Genial/Quaest: Mercado volta a avaliar negativamente o governo Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A imagem do governo Lula junto ao setor financeiro piorou nos últimos 3 meses, mostra levantamento da Genial/Quaest

Foto: Washington Costa/Ministério da Economia/Divulgação Governo

A imagem do governo Lula junto ao setor financeiro piorou nos últimos 3 meses, mostra levantamento da Genial/Quaest, divulgado nesta quarta (22), com considerações levantadas pelo diretor do Instituto, Felipe Nunes.

Apesar de os níveis não se alterarem significativamente no público que impõe uma das principais resistências contra o governo, a avaliação negativa do presidente aumentou de 47%, em setembro, para 52% e a positiva caiu de 12% para 9%.

Já o pessimismo frente aos próximos 12 meses na economia aumentou substancialmente: de 34% para 55% e caiu de 36% para 21% os que esperam que a economia vai melhorar.

De acordo com a pesquisa, o principal motivo para essa avaliação negativa da economia do país é “a falta de uma política fiscal que funcione”.

A metade dos entrevistados acredita que a nova meta de déficit do governo será de 0,5%, outros 18% acredita que serpa de 0,75%, e outros que acreditam que a meta será superior a zero. Uma minoria (20%) pensa que a meta será nula.

E 56% consideram que a inflação vai aumentar, 49% que o desemprego também e que a bolsa vai cair.

O histórico da pesquisa Quaest revela, também, que a resistência à política econômica do atual governo Lula foi a pior no início do ano, em março e maio, e obteve um bom resultado em julho. Mas, desde então, o mercado voltou a não confiar no governo.

O levantamento também mostra que o mercado espera que os juros cheguem a 11,75% na próxima reunião do COPOM e que a maior parte do ciclo de cortes vai se encerrar abaixo dos 10%.

Ainda não confiam (70%) na indicação de Lula para a presidência do Banco Central e enxergam (51%) que há risco de “ingerência” nessa nomeação.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 100 pessoas do mercado, incluindo gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão de 72 casas de investimento do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre os dias 16 e 21 de novembro.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As pesquisas sobre o goveno Lula só vão favorecer ao governo atual, quando urubú deixar de gostar de carniiça e preferir alimentos vegetais. Mesmo que os especuladores ganhem muito mais dinheiro do que eles querem, não vão mudar de opnião, é uma questão de formação moral ou imoral, ou se preferirem, é da natureza dos escorpiões.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador