Deflação nos EUA preocupa especialistas e assusta Fed

Economistas estão preocupados com um dado sobre inflação, apresentado pelo governo na manhã desta quinta-feira (26)

Jornal GGN – O relatório do Departamento do Comércio norte-americano, que fixou o PIB em 2,5%, também trouxe um dado preocupante para a economia local: o índice de preços para compras do consumidor, que também serve de medida de inflação do Federal Reserve, atingiu 0,1%. Foi a primeira queda desde o início de 2009, quando o país ainda atravessava os resquícios da recessão que assolou a economia, em meados de 2008.

Os preços subiram a uma taxa discreta de 0,6%, índice considerado fraco e, além disso, representa a fragilidade das empresas em elevar seus preços.

Justin Wolfers, economista e colunista da Bloomberg, afirmou nesta quinta-feira (26) que o relatório é, em sua grande parte, “um bocejo”, com apenas algumas revisões interessantes sobre o progresso econômico no segundo trimestre. Entretanto, para ele, o índice das metas do Fed deve deixar o país em alerta, já que aponta para uma inflação de 2%, mesmo apresentando queda no mesmo período. Segundo ele, os americanos já estão enfrentando a deflação.

O analista disse que não cabem exageros, nem pânico para o momento, porém, para ele, surpreende que justamente a medida utilizada pelo Fed está em declínio num momento importante para a autoridade monetária, quando ainda se discute como serão feitas as mudanças de injeção mensal de dólares na economia americana, em vez de torná-lo mais confortável para todos.

Para Wolfers, o momento indica muito mais uma deflação do que um risco de inflação explosiva, embora ele ainda não acredite em uma crise econômica generalizada. Para o economista, o problema mais profundo é que a meta do Fed é percebida como “assimétrica” – os EUA estão enfrentando uma meta de inflação sem uma resposta política equivalente, inclusive do próprio Federal Reserve. Ou seja: os formuladores de políticas precisam começar a agir rapida e assertivamente, antesque a situação se agrave.

 

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tava tudo indo tão bem e a

    Tava tudo indo tão bem e a recessão bate a porta. rsrsrs

    Acho que não combinaram com os Russos, ou melhor, com O Povo dos EUA que está sem $$$ pra gastar porque empobreceu.

  2. Deflação é um veneno terrível para pais endividado!

    E o pior é que estamos vendo tendência de deflação apesar do tal Quantity Easing do FED que nada mais é que criação de moeda sem lastro real (o “lastro” é uma montanha de papeis que não valem nada).

  3. “Segundo ele, os americanos

    “Segundo ele, os americanos já estão enfrentando a deflação.”

    Se os banqueiros de lá quiserem inverter a escala de deflação para conseguir o peso das hipotecas por inflação é só chamar a equipe do BACEN/BR.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador