Custos da paralisação nos EUA podem superar o projeto de saúde de Obama

Paralisação promovida por republicanos pode custar mais caro do que os projetos do governo barrados

Jornal GGN -Os republicanos estão, aparentemente, comemorando a paralisação do governo como uma oportunidade de mostrar que o corte de gastos não é uma alternativa ruim. Segundo uma representante do estado do Tennessee, em entrevista a um canal de televisão local, “as pessoas perceberão que podem viver com muito menos do que o governo oferece”. Em uma atitude “positiva” frente às câmeras, a líder partidária explicou por que muitos membros de seu partido desconfiam do governo e que nem tudo se trata de desmantelar apenas a lei de saúde, à qual seu partido se opõe.

Uma empresa de pesquisas já estimou que a paralisação deste ano deverá custar ao país cerca de US$ 300 milhões/dia, perdidos na falta de produção e consumo. A média deve crescer, caso o impasse perdure por mais dias. Além disso, a agência Moody’s calculou que uma paralisação norte-americana de três a quatro semanas pode cortar até 1,4 pontos percentuais do crescimento econômico americano e ainda elevar a taxa de desemprego no país. Um custo pesado e desnecessário, classificou a publicação, que ainda completa o artigo dizendo que “republicanos afirmam, sem provas, que o projeto de saúde de Obama prejudica a economia, mas ignoram o dano real que sua cruzada obstinada contra a lei está fazendo ao país”.

O preço da paralisação

De acordo com artigo publicado no jornal New York Times, o custo da paralisação está sendo pouco explicado pelos republicanos. Segundo o jornal, o período de “estagnação governamental”, no frigir dos ovos, deverá custar muito mais aos contribuintes e à economia do que as próprias operações regulares do governo Obama. “As mesmas pessoas que construíram suas carreiras em função do déficit serão as que o aumentarão”, diz a reportagem.

Duas paradas semelhantes a essa, em 1995 e 1996, custaram ao Tesouro Nacional o equivalente a US$ 2,1 bilhões atuais aos cofres públicos. No montante, contabilizem-se salários atrasados para os funcionários públicos, que não receberam pagamentos durante 26 dias – o Congresso também precisa decidir sobre esse acerto, ao final do processo –, acúmulo de trabalho, benefícios reclamados, pedidos de passaporte e empréstimos. Um senhor custo.

Enquanto o governo permanecer parado não poderá cobrar multas ou taxas, e só conseguirá recuperar uma parte disso posteriormente. Os contratos fechados pelo governo também têm seus custos elevados com a paralisação, justamente o rombo que os republicanos alegam querer evitar.

Isso sem contar o custo para a economia com a perda de produtividade de 800 mil trabalhadores e os salários atrasados de mais de um milhão de funcionários essenciais, que ainda permanecem em seus cargos sem remuneração pelos dias parados. A falta de renda significa menos venda no varejo, menos refeições em restaurantes, menos dinheiro girando. As receitas fiscais diminuem em vários estados e cidades e, como consequência de tudo isso, provocando a desaceleração da atividades econômica no país.

Com informações do New York Times

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Tristissimo…
      felizes somos

      Tristissimo…

      felizes somos nos com todo nosso conhecimento cientifico e condiçoes de defender nossos interesses certo?

      ou por termos uma classe politica superior suponho…rs

       

      1. Justamente…felizes somos

        Justamente…felizes somos nós…..eu, Assis e um tanto de gente ….. Agora, tá ruim pra vc?  Vá para lá!!  Não se reprima……não passe vontade……  Se liberte….abra mão do SUS….dos remédios gratuitos…tratamentos etc…liberte-se…… vá para os States.  Amigos do GGN….vamos nos cotizar para pagar a passagem do Leonidas…pra ele se mudar de mala e cuia…….arrumar um empreguinho por  lá, deve tá fácil agora…com toda essa pujança e crescimento nunca visto!  Claro que sempre tem jeito….basta os EUA arrumar mais uma guerrinha que dá-se um jeito…quem sabe vc não é voluntário Leonidas…..para lutar lá na Síria, Kuwait, Iraque….no raio que o parta??  Vamos…crie coragem….voe to the north!!  Ah!!  A passagem é só de ida e não aceitamos devolução!!!  

  1. Ideologia

    “Os Republicanos são loucos mas não são burros, não levarão pelas próprias mãos o país ao caos.” Não tenho esta certeza. A ideologia cega. Vimos e vemos por aqui e na Europa o que os imitadores são capazes de fazer. Imagina os originais!

    O que impressiona – embora não surpreenda – é o por que de Obama não fazer um drástico corte nas despesas militares.

    1. Sem os Militares, ele cai

      O Obama está peitando a Indústria da Saúde e está levando uma sova. Imagine se ele peitar também a indústria bélica… Aí sim ele cai para dentro, perde o restante da base de apoio.

      Mas que ia ser engraçado, ia. Ver os editoriais dos jornais americanos divagando sobre um corte no orçamento militar. Hehehe Israel iria ter um troço qualquer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador