A importância do etanolduto

Calma! calma! por favor vamos manter a calma.

Primeiro foi lá post da crise do aeroportos, agora aqui também.

Há problemas, houve abusos, mas nada que não possa ser superado, pois os biocombustíveis são uma alternativa importante, mesmo com o pré-sal, e os investimentos vão continuar, foi só um tropeço do programa e do setor, que também não pode deixar de exportar, inclusive açúcar, porque o Brasil perderia participação de mercado, e acabaria inibindo os investimentos em produção, como novas usinas, e também em logística de escoamento, como da matéria abaixo:

Da Unica

Etanol 

Etanolduto reduzirá custos com transporte em até 20% na região Centro-Sul
 

26/04/2011

Quando estiver em plena operação, em janeiro de 2016, o maior sistema logístico multimodal para transporte e armazenamento de etanol do mundo deverá proporcionar uma redução de no mínimo 20% nos custos de transporte do combustível renovável na região Centro-Sul do País. A obra, orçada em R$ 6 bilhões, terá 1,3 mil quilômetros de extensão e poderá transportar até 22 bilhões de litros de etanol das principais regiões canavieiras até Paulínia, interior de São Paulo, e de lá para os portos de São Sebastião (SP) e do Rio de Janeiro.

“A meta de 20% de economia nos custos logísticos é média. Poderemos praticar reduções ainda mais substanciais dependendo das características do contrato,” revela Alberto Guimarães, diretor presidente da Logum, companhia que congrega as principais empresas do setor sucroenergético nacional em torno de um projeto unificado de etanolduto. “A diminuição dos custos se deve a um menor impacto ambiental e a maior rapidez na entrega do produto nos centros de demanda, abrangendo os estados de São Paulo (SP), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Goiás (GO),” complementa.

Para Marcos Jank, o projeto representa um avanço estratégico de grande proporção. O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), que participou em Ribeirão Preto da inauguração do novo sistema de transporte de etanol em novembro do ano passado, em cerimônia que teve a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, considera que a obra vai gerar “um aumento significativo na competitividade do etanol brasileiro, tanto no mercado doméstico quanto no internacional.”

Logum

Criada no início de março de 2011, a Logum reúne a Copersucar, Cosan, Odebrecht, que controla a ETH Bioenergia, e a Uniduto, que tem entre suas acionistas a São Martinho, Santa Cruz, São João, Adecoagro e Bunge.

As obras do etanolduto serão executadas pela empresa PMCC Projetos de Transporte e Álcool S/A, controlada pela Petrobras e pela empreiteira Camargo Correa. O primeiro trecho do projeto, com 202 quilômetros, unindo Ribeirão Preto à Paulínia, deverá ser concluído em dezembro de 2012.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador