Centenária tem aposentadoria cancelada por ser velha demais

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Depois de provar ao INSS que está vida, dona Jesuíta quer provar que pode ser a mulher mais velha do mundo

Jornal GGN – Em reportagem para a Gazeta do Povo, o jornalista Antoniele Luciano aborda a incrível história de uma senhora com 120 anos que teve sua aposentadoria cancelada por ser velha demais. A paranaense, Jesuína dos Santos Cardoso, que mora no distrito de Porto União, a 300 quilômetros de Curitiba, teve que viajar mais ou menos 200 quilômetros até Apucarana, para provar ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) que estava viva e continuar recebendo o benefício.

Depois de provar os funcionários do INSS, a neta de dona Jesuína, Dalíria Amaral de Siqueira Franco, de 53 anos, foi incentivada a buscar o título de a mulher mais velha do mundo para a idosa. A data de nascimento no registro da idosa de 30 de janeiro de 1896 está sendo avaliada pelo Guinness Book, o livro dos recordes, por meio de um vereador, amigo da família.

Hoje, dos 15 filhos de Jesuína, três estão vivos junto aos 36 netos, 63 bisnetos e 44 tataranetos. A idosa, que só conheceu um médico quando completou 100 anos, é lúcida e está sempre querendo saber como vai a família.

Jesuína era agricultora e sempre plantou de tudo em Porto Espanhol e fez disso a receita para a longevidade. “Não era de comprar bobagem no mercado. O milho, feijão, legumes, verduras e frutas, ela e o marido plantavam. Também criavam galinha e o porquinho que comiam. Era tudo sem conservante, sem veneno”, explicou a neta.

“É um orgulho para nós termos ela viva. É nosso exemplo de vida, uma guerreira. Viu os filhos morrerem e está sempre firme”, comentou a bisneta Elizabete Franco Viana Dias, de 19 anos.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Errei também

      Héhé… também errei quando escrevi… Sorry

      O post já corrigiu o nome no texto, mas ainda manteve a forma “Dona Jesuíta” na tag.

  1. Se for comprovada a certidão. . .

    Se for comprovada a certidão de nascimento dessa senhora, realmente é um fato incrível. Tenho visto registros de pessoas mais velhas do mundo, japoneses e americanos, sempre na faixa dos 115 anos. Ouvi dizer que todos animais tem um potencial de vida de 5 vezes a idade que levam para ficarem adultos, no caso do homem ficaria entre 100 e 125 anos.

    1. Ainda falta um pouquinho pro recorde “overall”

      Segundo o Guinness, a pessoa mais velha que já existiu foi uma francesa falecida em 1997, que viveu 122 anos e 164 dias. A mais velha ainda viva seria uma italiana de 116 anos. O caneco já seria da brasileira.

  2. Incrível. Certamente a

    Incrível. Certamente a genética aí ajudou, é uma loteria em que ela foi sorteada. Mas também a alimentação saudável e uma vida provavelmente com pouco stress devem ter ajudado. 

  3. Que grande absurdo! Primeiro

    Que grande absurdo! Primeiro cancelam e depois pedem comprovação de vida, que Nnonsense!

    parabens a Dona Jesuina, que sua família consiga inscrevê-la no Guinness Book.

    Ela é uma gracinha!

  4. Maravilha Dona Jesuina. Coms

    Maravilha Dona Jesuina. Coms mais três anos e chegará a imortalidade pelo record.

    Quanto ao INSS não se espera mais nada mesmo.

     

  5. certamente viveu ao natural e de si…

    adorando passarinhos, plantas, flores, hortinhas, no mais, coladinha no radinho de pilha e longe da televisão

    1. Dona Jesuína

      hahaha, a longevidade está explicada, longe da televisão! A Globo mata!

      Parabens a D. Jesuína. Beleza. Que viva muitos anos mais. 

  6. Provar que esta viva é necessário.
    Sei de casos de pessoas que foram mantidas em cárcere privado para se subtrair as suas pensões. Parece desumano solicitar que a pessoa prove estar viva, mas é necessário fazê-lo.

  7. Telefone dessa senhora para a DEDENSORIA ATUAR
    Sou servidor da DPU….DEDENSORIA PUBLICA SA UNIAO…gostaria q alguem fornecesse o telefone dessa senhora p atuarmos no caso dela.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador