão Barroso, destacou que ” a evolução da crise financeira e o papel proativo desempenhado pelo Brasil no G-20 vieram mais uma vez confirmar a importância do aprofundamento das relações com as economias emergentes, como o Brasil”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

10 comentários

  1. Quer dizer, missões começam
    Quer dizer, missões começam a chegar para firmar negócios com o Brasil. e isso pq estamos enfrentando uma crise profunda, imagine se não houvesse crise nenhuma.Para o Brasil será cri&e!!! Luláaaaaaaaaaaaaa te amoooooooooooooooooooooooo

  2. Mas nao existe visto de
    Mas nao existe visto de entrada para estadias de 3 meses. Nao só para a Franca como para todo o espaco Schengen que inclui quase toda a Europa continental. Tampouco é necessário visto para a Inglaterra ou Irlanda.

  3. Olá,

    O site Terra está
    Olá,

    O site Terra está transmitindo neste momento, ao vivo, os discursos do seminário Brasil-União Européia (com Lula e o presidente francês)

  4. Cupula Brasil-União Europeia
    Cupula Brasil-União Europeia em solo brasileiro?
    Sinal dos tempos. Os orfãos da UDN só não se matam porque já estão perto de morrer mesmo!

  5. Demoraram, demoraram, mas
    Demoraram, demoraram, mas chegaram.
    E o Presidente Metalúrgico consegue encantar os europeus…
    Estou feliz, mesmo assim. A Europa sempre pareceu-me mais perto do Brasil do que EUA; será pq?
    França, em especial, é a mais querida.
    J’adore la France! J’aime la langue française!

  6. Você fala da missão francesa
    Você fala da missão francesa e nem uma linha sobre a Carla Bruni?

    Merece até um trivial das primeiras damas.

    rsrs

    Abraços..

    Faltam-me palavras.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome